Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

História do trem e da estação ferroviária de Londrina

www.estacoesferroviarias.com.br

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Londrina foi aberta em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Tibagy foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação em 1929, no antigo  e diante do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados. O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público". O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950. Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981 acabou o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em museu. Uma nova estação foi construída na variante. (ver também LONDRINA-NOVA)

Em 1935, vista do trem, a nascente cidade de Londrina...

... aparecia como o velho oeste dos filmes para o passageiro que chegava. Fotos dos arquivos do autor

A estação original, em 1936. Foto José Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação, anos 30. Foto José Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação de 1950, ainda ativa, foto sem data. Foto do acervo de Lourenço Paz

A estação de 1950, ainda ativa, anos 1970. Foto de cartão postal

Fachada da antiga estação, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

Plataforma da antiga estação, já sem trilhos, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

A antiga estação, à esquerda, e onde passavam os trilhos. Foto Christian Condé, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário