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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alunos de Rolândia vão monitorar Ribeirão do Ema

Atividade realizada pelos alunos do 2º ano do ensino médio faz parte do projeto "Sustentabilidade: da Escola ao Rio"

Redação Bonde com AEN
Alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, em Rolândia, começam a monitorar a qualidade da água do Ribeirão do Ema, manancial que responde por 60% da produção de água tratada no município. Com essa finalidade, os estudantes já coletaram amostras de água e resíduos do Ribeirão. 

A atividade faz parte do projeto "Sustentabilidade: da Escola ao Rio", desenvolvido pela Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação. O monitoramento de rios por estudantes acontece em 21 cidades do Estado com o objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica à qualidade e à de conservação dos recursos hídricos. Em Rolândia, a prefeitura municipal também é parceria. 

Divulgação


O gerente da Sanepar na região, Luiz Alberto da Silva, explica que mananciais em áreas próximas ao perímetro urbano, como o caso do Ema, estão mais suscetíveis à degradação. Ele acredita que o projeto deve subsidiar ações para atenuar a degradação e preservar o principal manancial de abastecimento de Rolândia. 

O Ema corresponde a 60% da capacidade de produção do sistema, que conta ainda com a contribuição do Ribeirão Jaú (30%) e de poços (10%). "É também uma oportunidade para os proprietários rurais que moram na cidade receberem mais informações sobre a importância de preservar o manancial para manter a qualidade da água", comenta. 

Divulgação


A primeira coleta foi realizada na captação da Sanepar. "Foi um momento importante de discussão sobre o impacto dos resíduos na qualidade da água", diz a gestora ambiental da Sanepar, Andréa Fontes, responsável pelo projeto na cidade. No segundo ponto, numa propriedade agrícola, no médio curso do ribeirão, os alunos puderam conhecer mais sobre o uso e a ocupação do solo, a função social da terra, conservação e erosão, importância da água na agricultura e impacto das práticas agrícolas na qualidade e quantidade de água nos mananciais. As informações foram fornecidas pelo agente de saneamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia, Paulo Lovato, que acompanha o projeto. "Os alunos se mostraram muito interessados e fizeram muitos questionamentos sobre composição da bacia", diz. 

Um ponto positivo destacado já nesta primeira atividade do projeto "Sustentabilidade: da Escola ao Rio" foi a dificuldade de acesso para a coleta de amostra de água num dos pontos previstos, que seria a principal nascente do Ema. "Não conseguimos acessar o lugar porque a vegetação está bastante densa, graças a um trabalho realizado na década de 90 por diferentes parceiros do município", conta Andréa. 

A professora Maria Aparecida Trostdorf, responsável pelo projeto no Villanueva, diz que o contato com o manancial foi muito estimulante e que os alunos se empenharam na coleta de amostras e no registro fotográfico. "Creio que o relatório da atividade ficará bem interessante. No final, os alunos irão apresentar o que aprenderam para outras turmas e para os pais. Será um bom incentivo para projetos futuros, diz. Ela afirma que a escola desenvolve várias atividades com o tema desenvolvimento sustentável, com vários projetos, como o de limpeza e conservação e, ainda, o plantio de árvores, além da abordagem multidisciplinar do assunto em sala de aula. "Nosso projeto de coletores de óleo para fabricação de sabão foi premiado", destaca. 

Até dezembro, estão previstas duas novas coletas de amostras de água para o monitoramento do manancial, caminhada ecológica nas ruas da cidade e o plantio de árvores nativas.

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