JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

terça-feira, 23 de julho de 2013

FOTOS ANTIGAS DO NORTE DO PARANÁ - LONDRINA e ROLÂNDIA - 1930 a 1960

PESQUISA DE JOSÉ CARLOS FARINA / COLABORAÇÃO -  PROFESSOR FELIPE - JOSÉ JULIANI -
HANS KOPP - YUTAKA - ABÍLIO MEDEIROS, JOSÉ ORGUIZA  e MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

















INAUGURAÇÃO DA FERROVIA EM 1936











CENTRO DE LONDRINA - 1930











CENTR0 - 1930

















CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO TIBAGI - 1935












1936 -  INAUG. CASAS FUGANTI











1930 - CASAS DO CENTRO DA CIDADE











DÉCADA DE 30 - AV. PARANÁ DEPOIS DE UMA CHUVA












LONDRINA - 1936











1930 - 1º ESTABEL. COMERCIAL












WILIE DAVIDS E O 1º GADO - 1930

















GEORG CRAIG SMITH - CHEGOU COM A 1ª CARAVANA

















JOSÉ JULIANI - O 1º FOTÓGRAFO













DEMOLIÇÃO EM 1960 DA CATEDRAL DE 1930












1ª PREFEITURA - 1936











DÉCADA DE 30 - AV. RIO DE JANEIRO

















POSSE DO 1º PREF. WILIE DAVIDS E VEREADORES










29/07/1935 - 1º TREM












DÉCADA DE 30 - AV. PARANÁ COM RIO DE JANEIRO












DÉCADA DE 30 - CAIXA D´ÁGUA DO CENTRO












1934 - AV. SÃO PAULO - RES. DE ARTHUR  THOMAS













1933 - CASA DE ANGELO VICENTINI












1930 - BARRAGEM DO CAMBEZINHO - P/GERAR ENERGIA ELÉTRICA












CASA DA USINA HIDRELÉTRICA - 40 HP - DÉCADA DE 30













1930 - CELSO  GARCIA E SUA CATITA

















1930 - PLAINA PARA ABRIR ESTRADAS E RUAS










VENDA DE SECOS E MOLHADOS NO CENTRO - 1930











HOTEL LUXEMBURGO - DÉCADA DE 30












1ª CASA DE TIJOLOS 1936 - LARIONOFF













FLORESTA DE PINHEIROS - ATUAL JD. LONDRILAR












1º HOSPITAL - 1935

















AV. PARANÁ EM 1933











COMERCIO  DE DEQUECH AV. DUQUE DE CAXIAS











1ª IGREJA - 1930












LONDRINA 1937













TROPEIROS 1930












RES. DE ALEXANDRE RASGULAFF












TODOS OS CARROS - 1937












CAMINHÕES NA DÉCADA DE 30












DECADA DE 30 - PEROBAS DO CENTRO











1941 - FERROVIÁRIA - VISITA DO INTERV. MAN. RIBAS












FIGUEIRA DO CENTRO DA CIDADE - DÉCADA DE 30










VISITA DE EURICO GASPAR DUTRA












ESCOLA JAPONESA












INAUG. COL. LONDRINENSE - 1940











PIONEIROS CHEGANDO EM 1932












DESFILA NA AV. PARANA´- 1940












VISITA DO PRES. EURICO DUTRA 1948












INAUG. AGENCIA  FORD 1936













INICIO DAS OBRAS COLEGIO HUGO SIMAS











CASA NO CENTRO DA CIDADE












DÉCADA DE 30 - CRIANÇAS BRINCAM NO BOSQUE

















FAZENDA DO BULLET











CASA DE DAVID DEQUECH












INAUGURAÇÃO DA LUZ ELETRICA 1938











LONDRINA 1932 POR HANS KOPP











LONDRINA 1934 - P0R HANS KOPP












LONDRINA 1934 - POR HANS KOPP













LONDRINA 1931
JOSÉ CARLOS FARINA











DÉCADA DE 60












LONDRINA - 1940

















LONDRINA - DÉCADA DE 50 - A MAIORIA
DOS MENINOS VESTIAM-SE ASSIM












LONDRINA - DÉCADA DE 50












LONDRINA - DÉCADA DE 50







































DÉCADA DE 50

Catedral antiga de Londrina. Ficava
no mesmo local em que está a Catedral atual.
CATEDRAL ANOS 50
RODOVIÁRIA ANOS 50
ANOS 50
MARIA FUMAÇA ATRAVESSANDO O TIBAGI - DÉCADA DE 30
DÉCADA DE 50

1960



A Avenida Rio de Janeiro, esquina com a Rua Sergipe. O calçamento em paralelepípedos era típico da época, e ainda subsiste, em muitos pontos, recoberto pelo asfalto.


Rua Minas Gerais, em frente à Associação Comercial e Industrial de Londrina
(foto abaixo, de Yutaka Yasunaga - acervo do Foto Estrela).

Foto: Yutaka Yasunaka


ANOS 60


17.


18.
ão
Reprodução

1941






















































 veículo a popular apelidado  de "balaio das putas".  Na época das grandes fortunas do café, o apelido das charretes se estendeu ao aviões que traziam novas "meninas" de São Paulo para Londrina, "encomendadas" pelos novos ricos da cidade.


ANOS 50












ANOS 50






















































JULHO DE 1975