Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O TREM CHEGOU EM LONDRINA EM 1935

www.estacoesferroviarias
LONDRINA

Município de Londrina, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 510 (1960)

Uso atual: museu
Data de abertura do prédio atual: 1950
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Londrina foi aberta em julho de  1935, no mesmo 
dia 
em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que 
chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação 
em 1929, no antigo Patrimônio Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município
 e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de
 rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o 
desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação
 de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao 
movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este motivo e diante 
do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi 
organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, 
com todas as instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências
 e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados.
 O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público".
 O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo 
armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas 
a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. 
O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950
Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir
 uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, 
diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981, acabou 
o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982
 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em
 museu. Uma nova estação foi construída na variante. (ver também LONDRINA-NOVA)

Em 1935, vista do trem, a nascente cidade de Londrina...

... aparecia como o velho oeste dos filmes para o passageiro que chegava. Fotos dos arquivos do autor

A estação original, em 1936. Foto José Juliani, do 

acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por 
Antonio Rapette

A estação, anos 30. Foto José Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação de 1950, ainda ativa, foto sem data. Foto do acervo de Lourenço Paz

A estação de 1950, ainda ativa, anos 1970. Foto de 

cartão postal

Fachada da antiga estação, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

Plataforma da antiga estação, já sem trilhos, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

A antiga estação, à esquerda, e onde passavam os 

trilhos
. Foto Christian Condé, 2002
Estrada de Ferro São Paulo-Paraná (anos 1930-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário