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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SAIU O VIADUTO / TRINCHEIRA PARA O TREM

FOLHA WEB
Viaduto finalmente será concluído
Após quatro anos de interrupções e problemas, transposição no Jardim Nova Olinda deve ser entregue oficialmente em fevereiro
Ricardo Chicarelli
Investimento inicial era de R$ 6.458.586,19, mas construção consumiu R$ 9,19 milhões
Londrina - A novela do viaduto do Jardim Nova Olinda (zona oeste de Londrina) está finalmente chegando a seu capítulo final. A transposição da linha férrea construída na Rua Clarice de Lima Castro, em frente ao Residencial Anselmo Vedoato, foi anunciada em 2007, iniciada em março de 2010 e tinha previsão de conclusão em seis meses, Quatro anos depois, faltam apenas alguns detalhes como a sinalização vertical (placas indicando velocidade e direções), além do serviço de limpeza, jardinagem e remoção das manilhas de concreto que impedem a circulação dos veículos. A entrega oficial à prefeitura, segundo o supervisor local do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), José Carlos Belluzzi de Oliveira, deve acontecer entre 15 e 28 de fevereiro. 

Em 2007 a população da região já utilizava o local como ponto de travessia da linha férrea, ainda que irregularmente, pois não havia sinalização. A assinatura do contrato para o início da obras aconteceu em 2010 e o orçamento inicial previa um investimento de R$ 6.458.586,19. Em novembro de 2011, a obra foi embargada pela Justiça, a pedido dos moradores da região, que entraram com uma ação civil devido a uma série de transtornos provocados pela obra, como rachaduras nos imóveis, destruição da rua e redução de calçadas. 

Posteriormente a obra teve de ser interrompida novamente, porque a América Latina Logística (ALL) apontou que o viaduto previa apenas uma linha férrea, e solicitou que fossem construídas vigas e pilares para mais duas linhas. O projeto teve de ser reelaborado e, ao mesmo tempo, a companhia ferroviária também impediu que a única linha existente fosse interrompida e solicitou a construção de um desvio dos trilhos enquanto a obra estivesse sendo executada, o que atrasou ainda mais a obra. 

No fim de 2013 a obra voltou a parar devido à falta de dinheiro e sua continuidade estava vinculada à possibilidade de aprovação pelo Congresso Nacional de um pacote de recursos para obras em todo o Brasil. A paralisação resultou em buracos no recém-implantado asfalto. 

O orçamento final da obra ficou em R$ 9,19 milhões, uma diferença de R$ 2,74 milhões em relação ao orçamento inicial. "O valor ficou baixo se for considerado os valores atuais para construção de uma obra desse tipo. Na realidade aqui foram executadas cinco obras em uma, com todas as modificações que tivemos de fazer", ressaltou.

Vítor Ogawa
Reportagem Local

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