Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

TRE-PR indefere candidatura de ex-prefeito de Arapongas José Bisca

FOI DIRETOR DA COROL NO PASSADO.

Redação Bonde com TRE-PR - 30/09/2016 


A Corte Eleitoral, nesta sexta-feira (30), por unanimidade, negou provimento a recurso interposto em face de sentença proferida 61ª Zona Eleitoral que indeferiu o registro de candidatura de José Aparecido Bisca para candidato a Prefeito de Arapongas e, via de consequência, indeferiu a chapa majoritária, diante da ausência de condições de elegibilidade, consubstanciadas na suspensão dos direitos políticos e na ausência de filiação partidária.

Para o relator, Dr. Paulo Afonso da Motta Ribeiro, "o trânsito em julgado parcial é admitido quando a sentença possui demandas autônomas ente si" e "não há que se falar em trânsito em julgado da penalidade relativa à suspensão de direitos políticos aplicada na sentença, quando o recorrente questiona o próprio ato de improbidade administrativa em seus recursos perante a Justiça Comum até as instâncias superiores".

Reprodução
Reprodução

A ausência de condição de elegibilidade, primeiramente, originou-se da suspensão de direitos políticos do recorrente em razão do trânsito em julgado em duas ações de improbidade administrativa e segunda, diante de ausência de filiação partidária (Recurso eleitoral 122-15.2016.6.16.0061 e registro de candidatura nº 123-97.2016.6.16.0061).

O candidato ainda pode recorrer à última instância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o TRE-PR, como a lista de candidatos já está pronta para as urnas, caso os recursos não sejam julgados até o pleito, os candidatos concorrem com recurso pendente de julgamento.

Conforme o TSE, o recurso precisa ser julgado antes da diplomação do candidato eleito: até 19 de dezembro deste ano.

PM de folga reage a assalto e mata bandido em Londrina

 comparsa foge

Redação Bonde - 30/09/2016 
Um assaltante morreu e outro fugiu após tentarem roubar o veículo de um policial militar no início da madrugada desta sexta-feira (30). A dupla deu voz de assalto ao motorista por volta da 0h30, no cruzamento da rua Cassiterita com a avenida Brasília (BR-369), na zona leste de Londrina. 
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Joverson Soares de Souza, de 20 anos, morreu dentro do carro após ser baleado pelo PM. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde foi identificado oficialmente. 

O policial foi alvejado no cotovelo esquerdo. Ele foi socorrido pelo Siate e levado, fora de risco, à Santa Casa. O PM passaria por cirurgia ainda durante a madrugada. 

O outro assaltante fugiu. Diversas viaturas foram mobilizadas para tentar localizá-lo, mas até a manhã desta sexta ele seguia foragido. O PM conduzia um Fiat Strada com placas de Londrina.

OKTOBERFEST DE ROLÂNDIA COMEÇA DIA 06

Divulgada a programação da Oktoberfest de Rolândia

Marco Feltrin | Rolândia |- MASSA NEWS.



A Oktoberfest de Rolândia chega à 28ª edição, com atividades entre os dias 6 e 16 de outubro na área do centro esportivo Emílio Gomes.

Entre as novidades, está o desfile da lanterna como cerimônia de abertura. A concentração será na igreja matriz com saída a partir das 20h com destino ao local da festa, onde haverá abertura oficial com a sangria do primeiro barril de chopp e o concurso de rainha mirim.

Aos finais de semana e no feriado de 12 de outubro, a festa abre às 11h. Durante a semana, começa a funcionar a partir das 19h.

No sábado (8), está prevista o encontro de grupos folclóricos de dança alemã, reunindo dois representantes de Rolândia e outros sete de várias cidades do país.

O tradicional desfile será realizado no domingo (9), a partir das 9h30 na avenida Interventor Manoel Ribas. Também para o domingo, está prevista a Volta do Alemão, passeio ciclístico saindo às 8h de frente do local da festa.

No final da tarde de domingo, começam os tradicionais concursos do chopp em metro e do lenhador.

No feriado de quarta-feira (12), a programação especial é reservada às crianças, incluindo o concurso do guaraná em metro a partir das 15h.

No último final de semana da festa, a programação prevê um baile germânico a partir das 22h na quadra 2 no sábado e a final do chopp em metro a partir das 17h30 no coreto.

Segundo a turismóloga do município, Flávia Galbero Costa, a expectativa é de reunir 15 mil pessoas durante a festa.

A Oktoberfest é uma realização da ACREVO - Associação Cultural Recreativa e Esportiva da Vila Oliveira, entidade cultural do município que atende crianças e adolescentes por meio de um projeto de dança pelo Fundo Municipal de Cultura.

NOVO SUPERMERCADO DE ROLÂNDIA INAUGURA EM DEZEMBRO

30/09/16 - INAUGURA EM DEZEMBRO - FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA.

CLIQUE PARA AUMENTAR A FOTO






























































ROLÂNDIA: O PARQUE CHEGOU

NA PRAÇA DO GINÁSIO DE ESPORTES. FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA.


BANDA DA ACREBI DE ROLÂNDIA VIAJA HOJE PARA O URUGUAI

Quero usar este momento para comunicar e agradecer a todos que nós ajudaram com a Viajem da banda.
Quero deixar um agradecimento especial á algumas pessoas que ajudaram tornar este sonho tão memorável em realidade. A toda imprensa que acompanhou nossa correria em busca de recursos, são eles José Carlos Farina (blog do Farina), Luiz Cezar Jaymes (notícias de Rolândia), Jose Eduardo da Silva (Jornal de Rolândia), Rodrigo Stutz (Manchete do Povo... Linda matéria diga-se de passagem) A Carol Thomaz do Destaque com Cloara Pinheiro (tv) , a Querida Laís Cardoso representando o Tribuna da Massa manhã com Carlos Camargo. Agradecer aos pais que vem se empenhado na venda dos pães de Queijo e nas outras atividades. e a toda a população que ajudou comprando nossos pães.  Quero em nome da diretória dizer que não foi fácil. Mas que conseguimos.
Embarcaremos Hoje as 20:00 Hrs rumo ao Uruguai, para lá encantar a todos com o talento de nossas crianças






DEBATE NO SINDICATO DE ROLANDIA


DEBATE POLÍTICO...

Foram notáveis as apresentações dos dois candidatos à Prefeito de Rolândia ontem à noite no Sindicato Rural. Os problemas expostos foram muitos, assim como as soluções pretendidas. Mas talvez “o maior problema e a maior solução” tenham escapados da discussão. Esqueceu-se de apresentar um cenário onde não só os esforços políticos unilaterais sejam a solução. A grande maioria, mantida como votadora e apoiadora, fica de braços cruzados, reclamando apenas. O “motor café” já foi um cenário muito produtivo onde agricultores fundaram cooperativas e mantiveram hospitais. O “motor turismo” em São Martinho deu àquele Distrito o título de “Capital dos Embutidos”. A falta de identidade de Rolândia é desmotivante... Sem perfil, investimentos se perdem e corre-se o risco de investimentos estranhos à uma história local e aptidão natural tomarem conta. Rolândia é um lugar que cresceu demais e não sabe mais como sair de sua crise. É como um cachorro correndo atrás de seu rabo. Seria hora de uma parada, e verificar que coisas básicas como abastecimento e saneamento ainda não foram resolvidas. Crescimento deveria ser uma discussão coletiva de muitos questionamentos. Para onde queremos crescer? O que é desenvolvimento? Qual é a nossa função regional? Qual é a nossa aptidão natural? De um cenário assim nascem esforços coletivos e pé no chão ao invés do em moda discurso superficial de um “Desenvolvimento Sustentável”.

HORTAS EM TERRENOS BALDIOS EM ROLÂNDIA


EM UMA CAMINHADA EM ROLÂNDIA, VOCÊ TAMBÉM ENCONTRA EXEMPLOS DE PESSOAS DISPOSTAS A CUIDAR DE UMA HORTA, EM TERRENO BALDIO, BEM PRÓXIMO AO CENTRO DA CIDADE.
QUEM SABE FAZ!
PARABÉNS MEU AMIGO.




NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 29/09/2016

COMUNICAMOS COM PESAR

O FALECIMENTO DE

DUCINÉIA DA SILVA, 44 ANOS

VELÓRIO: CAPELA DA VILA

SEPULTAMENTO HOJE AS 16:30 HORAS

O NOSSO SENTIMENTO DE PESAR À FAMÍLIA


Governo federal estuda retomar Ferrovias abandonados no Paraná

Medida pode beneficiar trecho entre Jacarezinho e Rio Negro

Talita Boros Voitch -Gazeta do Povo
[26/09/2016] 
Marco Martins/Gazeta do Povo/Arquivo

Dois assuntos de interesse do Paraná devem ser tratados na medida provisória sobre concessões que o governo federal prepara a publicação: a retomada de trechos ferroviários abandonados ou ociosos e a adoção de novas exigências para garantir a renovação antecipada dos contratos das concessionárias. Na prática, isso significa mais competitividade e eficiência para o modal ferroviário, demanda antiga da iniciativa privada no estado.


Única concessionária no Paraná, a Rumo (antiga-ALL) hoje opera basicamente dois trechos ferroviários no estado. O principal vem do Norte, da região de Maringá e Londrina - passando por Apucarana, Ponta Grossa até Paranaguá - e movimenta cerca de 9 milhões de toneladas por ano. O segundo trajeto começa nos 248,6 quilômetros de trilhos da Ferroeste, vai até Guarapuava, e então entra na concessão da Rumo, partindo até Irati, Ponta Grossa para então chegar ao porto de Paranaguá. No corredor Oeste, a operação alcança apenas 1 milhão de toneladas de produtos transportados anualmente.veja também

Nos demais trechos que cruzam o estado, apesar de a Rumo dona dos trilhos, acontece pouca ou quase nenhuma movimentação. E é justamente nestes casos que o governo quer focar. A medida provisória dará poder à equipe que coordena o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para reconfigurar a malha ferroviária e desvincular trechos dos contratos de concessão. A ideia do governo é regularizar os trechos “esquecidos” pelas concessionárias. Estimativas apontam que há pelo menos 18 mil quilômetros de trilhos ociosos no país.

No Paraná, o grupo de entidades que elabora o Plano Estadual de Logística e Transporte do Paraná (Pelt) aponta a necessidade de melhorar o aproveitamento da ferrovia que vem de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, passando por Jaguariaíva, Arapoti, Castro, Ponta Grossa até chegar em Rio Negro.

“Esse trecho está abandonado, não tem nenhum trem que passa ali. Outro também é o entre Irati e União da Vitória. Não eram trechos rentáveis e a empresa simplesmente parou de operar”, aponta João Arthur Mohr, consultor de infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Caso seja retomado pelo governo, só um estudo de viabilidade técnica e econômica poderá mostrar se há demanda de movimentação de carga na região, que abriga usinas de açúcar e álcool. “Com certeza serão operações menores, mas é possível”, aponta Mohr.

A priorização de trechos em detrimento de outros é um resquício do modelo de privatização da era FHC, que dividiu as concessões ferroviárias em lotes grandes e não pelo interesse pontual pelos trilhos. No fim, as concessionárias concentraram as operações nas rotas mais rentáveis e deixaram de lado as secundárias.

Negociações

Governo quer retomar de trilhos ociosos e planeja novos critérios para a renovação das concessões das ferrovias. No Paraná, trecho entre Jacarezinho e Rio Negro tem potencial para ser devolvido. Novo traçado do corredor Oeste, na Serra da Esperança, depende da prorrogação do contrato da Rumo.

Fonte: Pelt. Infografia: Gazeta do Povo.

Novo traçado depende de renovação antecipada

Hoje o principal investimento desejado pela iniciativa privada paranaense nos trilhos da Rumo depende da renovação antecipada do contrato de concessão da empresa, que vence em 2027. Um novo traçado para substituir o trecho na Serra da Esperança, entre Guarapuava e Ponta Grossa, tornaria a viagem mais barata e rápida e aumentaria a movimentação de carga no corredor Oeste para 10 milhões de toneladas/ano.

A proposta do Pelt é ligar Guarapuava direto até a estação Engenheiro Bley, na Lapa, desviando dos 140 quilômetros de trechos sinuosos e montanhosos pelo qual a ferrovia passa atualmente. No ano passado, a Rumo informou os planos de investir R$ 4,6 bilhões na malha do Paraná até o fim de 2019, mas dependia do andamento das conversas sobre a renovação antecipada que estava sendo tratada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A nova MP do governo também deve trazer novos termos para as negociações dos contratos das concessionárias. Entre eles está o da exploração compartilhada das ferrovias. Na prática, isso seria tornar oficial o fim do direito de exclusividade sobre o uso de suas malhas pelas concessionárias, o que garantiria o acesso de outras empresas operarem nos trechos concedidos. Por exemplo, um trem da MRS poderia trafegar nos trilhos da malha da Rumo, pagando uma tarifa por isso.

O advogado Bruno Pereira, coordenador do Observatório das Parcerias Público-Privadas (PPP Brasil) destaca que precisa haver um entendimento entre governo e concessionárias para a extensão dos contratos. “No ambiente da renovação existe um ato de consensualidade”, diz. A mudança é comemorada pelo setor privado do estado, já que tem potencial para diminuir os custos por acabar com o monopólio da concessionária (TBV).

MÚSICA DE QUALIDADE PARA O CCI DE ROLÂNDIA


Estivemos hoje no Cci de Rolândia onde os alunos da oficina de música do projeto arte & vida de Arapongas se apresentaram para uma platéia especial nossos queridos amigos da melhor idade onde todos apreciaram e ficaram maravilhados com as músicas que ali foram tocadas. Muito obrigado pelo carinho e atenção a que nos foi dado 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Homem armado assalta frigorífico em Rolândia


Da redação | Rolândia | Publicado em 27 de setembro de 2016 |MASSA NEWS.

Um homem armado assaltou um frigorífico no meio da tarde de segunda-feira (26) na estrado Ceboleiro, saída de Rolândia para Arapongas.
O assaltante teria invadido o departamento financeiro da empresa e, de posse de uma pistola, levou uma quantia em dinheiro não informada pelas vítimas.
O rapaz fugiu em um Gol G3 de cor branca sentido Arapongas. Apesar do patrulhamento feito na região, ninguém foi preso.

BLUES E ROCK EM LONDRINA DIA 06/10


UM BLUSEIRO DOS BONS EM LONDRINA/PR
06/10 no SESI /AML CULTURAL do ladinho da Concha
FRANCAmente DÍ GRATIS2 , mas chegue um pouquinho mais cedo para retirar o ingresso tá





CAMPANHA POLÍTICA CALMA EM ROLÂNDIA - PR.

CABOS ELEITORAIS NO CENTRO DA CIDADE CONVIVENDO PACIFICAMENTE. FOTOS BY JOSÉ CARLOS FARINA















































BORRACHUDOS E PERNILONGOS EM ROLÂNDIA ( SOCORRO!)

A cidade esta infestada de pernilongos e borrachudos. 
Quando a secretaria da saúde vai passar aquele carro com veneno pra matar pernilongos.??? 
Ja está na hora de passar né — sentindo-se com raiva.

LIMPEZA PÚBLICA EM ROLÂNDIA


SOCORRO...MANHÃ DE SOL, SAI PARA PEDALAR 2 
COMO NEM TUDO É PERFEITO...
REFLETIR...
LUGARES DE CENÁRIOS PERFEITOS PARA PESSOAS FAZEREM UMA CAMINHADA COM UM IDOSO NA SUA VISINHANÇA E, ESSES ESPAÇOS PRAÇAS, TORTALMENTE DESTRUIDOS E ABANDONADOS!!!!
UMS CONSTROI OUTROS DESTRÓI...PARA DAR VIDA A OUTRAS CONSTRUÇÕES MATAM O QUE ALGUÉM ALI QUERIA UM LUGAR PARA RELAXAR...
ISSO ESTAR BEM NA ENTRADA DE NOSSA TÃO ESTIMADA CIDADE E NAS PROXIMIDADES.


TENHO TIRADO FOTOS DA ZONA RURAL E VI QUE ESTÁ BEM MAIS CUIDADO DO QUE A CIDADE QUE ESTAR EM EVIDÊNCIA PARA AS CAMPANHAS POLITICAS!! e ai? UMA COISA É ABRIR O OLHO E A OUTRA É FECHAR O OLHO...