Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

DESTILARIA DE ÁLCOOL DE SÃO MARTINHO ( ROLÂNDIA )

MINHA PRIMEIRA REPORTAGEM

Até hoje não aprendi fazer reportagens, mas a minha primeira experiência neste tipo de matéria jornalística aconteceu por volta do ano de 1978. Fiz uma visita na destilaria de álcool da Corol em São Martinho para o extinto jornal Tribuna de Rolândia, onde entrevistei Eliseu e Irineu de Paula..

A matéria ficou meia boca mas serviu para informar a população que a destilaria iria processar milhares de alqueires de cana, oferecendo uma nova fonte de renda para os agricultores, aumentando a arrecadação do município.

A população de Rolândia, principalmente a de São Martinho, ficou orgulhosa e feliz com este empreendimento.

Por muitos anos a destilaria movimentou milhares de toneladas de cana. Gerou empregos e rendas.

A pouco tempo estive lá tentando realizar uma outra reportagem, mas fui impedido pelo guarda. Só com autorização do juiz. É que aquele patrimônio valioso está penhorado e aguardando o dia do leilão judicial.

Pude apenas tirar umas fotos que serviram para uma matéria aqui deste Blog. Produzi também um vídeo com imagens captadas pelo lado de fora, para o Canal Farina do Youtube.

Triste ver aquele maquinário que era o que tinha de mais moderno enferrujando e virando sucatas.

No pátio ainda estavam estacionados alguns caminhões, carros e ônibus, também enferrujando por falta de manutenção.

Hoje, após 40 anos, estou voltando no tempo para lembrar um pedaço da minha vida e um pedaço da vida de Rolândia e São Martinho.

Tudo nesta vida passa. Hoje nem a destilaria, nem a Cooperativa existem mais. Mas os agricultores continuam trabalhando e produzindo. Rolândia sobreviveu a este baque. E vai sobreviver também a esta pandemia do Covid-19. Em nome de Deus e de Jesus.

DEUS ABENÇOE ROLÂNDIA E SEU POVO.

JOSÉ CARLOS FARINA


Um comentário:

  1. Eu trabalhei lá quantos empregos forao jogados para o ar quantas quantoa

    ResponderExcluir