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quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

FERROVIA DO PANTANAL ( PANTANEIRA ) NOROESTE ABANDONADA

campograndenews.com.br

2 TRENS DE CARGAS POR MÊS
POR ENQUANTO....
SAEM DE BAURU VAZIOS
E VOLTA DE CORUMBÁ COM MINÉRIO

DORMENTES PODRES...
ESTAÇÕES DESATIVADAS E EM RUÍNAS
PATRIMÔNIO HISTÓRICO ABANDONADO

O GOVERNO PRECISA ENCONTRAR PARCEIROS NA EUROPA, ÁSIA OU ESTADOS UNIDOS PARA REATIVAR A FERROVIA

A ATUAL CONCESSIONÁRIA NÃO MOSTRA INTERESSE EM INVESTIR NESTA HISTÓRICA FERROVIA.

SOMOS AINDA UM PAÍS DE 3ª MUNDO

(FARINA)



Para quem acompanha a novela que virou a desativação dá ferrovia em MS, tem certeza de que o furto dos trilhos era o capítulo que faltava para carimbar o abandono do modal, que já foi um dos mais importantes para o Estado.


Tanto é que a 5 km de onde o trilho foi furtado, existe a Estação Lagoa Rica, tombada como patrimônio histórico dá União, devido a sua importância para o Estado e região. Mas, a imagem das ruínas que sobraram do local não condiz com sua importância.

A estação de Lagoa Rica foi inaugurada em 1914, com o nome de Pedro Celestino. De acordo com o histórico, ela está localizada exatamente no ponto onde foi feita a bifurcação da linha antiga que passava pelo centro da cidade. Ela está abandonada desde 2009.

A equipe percorreu uma estrada de terra e pedras ao lado dos trilhos, para chegar até lá. O que encontramos foi um prédio abandonado, cheio de mato, sem telhado e paredes riscadas.

Estranho é pensar como as pessoas chegam ao local, já que o acesso não é fácil, nem de carro. E pelo visto, as visitas são constantes. Em uma das paredes há dizeres que datam de novembro de 2016, há dois meses.

Sem esperança - O governo do Estado tenta, sem sucesso, desde 2016 uma posição efetiva de investimento dá Rumo ALL para reativação do modal.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o furto dos trilhos mostra efetivamente o abandono e a necessidade de eminente de investimento. "Pela foto dá para ver que que os dormentes estão podres"

Com a proximidade do fim do contrato de concessão, o governo tenta uma resposta da Rumo ALL. "O governo só vai apoiar a renovação do contrato se tivermos a garantia de investimento. Até por que, a ANTT não toma decisões", afirma o secretário.

Ainda de acordo com ele, a Rumo é responsável também pela manutenção dos trilhos, portanto tem responsabilidade no furto.

"Teremos uma nova reunião sobre o assunto em breve e queremos, junto com o governador Reinaldo Azambuja, levar o tema à Presidência da República". campograndenews.com.br

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