- CARTA ABERTA AOS MORADORES DE LONDRINA
- Estatuto da Cidade, Plano Diretor, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Nos últimos dias, Londrina foi sacudida a compreender a abertura da Rua Piauí, no meio do Bosque Marechal Cândido Rondon, até a rua Rio de Janeiro. Moradores antigos de Londrina e a vizinhança, arquitetos, engenheiros, universitários, ambientalistas, técnicos e leigos. Ficou no ar o incômodo com a revitalização iniciada por um Bosque dividido por uma rua sem explicações técnicas suficientes e transparentes. Sem o bom planejamento e aplicação das leis e regras do urbanismo, vigentes nas melhores cidades do Brasil e mundo afora, não vislumbramos como Londrina poderia mensurar impactos positivos e negativos da abertura de menos de 100 metros de ruas com abate sumário de 17 árvores sadias. Longe do mérito da abertura da rua – se pertinente, terá que ser demonstrado – os erros e as falhas legais conferiram direito à população e aos técnicos da cidade de questionar o projeto. Na falta dos estudos necessários, Londrina de pronto preferiu a contramão das cidades do mundo que nos dão exemplos de soluções com mais calçadões para convívio e para pedestres e mais áreas verdes coletivas formando ilhas de frescor urbano. Restrições a carros diminuem a poluição e aumentam a qualidade de vida geral das pessoas e dos moradores das cidades. Sem estudos e um planejamento mais abrangente, não há como convencer do contrário. A revitalização completa do Bosque sempre será bem vinda. Não enxergamos outro futuro para o local a não ser o melhor: câmeras de segurança, limpeza permanente, espaços de lazer e esportes, mais árvores, mais bancos, mais limpeza, mais flores, mais crianças, mais moradores, mais vida enfim, e vida com qualidade, propiciada por uma revitalização que busque interagir de maneira inteligente esta qualidade, com a necessidade de crescimento da cidade. Não há, neste movimento em favor do planejamento, cores partidárias, intenções eleitoreiras ou desejos contrários ao desenvolvimento de Londrina. Somos moradores da cidade que sempre defenderão os interesses mais públicos, junto com os governos para construir e ao mesmo tempo com independência para nos posicionarmos.-Que a partir de tais episódios, Londrina tome banho de planejamento urbano e ambiental. -Que os políticos adotem definitivamente o Estatuto das Cidades, para nortear as ações urbanas.- Que o direito dos cidadãos à cidade e à paisagem urbana sejam traduzidos por intervenções fruto da construção com seus moradores – e não apenas a partir da imposição estética do poder público eleito para aquele momento.- Que o foco se volte para a reestruturação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), único capaz de deter o improviso técnico de um planejamento ainda dominado pela mera avaliação política. No caso concreto do Bosque, não foram ouvidas instâncias essenciais ao debate, como o Conselho Municipal das Cidades, Conselho Municipal do Meio Ambiente e qualquer outras entidades legitimas – e a gama pode ser ampla. Torna-se fundamental que tais fóruns conheçam e debatam o projeto, executem e analisem o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), previsto em lei federal e municipal – e que terá de ser realizado segundo a lei. Se a abertura da rua gera tráfego, ruído permanente e poluição adicional ao local, o EIV detalhará tais impactos e apontará possíveis soluções e/ou contrapartidas. Somente a partir desses estudos, a sociedade londrinense terá a certeza de que foi tomada a melhor decisão técnica, o que gerará sem dúvida um fortalecimento e apoio generalizado à proposta.A mobilização em favor do planejamento urbano de Londrina – suscitada pela experiência de uma revitalização sem debate com a sociedade e sem o norte das principais leis urbanísticas – deseja, como já dito, que nossa cidade tome um banho de planejamento urbano e ambiental.
- Ocupa Londrina
- Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE)
- Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL)
- Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)
- Conselho Municipal das Cidades (CMC)
- Moradores de Londrina
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