Páginas
▼
sábado, 30 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024
terça-feira, 26 de março de 2024
quinta-feira, 21 de março de 2024
quarta-feira, 20 de março de 2024
terça-feira, 19 de março de 2024
HISTÓRIA DO NACIOANAL NAC DE ROLÂNDIA
SITE "HISTORIADOFUTEBOL.
O Nacional Atlético Clube (NAC) é uma agremiação do Município de Rolândia, que fica a 399 km da capital (Curitiba) do Paraná. A localidade ganhou status de município em 30 de dezembro de 1943, e conta com uma população de 67.383 habitantes, segundo o IBGE/2020.
O “Guerreiro do Norte” foi Fundado na segunda-feira, do dia 28 de Abril de 1947, por onze amigos o 1º clube de futebol de Rolândia. Em seus primeiros anos, o NAC atraía torcedores de cidades vizinhas, como Londrina. As suas cores é o azul celeste e branco. A sua Sede social está localizado na Avenida Presidente Bernardes, nº 786, no Centro de Rolândia (PR).
Em suas primeiras participações no Campeonato Paranaense, a equipe ficou restrita à Zona Norte, não se classificando para as fases seguintes. Mesmo assim foi durante alguns anos a principal equipe de futebol da região Norte Novo.
Isso acontecia pelos amistosos com grandes equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, atraía público das cidades vizinhas e até do interior paulista e do Mato Grosso do Sul. O Nacional inspirou alguns desportistas de Londrina e formarem o Londrina F.R. em 1956.
1º amistoso contra uma equipe profissional
A 1ª partida amistosa contra uma equipe profissional deu-se em 1948, sendo derrotado pelo Britânia de Curitiba, pelo placar de 6 a 0. Faltava experiência aos jogadores do Naçional, que mesmo sendo goleados mostraram muita disposição e amor à camisa.
Naquela tarde o Nacional teve a seguinte formação: Tarzan; Bil, Gradim, Brito e Zé Austino, Pinheirinho, Lula e Valdevino; Odair, Joãozinho e Neta.
1º Título veio em 1948
Em 1948 foi campeão regional vencendo o GERA, de Apucarana por 5 a 1. O Nacional conquistou o titulo regional com a seguinte formação: Gustavo; Bil e Neta; Zé Remédio, Pixo e Pinheirinho; Valdevino, Lula, Aquino, Ary e Walter.
Para chegar ao título, o Nacional, além de bater o GERA, de Apucarana; o temível Mandaguari; o SERA, de Arapongas; Lavoura e outras.
Em 1949, o Nacional vence o esquadrão da Esportiva de Jacarezinho. O famoso time da Esportiva tinha como maior atração o goleiro Muca, que mais tarde fez sucesso na Portuguesa de Desportos. Escalação do Nacional: Zico; Juve e Portela; Joãozinho, Hugo e Albertinho; Horácio, Pedrinho, Zé Pelota, Zé Ribeiro e Walter. Atuavam ainda: Naldemar Pesenti, Emory, Guilherme Bocatti, Maneco Lemos, Barrica e Luis Liberatti.
Vice-campeão Estadual de 1949
Com a participação de São Paulo, Operário, Atlético, Bancários e União (todos de Londrina); Guarany de Cambé, Esporte Jandaia, Sete de Setembro, de Ibiporã, SERA de Arapongas e GERA de Apucarana, o Nacional mostrou sua força com a seguinte formação: Adalberto; Gradim e Bil; Geraldo, Orlando e Pinheirinho; Baixinho, Lula,Donalson, Olavo e Valter. Atuaram no campeonato: Aquino, Zico, Brito, Hugo, Juve, Valdevino, Joãozinho e Galdino.
Essa equipe jogava por música sob a regência do competente técnico Waldemar de Barros.
1º Campeão Profissional do Norte do Paraná
escudo de 1951
Sob a presidência do advogado Dr. José Luciano de Andrade, o Nacional de Rolândia foi profissionalizada em 1950. A maior conquista do Nacional foi o título de 1º campeão de futebol profissional do Norte do Paraná. Para começar a mostrar sua força, venceu o Torneio Início de forma invicta.
As equipes participantes do certame regional foram: Guarany de Cambe, Estrela do Norte, de Ibiporã, XV de Novembro, Atlético e Vasco de Londrina, Jaguapitã Esporte Clube, GERA de Apucarana, Bela Vista do Paraíso, Lavoura de Arapongas.
O Nacional aplicou sonoras goleadas na maioria das equipes, chegando a assinalar 1.211 gols, tomando apenas 22. Os artilheiros foram: Donalson, com 37, Carlinhos, 26 e Niquinho com 20.
A principal formação esteve assim constituída: Costinha; Bil e Lengruber; Chocolate, Nego e Dum; Niquinho, Ryan, Donalson, Nelinho e Carlinhos. Atuaram ainda Casnock, Walter, Galdino, Joãozinho, Juve Brun.
Foto de 1951
O 1º jogo interestadual foi em 1951
Jogando amistosamente contra a equipe do São Cristóvão do Rio de Janeiro, o Nacional venceu por 2 a 1, com a seguinte formação: Haga; Lengruber e Bil; Tuca, Chocolate e Dum; Pirilo, Niquinho, Casnock, Nelinho e Carlinhos.
Nesse mesmo ano de 1951, o Nacional realizou amistosos contra as equipes do Corinthians Paulista, venceu a primeira por 2 a 1 e perdeu a segunda por 5 a 1.
Depois empatou com o Atlético Mineiro por 2 a 2, e perdeu para a Sociedade Esportiva Palmeiras por 5 a 0. Em 1952, enfrentou em Rolândia, os esquadrões do Vasco da Gama, Santos F.C., Atlético Mineiro, Portuguesa de Desportos, Portuguesa Santista e São Paulo F.C.
Disputou o Campeonato Paranaense de Profissionais de 1951, no qual tiveram os seguintes clubes participantes: Associação Atlética Cambaraense (Cambará), Associação Esportiva Recreativa Jandaiense (Jandaia do Sul), Bela Vista Futebol Clube (Bela Vista do Paraíso), Esporte Clube Recreativo Operário (Londrina), Guarany Esporte Clube (Cambé), Lavoura Futebol Clube (Arapongas), Nacional Atlético Clube (Rolândia) e São Paulo Futebol Clube (Londrina).
Estádio Municipal Olímpico Erich Georg
Estádio Municipal Olímpico Erich Georg (Capacidade para 2.050 pessoas)
Homenagem póstuma ao saudoso desportista Erich Georg, que faleceu em um acidente rodoviário quando se encontrava a serviço de seu querido Nacional. Outro dirigente que marcou época: Carlos Meisen.
Após sua gestão o NAC ficou inativo por longos anos, reiniciando suas atividades com o presidente Cezar de Silvio. Seguindo-se: Ermelindo B. Duarte, o popular Linha Reta, João Usso, Santo Silva e Sérgio Gagliotti, e outros abnegados do futebol rolandense.
Em 1952, foi inaugurado o sistema de iluminação do Estádio, sob a presidência de Waldemar Georg e Ernesto Franceschini, vice.
O grande evento esportivo atraiu um grande público para presenciar a partida entre o Nacional e o Clube Atlético Paranaense, que havia acabado de conquistar o título estadual. O Nacional não se intimidou com a fama do esquadrão da capital e impôs uma goleada de 4 a 0.
Colaborou: Rodrigo S. Oliveira
FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook – Museu Histórico de Rolândia – Página no Facebook “Acervo Futebol Paranaense de Profissionais – Clubes do interior”.
CANAL FARINA REBE ELOGIO
Caro Farina, vc é iluminado por Deus, apresenta matérias interessantes da nossa região em especial as da cidade de Rolândia desde o inicio até atualmente, essas matérias mais antigas me levam aos anos de 60/70/80 com muita saudade e saudosismo, pois nasci em 1954 na Av Int. Manoel Ribas de onde eu e minha família nos mudamos para a cidade de Cambé no ano de 1982 deixando meu coração aqui, agora de volta em 2021 com minha esposa e filha revivo os anos de ouro q vivi até meus 28 anos na minha Terra, Rolândia. Obrigado! Sucesso em todos os seus trabalhos, q demonstra seu carinho e seu amor por esta cidade. Abraços. José Tonssique Filho. @josetonssique914
Eu sou um fã do seu trabalho meu amigo Farina.
ROBSON - JUIZ DE FORA MG - Parabéns Farina pelo seu trabalho.
Bom dia farina você está fazendo um bom trabalho de serviço de jornalismo para a imprensa brasileira Parabéns. @user-uu7fu7ei2b
RESPONDER
DIA DE GLÓRIA DO CANAL FARINA DO YOUTUBE
MT OBGDO PELO COMENTÁRIO. ABRAÇO
Bom dia farina você está fazendo um bom trabalho de serviço de jornalismo para a imprensa brasileira Parabéns. @user-uu7fu7ei2b
domingo, 17 de março de 2024
sábado, 16 de março de 2024
QUEM FOI O FUNDADOR DE ROLÂNDIA ?
Passados quase 90 anos de fundação, vejo que mesmo junto a professores de
história, ainda há dúvidas sobre quem fundou Rolândia.
história, ainda há dúvidas sobre quem fundou Rolândia.
Quem fundou Rolândia foi a Companhia de Terras Norte do Paraná, que chegou aqui em primeiro lugar.
Para que fosse possível a venda de lotes urbanos e rurais, a Cia de terras tinha uma equipe de funcionários que mediram e demarcaram todos os lotes, antes que os mesmos fossem oferecidos à venda.
Este trabalho começou por volta de 1930.
Em 1932 começaram a venda dos lotes agrícolas.
Estes lotes agrícolas foram adquiridos por quem quisesse comprar, desde é claro que pagasse uma certa importância de entrada.
Assim, no ano de 1932, vários compradores de diversas etnias compraram dezenas de lotes. Neste ano tivemos as primeiras derrubadas de florestas e a formação das primeiras lavouras. A partir deste ano também já havia estradas precárias, para onde circulavam carros calhambeques com corretores e compradores.
Não há que se falar em exclusividade, nem para alemães, nem as outras etnias.
Neste ano a Cia de terras vendeu lotes para alemães, japoneses, russos, italianos, espanhóis, mineiros, paulistas, baianos, etc.
As etnias que predominaram na colonização de Rolândia foram as alemães, italianas e japoneses. Os alemães vinham do sul do Brasil e da Alemanha. Já os italianos e japoneses eram a maioria originários do estado de São Paulo.
Não podemos esquecer a participação de uma grande quantidade de mineiros e baianos.
Em menor quantidade tivemos também muitos pioneiros suíços, espanhóis, portugueses, poloneses e húngaros.
Em 1934, o Russo Eugenio Victor Larionoff, comprou um lote urbano e construiu a primeira construção na área central da cidade. O marco zero.
Com relação aos alemães e judeus, eles receberam reservas de lotes na região nas glebas Roland e Jaú, mas dividiram estas glebas com proprietários de outras etnias.
Oswald Nixdord , Erich Koch-Weser e Johanes Schauf foram encarregados de ajudar os alemães e judeus nas dificuldades surgidas nos primeiros anos, quando começou a derrubada da mata virgem.
Muitos judeus conseguiram escapar do holocausto graças a um plano fantástico. O partido nazista da Alemanha na década de 30 não permitia que os judeus saíssem da Alemanha com dinheiro. Assim a Cia de terras conseguiu trazer dezenas de famílias judias para cá, através de "compras" de trilhos lá da Alemanha para ser instalados aqui na Ferrovia São Paulo Paraná (EFSPP). Este dinheiro veio em uma hora boa. Acelerou a construção da ferrovia, que representou cerca de 70% o sucesso da colonização de Rolândia e do norte do Paraná.
Os italianos e japoneses também tinham as suas lideranças. Estas lideranças organizavam mutirões para socorrerem os vizinhos nas construções e colheitas.
Naqueles primeiros anos de colonização surgiram centenas de heróis anônimos. Não havia farmácias, hospitais, escolas e mercados. A solidariedade foi decisiva para que todos sobrevivessem.
Todos os que chegaram nos primeiros anos são considerados pioneiros e têm muita importância pelo trabalho realizado. Aproveitamos para homenagear neste artigo todos os pioneiros anônimos que derrubaram com machados as árvores imensas que haviam aqui para que surgisse as primeiras ruas, casas, comércios e lavouras
Rolândia teve milhares de heróis anônimos, que enfrentaram as agruras da mata, insetos, bichos e carência de todo tipo de conforto e de muitos alimentos e remédios. Entrevistei dezenas de pioneiros que vieram para cá com pouco dinheiro e passaram até fome, até que colhessem as primeiras safras. Nossas homenagens a todos. Foi um trabalho hercúleo. Uma epopeia.
A única pessoa que podia falar que foi fundadora de Rolândia, Eugenio Victor Larionoff, falava que não, não era ele também. Ele falava que todo o trabalho de fundação e infra estrutura era da Cia de Terras.
Temos que destacar o trabalho exemplar da Cia de terras, que demarcou todos os lotes e estradas. Planejou a cidade e distritos, nunca tendo aqui havido conflito pela posse das terras por eles vendidas.
O Hotel Rolândia inaugurado em outubro de 1934 foi importantíssimo na tarefa de abrigar os pioneiros enquanto pensavam qual o melhor lote e qual a estratégia para a derrubada da mata.
A chegada da ferrovia em janeiro de 1936 representou 70% do sucesso da colonização. O trem trafegava com chuva e com sol, trazendo os pioneiros, as sementes, implementos e até animais. Depois também carregava as safras até os portos e Santos e Paranaguá.
Rolândia produziu milhões de sacas de café por décadas, tornando conhecida em todo mundo como a rainha do café.
Fui vereador na década de 80 e 90 e me lembro que formamos uma comissão de vereadores para estudar estes dados históricos. Eu era um dos membros. Também fizeram parte Nikolaus Schauff e um outro vereador que não lembro. Na época ouvimos historiadores e pioneiros. Solicitamos documentos e informações junto a Cia de terras. Formamos uma pasta que deve estar arquivada na Câmara. O Reginaldo Borroff deve saber onde está.
As conclusões foram estas que expus acima.
Concluímos também que Rolândia foi fundada em 29 de junho de 1934.
OBS: Quando estive vereador apresentei um projeto de lei que foi aprovado e que homenageou centenas de pioneiros. Para que as famílias recebessem a homenagem tinham que preencher um questionário, que foi arquivado para registro de todos os pioneiros, que chegaram entre 1932 até 1940. Espero que o setor de cultura tenha todos estes documentos arquivados.
TEXTO E FOTO BY JOSÉ CARLOS FARINA
CANAL FARINA RECEBE ELOGIO TRENS E FERROVIAS
Mais uma vez parabéns Farina pela cobertura. Com certeza virão muito mais visualizações para o seu canal por meio dessa operação. Assim como o vídeo das 7 locomotivas na rampa de Londrina se tornou um clássico no meio ferroviário, essa cobertura também se tornará. Estou no aguardo de ver esses vídeos antigos que você comentou! @giovanniferraribertoldi5857
RESPONDER
RESGATE LOCOMOTIVA ROLÂNDIA VÍDEO FINAL 35 MIN.
MT OBGDO PELO COMENTÁRIO. ABRAÇO
quarta-feira, 13 de março de 2024
segunda-feira, 11 de março de 2024
domingo, 10 de março de 2024
ANIVERSÁRIO DE ROLÂNDIA 29 DE JUNHO 90 ANOS
Farina eu te apoio e concordo com vc, a história deve ser preservada e comemorada na data correta q é o caso dia 29 de Junho, mas infelizmente os políticos eles só pensam no q é melhor para eles mas para o povo e a história, nada. Muito triste a situação q está acontecendo. Mas parabéns Farina por ter lutado pelo hotel Rolândia e agora estar lutando pela data correta do aniversário da cidade. por estar contando e preservando a história em geral da cidade. Uma pena e tristeza os políticos n estarem nem aí para a história. Abraços. @danielorasmo756 .
RESPOSTA
MT OBGDO. DEUS ABENÇOE. FARINA
sábado, 9 de março de 2024
quinta-feira, 7 de março de 2024
quarta-feira, 6 de março de 2024
CANAL FARINA RECEBE ELOGIO TRENS E FERROVIAS
Parabéns senhor José Carlos Farina, sou da cidade de Osório/RS e acompanhei aqui todos os seus vídeos de cada momento desta grande operação! Parabéns pela sua cobertura e dedicação em mostrar cada detalhe, sem dúvida foi uma grande história para sua cidade e muito bem documentada pelo senhor! Certamente você fez a cobertura muito melhor que os canais de tv, rádio e jornais! Continue sempre nesta busca dos seus hobbies! Parabéns pelo trabalho e que Deus lhe dê muita saúde sempre. Um abraço. @Brajolia .
Redes de TV não chegaram nem perto de vc. Eles tem seus horários muito curto para falar. Vc superou com certeza.
Farina, sou seu fã Vc é bacana. Abraço.
RESPOSTA: MT OBGDO. FICO FELIZ E HONRADO COM O ELOGIO. ABRFAÇO. FARINA
CANAL FARINA YOUTUBE AGRADECE AUDIÊNCIA
terça-feira, 5 de março de 2024
CANAL FARINA RECEBE ELOGIO TRENS E FERROVIAS
Esse FARINA, depois de Raul Seixas, é o mais querido maluco beleza do YouTube Apoiem o canal. Que disposição. Um forte abraço. DEUS te abençoe. @andrel8689.
Narração perfeita. nenhuma emissora transmitiu na íntegra com tamanha qualidade. parabéns Sr. Farina. @jarbasalves742 .
Farina correu até um certo risco na Excelente Cobertura do Trem da Rumo. Mas valeu à pena. ficou Perfeito seu trabalho. Terá muitas recompensa. parabéns. @reginacelia1128 .
Baita cobertura dos trabalhos de resgate das locomotivas, pra quem gosta desse tipo de serviço e equipamentos foi como acompanhar uma serie no NetFlix! Parabéns Sr. Farina, abraço.
Bom dia sou de São Vicente SP baixada santista. Quero te parabenizar pela ótima cobertura dessa reportagem. Você narra muito bem o acontecimento. Continue assim. Amém. Tenho 65 anos. Rogerio.
Parabéns pela reportagem deu de reio na globo.
parabéns Farina seu trabalho é excepcional, me permita te dar um conselho, seja você mesmo com amor e respeito sempre você irá conquistar o mundo parabéns.
MT OBGDO AMIGO,
FARINA