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quarta-feira, 1 de abril de 2015

ROLÂNDIA: 99% DAS RUAS SERÃO RECUPERADAS



Novos recursos vão garantir asfalto

a 99% da malha viária de Rolândia

Nos próximos meses, Rolândia passará a ostentar um índice invejável perante a grande maioria dos municípios brasileiros: o de ter praticamente toda sua malha viária pavimentada. Isso graças ao contrato de financiamento que a prefeitura e o governo do Estado assinaram na manhã desta terça-feira, 31 de março, em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O contrato destina R$ 6,3 milhões a Rolândia para obras de infraestrutura, através de programas administrados pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.



As obras de pavimentação e recape devem começar no segundo semestre, após análise e aprovação dos projetos e os devidos processos licitatórios. “A assinatura do contrato foi fundamental para garantir os recursos”, afirma o engenheiro civil Cláudio Metzger, da Secretaria Municipal de Planejamento. “Com as obras, haverá plena complementação da malha viária urbana da cidade, algo em torno de 99%”, calcula Metzger. “Se tudo andar conforme o planejado, há até a possibilidade de começar alguma obra em maio.”



O contrato de R$ 6,3 milhões foi assinado pelo governador Beto Richa e pelo prefeito em exercício, José Danilson, em solenidade à qual estiveram presentes também o deputado estadual Cobra Repórter e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernesto Nogueira. O contrato determina também o repasse de R$ 1,7 milhão para construção de um posto de saúde no Jardim San Fernando e para aquisição de veículos – ambulância e micro-ônibus – para a Secretaria de Saúde.



O financiamento desses R$ 8 milhões é fruto de um trabalho desenvolvido desde o primeiro ano do segundo mandato do prefeito Johnny Lehmann. Segundo o secretário municipal de Finanças, João Marcos Cremoneze, neste período o Executivo trabalhou para que o município alcançasse a capacidade de endividamento necessária para que pudesse contrair o financiamento que, agora, vai beneficiar a área de saúde e a infraestrutura urbana de Rolândia.



Projetos



Segundo o engenheiro Cláudio Metzger, as obras de recape e pavimentação serão executadas por lotes. A Secretaria de Planejamento está encaminhando ao governo do Estado “pacotes” de projetos para análise e aprovação. Aprovados, os projetos são licitados para se definir a construtora responsável pelas obras. Já estão prontos os projetos para alargamento das avenidas Francisco Serpeloni e Adelaide Farina (defronte a Big Frango) e alargamento e adequação da Rua Dom João VI, em frente ao supermercado Santa Lúcia.



A Secretaria Municipal de Planejamento também já finalizou projetos para recapeamento asfáltico de uma série de vias públicas, todas na Vila Oliveira: dois trechos da Rua Topázio; toda a Rua Platina; trecho da Rua Reinaldo Massi; toda a Rua Pinheiro Machado; trechos das ruas José Bonifácio, Floresta, Almeida Porto e Esmeralda; e recape em toda a extensão das ruas Francisco Pacheco Cunha e André Pesenti.



Contra enchentes



Para a semana que vem, vão ficar prontos os projetos de abertura e pavimentação completa da via de acesso ano Novo Cemitério e de três trechos da Avenida Hungria (Perimetral), da Selmi até o viaduto da linha férrea que transpõe o Contorno Norte de Rolândia. “Pavimentação completa significa, além do asfalto, construção de galerias de águas pluviais, urbanização e paisagismo dos passeios públicos e pintura de sinalização viária”, explica Metzger.



Na Avenida Hungria, acrescenta o engenheiro, serão construídos ainda dois emissários para a rede de águas pluviais que, segundo ele, “vão resolver dois problemas sérios” na cidade. A construção dos emissários vai permitir a eliminação da lagoa de acumulação do Jardim Água Verde – eliminando também o risco de transbordamento e enchente, como ocorreu no primeiro dia deste ano – e o fim da “erosão do Tribulato”, aberta no decorrer das últimas décadas por conta da ação das chuvas.



Na sequência, os engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento vão se debruçar sobre outros três projetos. Um deles é o alargamento da Avenida Japão, no trecho que vai da Avenida Iguaçu até o Jardim Nobre III. Outro é para a pavimentação completa do último trecho da Rua Piquiri, dentro do Parque Industrial Bandeirantes II. E, finalmente, vai ser projetado o recapeamento de um “pacote” de ruas dos jardins Planalto, Roland, Monte Carlo I e II, Alto da Boa Vista e, também, de toda a Rua Europa.

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