JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 16 de julho de 2013

JAIME LERNER VAI TER QUE EXPLICAR ESTE PEDÁGIO ABUSIVO DO PARANÁ

Jaime Lerner pode ser o primeiro a ser convocado pela CPI do Pedágio

Autor do pedido de convocação de Lerner, deputado Turini argumenta que ex-governador foi quem decidiu pela implantação do pedágio nas rodovias do Paraná, celebrou os contratos de concessão com as empresas concessionárias, autorizou termos aditivos e também a quebra unilateral dos contratos; senador Requião manda avisar à CPI do Pedágio que quer ser convidado para falar do tema na Assembleia Legislativa.
Autor do pedido de convocação de Lerner, deputado Turini argumenta que ex-governador foi quem decidiu pela implantação do pedágio nas rodovias do Paraná, celebrou os contratos de concessão com as empresas concessionárias, autorizou termos aditivos e também a quebra unilateral dos contratos; senador Requião manda avisar à CPI do Pedágio que quer ser convidado para falar do tema na Assembleia Legislativa.
O deputado estadual Tercilio Turini (PPS) quer a participação de representantes da sociedade organizada na CPI do Pedágio e defende a convocação do ex-governador Jaime Lerner (1995–1999 e 1999–2003) como primeira pessoa a prestar esclarecimentos na comissão de inquérito que iniciou hoje os trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná.
Lerner é considerado pai do pedágio no estado e pai político do atual governador Beto Richa (PSDB), defensor intransigente das privatizações ocorridas naquela época e da inquebrantabilidade dos contratados com as concessionárias.
Ao saber da possibilidade de Lerner ser convocado pela CPI, o senador Roberto Requião (PMDB) fez chegar à Assembleia Legislativa que também gostaria de ser ouvido pela CPI sobre os pedágios. A questão é: será que a maioria governista, na comissão de investigação, terá peito para convidar o ex-governador peemedebista que cunhou a célebre frase “abaixa ou acaba”?
Turini também solicitou aos membros da CPI que tornem públicas informações sobre os contratos com as concessionárias, aditivos assinados pelo governo do Estado, forma de gerenciamento, obras previstas e realizadas e outros dados relacionados ao pedágio nas estradas paranaenses.
Para Turini, a CPI do Pedágio deve ser encarada como uma conquista e por isso precisa garantir toda transparência em seus atos e investigações, na análise de dados e documentos, na propositura de soluções, na reparação de erros e na punição de responsáveis, se assim se fizer necessário.
“Representantes da classe produtiva, do Ministério Público, de entidades de classe e dos usuários de rodovias certamente têm muito a colaborar. Com a participação e o acompanhamento desses segmentos, a CPI ganha força e amplia o debate, estabelece canal direto com a população e resguarda a tão desejada publicização das informações”, afirma.
No documento protocolado na CPI, o deputado solicita à Assembleia Legislativa que convide formalmente as seguintes entidades: Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Organização das Cooperativas (Ocepar), Federação da Agricultura (Faep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep), Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens – Londrina e Região e Federação das Empresas de Transporte de Cargas.
Sobre a solicitação para a CPI convocar Jaime Lerner, o deputado Tercilio Turini argumenta que foi o ex-governador quem decidiu pela implantação do pedágio nas rodovias do Paraná, celebrou os contratos de concessão com as empresas concessionárias, autorizou termos aditivos e também a quebra unilateral dos contratos.
Abaixo, a relação de dados e informações requisitadas pelo deputado Tercilio Turini à CPI do Pedágio:
- quais as obrigações das concessionárias nos contratos iniciais firmados com o Governo do Estado do Paraná;
- quais alterações contratuais foram feitas com os termos aditivos assinados posteriormente;
- quem elaborou, quem assinou os aditivos contratuais e quais as datas de assinaturas;
- os cronogramas de obras e demais obrigações das concessionárias constam dos contratos de concessão;
- apresentar cronogramas de obras previstas na ocasião da assinatura dos contratos de concessão;
- quais obras previstas nos contratos iniciais foram retiradas nas assinaturas dos termos aditivos;
- quanto era a frota de veículos no Paraná na época da assinatura dos contratos e quanto é hoje;
- quantos veículos passam diariamente e mensalmente em cada praça de pedágio instalada no Paraná, inclusive nas cancelas do serviço Via Fácil;
- quais os critérios que nortearam a definição dos preços das tarifas de pedágio em cada praça de arrecadação;
- qual a atual situação de cada uma das ações judiciais impetradas contra o pedágio nas rodovias;
- quem autorizou as concessionárias a utilizar o serviço Via Fácil nas praças de arrecadação de pedágio;
- qual o percentual de usuários que utiliza o serviço Via Fácil;
- qual a participação do serviço Via Fácil no total arrecadado com pedágio pelas concessionárias;
- quem é o dono e quem gerencia o serviço Via Fácil no Paraná;
- por que na assinatura dos contratos o Governo do Estado aceitou que as concessionárias assumissem a conservação e manutenção de pouquíssimos trechos de rodovias secundárias (PRs), sendo que no edital de licitação estava previsto quantidade muito maior de quilometragem.
- por que as concessionárias não aceitam cartões de débito e crédito nas praças de arrecadação, já que são formas de pagamentos praticadas na maioria das operações comerciais;
- qual critério definido para cobrança de eixo suspenso, principalmente de caminhões, nas praças de arrecadação.

VÍDEO MORADOR HUMILHA ADMINISTRAÇÃO JOHNNY LEHMANN

VÍDEO - BLOG DO FARINA AGORA É FASHION ( REINAUGURAÇÃO DE BOUTIQUE EM ROLÂNDIA )

POLICIAL ATIRA EM COLEGA POLICIAL POR ENGANO

Tocaia dá errado e PM atira em policial civil
Guilherme Batista - Redação Bonde
Um desencontro de informações entre as polícias Militar (PM) e Civil de Cornélio Procópio (norte pioneiro do Paraná) acabou com um policial civil baleado durante a noite desta terça-feira (16). De acordo com informações apuradas pelo Portal Bonde, uma equipe do 18.º Batalhão da PM teria armado uma tocaia nas proximidades do presídio de Cornélio após receber a informação de que criminosos iriam tentar jogar sacolas com droga para dentro da cadeia. 

Enquanto esperavam de tocaia pelos bandidos, os policiais militares teriam sido surpreendidos por dois policiais civis, que teriam ido ao local também com o objetivo de evitar que a droga fosse jogada para dentro do presídio. 

Um dos policiais militares, que seria de Uraí, teria se assustado com a presença dos civis armados e atirado contra um deles. O agente foi baleado quatro vezes. Três tiros acertaram as nádegas e o outro atingiu a região cervical do homem. 

O policial civil foi atendido por socorristas do Siate e encaminhado para a Santa Casa de Cornélio Procópio. De acordo com informações do hospital, o estado de saúde do oficial é estável e ele não corre risco de morte. O policial também deve passar por uma cirurgia. 

Procurada pelo Bonde, a Polícia Militar de Cornélio Procópio evitou passar detalhes do ocorrido.

VÍDEO " ENTRADAS " DE ROLÂNDIA SÃO HORRÍVEIS - CALÇADAS DANIFICADAS

SALÃO DE BELEZA ( CABELEIREIROS ) EM ROLÂNDIA - PR.

FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

RELOJOARIA JÓIAS EM ROLÂNDIA - PR.

FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

PRESENTES E DECORAÇÃO EM ROLÂNDIA

FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

MAIS DESTRUIÇÃO EM ROLÂNDIA

Sem perguntar para os moradores a prefeitura, por sua única vontade, resolver destruir os "pingos de ouros" das  Avenidas Castro Alves,  Presidente Bernardes e Romário Martins. Eu particularmente sou contra. O certo seria ouvir a população antes de estragar o que um outro prefeito fez no passado. Foi investido recursos públicos para plantar e cuidar dos pingos de Ouro" durante todos estes anos. Agora que os arbustos estão formados vem o atual prefeito e pura e simplesmente diz que "não é mais bonito" e planta grama... destas que nasce em qualquer pasto.  Penso que agiram assim porque não querem mais ter o trabalho de podar os arbustos... é desculpa.... E ele ainda tira foto do lado dos arbustos abatidos... eu teria vergonha... Destruir o que um outro fez não é obra pra divulgar... Será que Johnny gostaria que o próximo prefeito destruísse uma de suas obras? Ex. que destruísse a sua famosa "trincheira do trem"?  Ela é tão bonita no projeto.. no papel... não é Alex? Se o Brasil fosse um País sério seria mais um processo.. mas uma ação popular. Falando em ação quando é que será instaurada a CPI das madeiras do Hotel? As madeiras sumiram e vai ficar por isso mesmo? Alô Promotoria!... Alô Vereadores!...Ao invés de destruir porque não recapa as ruas esburacadas de Rolândia? TEXTO by  JOSÉ CARLOS FARINA. Foto da prefeitura.

VÍDEO TREM NA RAMPA EM ROLÂNDIA MOVIE FILM TRAINS