www.estacoesferroviarias.com.br
|
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Londrina foi aberta em 1935, no
mesmo dia em que a ponte sobre o rio Tibagy foi inaugurada, dando
passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido enormemente
desde sua fundação em 1929, no antigo e diante do crescente desenvolvimento
daquele próspero município do Norte do Estado, foi organizado o presente
projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com
todas as
Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já
era município e podia ser alcançada a partir de Jataizinho,
ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis,
mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o desenvolvimento
da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação
de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina
não é suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela
localidade. Por este instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências
e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão
alí instalados. O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços
da Rede e conforto ao público". O prédio seria construído
no mesmo local da estação original, enquanto o antigo
armazém seria adaptado como estação provisória.
Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos devido a vários
motivos não previstos, inclusive brigas políticas. O
novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado
em 19 de julho de 1950. Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada,
já se pensava em construir uma nova estação fora
da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava,
diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981 acabou o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte.
A variante ficou pronta em 1982 e a antiga estação,
depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em museu.
Uma nova estação foi construída na variante.
(ver também LONDRINA-NOVA) |
|
|
|
Em 1935, vista do trem, a nascente cidade de Londrina... |
... aparecia como o velho oeste dos filmes para o passageiro
que chegava. Fotos dos arquivos do autor |
A estação original, em 1936. Foto José
Juliani, do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada
por Antonio Rapette |
A estação, anos 30. Foto José Juliani,
do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio
Rapette |
A estação de 1950, ainda ativa, foto sem data.
Foto do acervo de Lourenço Paz |
A estação de 1950, ainda ativa, anos 1970. Foto
de cartão postal |
Fachada da antiga estação, em 11/2001. Foto Douglas
Razzaboni |
Plataforma da antiga estação, já sem trilhos,
em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni |
A antiga estação, à esquerda, e onde passavam
os trilhos. Foto Christian Condé, 2002 |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário