Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

ROLANDENSES FAMOSOS

RAFAEL SILVA


HEBERT BARTZ



JOÃO LOPES




ELIFAS ANDREATO



MARI


WILLIAN JOGADOR DE FUTEBOL



VANESSA CAVALIN



DANIEL STEIDLE



MURILO ARMACOLO


CAIO KOCK-WESER



PATRICIA MARTINS DO ROUGE

Maria Aparecida da Silva (CIDA)





ELias ANDREATO - ATOR E DIRETOR DE TEATRO, TV E CINEMA.

ARLINDO ARMACOLO DO MUSEU DE CERA












FOTO BY PREFEITURA ROLANDIA




















FOTO BU DANIEL STEIDLE


LEIA MAIS:

HERBERT BARTZ
Um dos pioneiros no emprego do Plantio Direto no Brasil é o produtor Herbert Bartz, de Rolandia, Norte do Parana. Em 1971, Bartz viajou à Europa e Estados Unidos e trouxe maquinas com as quais podia-se plantar sobre a palha da safra de trigo para o plantio de soja e iniciar o cultivo de suas lavouras pelo sistema Plantio Direto. O plantio direto aplicado adotado em sua propriedade, a Fazenda Renania, deu ótimos resultados de ordem econômica e social. Ali o sistema de PD mostrou que contribui fortemente para viabilizar a pequena propriedade rural; pela economia no cultivo de varias culturas, melhoria da produtividade e rentabilidade das lavouras. Na Inglaterra, o plantio direto ja era usado no cultivo de cevada, trigo e aveia; nos Estados Unidos, empregava-se o mitodo ha dez anos, mas em ambos os casos com uso de muitos herbicidas. No Brasil, em 1975, o IAPAR incluma o PD entre seus objetos de pesquisa; em 1976 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em sua unidade de Passo Fundo, RS (Embrapa-Trigo) também comegou a trabalhar com o plantio direto, e confirmou cientificamente a eficiência do PD. O agricultor Herbert Bartz concorda com os pesquisadores quando eles garantem que o PD transcende o aspecto econômico, e destaca os aspectos ambiental (dispensa o uso de produtos qummicos como herbicidas) e social (torna viavel a pequena propriedade). Além disso, segundo Bartz, no campo econômico, sobressaem-se a menor aplicação e, portanto, menos gastos em defensivos qummicos (menos agressão ao meio ambiente), em uso de maquinas e combustmveis.Hoje, calcula Bartz, o custo de produção da soja no plantio direto no Brasil é metade do custo no Estados Unidos.

José carlos Farina - 29/06/2007

MARI
MARY
A jogadora de volei Mari da selação brasileira. Ela foi colega de minhas filhas no Grupo Siloé da Igreja Cristianismo Decidido de Rolândia. Filha da Guizela e do Army.

José carlos Farina - 29/06/2007

ELIFAS ANDREATO
o MAIS FAMOSO ARTISTA GRÁFICO PRODUTOR DE CAPAS DE DISCOS E CDs. DO BRASIL. TRABALHA PRA CHICO BUARQUE, CAETANO, BOLDRIN E OUTROS.

José carlos Farina - 29/06/2007

HEBERT BARTZ
FIZ UMA PESQUISA NO GOOGLE E ENCONTREI CERCA DE 90 SITES RELACIONANDO O NOME DE HERBERT AO INICIO DO PLANTIO DIRETO NO BRASIL E NA AMERICA DO SUL.

José carlos Farina - 29/06/2007

JOÃO LOPES
BICHO DO PARANÁ NASCEU EM CALIFORNIA-PR. MAIS VIVEU TODA A INFANCIA E JUVENTUDE AQUI EM ROLÂNDIA.

José carlos Farina - 29/06/2007

Caio Koch-Weser
Ele nasceu e cresceu nos cafezais de Rolândia-Paraná. Fazenda Janeta. Sua familia chegou ao Brasil em 1933, fugindo da perseguição nazista. O avô Erich foi vice-kanzler durante a república de Weimar, pouco antes da ascensão de Hitler. Formado em economia e sociologia na Alemanha, Caio Koch-Weser pertence aos quadros do Banco Mundial desde 1973 tendo sido assessor do mais famoso dos presidentes desta Instituição, Robert MacNamara. Tornou-se diretor e desde 1991 um dos vice-presidentes do banco, até ser chamado para assumir o cargo de vice-ministro de finanças da Alemanha, recentemente.. Responsável pela política financeira internacional e cambial, Caio tem uma difícil tarefa no momento econômico mais delicado da história da Alemanha pós-guerra.
Aos 55 anos, casado e pais de três filhos, Caio Koch-Weser é o braço direito do ministro Eichel que substituiu Lafontaine, o vermelho, e timoneia o maior corte de orçamento de que se tem notícias no País: 30 bilhões de marcos, quase 20 bilhões de dólares.. Caio é agora candidato ao cargo de chefe do FMI substituindo o francês Michel Camdessus.

José carlos Farina - 29/06/2007

Patrícia Lissa Kashiwaba Martins
Patrícia Lissa Kashiwaba Martins, do grupo Rouge. Data e local de nascimento: 29 de Março de 1984, em Sertanópolis-PR., mas viveu toda a infância em Rolândia, ali próximo a Igreja Matriz.

José carlos Farina - 29/06/2007

WILLIAN
WILLIAN JOGADOR DO SANTOS, nasceu e viveu toda a sua infancia e juventude em Rolândia, filho do ex-jogador Torinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário