Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

EMPRESÁRIO MORTO A TIROS EM ROLÂNDIA

Dois homens em um motocicleta, abordaram e executaram a tiros Fabio Monfre dos Santos, 37 anos, no pátio do Posto de gasolina "O Costelão" em Rolândia, saída para Arapongas. 
Após a execução os elementos fugiram em direção a Arapongas. Em certo momento a moto quebrou, tendo os mesmos fugido à pé pelo meio do mato. 
A polícia compareceu, inclusive com helicóptero, mas não logrou êxito na prisão dos mesmos. 
Qualquer informação ligue 190 ou 181. Assegura-se sigilo de fonte. A vítima faleceu no local. 
Os nossos sentimentos de pesar á família enlutada.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

CÂMARA DE ROLÂNDIA NÃO ABRIU CPI PARA INVESTIGAR OS 3 VEREADORES DENUNCIADOS

Na sessão da Câmara de Vereadores de Rolândia, ontem 22/02), apenas o vereador Guilherme Spanguemberg usou da palavra para falar do escândalo que envolveu cinco políticos da cidade, sob a acusação de compra de votos para eleger o novo presidente da Casa.

A abertura de uma CPI não foi requerida e aberta ainda.

O cidadão Carlinhos Vendedor, indignado com a omissão dos vereadores não abrindo a CPI, estará colhendo assinaturas em um Abaixo-Assinado com tal finalidade, nos próximos dias;

Só para rememorar. Dois cidadãos gravaram 3 vídeos que viralizaram na internet, denunciando que foram contratados para forçar a decisão do vereador Andrezinho a mudar de chapa, garantido a vitória de Reginaldo Silva para o cargo de presidente da Câmara. Os cidadãos denunciantes envolveram ainda os nomes do deputado Cobra Repórter, Alex Santana, Ratolino, Reginaldo e Andrezinho. No dia da sessão anterior (17/02), quando o assunto seria discutido, um dos denunciantes voltou atrás de disse que era tudo mentira.

Mas, muitos fatos ficaram de ser esclarecidos. O mais intrigante deles, se fosse mentira, porque então Andrezinho registrou queixa "BO" na polícia, no início de janeiro, muito tempo antes dos 3 vídeos que abalaram Rolândia?? Ele mesmo disse isso ao Jornal de Rolândia, em uma entrevista, no dia 12/02/21. 

A população agora espera que havendo uma denuncia tão grave envolvendo fraude, corrupção e compra de votos, não fique apenas a palavra de quem está sendo investigado. Este fato, como qualquer notícia crimninis, tem que ser investigada com rigor, até o fim. Se houver culpados que sejam responsabilizados na forma da lei.

Solicitamos informações junto a Promotoria local sobre a existência ou não de Inquérito investigando o fato. Recebemos a seguinte informação: "informo que os fatos aventados na imprensa local estão sendo apurados junto à delegacia de polícia de Rolândia, através de inquérito policial, no qual o Dr. Delegado de Polícia requereu a remessa dos autos para apreciação do Tribunal de Justiça do Paraná, haja vista que os fatos envolvem pessoa que possui prerrogativa de foro".
Att
Lucimara Salles Ferro
Promotora de Justiça.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

SESSÃO TUMULTUADA DA CÂMARA DE VEREADORES DE ROLÂNDIA

DENUNCIA CITA TRÊS  VEREADORES, UM EX-VEREADOR E UM DEPUTADO .

DENUNCIANTE VOLTA ATRÁS.

VEREADORES QUEREM INVESTIGAÇÃO COM RIGOR

Assisti  alguns vídeos lives da  última sessão da Câmara de Vereadores de Rolândia. O clima estava tenso. A população inteira de Rolândia queria (e quer) saber o que eles (vereadores)  vão fazer para apurar denuncias feitas por  dois cidadãos (em 3 vídeos) onde afirmaram  em alto e bom som  que a eleição da nova mesa da Câmara foi nula, posto que um dos vereadores havia recebido o valor de R$ 40 mil, para mudar de chapa. A denuncia envolve três  vereadores, um ex-vereador e um deputado estadual.

Momentos antes da sessão um dos denunciantes acabou por divulgar um outro vídeo, onde agora disse que estava brincando.

Alguns vereadores discursaram sobre esta denuncia que abalou Rolândia, dentre eles, Guilherme Spanguemberg, Vilmar Boy e Leonardi, afirmando em síntese não ser verossímil  este último vídeo do denunciante. É que o vereador André chegou gravar entrevista  para o JR  onde confirmou  ameaça na época da eleição da mesa da Câmara, quando registrou queixa na Polícia.

Nos 3 vídeos dos denunciantes aparecem ainda mais algumas falas que precisam ser investigadas e analisadas, disse o vereador Guilherme, na ocasião. "Sou vereador e repórter policial, e sei bem como devemos agir para  apurar  a denuncia com rigor, até o desfecho final", afirmou ainda em sua fala.

Durante o  discurso do vereador Guilherme pedindo  o prosseguimento das investigações, o mesmo foi aparteado pelos vereadores  Ratolino e Andrezinho. Os ânimos ficaram acalorados, inclusive com participação de parte da plateia. O presidente teve que suspender a sessão,  por 5 minutos.

Não houve ainda convocação dos suplentes e nenhuma votação  sobre as investigações e apuração da denuncia. 

Foi requerido verbalmente por alguns vereadores que o caso tem que ser investigado com rigor até  o fim pelo delegado local. ministério Público e Gaeco.

Nas redes sociais o deputado Cobra Repórter publicou nota pedindo o prosseguimento das investigações. "Quero a verdade", disse ele.

Todos os investigados, menos Alex Santana, deram entrevista ao JR, onde afirmam inocência e que vão "processar os denunciantes".

Não foi votado nenhum pedido de CP ou CEI para apurar o caso.

Guilherme Spanguemberg, principal interessado em apurar a denuncia (na época candidato derrotado ao cargo de presidente), disse que vai analisar nos próximos dias quais as medidas que serão tomadas. "A população de Rolândia cobra e espera de mim uma atitude firme", concluiu.

 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

DEPUTADO COBRA REPÓRTER DÁ ENTREVISTA AO JORNAL DE ROLÂNDIA

RESUMO DA ENTREVISTRA

COM RELAÇÃO AOS AUTORES DA DENUNCIA: "CONHEÇO ELE DE VISTA"

POR QUE ELES O ACUSARAM: "DEVE TER ALGUÉM POR TRÁS DELE"

O SR. ESTEVE EM UMA REUNIÃO COM ELES? : - "O DELEGADO VAI COMEÇAR A INVESTIGAR.... NÃO ESTIVE NESTA REUNIÃO... É TUDO MENTIRA... NUNCA EXISTIU ESTA SUPOSTA REUNIÃO... NUNCA ME ENVOLVI EM REUNIÃO PARA TRATAR DE PRESIDENCIA DA CÂMARA....

AS PESSOAS VÃO SABER O QUE ACONTECEU.. O POVO VAI SABER A VERDADE... ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM....

TEM QUE SER TUDO ESCLARECIDO.. EU FALEI COM O GOVERNADOR DO ESTADO. ELE JÁ ESTÁ SABENDO DO ACONTECIDO...

ESTE VIDEO CALUNIOU DE FORMA CRIMINOSA O MEU NOME. JÁ FALEI COM O DELEGADO.. QUERO JUSTIÇA. TENHO UM NOME.. UMA FAMÍLIA.. PEÇO RESPEITO".

TEM ALGUAM VERDADE EM TUDO O QUE FOI DENUNCIADO? : - COM RELAÇÃO A MIM NÃO EXISTE NADA... SOU INOCENTE E VOU PROVAR. COM RELAÇÃO AOS OUTROS ENVOLVIDOS EU NÃO SEI SE TEM ALGO OU NÃO...

ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM.. AGORA VOU PARA A PROMOTORIA PEDIR PROVIDÊNCIAS TBM... VOU ATÉ O FIM E VOU PROVAR QUE SOU INOCENTE.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

GUILHERME SPANGHENBERG NÃO QUER COMENTÁRIOS NA INTERNET

Farina,  eu já me manifestei através de uma nota INSTITUCIONAL.
Na condição de vereador NÃO vou ficar em rede social fazendo nenhum tipo de juízo de valor ou comentários sobre esse episódio.
Por eu não ter falado o que você queria ouvir NÃO elimina ações serão tomadas pelos meios legais.
Você já foi vereador e deveria saber que o trâmite é outro, não via comentários pela internet.
Ontem você foi informado sobre isso quando me procurou via WhatsApp.
GUILHERME SPANGHEMBERG - VEREADOR

RESPOSTA:
Tudo bem direito seu responder assim pra mim e para seus eleitores.
Esperava que você como jornalista, radialista, vereador e prejudicado diretamente com as denuncias, pudesse manter o povo informado sobre quais medidas serão tomadas daqui para frente visando esclarecer os fatos.
Quando as redes de televisão, Globo, Record, SBT, Band e Folha te procurarem amanhã, você diga para eles o que postou acima. 
Quero ver se você vai se manter calado diante das Câmeras.
Não vai querer perder tempo com o Farina. 
O que eu queria ouvir, ouvi hoje nas lives do Lara, Stecca e Carlos Vendedor. Eles falaram o que o povo queria ouvir. Por isso são ótimos candidatos para a próxima eleição para vereador, deputado e prefeito. Gosto de políticos assim. Se há um problema público eles comparecem na hora. Saudade de José Perazolo.
Agradeço a você o trabalho de escrever estas curtas linhas. Os outros vereadores nem isso. Perder tempo com o Farina. Temos coisas mais importantes para fazer.
Leia abaixo o que escreveu cidadãos honrados da cidade. 
Boa sorte.
Deus te abençoe.
FARINA

ROLANDIA: Denúncias preocupantes caem como bomba!
Minha opinião é a indignação de um cidadão e Rolandiense que aqui mora e paga seus impostos.
Estamos apenas no início de um mandato legislativo, no qual muitos eleitores depositaram os votos em novos nomes; com a expectativa de mudanças significativas na conduta, seriedade e competência da câmara municipal.
Infelizmente, houve uma denúncia que precisa ser investigada, a qual envolve diversas pessoas públicas. Todos devem e merecem se defender, os denunciantes devem apresentar as “provas” que dizem possuir e cabe a justiça o julgamento dos fatos.
No entanto, todos já perdemos muito. O nome da nossa cidade novamente na lama (seja qual for a verdade), a perda de foco no trabalho legislativo diante do tempo que será dispendido nas investigações, a possibilidade de crimes de coação, corrupção e improbidade; tudo muito triste.
Se a denunciação é caluniosa ou não, aguardemos. E que culpados e inocentes sejam segregados para o bem da continuidade da gestão pública.
Como diz o Hino de nossa cidade: Ó Rolândia, prossegue em teus trilhos, Mocidade, avante, de pé. Precisamos sempre da verdade para prosseguirmos nos trilhos.
Um ótimo domingo e feriado e que Deus nos abençoe!!!
MARCELLO GORLA

Pois é... cadê os vereadores que antes das eleições morriam de amor por Rolândia?? tem alguns que criticavam tudo, investigava tudo, pareciam que se preocupavam tanto com a cidade, agora estão bem quietinhos, fica trank daqui 4 anos quando estiver chegando a eleição o amor por Rolândia aparece de novo estou acompanhando indignada.  Infelizmente estamos vivendo épocas caóticas políticos que só pensam em sim mesmo não tão nem aí para o sofrimento do povo aí eles aprontam e não querem que nos expressamos, não querem a nossa opinião. eu particularmente não tô nem aí com as ameaças deles. olha eu como todos já estou cansada de ver e ouvir tanta sacanagem de políticos raça que destrói a sociedade de bem um verdadeiro câncer entranhado os políticos se perderam no próprio mecanismos que eles mesmos criaram e quando nos eleitores os questionamos pelos teus erros somos ameaçados como agora pode ameaçar não vamos nos calar nos cidadãos comuns quando erramos somos cobrados pela lei porque eles não eu não tenho medo /obrigado.
Infelizmente estamos vivendo épocas caóticas políticos que só pensam em sim mesmo não tão nem aí para o sofrimento do povo aí eles apronta e não quer que nos expressamos nossa opinião eu particularmente tô nem aí com as ameaças deles olha eu como todos já estou cansado de ver e ouvir tanta sacanagem de políticos raça que destrói a sociedade de bem um verdadeiro câncer entranhado os políticos se perderam no próprio mecanismos que eles mesmos criaram e quando nos eleitores os questionamos pelos teus erros somos ameaçados como agora pode ameaçar não vamos nos calar nos cidadãos comuns quando erramos somos cobrados pela lei porque eles não eu não tenho medo
se queremos uma cidade livre das coisas que atrapalham o seu desenvolvimento e atrapalham vida de quem mora aqui, devemos nos pronunciar firmemente contra atos que arrebentam com a nossa cidade, independente de campanha política e politicagem, temos que fazer nossa parte sempre. Parabéns a você que não fica com medo de expressar sua opinião e lutar por uma cidade mais justa! Lutemos por uma cidade melhor, e que se realmente houver crimes que a justiça seja feita, abraço!

Que nem o seu José perazolo não tem outra forma igual vai ser meio difícil se tiver alguém enrolando o espírito do senhor José perazolo aí Rolândia vai para frente cidade limpa não vai ter mais colégio entra no mato dentro do quintal calçada limpa aquela praça do Jardim Manoel Muller não vai virar pasto Deus que acha uma forma dessa que nem seu José perazolo para Deus nada é impossível vai que cola. Não iria falar nada mas já que tocaram no nome do seu José pela solo para mim na minha opinião José perazolo vamos melhor prefeito de Rolândia esse era o cara humilde não tinha pobre não tinha Rico não tinha preto não tinha pintado ele tá tava todo mundo igual quando dava uma tempestade de vento chuva e tava lendo para ajudar o pessoal e ajudava mesmo que pena que ele se foi tão cedo esse foi o prefeito de Rolândia na minha opinião nada contra os outros que vai fazer o que é bom Deus leva respeitar a lei de Deus. Fatima Santos 

Guilherme Spanguemberg contamos com vc para  chamar o Gaeco e tirar esse Bando de corruptos. Ivonete P Marchi

CRISTINA PÍERETTI RESPONDE
Olá Jeferson Ribeiro. A orientação que eu recebi é aguardar segunda pois serão feitos os boletins de ocorrência.
Tem dados no vídeo que não confere e que eu posso dizer que são falsos pois Rodrigo nunca foi e nunca terá cargo da Câmara. Ele tem o trabalho dele no mercado. Os cargos  PP não existem, e já existe uma movimentação do partido em relação a isso. Cristina Pieretti de Souza

Até o momento vi somente poucas pessoas dentro de Rolândia se pronunciar sobre os fatos ocorridos nos últimos dias em Rolândia em suas redes sociais.
Não é somente uma nota não, é dar a cara na Câmera e falar sobre a questão de suspeita envolvendo compra de votos, formação de quadrilha, Ameaças ao poder Público.
José Carlos Farina com seu blog, Maurício Buda meio por cima mas postou algo , delegado Fernando Faria DE Lara em sua página pessoal , falou oque o povo queria falar de fato e fez as perguntas que todos estão se fazendo, Bruno Rafael Custodio , deu sua opinião em uma Live no seu perfil pessoal , Fabrício Melo postou mensagens sobre os fatos , o Partido do PTB deu uma NOTA SIMPLES, sendo representado pelos vereadores Isaac Altino , Guilherme Spanguemberg, mas uma SIMPLES NOTA em rede social, Carlos vendedor, falou bonito em suas redes sociais, Eric Fernandes , deu algumas notas em suas redes sociais . Robson Neves, realizou notas em sua página e perfil pessoal , Elton Charles Pereira realizou publicação em sua página e perfil pessoal . Até o momento forma estes que observei até o momento .
Onde esta os vereadores eleitos ?
Rolândia teve 152 candidatos a vereadores, 3 candidato a prefeito e vice Prefeitos.
ONDE ESTÃO TODOS , O AMOR POR ROLÂNDIA ACABOU. Elton Rodrigo Steca Fernandes

Exatamente meu amigo, obrigado pela lembrança, se queremos uma cidade livre das coisas que atrapalham o seu desenvolvimento e atrapalham vida de quem mora aqui, devemos nos pronunciar firmemente contra atos que arrebentam com a nossa cidade, independente de campanha política e politicagem, temos que fazer nossa parte sempre. Parabéns a vocês aí do Podemos e aos demais amigos da cidade que não ficaram com medo de expressar sua opinião e lutar por uma cidade mais justa! Lutemos por uma cidade melhor, e que se realmente houver crimes que a justiça seja feita, abraço! Eric Fernandes

Opa, eu fiz postagens chará, no primeiro dia. Além de levar o caso ao conhecimento da única imprensa de fora da cidade que noticiou o lamentável ocorrido, a qual tu citou. E que as coisas sejam esclarecidas o mais breve possível pelo MP e pelos envolvidos, tanto os acusadores quanto os acusados. Acredito que nos próximos dias ou horas a maior manifestação, diante do silêncio das autoridades e meios de comunicação, será do MP. Infelizmente Rolândia está novamente nas páginas policiais. E foi por puro desacerto interno das negociatas obscuras. Cabe agora a elucidação dos fatos.
Absurdo! Há menos de um mês atrás estive conversando com o Reginaldo Silva, ele disse que nada vai atrapalhar a câmara dessa vez, nem mesmo as picuinhas. Esse desastre vão tratar como picuinha? Informação é que o caso já está no GAECO. Elton Charles Pereira

Pois é... cadê os vereadores que antes das eleições morriam de amor por Rolândia?? tem alguns que criticavam tudo, investigava tudo, pareciam que se preocupavam tanto com a cidade, agora estão bem quietinhos, fica trank daqui 4 anos quando estiver chegando a eleição o amor por Rolândia aparece de novo. Pedro Augusto

Elton, vc pelo jeito acredita em papai Noel né. vc acha mesmo que os vereadores de Rolândia vão dar a cara a tapa é meu amigo vc vai ficar esperando tá mas fácil coelhinho da Pascoa botar mesmo ovos de chocolate do que um desses se pronunciar. Lucinete Dias

Farina é que agora estão com medo do Covid, e pra ajudar pegou esse feriadão de cinco dias, isso só acontece em Rolândia. Paulo Sergio

Até agora só vi no seu canal Farina do Youtube. Parabéns continue a divulgar tudo pra que a população conheça melhor os políticos que elegeu. Rolândia tinha tudo pra ser um município muito melhor, mas a ganância de nossos políticos sempre nos decepcionando. Maria Sirleni

Rolândia não merece mais essa né? temos que mudar essa cidade acho que o melhor pra eles é a renuncia. deixa nossa cidade crescer. deixa nosso povo ser feliz. Jm Arilson

Eu agora liguei o foda-se Brasil!!!! Bora pra cima. Agora sim vamos vê o GAECO chamar a Câmara de quadrilha. Pergunta ao Guilherme! Guilherme em 30 dias vcs já estão pondo as manguinhas de fora, fale-nos um pouco mais sobre essa formação de quadrilha que se apoderou da Câmara por excesso de confiança de nós povo. Lucia Lavor Magro 

E aquela vereadora lá que vivia denunciando coisas da prefeitura quando não era vereadora? agora sumiu. Marcio Luiz Dos Santos

Não estão nem aí pra bagaça Farinão. Se elegeram, agora tchau. Eduardo Pinetti

Todos estão preocupados com o salário ativismo que podem perder salário este que somos nós que pagamos porá de demagogia e faça uma enquete sobre redução de salário,  aí acredito em políticos.  Walter Veiga

José Carlos Farina vai ser difícil explicar, é como chegar em casa com chupada no pescoço e Baton na cueca. Angellus Rolandia

Tudo por dinheiro. olha a mão de Deus não pensa na família. olha a vergonha que estão passando.  Marisa Silva Freitas Salvador

Tem que pegar os envolvidos, afastar do cargo sem salários até comprovar tudo, se comprovar mandar pra C... , que é lugar de políticos safados. Paulo Sergio

Investigar e punir. Hiro Maruishi

Na minha opinião o Guilherme está aceitando muito pacificamente o que acontecendo. Claudecir Rufino

Calma gente é carnaval estão de folga não vamos atrapalhar 
E que carro alegórico hein...
Mestre sala porta Bandeira foliões etc... Silvana Corvalan

CRISTINA PIERETTI RESPONDE AO MEU PEDIDO:
" vamos aguarda os tramites legais"
ESPERAVA MAIS DELA... E VC?? JOSÉ C. FARINA

Ontem comentei com ela (Cristina), ela me deu um coice, fiquei surpresa pq sempre apostei nela. Lucia Lavor Magro

Ė como vc diz, talvez o amanha estarão todos juntos tomando um Chopp aqueles denunciados e denunciantes e a sociedade como sempre fica com a cara de bundão infelizmente o dinheiro comanda. Keila Marcelo Pegorin 

Carlos Vendedor um homem inteligente, mais inteligente do que nosso deputado, fala bem e é um homem integro. o deputado só tem que provar que é inocente e não ameaçar a população, pois não foi a mesma que o acusou, mas onde há fumaça a fogo, votei no Carlos Vendedor. Eunice Souzaesilva 

Vão todos serem investigados!! Não adianta vir com ameaças, dizendo que vai processar os denunciantes. quem não deve não teme....  só de ver nossa cidade nesse total abandono, já se diz tudo. Kadu Cameron

Na minha opinião farina , não é o caso saber quem é bom de  briga e sim bom na verdade . Quais deles ou delas querem a verdade dos fatos . Elton Rodrigo Steca Fernandes

Não pode ameaçar,  tem que provar. até agora só foi dito que  advogado vai tomar providência. não onde estão as provas? se tem gravação solta logo, pra não ser trocadas depois por benefício,  se calarem. Jose Maroneze

O PTB de Rolândia recebe com tristeza as graves notícias de suposto crime envolvendo à presidência da Câmara de ROLÂNDIA.
Isso tem que ser investigado o mais rápido possível.
Estamos analisando as medidas judiciais cabíveis. PTB ROLÂNDIA

Estamos esperando a resposta deles, Alex e Reginaldo. 
Quero ver se vão engavetar porque nesta cidade tudo vai pra gaveta e pronto.  Maik Lemes

Sinceramente, se eles forem dar uma explicação não vai ser nada de diferente dos outros, o mesmo discurso de defesa... mas eu não acho que o cara que soltou essa bomba esteja mentindo, ele não iria falar algo tão sério sem ter provas.  Alessandra Cancian

Em vez de dar explicação vem ameaçando. (resposta ao vídeo do Cobra)  Aparecido Montana

Ele não pode ameaçar ninguém se deve tem que pagar. Marisa Silva Freitas Salvador

Não precisa processar ninguém é só provar que inocente e pronto. Marcelo Lince

Quem não deve não teme. Investigação já.  Claudecir Rufino

Políticos que bloqueiam comentários nos vídeos não tem moral nenhuma e muito menos poder para processar cidadão que divulga possíveis vídeos acusadores.  Paulo Bento

Ops, o cara não ia falar sem prova não, são doido que investigarão até o fim pra ver quem tá errado. o povo precisa saber tudo.  Rose Melo

PARA QUEM TRABALHOU O DENUNCIANTE?
Trabalhou para o Ratolino e para o vereador sem mandato....Era amigo também do Andrezinho.... conforme ele cita no vídeo. Daniel Mendonça

Diz ele que trabalhou para o Alex Santana. É o mesmo cara que fez o vídeo sobre o vice prefeito estar recebendo auxilio. Elton Charles Pereira

Ele disse pro Alex e o Ratolino foi o que disse. Roseli Lisboa

Mais não vão ser arquivado mesmo. esse povo aí tem que se explicar e os culpados punidos no rigor da lei, ou será que tá todo mundo no angu?  Aparecido Montana

Eu penso que  estes caras não ganharam cargo e estão nesta aí kkkkk ! Teve promessa de campanha e quem eles queriam que ganhassem , não ganhou ! João Joao

Por isto que Rolândia nunca vai pra frente. isto sempre existiu. Ana Antoneli

Vai dar numa saborosa pizza de marmelada. Eduardo Pinetti

Tem que apurar e meter na na cadeia os culpados. chega de pizza em Rolândia. 
Essa câmara que não venha jogar pra debaixo do tapete tem que ter vergonha na cara e apurar os fatos e punir os responsáveis.  Aparecido Montana

Olha estou decepcionada não imaginava que por causa de dinheiro ia se sujar nunca mais falo com a pessoa. marisa silva freitas

Agora a cobra vai fumegá. Paulo Funasa

Ixi... Os advogados (como diz minha mãe) kkkk tem q ser bons... Pq os áudios c a voz dele entrega ele né, e como o Andrezinho disse no vídeo... O cara tem uma ficha criminal grande... Então cuidem... Hahaha políticos tudo uma sujeira só. Flavia Broietti

Rolândia virou um covil de interesse políticos, agora coloca na conta dos eleitores que votaram neles. Markin Ribeiro

Misericórdia, acabei de receber um vídeo. não não tô nem acreditando, sem comentar.  vai pegar fogo mesmo.  a cobra vai fumar.  agora acabei de crer. Fatima Santos

Mau começo a nova administração já essa patifaria.  Julio Cesar Pereira

Pelo que entendi o denunciante  fez campanha pro Alex. depois de perder ele fez a denuncia de que compraram voto na câmara. Robson França

José Carlos Farina pelo que entendi ele fez campanha pro Alex.. depois d perder ele fez a denuncia de que compraram voto na camara

O certo é Rolândia se unir em um fim de semana, como se fazem para o ídolo Bolsonaro e cobrar na câmera de vereadores uma resposta pq tão tudo quietinho ou seja dia de terça não é que eles vão lá bater papo, Rolândia tem 70 mil habitantes se for 10 mil lá já tá bom o povo é mas forte que o sistema corrupto nessa nação, o Brasil se não fosse essa corja dessa cambada de sem vergonha agente era a Europa dessa América do Sul, políticos tem que ser cobrado e não idolatrado , quando esses caras chegam na cadeira ficam todos omissos e viram capachos de seus superiores. Guirino Rodrigo

AFINAL O DENUNCIANTE ERA AMIGO DE QUEM?
PARA QUEM ELE TRABALHOU? JOSÉ C. FARINA

ESTOU PEDINDO QUE SEJA TUDO INVESTIGADO, IGUAL FIZERAM COM O FRANCISCONI.. TÁ BOM PRA VOCÊS? SÓ QUE LÁ INVADIRAM CASAS.. ARREBENTARAM PORTAS,,, DISCURSARAM NO ÁTRIO DA PREFEITURA NA PRESENÇA DE IMPRENSA.. QUE HJ ESTÁ DE FÉRIAS.. NÃO APARECERAM AINDA. SÓ O PAÇOCA COM CEBOLA DE LONDRINA. ALGUMAS REDES DE TELEVISÃO LIGARAM PRA MIM. ACHO QUE AMANHÃ ELES VEM GRAVAR NA CIDADE.  A IMPRENSA DE LONDRINA MARCA JUNTO.  NÃO FOGE DA RAIA. QUEREM SABER TUDO. VAMOS AGUARDAR. JOSÉ C. FARINA

QUEM É INOCENTE NESTA ACUSAÇÃO??? OU OS INOCENTES? SERÁ QUE TODOS??  OU NENHUM? TEMOS QUE AGUARDAR AS CONCLUSÕES DO PROCESSO DA CÂMARA, POLÍCIA E GAECO.... JOSÉ CARLOS FARINA


EI ROLÂNDIA ... EI ROLÂNDIA!!!!
INFORMATIVO MAURÍCIO PROMOÇÕES BUDA
SEXTA FEIRA DIA 12 FEVEREIRO 2021
TÁ NA HORA TÁ NA HORA DE SOBREVOAR DÊ HELICÓPTERO E JOGAR SAL GROSSO NA NOSSA CIDADE. A CADA DIA NESTE COMEÇO ANO 2021 NOVOS ACONTECIMENTOS ACONTECENDO A CADA DIA.
UM NOVO FATO ACONTECENDO. MAURICIO PROMOÇÕES

ALGUM VEREADOR, PARTIDO POLÍTICO OU CIDADÃO VAI REQUERER APURAÇÃO NA CÂMARA, POLÍCIA CIVIL E GAECO??? JOSÉ C. FARINA

DUAS PESSOAS CITADAS AINDA NÃO GRAVARAM LIVES....
PRECISAMOS DE RESPOSTAS...
PAGAMOS VOSSOS SALÁRIOS... JOSÉ C. FARINA

JÁ COLOCAMOS AS RESPOSTAS DO ANDREZINHO, RATOLINO E COBRA.. TODOS DIZEM SER INOCENTES E QUE VÃO PROCESSAR OS DENUNCIANTES.. DEVOLVERAM A DENUNCIA PARA QUEM ACUSOU. ANDREZINHO CHEGOU A FALAR DA LONGA FOLHA CRIMINAL DE UM DOS DENUNCIANTES... SE O ALEX E REGINALDO QUISEREM FALAR, É O QUE MAIS DESEJO. O MEU COMPROMISSO É COM A VERDADE... VAI VER QUE NADA DISSO ACONTECEU... QUE TODOS SEJAM INOCENTES. TEMOS QUE ESPERAR O JULGAMENTO FINAL EM TODAS AS ESFERAS. CÂMARA, POLÍCIA E GAECO. É O MESMO CASO  DO FRANCISCONI QUE AINDA NÃO FOI JULGADO. JOSÉ C. FARINA

BOMBA.
ACABOU DE SAIR MAIS UM VÍDEO.
ACUSADOR DESAFIOU TODOS OS DENUNCIADOS.
QUERO QUE ABRAM OS PROCESSOS NA CÂMARA, POLÍCIA E GAECO..
EU VOU PROVAR TUDO...
EU TENHO AS PROVAS..
"NÃO TENHO MEDO DE VOCÊS"

UM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PODE FAZER O QUE PARA AJUDAR NAS INVESTIGAÇÕES DE ROLÂNDIA?
PODE SIM...
PODE PEDIR PARA O DELEGADO CUMPRIR COM A SUA OBRIGAÇÃO DE OUVIR TODAS AS TESTEMUNHAS , denunciados e ACUSADORES
NO PRAZO LEGAL E ENCAMINHAR OS AUTOS PARA A PROMOTORIA...
OS PROMOTORES PODEM OFERECER OU NÃO DENUNCIA..
TUDO DESPACHADO É SENTENCIADO POR UM JUIZ TOGADO.
A PARTE REQUERENTE FISCALIZARÁ O ANDAMENTO DO INQUIÉRITO ATÉ A CONCLUSÃO. JOSÉ CARLOS FARINA.

SOU CONTRA...
COLOCAR FOTOS DE POLÍTICOS EM  OUT-DOOR ANTES DO JULGAMENTO...
FIZERAM ISSO A POUCO TEMPO AQUI..
RUA DUQUE DE CAXIAS...  LEMBRAM??
COM APOIO DE ALGUNS  PASTORES...
SERÁ QUE AGORA TERIAM CORAGEM DE COLOCAR DE NOVO??  PERGUNTO?
JOSÉ C. FARINA.

ESPAÇO ABERTO PARA OS ENVOLVIDOS E DENUNCIANTES FALAREM NO BLOG DO FARINA E CANAL FARINA DO YOUTUBE...
AGORA COM 164 MIL INSCRITOS..
O MAIOR DE ROLÂNDIA...
SÓ NÃO PODE DIFAMAR GRATUITAMENTE... josé carlos farina




NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA

Nota de Falecimento:
A Administração de Cemitérios do Município de Rolândia informa o falecimento de Helena Ferrari de Lima, 90 anos.
o velório está sendo realizado na Capela da funerária Bom Pastor e o sepultamento será no dia 14/02 as 11:00h no Cemitério Central.

NOTA:
Era viúva do soldado militar Amélio Correia de Lima. Deixa três filhos: Fernando (promotor de justiça em Rondônia), Dartel (fisioterapeuta) e Ubiratã BILA(professor de educação física).
Os nossos sentimentos de pesar à família.
Uma grande perda.
Uma excelente esposa, mãe e cidadã.
Descanse em paz.

FARINA

GUILHERME SPANGHEMBERG PEDE PUNIÇÃO DOS RESPONSÁVEIS EM ROLÂNDIA

A bancada do PTB na Câmara de Vereadores de Rolândia, através do vereadores Guilherme Spanguemberg e Isaac Altino
recebe com tristeza e indignação as denúncias que envolvem agentes políticos da cidade na eleição da mesa diretora do legislativo municipal.
Lamentamos que Rolândia mais uma vez vá parar nas páginas policiais. Tomaremos todas as medidas cabíveis no âmbito político e judicial para DESCOBRIR A VERDADE dos fatos e caso se comprove, PUNIR OS RESPONSÁVEIS.
Pedimos urgência nestas INVESTIGAÇÕES por parte das autoridades POLICIAIS para que tudo seja solucionado o mais rápido possível.
Reiteramos o nosso compromisso de trabalho com honestidade e transparência para a população.

Rolândia não pode mais SANGRAR.


















GUILHERME SPANGHEMBERG - VEREADOR

FARINA: COMO FOI MINHA CARREIRA DE ADVOGADO

Pelo que pesquisei, o advogado mais culto de todos os tempos de Rolândia, foi o Dr. Albanir Manfredini ( décadas de 50 a 70).

Nesta época tivemos também David Schnaid, Rubens Neves, Moretti, Mauricio Leite, Vitório Constantino. Todos também cultos e competentes. Nesta época o juiz era o Aurélio Feijó. Ouvi falar que era gente boa. O saudoso dr. Moretti me contou uma vez que chamou o Dr. Aurélio para ir de companhia em uma viagem pelo interior. Estradas de terra. Tinha chovido e o jipe encalhou. Adivinhem quem empurrou o jipe e se enlameou todo?? isto mesmo o dr. Aurélio.

De 70 a 2000 lembro-me de José Roberto Beffa, Otto, Pacheco, Pesenti, Osvaldo Costa, Ticão, Utiyama, Mauricio Schnaid, Elcidio, Luiz Oliveira, Else Rausch, Pinceli, Nelci, Mara, Nelci, Sonia lachner, Mauro Conte., Moacir kretschmar, Paulo costa, Arno giesen. Após a aposentadoria (como Promotores), tivemos ainda Deobaldo, Luiz Sartori e João Carlos.

Sobre os advogados atuais ( 2.000 para cá) deixo para outros escreverem. É que são de uma outra época. Conheço poucos. Iria deixar (sem intenção) a maioria de fora.

Na atualidade, e desde a década de 70, José Roberto Beffa, virou lenda. Mas temos outros (as) excelentes e cultos (as) de igual quilate, que também ficaram famosos (as) e alcançaram projeção.

José Marques, é bacharel, nunca exerceu a profissão, mas tornou-se um dos maiores oradores da cidade.

Convivi com ótimos juízes ao longo de minha carreira, Posso citar, dentre outros, Alberto José Ludovico, Marcos Rogério Rocha, Renato Cruz de Oliveira Jr., João Batista de Assis, Sérgio Rodrigues,, Dr. Péricles, Sergio Alves Gomes, Gamaliel Semi Scaff, Dartanghan Serpa Sá, Cassimiro Wielivick, Miguel bompeixe, maria mercis, Ivan campos Bortoleto, dr. Hélio..

Tivemos muitos bons promotores. Dr. Hideraldo, Dra. Lucimara, dr. Sartori, Dr. Deobaldo, Dr. Naylor, Dr. Mauro Todeschini, Dr. João Carlos. Um deles virou lenda: Dr. Vercesi.

Em Londrina, Adir Sebastião Ferreira virou lenda pela sua cultura jurídica. Dava aulas para qualquer desembargador ou ministro. Ele trabalha até hoje, agora em Curitiba.
Falei com com ele pelo telefone outro dia.
É um dos melhores advogados do Brasil. O mestre respira leis, doutrinas e jurisprudências.
Descobri que temos alguma coisa em comum: gostamos de visitar e conhecer cemitérios antigos históricos... kkkk

BOAS LEMBRANÇAS:
De alguns juízes e promotores no início da minha carreira ( 1981 em diante).
Tomávamos café juntos na cantina (Fórum antigo), de manhã (era comum os advogados se reunirem de manhã para este café). Era preparado pela Nanci Batista (café forte). Na época quase todo mundo fumava. Depois do café no meio da fumaça que formava, havia tempo para um bate-papo. Quantas vezes pedi opinião sobre o modo correto de requerer alguma ação nova para mim. Havia muita solidariedade, respeito e amizade.
Um dos promotores da época, ao ser promovido, me chamou em sua casa e me presenteou com uma coleção de livros (tenho eles até hoje).
A muitos anos atrás, encontrei na Comarca de Tibagi, um juiz que passou por aqui. Fui de manhã ao Fórum antes da audiência para examinar o processo. O referido juiz ao me ver ficou feliz e me convidou (e pagou) um almoço na churrascaria da cidade. Hoje este juiz é desembargador do Tribunal de Justiça.

MÁS RECORDAÇÕES:
Infelizmente na profissão de advogado temos que matar um leão por dia. O ruim da profissão é debater com uns poucos juízes e promotores arrogantes. Apesar de termos no judiciário do Paraná 90% de bons juízes e promotores, tive o dissabor de enfrentar alguns péssimos juízes e promotores. Muitos partiram para o lado pessoal, e passavam a ser contra tudo o que requeríamos. Mas acima deles tem Deus e o Tribunal para reformar decisões erradas e dar a cada um o que é seu.
Uma vez fui contratado para patrocinar uma causa criminal (acho que foi perto de Bela Vista do Paraiso). O meu cliente estava preso. Quando fui protocolar um pedido de Liberdade Provisória, fui recebido por um senhor junto ao balcão do cartório. Ele muito indelicado perguntou o que eu queria. Quando disse, pegou a petição, deu uma olhada, jogou em cima do balcão e falou: - não perca tempo doutor. O teu cliente vai apodrecer na cadeia. Só aí ele disse que era o juiz da cidade. Parecia mais um xerife daqueles cidadezinhas do velho oeste. Para resumir: Consegui no Tribunal a liberdade do cliente. Este juiz morreu e não sei se foi para o Céu. Ainda bem que são poucos assim deste naipe.
Outra parte ruim é que no tempo dos Cartórios privados, alguns cartorários queriam mandar mais que o juiz. Isto me deixava muito bravo. Tive que representar muitas vezes contra alguns.
No passado (anos 50) um advogado chegou a atirar de revólver em um deles por não dar andamento regular nos processos de seu escritório.
Hoje, graças a Deus, restaram quase nada desta classe. Com a estatização dos cartórios a advocacia melhorou 99%. Hoje os cartórios prestam o mesmo atendimento a todos os advogados, sem discriminação ou privilégios.

FATOS ENGRAÇADOS
Eu tinha (e tenho) a mania de deixar para cumprir os meus compromissos sempre na última hora. E assim, o saudoso Dr. Godinho, me apelidou de 15 para 5. É que eu chegava sempre faltando 15 minutos para fechar o Fórum. Como ele era muito gozador, inventou um regulamento: o advogado que aparecesse 15 para 5 para protocolar petição teria que pagar a cerveja. Conclusão: depois de pagar forçado algumas cervejas comecei a chegar 20 para 5.
Um dia em uma audiência criminal presidido pelo Dr. Alberto Ludovico, fiz um monte de perguntas para uma testemunha. A testemunha estava indo muito bem e o meu cliente praticamente estava sendo absolvido, até que fiz a última pergunta, desnecessária. Aí a testemunha inexplicavelmente mudou tudo e condenou o réu. O Dr. Godinho que estava presente, riu bastante, e se encarregou de contar para todos os advogados da comarca. Dali pra frente sempre que um advogado começasse a fazer muitas perguntas desnecessárias, alguém falava: Farinou.
Um dos oficiais de justiça um dia perdeu dezenas de mandados. Ao informar o juiz Dr. Bompeixe, escreveu que foi fazer necessidades fisiológicas no mato e foi surpreendido com um vento leste que levou os mandados. O juiz ao despachar na Sindicância, concluiu: - "recomendo ao meirinho que doravante, se for fazer de novo suas necessidades no mato, que amarre os mandados com barbante, para não ser surpreendido com os ventos".
Um advogado homossexual famoso de Londrina entrou no gabinete do juiz B..... e sentando no sofá, esparramou o corpo pelo mesmo e exclamou:- O senhor que é o juiz cheio de trique-trique ?... o juiz B.. respondeu de inopino: sim.. mas não dou o ..... (não sei como terminou o episódio)
Este mesmo juiz B... um dia despachou assim: "detesto processos que andam pelas gavetas, igual almas penadas, a espera do milagre da salvação".
Uma vez deixei o juiz Alberto Ludovico bravo com uma intervenção pela ordem. Depois que ele falou bastante e não querendo magoá-lo mais, respondi: - Não sei porque o senhor ficou bravo. Sou o seu maior fã".. Aí foi só risos na sala. Mas é verdade. Admiro muito o Dr. Alberto, que conheci ainda nos tempos da faculdade em Londrina, década de 70.
Um fato que não sei se é alegre ou triste: Participei de muitas audiências em que o juiz, o promotor e os dois advogados das partes estavam fumando ao mesmo tempo. E junto ali as partes e a testemunha engolindo aquela fumaça toda. kkkk
Cada juiz tinha uma mania. Um gostava de pescar, outro de jogar bola. O Dr. João Batista de Assis, de saudosa memória, gostava de óperas. Um dia ele me convidou para assistir uma ópera no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tive que recusar o convite, por causa dos custos. Imaginem o valor do ingresso? nem perguntei. Disse que tinha um outro compromisso. Ele foi um grande e culto juiz. Um bom amigo também.
O promotor Vercesi foi o campeão das polêmicas. Um dia ele prendeu sozinho um jovem que estava fumando maconha na praça da igreja. Em outra oportunidade brigou com um homem que furou a fila no Banco Itaú. Em outra oportunidade expulsou um advogado que estava falando com o juiz durante um julgamento do Tribunal do Júri. Ele se envolveu em várias polêmicas e conseguiu alguns inimigos velados. Como ele gostava de jogar futebol, estes adversários quando podiam davam um jeito de butinar ele durante os jogos. Quantas brigas....os jogos acabavam sempre antes do tempo regulamentar. E adivinhem por culpa de quem??
O dr. Godinho passava horas ali no átrio do Fórum (quando podia) só para observar os acontecimentos. Não lhe escapava nada . Ficava sabendo de tudo. Ele sabia tudo o que acontecia na cidade. O saudoso Osvanir Salles sempre o visitava para contar as últimas notícias.

FATOS TRISTES
Uma vez um juiz, hoje aposentado, expulsou aos berros um senhor de idade, roceiro, só porque estava no corredor do Fórum com roupas sujas, de botas e de chapéu.
Um outro juiz, também aposentado, pediu para que o advogado levasse o seu cliente para fora da sala de audiência para que se recompusesse. O advogado não entendeu e perguntou: - mas recompor o que? ele aos gritos histéricos: olhe doutor... ele está com os botões da camisa aberta em cima. Isto é um desrespeito a este Juízo!. O advogado chacoalhou a cabeça e para não brigar e arrumar um inimigo de graça acabou levando o cliente para fora por alguns segundos para que abotoasse três botões que estavam soltos. Eita... não sei se este juiz está vivo e se foi para o Céu.
Em outra oportunidade um cliente meu, que tinha ocupado cargo público, foi convocado por um promotor, hoje falecido, para esclarecer detalhes sobre procedimento com compras de medicamentos. Acompanhei o cliente na audiência. Ao entrar o promotor exclamou: - Você vai acompanhar Farina? respondi: - não posso? - Sim pode, mas não vá me f.... (utilizou um palavrão). retruquei:- Se não houver necessidade, não atrapalharei.
Não demorou muito, na hora da transcrição para o termo, já notei algo errado. Levantei questão de ordem. Ele, com olhos de fogo, esbravejou: - C... (palavrão) o que foi agora Farina? respondi: - o meu cliente não falou isso. O promotor querendo prevalecer a sua truculência que lhe era peculiar perguntou diretamente para o depoente. Você não falou assim fulano? ele respondeu: não. eu disse outra coisa. E explicou como dissera.
O promotor que devia ter algum problema de ordem psiquiátrica ordenou ao funcionário que estava digitando: - fulano, apaga esta b.... (palavrão). Os gritos eram ouvidos por quem estava fora da sala.
Mas não parou por aqui. Em outra oportunidade mandou a vigilância sanitária fiscalizar as condições de habitação das casas que eu e minha família temos para locação.
Na minha defesa expliquei ao juiz que estava evidente que o referido promotor estava se vingando de algumas vitórias que obtive contra atitudes erradas dele em outros processos.
O Juiz é claro, mandou o promotor explicar que a lei deve ser aplicada a todos, e não somente contra a família Farina. Não conseguiu explicar é claro porque só os imóveis da família Farina deveriam ser inspecionados. O processo nulo foi arquivado.
Infelizmente convivi com profissionais deste naipe. Mas, felizmente de lá para cá melhorou 100%. Esta coisas não acontecem mais. Ficou lá no passado. No tempo em que existiam muitas pessoas rudes. Hoje estou aposentado, longe das lides e pendengas judiciais. Os advogados mais jovens poderiam comentar como é a vida de um advogado (a) do século XXI.

A ADVOCACIA É UMA DAS MAIS BELAS E DIFICIEIS PROFISSÃO DO MUNDO. É UMA LUTA SEM TRÉGUAS.

JOSÉ CARLOS FARINA ( ADVOGADO APOSENTADO )

ROLÂNDIA SENDO ROLÂNDIA ( novas denuncias contra políticos )

Fui surpreendido agora na boca da noite com uma nova denuncia. Me enviaram um vídeo, que pelo jeito já rodou em  todas as redes sociais e até no famoso site "Paçoca com Cebola" de Londrina.

Um jornalista de Londrina ligou agora  aqui querendo saber detalhes.

O que eu sei é o que todo mundo sabe.

Um rapaz (não o conhecia) gravou um vídeo e publicou nas redes sociais dizendo que foi contratado por um político famoso  para persuadir dois vereadores a votarem em uma determinada  chapa para a eleição da presidência da Câmara.

O denunciante, que já foi denunciado na justiça, agora disse que vai virar o jogo, e desmascarar políticos da cidade.

O deputado Cobra Repórter e os vereadores  Andrezinho e Ratolino se pronunciaram, alegando que é tudo mentira, fake News e que processarão o cidadão na Justiça. Disseram que ele vai ter que provar o que falou.

Alex Santana, Reginaldo e Guilherme Spanguemberg, até o fechamento desta edição não haviam se pronunciado. Um pronunciamento destes poderá esclarecer o porque de tudo isso.

O denunciante, por sua  vez, também nada mais falou.  Ficou na primeira fala e não foi para a réplica (até agora)

Temos que esperar para analisar se há alguma prova ou não de tudo o que foi falado.

Pedimos paciência ao povo,

As vezes tudo não passa de um blefe.

Vamos aguardar para ver se haverá novas manifestações.

Mas desde já registramos o poder das redes sociais. A notícia (não sabemos se tem algo de verdade dentro dela) já "rodou"  uma grande parte da população. Não se fala outra coisa nas últimas horas.

Pedimos a Deus que proteja  Rolândia.

JOSÉ CARLOS FARINA

OS MELHORES ADVOGADOS DE ROLÂNDIA

Pelo que pesquisei, o advogado mais culto de todos os tempos de Rolândia, foi o Dr. Albanir Manfredini ( décadas de 50 a 70).

Nesta época tivemos também David Schnaid, Rubens Neves, Moretti, Mauricio Leite, Vitório Constantino. Todos também cultos e competentes. Nesta época o juiz era o Aurélio Feijó. Ouvi falar que era gente boa. O saudoso dr. Moretti me contou uma vez que chamou o Dr. Aurélio para ir de companhia em uma viagem pelo interior. Estradas de terra. Tinha chovido e o jipe encalhou. Adivinhem quem empurrou o jipe e se enlameou todo?? isto mesmo o dr. Aurélio.

De 70 a 2000 lembro-me de José Roberto Beffa, Otto, Pacheco, Pesenti, Osvaldo Costa, Ticão, Utiyama, Mauricio Schnaid, Elcidio, Luiz Oliveira, Else Rausch, Pinceli, Nelci, Mara, Nelci, Sonia lachner, Mauro Conte., Moacir kretschmar, Paulo costa, Arno giesen. Após a aposentadoria (como Promotores), tivemos ainda Deobaldo, Luiz Sartori e João Carlos.

Sobre os advogados atuais ( 2.000 para cá) deixo para outros escreverem. É que são de uma outra época. Conheço poucos. Iria deixar (sem intenção) a maioria de fora.

Na atualidade, e desde a década de 70, José Roberto Beffa, virou lenda. Mas temos outros (as) excelentes e cultos (as) de igual quilate, que também ficaram famosos (as) e alcançaram projeção.

José Marques, é bacharel, nunca exerceu a profissão, mas tornou-se um dos maiores oradores da cidade.

Convivi com ótimos juízes ao longo de minha carreira, Posso citar, dentre outros, Alberto José Ludovico, Marcos Rogério Rocha,  Renato Cruz de Oliveira Jr., João Batista de Assis, Sérgio Rodrigues,, Dr. Péricles, Sergio Alves Gomes, Gamaliel Semi Scaff, Dartanghan Serpa Sá, Cassimiro Wielivick, Miguel bompeixe, maria mercis, Ivan campos Bortoleto, dr. Hélio..

Tivemos muitos bons promotores. Dr. Hideraldo, Dra. Lucimara, dr. Sartori, Dr. Deobaldo, Dr. Naylor, Dr. Mauro Todeschini,  Dr. João Carlos. Um deles virou lenda: Dr. Vercesi.

Em Londrina, Adir Sebastião Ferreira virou lenda pela sua cultura jurídica. Dava aulas para qualquer desembargador ou ministro. Ele trabalha até hoje, agora em Curitiba.
Falei com com ele pelo telefone outro dia.
É um dos melhores advogados do Brasil. O mestre respira leis, doutrinas e jurisprudências.
Descobri que temos alguma coisa em comum: gostamos de visitar e conhecer cemitérios antigos históricos... kkkk

BOAS LEMBRANÇAS:
De alguns juízes e promotores no início da minha carreira ( 1981 em diante).
Tomávamos café juntos na cantina (Fórum antigo), de manhã (era comum os advogados se reunirem de manhã para este café). Era  preparado pela Nanci Batista (café forte). Na época quase todo mundo fumava. Depois do café no meio da fumaça que formava, havia tempo para um bate-papo. Quantas vezes pedi opinião sobre o modo correto de requerer alguma ação nova para mim. Havia muita solidariedade, respeito e amizade.
Um dos promotores da época, ao ser promovido, me chamou em sua casa e me presenteou com uma coleção de livros (tenho eles até hoje).
A muitos anos atrás, encontrei na Comarca de Tibagi, um juiz que passou por aqui. Fui de manhã ao Fórum antes da audiência para examinar o processo. O referido juiz ao me ver ficou feliz e me convidou (e pagou) um almoço na churrascaria da cidade. Hoje este juiz é desembargador do Tribunal de Justiça.

MÁS RECORDAÇÕES:
Infelizmente na profissão de advogado temos que matar um leão por dia. O ruim da profissão é debater com uns poucos juízes e promotores arrogantes. Apesar de termos no judiciário do Paraná 90% de bons juízes e promotores, tive o dissabor de enfrentar alguns péssimos juízes e promotores. Muitos partiram para o lado pessoal, e passavam a ser contra tudo o que requeríamos. Mas acima deles tem Deus e o Tribunal para reformar decisões erradas e dar a cada um o que é seu.
Uma vez fui contratado para patrocinar uma causa criminal (acho que foi perto de Bela Vista do Paraiso). O meu cliente estava preso. Quando fui protocolar um pedido de Liberdade Provisória, fui recebido por um senhor  junto ao balcão do cartório. Ele muito indelicado perguntou o que eu queria. Quando disse, pegou a petição, deu uma olhada, jogou em cima do balcão e falou: - não perca tempo doutor. O teu cliente vai apodrecer na cadeia. Só aí ele disse que era o juiz da cidade. Parecia mais um xerife daqueles cidadezinhas do velho oeste. Para resumir: Consegui no Tribunal a liberdade do cliente. Este juiz morreu e não sei se foi para o Céu. Ainda bem que são poucos assim deste naipe.
Outra parte ruim é que no tempo dos Cartórios privados, alguns cartorários queriam mandar mais que o juiz. Isto me deixava muito bravo. Tive que representar muitas vezes contra alguns.
No passado (anos 50) um advogado chegou a atirar de revólver em um deles por não dar andamento regular nos processos de seu escritório.
Hoje, graças a Deus, restaram quase nada desta classe. Com a estatização dos cartórios a advocacia melhorou 99%. Hoje os cartórios prestam o mesmo atendimento a todos os advogados, sem discriminação ou  privilégios.

FATOS ENGRAÇADOS
Eu tinha (e tenho) a mania de deixar para cumprir os meus compromissos sempre na última hora. E assim, o saudoso Dr. Godinho, me apelidou de 15 para 5. É que eu chegava sempre faltando 15 minutos para fechar o Fórum. Como ele era muito gozador, inventou um regulamento: o advogado que aparecesse 15 para 5 para protocolar petição teria que pagar a cerveja. Conclusão: depois de pagar forçado algumas cervejas comecei a chegar 20 para 5.
Um dia em uma audiência criminal presidido pelo Dr. Alberto Ludovico, fiz um monte de perguntas para uma testemunha. A testemunha estava indo muito bem e o meu cliente praticamente estava sendo absolvido, até que fiz a última pergunta, desnecessária. Aí a testemunha inexplicavelmente mudou tudo e condenou o réu. O Dr. Godinho que estava presente, riu bastante, e se encarregou de contar  para todos os advogados da comarca. Dali pra frente sempre que um advogado começasse a  fazer muitas perguntas desnecessárias, alguém  falava: Farinou.
Um dos oficiais de justiça um dia perdeu dezenas de mandados. Ao informar o juiz Dr. Bompeixe, escreveu que foi fazer necessidades fisiológicas no mato e foi surpreendido com um vento leste que levou os mandados. O juiz ao despachar na Sindicância, concluiu: - "recomendo ao meirinho que doravante, se for fazer de novo suas necessidades no mato, que amarre os mandados com barbante, para não ser surpreendido com os ventos".
Um advogado homossexual famoso de Londrina entrou no gabinete do juiz B..... e sentando no sofá, esparramou o corpo pelo mesmo  e exclamou:- O senhor que é o juiz cheio de trique-trique ?... o juiz B.. respondeu de inopino: sim.. mas não dou  o ..... (não sei como terminou o episódio)
Este mesmo juiz B... um dia despachou assim: "detesto processos que andam pelas gavetas, igual almas penadas, a espera do milagre da salvação".
Uma vez deixei o juiz Alberto Ludovico bravo com uma intervenção pela ordem. Depois que ele falou bastante e não querendo magoá-lo mais, respondi: - Não sei porque o senhor ficou bravo. Sou o seu maior fã".. Aí  foi só risos na sala. Mas é verdade. Admiro muito o Dr. Alberto, que conheci ainda nos tempos da faculdade em Londrina, década de 70.
Um fato que não sei se é alegre ou triste: Participei de muitas audiências em que o juiz, o promotor e os dois advogados das partes estavam fumando ao mesmo tempo. E junto ali as partes e a testemunha engolindo aquela fumaça toda.  kkkk
Cada juiz tinha uma mania. Um gostava de pescar, outro de jogar bola. O Dr. João Batista de Assis, de saudosa memória, gostava de óperas. Um dia ele me convidou para assistir uma ópera no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tive que recusar o convite, por causa dos custos. Imaginem o valor do ingresso? nem perguntei. Disse que tinha um outro compromisso. Ele  foi um grande e culto juiz. Um bom amigo também.
O promotor Vercesi foi o campeão das polêmicas. Um dia ele prendeu sozinho um jovem que estava fumando maconha na praça da igreja. Em outra oportunidade brigou com um homem que furou a fila no Banco Itaú. Em outra oportunidade expulsou um advogado que estava falando com o juiz durante um julgamento do Tribunal do Júri. Ele se envolveu em várias polêmicas  e conseguiu alguns inimigos velados. Como ele gostava de jogar futebol, estes adversários quando podiam davam um jeito de butinar ele durante os jogos. Quantas brigas....os jogos acabavam sempre antes do tempo regulamentar. E adivinhem por culpa de quem??
O dr. Godinho passava horas ali no  átrio do Fórum (quando podia) só para observar os acontecimentos. Não lhe escapava nada . Ficava sabendo de tudo. Ele sabia tudo o que acontecia na cidade. O saudoso Osvanir Salles sempre o visitava para contar as últimas notícias.

FATOS TRISTES
Uma vez um juiz, hoje aposentado, expulsou aos berros um senhor de idade, roceiro, só porque estava no corredor do Fórum com roupas sujas, de botas e de chapéu.
Um outro juiz, também aposentado, pediu para que o advogado levasse o seu cliente para fora da sala de audiência para que se recompusesse. O advogado não entendeu e perguntou: - mas recompor o que? ele aos gritos histéricos: olhe doutor... ele está com os botões da camisa aberta em cima. Isto é um desrespeito a este Juízo!. O advogado chacoalhou a cabeça e para não brigar e arrumar um inimigo de graça acabou levando o cliente para fora por alguns segundos para que abotoasse três botões que estavam soltos. Eita... não sei se este juiz está vivo e se foi para o Céu.
Em outra oportunidade um cliente meu, que tinha ocupado cargo público, foi convocado por um promotor, hoje falecido, para esclarecer detalhes sobre procedimento com compras de medicamentos. Acompanhei o cliente na audiência. Ao entrar o promotor exclamou: - Você vai acompanhar Farina? respondi: - não posso? - Sim pode, mas não vá me f.... (utilizou um palavrão). retruquei:- Se não houver necessidade, não atrapalharei. 
Não demorou muito, na hora da transcrição para o termo, já notei algo errado. Levantei questão de ordem. Ele, com olhos de fogo, esbravejou: - C... (palavrão) o que foi agora Farina? respondi: - o meu cliente não falou isso. O promotor querendo prevalecer a sua truculência que lhe era peculiar perguntou diretamente para o depoente. Você não  falou assim fulano? ele respondeu: não. eu disse outra coisa. E explicou como dissera.
O promotor que devia ter algum problema de ordem psiquiátrica ordenou ao funcionário que estava digitando: - fulano, apaga  esta b.... (palavrão). Os gritos eram ouvidos por quem estava fora da sala.
Mas não parou por aqui. Em outra oportunidade mandou a vigilância sanitária fiscalizar as condições de habitação das casas que eu e minha família temos para locação.
Na minha defesa expliquei ao juiz que estava evidente que o referido promotor  estava se vingando de algumas vitórias que obtive contra atitudes erradas dele em outros processos.
O Juiz é claro, mandou o promotor explicar que a lei deve ser aplicada a todos, e não somente contra a família Farina. Não conseguiu explicar é claro porque só os imóveis da família Farina deveriam ser inspecionados.  O processo nulo foi arquivado.
Infelizmente convivi com profissionais deste naipe. Mas, felizmente de lá para cá melhorou 100%. Esta coisas não acontecem mais. Ficou lá no passado. No tempo em que existiam muitas pessoas rudes. Hoje estou aposentado, longe das lides e pendengas judiciais. Os advogados mais jovens poderiam comentar como é a vida de um advogado (a) do século XXI.

A ADVOCACIA É UMA DAS MAIS BELAS E DIFICIEIS PROFISSÃO DO MUNDO. É UMA LUTA SEM TRÉGUAS.

JOSÉ CARLOS FARINA ( ADVOGADO APOSENTADO )