JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

CANAL FARINA YOUTUBE RECEBE ELOGIO TRENS


Boa noite Farina.  tm junto, eu vim falar aqui nesse comentário que esse ano vc me inspirou a começar a gravar vídeos de trem nesse ano de 2024, ñ é só em vc mas muitas outras pessoas q gravam trens aqui no Brasil me inspiraram a começar a gravar vídeos, eu sou uma pessoa q a vida toda gostou de trens, desde quando eu me conheço é algo q eu sempre gostei, eu falo q vc foi o q mais me inspirou pois eu conheci o seu canal por causa dos vídeos de trens q vc produzia, isso aí já faz uns 11 anos por aí, nessa época eu era pequeno, para se ter uma ideia vc é o canal q eu acompanho a mais tempo aqui no YouTube, e agora em 2024 de uns meses para cá eu vim gravando uns vídeos e postando aqui no Youtube de trens, para vc ter ideia os vídeos de trem q eu gravo eu falo q é um pouco o estilo dos vídeos q vc grava, eu só tenho q agradecer a vc por ter sido inspiração para mim, tm junto ️, feliz natal e um feliz ano novo. Abraços. 


Resposta.


@canalfarina

que honra,. fico feliz. vem aqui em casa tomar um café e combinarmos gravar um video juntos. mt obgdo pelo comentário e audiência. abraço. feliz natal

vídeo TREM TRENS NO LITORAL DO PARANÁ

VÍDEO TREM MARIA FUMAÇA NATAL MORRETES ANTONINA PR.

VÍDEO TREM LINDO ( DRONE ) ZONA RURAL E VIADUTO ROLÂNDIA

VÍDEO TREM LINDO ( DRONE ) ZONA RURAL E VIADUTO ROLÂNDIA

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

domingo, 8 de dezembro de 2024

CANAL FARINA RECEBE ELOGIO

Continue filmando, Farina. Só quem ama Rolândia valoriza. Me considero pioneira de Rolândia. Meu pai trabalhou no Banco Mercantil de São Paulo em 1963, mas minha mãe trabalhou como enfermeira na casa de saúde por volta de 1956. Ela trabalhou com dr Anatole. Mudamos para outros lugares, mas quando meu pai se aposentou e quis vir para Londrina e eu pedi para vir para Rolândia e ele gostou da ideia. Viemos pra Rolândia em 1983. Meus pais hoje são falecidos, Dalva de Almeida Marques e José Marques. 
Breve estarei aí matando a saudade dessa terra maravilhosa. É um privilégio quem pode morar aí. 
Um abraço e continue defendendo o patrimônio histórico de Rolândia. @marymarques5043 . 

RESPOSTA:

MT OBGDO PELO ELOGIO. FICO MT FELIZ. DEUS ABENÇOE. 

FARINA



MAU CHEIRO INVADE ROLÂNDIA DE NOVO

Esse mau cheiro está horrível e já faz é tempo. nesses últimos meses já senti esse cheiro uns três dias. esse cheiro invade pra dentro de casa é está parecendo quando tínhamos o Big frango aqui perto. quanto mais longe da cidade esses frigoríficos mais esses mau cheiro invade a cidade. Está difícil de aguentar. eu penso na qualidade da água que bebemos. As autoridades tem que tomar uma atitude urgente e fiscalizar o que acontece. de  onde vem este mau cheiro. @tamirasilvasantos3462.

Resposta:
Então. cadê as autoridades de Rolândia ???? Tem que fiscalizar sim e punir. Farina


VÍDEO ARAPONGAS - PR. ( DRONE )

VÍDEO EVOLUÇÃO DAS CAMAS STAND UP FARINA

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

CANAL FARINA RECEBE ELOGIO KEIDMA MÚSICA

Muito obrigada pelos registros Farina você é o melhor que temos aqui sempre ligado no que acontece na cidade e divulgando a cultura.  @keidmajulianaartevocal672 

Resposta

FESTA NATAL ROLÂNDIA 2024 QUINTA FEIRA 4


@canalfarina
MT OBGDO.. DEUS ABENÇOE

VÍDEO NATAL ROLÂNDIA 2024 ( DRONE )

CANAL FARINA RECEBE CARTA

Foi um prazer estar em Rolândia nossa cidade vizinha. Espero que não fique só dessa vez. Faço parte da big band há muitos anos.... Fomos pouquíssimas vezes tocar em Rolândia.. Agradecemos a Flávia secretária de Cultura.. Nosso muito obrigado.. E claro conhecer essa personagem incrível. O Farina... Obrigado meu nobre pela divulgação aí no canal. Esperamos em breve estarmos juntos novamente. Forte abraço. @genissilva3300 . canal farina

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

CANAL FARINA DO YOUTUBE RECEBE ELOGIO

Olá meu  amigo José Carlos Farina.. boa noite.. admiro muito seus vídeos...em especial os de casas abandonadas..eu moro na cidade de capela no estado de Alagoas.. obrigada pelos vídeos e que Deus abençoe e proteja ricamente vc e sua família amém.. parabéns pelo seu magnífico trabalho. abraço. @quiteriaoliveira5918 

RESPOSTA:
MT OBGDO QUITERIA. DEUS ABENÇOE. 
FARINA



VÍDEO ROLÂNDIA ENTRADA CIDADE PORTAL DRONE

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

PRIMEIROS SUPERMERCADOS DE ROLÂNDIA PR. HISTÓRIA

O primeiro supermercado foi o Assada, depois Esplanada, depois São Pedro. tinha também o Suzuki, um quase supermercado. depois veio o Brasiluza, o Pinheiro, e o Santa Lucia . Assim foi a história. @paulocesarfernandes4624 .
resposta:
Muito obrigado amigo. abraço. farina

rezendog rezendeevil em rolândia pr. by farina

 link.

https://youtube.com/shorts/HtoQ89R1cME?si=ftcS38BBMSvjji5- ,

domingo, 1 de dezembro de 2024

CANAL FARINA RECEBE ELOGIO DE SEGUIDOR

Tenho 7 anos que acompanho seu canal. sua plantação de sementes, casas abandonadas , seus trens, seus cachorros, sua família, sua mamãe que eu amava. ver a fogueira de são João e a onça na casa. kkkkkkkkk. By Farina , vc e só alegria para mim.  @antoniomarcoscorrea3020
RESPOSTA: 
MT OBGDO. GRANDE HONRA. FICO FELIZ COM O SEU ELOGIO E COMENTÁIRO. DEUS TE ABENÇOE. ABRAÇO. FARINA.



vídeo REZENDEEVIL EM ROLÂNDIA HOJE INAUGURAÇÃO REZENDOG

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

CANAL FARINA YOUTUBE RECEBE ELOGIO

Boa tarde repórter Farina, valeu por mais um vídeo, você merece todo respeito e toda consideração da população de Rolândia, porque com chuva ou com sol, você está presente com os vídeos bacana. @antoniosampaio7075  .
RESPOSTA:
MT OBDO AMIGO. DEUS ABENÇEO. ABRAÇO



VÍDEO CURSO PILOTAGEM DE DRONE EM ROLÂNDIA

domingo, 24 de novembro de 2024

JOVEM DE 19 ANOS MORRE AFOGADO EM LAGO DE ROLÂNDIA PR.

 Um jovem de 19 anos morreu afogado hoje ( 24/11) no  lago São Fernando de  Rolândia, por volta das 15:30 horas. O  corpo foi resgatado pelos Bombeiros e o Siate e Samu tentaram reanima-lo, não logrando êxito.
video  by Canal Farina. 
Clique.



sábado, 23 de novembro de 2024

30 DIAS SEM A MÃE MAIS QUERIDA DO MUNDO ( SEBASTIANA FARINA )

Um mês sem vc.
Não está sendo fácil
Muito  difícil saber que vc não está mais na varanda
tricotando e me esperando.
Está mt difícil sem o seu café com pão
fabricado por suas mãos abençoadas.
Está mt difícil ficar sem os seus conselhos diários.
mt difícil quando o telefone toca. penso que é vc que quer falar comigo... mas quando ouço outra voz que não a sua... volto a realidade.
O teu jardim, a tua horta, o teu plantio de cana, estão tristes sem vc,
Trouxe mudas de alecrim e hortelã com terra e tudo para lembrar de vc. Aquele bonsai que te dei,. que vc cuidou tão bem por mais de 13 anos, está aqui comigo de novo. quando rego estas mudas lembro de vc. vou cuidar delas até o dia da minha partida, quando espero te encontrar no Céu ao lado do pai, tios e avós.
O mundo ficou mt triste sem vc.
A melhor mãe do mundo.
Te amo eternamente.
Esteja bem e feliz na luz, na paz, ao lado de Deus, Jesus e os anjos.
bjs.
Perdi uma mãe e o Céu ganhou um anjo.
zé Carlos. 

VÍDEO HISTÓRICO DE ROLÂNDIA PR.

VOLTAMOS NO LAGO ROLÂNDIA HOJE SÁBADO

sábado, 16 de novembro de 2024

VÍDEO ROLÂNDIA PR. LUA CHEIA COM DRONE

JUDEUS EM ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ

 por Angelo Priori, e,

Verônica Karina

PERSEGUIÇÃO DURANTE O PERÍODO DA 2ª GUERRA

Rolândia: uma “cidade alemã” no norte do Paraná A colonização da região, na qual mais tarde viria a se formar a cidade de Rolândia, iniciou a partir de contratos firmados entre a empresa inglesa DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 557 Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) e a companhia de imigração alemã Sociedade para Estudos Econômicos no Além Mar – que era constituída por dez bancos, empresas de navegação, representantes de partidos políticos e industriais. 
Segundo Oberdiek (1997), esse projeto somente foi possível pelas condições históricas do momento: o Brasil, devedor dos bancos ingleses, estava precisando colonizar a região Norte do Paraná, após sucessivas tentativas de colonização fracassadas; a Inglaterra, apesar de não desistir de participar da “corrida imperialista”, estava com dificuldades financeiras, devido, sobretudo, à Primeira Guerra e à crise de 1929; e, por fim, os interesses da Alemanha em promover a emigração para outros países fora da Europa, principalmente pela crise econômica que também a atingia. 
Na visão de Oberdiek (1997), esse processo só pode ser compreendido se considerarmos os “reais” objetivos da CTNP, que consistiam, sobretudo, na exploração capitalista da terra, cujo foco era a venda de pequenas propriedades para estrangeiros; e na construção de ferrovias, que permitia o abastecimento de mercadorias para as colônias e o transporte de pessoas. 
A opção pelo imigrante alemão, e de modo especial, pelos judeus, não foi por acaso: eles possuíam o capital de que a CTNP necessitava, comprando as terras à vista, e ainda estavam sendo obrigados a emigrar da Alemanha, por uma questão de sobrevivência. 
Os judeus que vieram para o Brasil eram, na maioria, pessoas abastadas, e este também é o caso daqueles que se instalaram em Rolândia. Segundo Oberdiek, custava muito sair da Alemanha, pois, além dos impostos pagos como “desertores do Reich”, os imigrantes tinham que custear a viagem e também uma cota estabelecida pelo governo brasileiro de no mínimo 500 libras em aplicações no Brasil, no caso de judeus que quisessem ingressar no país (Circular secreta de 26 de setembro de 1938) (Oberdiek, 1997, p.90). Desde 1930, a política implantada por Vargas em relação aos estrangeiros não era muito “acolhedora”. 
Neste ano, foi totalmente proibida a entrada de estrangeiros no país. Em 1934, houve uma flexibilização, com a publicação dos Decretos 24.215 e 24.258, que permitiram que agricultores e técnicos, pessoas detentoras de imóveis no Brasil e estrangeiros Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 558 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 casados com brasileiros que tivessem filhos brasileiros pudessem entrar no país. 
Havia também circulares secretas que impunham restrições, sobretudo à entrada de judeus, vistos com todos os estereótipos antissemitas que circulavam pela Europa (Oberdiek, 1997, p.117). Contudo, as proibições não impediram que muitos judeus alemães entrassem no Brasil, mesmo que fosse com vistos de turista ou de forma ilegal. 
No caso de Rolândia, das 400 famílias de origem alemã que se instalaram na região, 80 eram judias. Em sua maioria eram intelectuais (médicos, advogados, dentistas etc.), e não agricultores, como determinava a legislação. No entanto, contrariando a lei, nos documentos de entrada no país, consta a profissão “agricultor” (Oberdiek, 1997, p.118). Conforme análise de Oberdiek, a Companhia de Terras Norte do Paraná pretendia “ocupar o espaço e o tempo para sua reprodução ampliada, ou seja, obter maiores lucros com os menores investimentos possíveis” (1997, p.56). Assim, preferia vender terras a quem pudesse pagar à vista, antes mesmo de explorá-las. Nesse caso, os judeus alemães eram o público ideal, pois tinham muito capital para investir e estavam sendo obrigados a sair da Alemanha pela política antissemita desenvolvida por Hitler. 
A CTNP tinha também interesse (e necessidade) em continuar a expansão da ferrovia São Paulo/Paraná, que estava paralisada por falta de verbas. Como o governo alemão não permitia a saída de grandes capitais do país, principalmente de judeus, a forma encontrada foi a realização de uma “operação triangular”. Os judeus compravam material ferroviário da empresa alemã Ferrostaal, que eram enviados ao Brasil, como forma de pagamento pelas terras da CTNP. 
Com este projeto, realizaram-se em Rolândia cerca de 18 permutas, envolvendo 145 pessoas. Na realização desse empreendimento, destacam-se Erich Koch-Weser, ex-ministro alemão do Interior e da Justiça, Friedrich Wilhelm Lübke e Johannes Schauff, ex-deputados do Reichstag e ex-membros do partido católico Zetrum, dissolvido por Hitler –, os quais colaboraram para a vinda de refugiados do nazismo para Rolândia. 
No acervo particular de Johannes Schauff – funcionário da Sociedade para Estudos Econômicos Além Mar, em 1933 –, consta uma lista com 59 famílias de judeus alemães que se instalaram em Rolândia entre 1933 . Porém, com o início da Segunda Guerra, não foi mais possível realizar essa permuta, por se tratar de material estratégico para a guerra. Apesar das dificuldades, ainda entraram no Brasil, no período de 1933 a 1939, cerca de 8.000 judeus refugiados, dos quais 291 se fixaram em Rolândia, número consideravelmente elevado, se comparado com a quantidade de imigrantes de outras etnias que passaram a residir no local durante este período (Oberdiek, 1997, p.91). 
No processo de transição para outro país, é natural que os imigrantes passem por uma fase de adaptação e reconhecimento da nova cultura. Entretanto, para evitar o esquecimento de suas tradições, é comum estabelecerem “referências partilhadas” (Felton, 2003, p.25), de forma a vivenciarem suas origens e perpetuarem seus hábitos e costumes. Tais práticas assustaram os órgãos de vigilância, os quais passaram a ver na imigração teuta uma ameaça aos princípios da brasilidade. 
As atividades do DOPS em Rolândia Os documentos da DOPS, produzidos pelos policiais, investigadores, delegados e também com a colaboração da sociedade civil, têm uma “verdade” a mostrar. Elaborados com uma riqueza de detalhes minuciosos, esses documentos têm grande capacidade de convencimento. Quem os elaborou queria mostrar, principalmente, aos cidadãos brasileiros, a existência de algum “perigo” ou “ameaça” para a sociedade. Isto servia tanto como justificativa para a ação policial (muitas vezes, abusiva e violenta), constituindo, no entanto, também um meio de controle das pessoas, as quais podiam ser identificadas como “perigosas”
O objetivo, portanto, é compreender qual a “lógica” da DOPS, e que influenciou seu modo de agir diante daquilo que se convencionou denominar de “perigo alemão”. 
O forte nacionalismo do governo Vargas preocupava-se com a existência de colônias de estrangeiros, oriundas de um mesmo país, que podiam conservar sua cultura, tradições e língua, dificultando a assimilação com os brasileiros. De modo especial, os alemães apresentavam Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 560 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 esse problema, sendo considerados os piores entre os estrangeiros. 
Costumavam reunir-se em clubes, associações e organizações alemãs como um meio de conservar suas “raízes” e manter o vínculo que os unia à Alemanha. Porém, os alemães de origem judaica, em geral, não participavam desses grupos. Não faziam questão de serem identificados como judeus ou descendentes de judeus, e muitos nem se consideravam alemães. 
Apresentavam uma característica internacional, tendo mais facilidade em assimilar-se ao país que lhes proporcionava condições para terem uma vida digna (Oberdiek, 1997, p.134). 
Em Rolândia, conseguiram estruturar uma nova comunidade, cujas relações se desenvolviam em meio ao sentimento de expatriação, da condição de refugiados e da necessidade de manterem a sua formação viva, independente do local em que residiam. 
Para estes alemães de origem judaica, o importante era “estar em casa no mundo através de um cosmopolitismo universal, no qual o pertencimento dos indivíduos não se deve a sangue e solo, ou a qualquer tipo de autoctonia fundamental ou fundamentalista. 
O indivíduo pertence em trânsito, está em casa em movimento e reside, de direito (institucionalizado por procedimentos justos), voluntariamente, numa sucessão de ambientes socioculturais em relação aos quais negocia” (Rapport, 2002, p.95). 
Segundo depoimento de Inge Rosenthal,não houve uma comunidade judaica em Rolândia, mas sim uma comunidade intelectual composta por políticos, religiosos, professores universitários e profissionais liberais” (apud Justino, 2001, p.7). No entanto, nos anos de 1942 a 1945, a atitude da polícia política brasileira em relação aos estrangeiros vindos dos países do eixo se radicalizou, e todos passaram a ser considerados “súditos do Eixo”, ou seja, adeptos e/ou colaboradores do nazismo. 
Os judeus foram incluídos nesse grupo – fato totalmente contraditório, considerando-se as atitudes nazistas em relação a eles e os motivos que os levaram a imigrar para o Brasil –, sendo, da mesma forma, vigiados, investigados, processados e até presos. 
Nos documentos da DOPS/PR, encontramos alguns exemplos de como esse órgão agia em relação aos judeus residentes em Rolândia. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 561 Consta, por várias vezes, a referência ao nome de Henrique Kaphan, judeu alemão tratado de forma especial pela polícia política. Em relatório sobre a cidade de Rolândia, o delegado Arsênio G. Cordeiro diz que “vários alemães possuem duas residências nas suas propriedades, sendo que em uma delas só são recebidas as pessoas por eles autorizadas”.4 Entre estes, destacam-se os Srs. Hans Kirchen (naturalizado) e Henrique Kaphan
Este último construiu a sua residência com operários alemães. Quanto ao Sr. Kaphan, realmente ele possuía duas residências em sua propriedade, mas uma delas foi construída com dinheiro de uma instituição judaica de auxílio aos judeus refugiados. 
Uma “casa de hóspedes”, preparada para receber um grupo de jovens alemães, descendentes de judeus. Os pais desses jovens haviam comprado terras em Rolândia, no decorrer dos anos de 1930. Contudo, apenas um jovem desse grupo conseguiu chegar a sua propriedade no Brasil, Hans Rosenthal, graças à ajuda de um parente seu, que era amigo do cônsul brasileiro em Colônia (Carneiro, 1996, p.84). 
Diante deste relatório, o delegado geral do DOPS encaminhou ofício à delegacia de polícia de Caviúna, atual Rolândia, solicitando as seguintes informações: A) nome do assinante da caixa postal nº 26 em Caviúna, B) nome do proprietário ou proprietários da Fazenda Jaú, na mesma localidade; C) quem é HANKE em Caviúna; se tem aparelho de rádio de qualquer espécie; quais as pessoas que costumam ir à sua casa a pretexto de ouvir rádio; que ligação tem ele com o proprietário ou empregados da fazenda Jaú; D) se existe na fazenda Jaú ou em Caviúna algum parente do Dr. ERNEST MORITZ MANASSE, ora nos Estados Unidos da América do Norte e quais os seus característicos de identidade, seus costumes, se lê e escreve em alemão etc.5 4 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 37, de 09/11/1942. Pasta 544 e, caixa 61. 5 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 210, de 18/08/1944. Pasta 0618 a, caixa 70. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 562 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 A resposta a este ofício foi enviada em 23 de outubro de 1944, pela delegacia de polícia de Caviúna (Rolândia), apontando Hermann Kaphan e Max Herman Maier como assinantes da caixa postal nº 26 e proprietários da fazenda Jaú, os quais são classificados como de nacionalidade alemã e religião judaica. Sobre o Dr. Hanke, a delegacia informou que se trata de: Eugênio Hanke, polonês, proprietário da fazenda Malta, onde reside, é sócio da Serraria Rolândia existente nesta cidade; é casado com polonesa; tem 3 filhos menores que se acham internos no Colégio Cristo Rei, em Jacarezinho; serviu no Exército Polonês (7º R. C.) como aspirante; tem permanência legal no país e acha-se no Brasil desde maio de 1935; fala corretamente a língua alemã; tem aparelho de rádio, costumando ir à sua casa a pretexto de ouvir rádio, os seguintes alemães: Sr. Joaquim Markuald, Henrique Kaphan, Sr. Ricardo Loeb Caldenhof, os dois primeiros judeus; é íntimo amigo dos proprietários da fazenda Jaú; é representante da Cruz Vermelha Polonesa local, tendo sido indicado pelo Exmo. Interventor Federal ao Sr. Prefeito desta cidade para colaborar na campanha pró Cruz Vermelha Brasileira, há pouco encerrada, em cuja missão foi um dos que mais se destacou. 6 Em relação ao Sr. Manasse, o relatório informa que não existia nenhum parente dele na região. Contudo, a DOPS de Curitiba insistia, em ofício n.1572, de 08/11/19447 , para que fosse investigado melhor, e com urgência. Em 30 de novembro de 1944, a delegacia de Caviúna informava que Kaete Kaphan, alemã, esposa de Henrique Kaphan, era irmã de Ernst Moritz Manasse.8 Isso demonstra que o fato de ser judeu e/ou estar colaborando para a vinda de judeus refugiados ao Brasil não era visto com “bons olhos” pelo governo federal, o qual, apesar de estar integrando o grupo dos 6 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 61, de 23/10/1944. Pasta 0618 a, caixa70. 7 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 1572, de 08/11/1944. Pasta n. 0618 a, caiza70. 8 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 86, de 30/11/1944. Pasta n. 0618 a, caixa 70. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 563 Aliados, combatendo o grande inimigo dos judeus, não escondia seu forte nacionalismo e sentimentos antissemitas. 
O interesse da DOPS em saber mais sobre os moradores e proprietários da fazenda Jaú pode ser entendido pela predominância de alemães nesta localidade. Era necessário, segundo a lógica da DOPS, saber cada passo desses indivíduos. Conforme apresenta o Ofício n. 210, ouvir rádio de qualquer espécie e reunir-se frequentemente com pessoas estrangeiras, fossem elas alemãs ou de outra nacionalidade, era considerado atitude suspeita. 
Na realidade, o DOPS vinha se preocupando com os proprietários da fazenda Jaú desde o final dos anos de 1930. Existem anotações, datadas de 1939, sobre a chegada de grandes caixões, vindos do Uruguai: Com um peso total de aproximadamente 3.000 quilos e, apesar da curiosidade despertada por um tal carregamento, numa localidade pequena como é, não foi possível a ninguém conhecer a natureza de carga, sendo que os caixões tinham vários destinatários, dos quais um era o alemão MAX HERMAN, conhecido por Dr. Max que reside a 9 km da cidade.9 Herman Hermann Maier era um dos proprietários da fazenda Jaú. Conforme constatou Oberdiek (1997, p.92), os judeus geralmente traziam uma bagagem bastante volumosa, com livros, utensílios valiosos, obras de arte e até pianos. Desse modo, é possível que esses caixões trouxessem esse tipo de material. O próprio Max Hermann Maier, em depoimento, confirma este caso. 
Na nossa mudança, trouxemos caixões de livros. Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, houve uma denúncia junto às autoridades militares. Afirmavam que nós alemães escondíamos armas e munições em nossas casas, porque nenhuma outra coisa poderia estar nessas caixas pesadas que chegavam da Alemanha. 
Foi então que a mais alta autoridade militar veio de Curitiba para vistoriar-nos. Era um homem culto e 9 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 37, de 09/11/1942. Pasta n. 544 e, caixa 61. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 564 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 letrado. Logo viu que na verdade as armas e munições não passavam de livros
Esta autoridade foi muito compreensiva, tanto para com os livros como para nosso destino de fugitivos (apud Schwengber, 2012, p.281). Ainda sobre a vigilância aos judeus alemães, pode-se destacar a sistemática censura às correspondências encaminhadas ou oriundas do estrangeiro. 
É o caso da correspondência de Irma Koch-Weser, residente em Rolândia, que enviou uma carta para Elizabeth Frank, em Hollyridge, Estados Unidos. A carta foi apreendida ainda em Rolândia, pela “Censura Postal Brasileira”, e a cópia da mesma foi encaminhada à delegacia de polícia. O então delegado de polícia e também prefeito da cidade, Ary Correia Lima, remete-a para o DOPS, destacando uma pequena passagem da carta, na qual se referia ao nome de uma pessoa chamada Ekhart, que “fazia parte do Estado Maior Alemão, na Rússia”, e outra chamada Harald, a qual ainda estava desempenhando sua profissão, “devido a uma lesão no braço”.10 
O delegado de Rolândia ainda destaca que: As cópias e as informações acima são de caráter absolutamente confidencial, só poderão ser confiadas às autoridades superiores que do seu conhecimento necessitam no transcurso da guerra, não devendo em caso nenhum ser copiadas, usadas em processos judiciais ou divulgadas por qualquer meio, sem autorização expressa do Chefe de Censura.11 É notório que qualquer referência a assuntos políticos era motivo para despertar a atenção da polícia, tanto que, durante a guerra, as correspondências internacionais dos estrangeiros residentes no Brasil, eram censuradas e apreendidas. Significativa também é a preocupação com o caráter “secreto” do documento, ao qual somente podiam ter acesso algumas “autoridades superiores”. Essas, se necessário, a utilizam até mesmo como uma “prova” de envolvimento em atividades proibidas 10 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 30/12/1944. Pasta n. 0618 a, caixa70. 11 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 30/12/1944. Pasta n. 0618 a, caixa 70. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 565 a não nacionais. 
A remetente desta carta, Irma Koch-Weser, era irmã do diretor da Companhia de Estudos Econômicos de Além Mar, Erich Koch-Weser, alemão de origem judaica que veio no ano de 1934, para a cidade de Rolândia, juntamente com sua família, buscando, ali, um “refúgio”. 
Muitas vezes, os estrangeiros recorriam à ajuda das autoridades para resolver suas dificuldades. Encaminhavam seus pedidos, até mesmo ao Interventor Federal no Paraná, reivindicando interferência para amenizar os problemas que atingiam suas vidas, pelas restrições impostas pelas leis federais sobre estrangeiros. 
Em abril de 1941, a proibição do porte de armas aos estrangeiros não estabelecia exceções, fazendo com que muitos sofressem os efeitos dessa restrição. Os novos municípios, como Rolândia, não possuíam um número suficiente de policiais que dessem conta de proteger a população, seja urbana ou rural, de ataques criminosos (roubos, brigas etc.). 
Os estrangeiros, sobretudo aqueles que viviam na zona rural, eram alvos fáceis, visto que era do conhecimento a proibição de possuírem armas. Desse modo, a carta do Sr. Rudof Isay, residente em Rolândia, reivindica a intervenção sobre este assunto, para que fosse permitido a ele e aos outros lavradores daquela localidade possuírem armas para defesa pessoal.12 
Na opinião do delegado do DOPS, não convinha atender ao pedido, visto que a lei federal não abria exceções sobre o assunto. Contudo, o Interventor Manoel Ribas autorizou a devolução das armas dos lavradores de Rolândia, as quais haviam sido recolhidas pela delegacia, “desde que os julguem insuspeitos de tendências subversivas”. 
Apesar da lei sobre estrangeiros não estabelecer exceções, estas poderiam ser aplicadas, e isso dependia da autoridade incumbida de tal decisão. No caso, o Sr. Manoel Ribas atendeu ao pedido do Sr. Isay, mesmo com a opinião contrária do delegado de polícia. Não sabemos, porém, que motivos o levaram a agir desse modo, nem tampouco, se essa determinação foi cumprida, mas, é importante não perdermos de vista o caráter repressivo do DOPS, que não queria abrir “exceções”, 12 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 12/06/1942. Pasta n. 0618 a, caixa 70. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 566 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 pressupondo em todo estrangeiro uma “ameaça” para a ordem e segurança públicas, inclusive o judeu. Geralmente, as leis que envolviam os estrangeiros não eram “suavizadas” pela polícia política. 
Qualquer atividade “ilegal” era investigada e punida. Tais práticas não se restringem ao período no qual o Brasil participa do conflito mundial. O controle sobre as atividades de estrangeiros era intenso, pois o governo de Vargas temia que pudessem estar propagando pelo país doutrinas políticas das nações de origem. As leis de nacionalização foram elaboradas para impedir este tipo de ação. Os relatórios do delegado Arsênio Cordeiro, da Delegacia Regional de Londrina, mostram que em 1942 as diligências realizadas na região resultaram na prisão de mais de 60 pessoas, de várias nacionalidades, suspeitas de serem nazistas.13 
A investida do Partido Nazista sobre as colônias alemãs no Brasil era forte, e, muitas vezes, os Consulados Alemães colaboravam para a propagação dos ideais nazistas, visando a obter algum tipo de ajuda dos súditos estabelecidos no Brasil.  Em Rolândia, no ano de 1939, a polícia abriu inquérito para investigar as “responsabilidades” dos Srs. Josef Herions e Hans Zischeler, que estavam distribuindo “formulários para o registro de súditos alemães aptos ao serviço militar na guerra atual, conforme se verifica nos documentos anexos, o que constitui grave desrespeito ao artigo 4º do decreto-lei n. 1.561 de 02/09/1939 que dispõe sobre as Regras Gerais de Neutralidade”.14 Este decreto-lei dizia que era vedada a formação, em território brasileiro, de “corpos combatentes para servirem a qualquer dos beligerantes e bem assim a instalação de escritórios, agencias ou ofícios de alistamento, quer dos próprios nacionais dos beligerantes, quer de brasileiros ou de naturais de outros países”.15 
A polícia apreendeu, com alguns acusados, formulários e panfletos nos quais havia apelos para que “os súditos alemães mostrassem a sua 13 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 188, de 27/08/1942. Pasta n. 544 e, caixa 61. 14 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 5194, de 30/10/1939. Pasta n.353, caixa 41. 15 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 5194, de 30/10/1939. Pasta n. 353, caixa 41. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 567 lealdade à pátria”. 
Após as averiguações, ficou comprovado que os investigados chegaram a distribuir este material na cidade de Rolândia, mas agiram pela influência do cônsul alemão de Curitiba, Dr. Walter Zimmermann, o qual admitiu a responsabilidade sobre o fato.16 Os dois investigados acima, tratavam-se do padre da igreja católica José Herions e do pastor da igreja luterana Hans Zischeler. Eles foram acusados, por um delator, de estar fazendo propaganda do regime nazista. 
Após a prisão, padre e pastor foram encaminhados a DOPS de Curitiba, onde o pastor, inclusive, sofreu inúmeros atos de tortura. 
Os dois religiosos só foram libertados, depois da ação do empregado do padre José Herions, Mathias Frings, que mobilizou o Arcebispo de Curitiba, Dom Ático Euzébio da Rocha, que por sua vez, intercedeu pelos acusados. 
Logo, ambos foram postos em liberdade com a condição de não se afastarem da cidade [Curitiba]: tinham que ficar à disposição da polícia. Padre José ficou hospedado no convento dos franciscanos e o pastor foi acolhido na casa de um colega. Não demorou muito, a polícia reconheceu que ambos nada tinham feito de ilegal, e assim puderam voltar para suas casas (Depoimento de Mathias Frings; apud Schwengber, 2012, p.301-302). 
Os casos dos dois religiosos são importantes para mostrar como a polícia política agia, tornando pessoas suspeitas pelos mínimos indícios ou por uma ingrata delação. O padre José Herions, por exemplo, não tinha nenhum vínculo com o nazismo. Pelo contrário, ele teve que fugir da Alemanha, em 1935, quando o regime hitlerista iniciou as perseguições aos religiosos e fiéis católicos (Schwengber, 2012, p.287; p.293). A DOPS tomou cuidado especial com os membros do Partido Nazista no Paraná, procurando detalhar as informações sobre os seus membros e as atividades desenvolvidas no país. Para o DOPS, “as atividades político-sociais tornaram-se perigosas à segurança nacional”.17 16 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 06/11/1939. Pasta n. 353, caixa 41. 17 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 23/06/1942. Pasta n. 0125, caixa 15. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 568 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 O documento elaborado pela DOPS de Curitiba, em junho de 1942, apresenta a vida de um alemão, nazista declarado, que colaborava para o partido: Ricardo Kempper, 44 anos de idade, nascido na Alemanha, em 20/08/1898, casado com mulher alemã e filhos brasileiros, possui gabinete dentário e tem uma vida confortável. Residia em Curitiba, mudando-se repentinamente, sem motivo aparente, para a cidade de Londrina. 
Mantém contatos com pessoas suspeitas de serem nazistas, inclusive sua assistente, a qual é esposa de um oficial alemão e pessoa de confiança do Cônsul Alemão.18 Este documento mostra um pouco sobre o perfil do nazista elaborado pela DOPS: ter naturalidade alemã; casar-se com alemão; manter vínculos de amizade com outros nazistas, reunindo-se frequentemente; ter ligação próxima com o consulado alemão; ser parente ou ter amizade com algum oficial do exército alemão que esteja servindo à Alemanha ou que tenha servido na Primeira Guerra; receber, com frequência, visitas de alemães em sua residência e/ou local de trabalho, e ter uma vida muito confortável, sem desempenhar grandes esforços. Neste caso, ficam claras as atividades em prol do nazismo. Nota-se, entretanto, que muitas dessas características podem ser aplicadas a todos os alemães, inclusive aos judeus, o que não significa que todos sejam adeptos do nazismo. A importância do Paraná para o Partido Nazista era grande. 
A ação do partido era disfarçada, sobretudo por meio de associações ou entidades assistenciais, bancos e empresas, agências de turismo, editoras, entre outras, pelas quais era possível realizar reuniões, manter o serviço de espionagem e propaganda sem despertar a atenção da polícia. Contudo, a polícia política brasileira, mesmo antes de 1942, já tinha agentes que se infiltravam em festas ou reuniões de estrangeiros, e mantinha forte vigilância sobre as empresas multinacionais (Perazzo, 1999, p.64). 18 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 23/06/1942. Pasta n.0125, caixa 15. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 569 O DOPS procurava identificar os “pontos de contato” entre a comunidade alemã no Brasil e o Reich, exercendo forte vigilância nas empresas e organizações alemãs, como bancos, agências de comunicação, associações políticas, recreativas e assistencialistas, indústrias, entre outras. Em 1942, por exemplo, o governo decretou a liquidação de muitas dessas empresas, como a Theodor Wille & Co., empresa de exportação de café. Na cidade de Rolândia, os diretores das indústrias Scheffer foram alvos de vigilância do DOPS, no ano de 1943.19 
Com a apreensão do arquivo do Partido Nazista paranaense, pode se verificar, por exemplo, por meio das declarações de Werner Hoffmann20, chefe do partido neste estado, que o Paraná era importante, pois representava a “divisa” entre o norte do país, onde predominava uma população luso-brasileira, e o sul, com forte presença do imigrante teuto. O que é interessante notar, é que também para o Partido Nazista, a região Sul do país era vista como um local “perigoso”, que sofria constantes ataques por parte do Estado, seja na repressão ou nas iniciativas de nacionalização, e que, por isso, precisava receber atenção especial do partido, “assim como nos campos de batalha são reforçados os pontos que vão sofrer os ataques principais”.21 Da mesma forma que grande parte da população alemã compartilhou dos ideais e sentimentos disseminados pelo Terceiro Reich, não se pode descartar a possibilidade de que os alemães presentes no Brasil também o fizessem. Tendo em vista a significativa colaboração concedida por eles, percebemos que realmente o partido conseguiu infiltrar-se, com certo sucesso, no país e no Paraná (Perazzo, 1999, p.19; Athaides, 2012).
 Desde 1939, a Alemanha cuidou da instalação de redes de espionagem no Brasil, as quais tinham como principal objetivo obter informações sobre os Estados Unidos e Inglaterra, não ficando claro qualquer interesse em tomar o território, como o governo afirmava. 
O trabalho de espionagem realizado pelo Departamento do Exterior do Alto Comando das 19 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 28/06/1943. Pasta n. 0618 a, caixa 70. 20 DEAP, Arquivo DOPS. Relatório n. 9, de 11/06/1938. Pasta n. 125, caixa 15. 21 DEAP, Arquivo DOPS. Relatório n. 9, de 11/06/1938. Pasta n. 125, caixa 15. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 570 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 Forças Armadas Alemãs (Abwehr), na América do Sul, concentrou-se principalmente no Brasil, e as redes de outros países sempre mantiveram contato entre si, trocando informações (Hilton, 1983, p.16). A tecnologia de espionagem desenvolvida pela Alemanha era admirável e avançada, para a época. Utilizavam tintas secretas para relatórios escritos que possuíam fórmulas químicas específicas – conhecidas como micropontos, ou seja, fotos que iam sendo reduzidas até ficarem do tamanho de um pingo da letra “i”, podendo ser enviadas até mesmo por fora dos envelopes das cartas, sem que fossem descobertas – e a transmissão radiotelegráfica, realizada por meio do transceptor especial, o “Afu” – desenvolvido com a colaboração da Telefunken, pesando apenas 3 kg, podia ser facilmente transportado numa mala pequena – tornaram-se a principal arma dos espiões (Hilton, 1983, p.29). Mesmo com o preparo dos espiões e das orientações de Hamburgo para serem discretos e prudentes em suas ações, muitos deles cometeram erros graves, que resultaram em suas prisões. Em março de 1942, o aparato de espionagem alemã no Brasil já estava comprometido. Com a colaboração dos Estados Unidos e da Inglaterra, o Brasil, em pouco tempo, localizou e desestruturou a rede de espionagem alemã (Hilton, 1983, p.307). 
O Partido Nazista teve forte influência também nos alemães residentes na cidade de Rolândia, no Paraná. Era importante para o partido contar com qualquer tipo de ajuda que seus súditos pudessem conseguir. Nessa cidade, houve grande propaganda do nazismo, principalmente através das escolas alemãs existentes na colônia. 
Contudo, em 1938, a campanha de nacionalização desenvolvida pelo governo determinou que nas escolas somente fosse permitida a comunicação em português. Por essa medida arbitrária, muitas escolas alemãs foram fechadas (Cancelli, 1993, p.136). Em Rolândia, o colono Elsembusch lamentava ter sido retirado o retrato do Führer da escola alemã, proibida a canção Horst Wessel e modificados os estatutos. 
O colono comentou ainda que o Reich somente tinha interesse em ajudar as escolas que se sujeitassem às suas conveniências.22 22 DEAP, Arquivo DOPS. Pasta 125, caixa 15. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 571 Contudo, houve muitos casos de alemães que se opuseram à doutrina nazista, de modo especial os que vieram refugiar-se no Brasil, como é o caso de judeus e católicos. Neste sentido, os arquivos do partido nazista mostram o caso de pessoas residentes em Rolândia que se retiraram da sociedade agrícola “por não concordar com o procedimento com relação aos nazistas”. 
O presidente dessa sociedade era o Sr. Elsembusch, ao que tudo indica, um defensor do nazismo. Para os nazistas, a Igreja Católica era uma inimiga declarada. Seu trabalho com os jovens no Brasil era considerado “danoso” para os ideais do partido. 
O padre católico José Herions, pároco em Rolândia desde 1935, conforme consta nos arquivos do Partido Nazista, se mantinha contrário aos adeptos de Hitler, e organizava grupos de jovens católicos, que incluíam filhos de alemães, doutrinando-os no catolicismo.23 
No entanto, houve casos de padres católicos que colaboraram com o nazismo. Um relatório sobre a vida de monsenhor Scherer, elaborado pelo DOPS, apresenta um vocabulário raivoso, associando o sacerdote a um “elemento nocivo”, “desclassificado” e “elemento dos mais perigosos”. Residente em Rolândia e dirigente da comunidade católica daquela localidade,24 monsenhor Scherer, na ótica policial, abusando “de sua batina, serve como instrumento da Chefia Nazista da Alemanha e desempenha uma posição destacada como agente da Gestapo”. A linguagem direta e agressiva utilizada pela polícia política sentencia o crime em vez de propor uma investigação. 
Os relatórios, compostos em sua maioria, por vocábulos coléricos alimentavam o ódio em vez de trazer esclarecimentos sobre a averiguação proposta. Um investigador da DOPS “recuperou” os passos de monsenhor Scherer desde 1933, quando atuava na Europa, até a sua vinda para o Brasil, em 1936. 
Em seus relatórios, indicou que a fazenda do religioso, localizada em Rolândia, servia de refúgio para agentes da Gestapo, quando de passagem pelo Paraná. Outro documento fala da apreensão de armas, 23 DEAP, Arquivo DOPS. Pasta125, caixa 15. 24 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 07/04/1942. Pasta n.0618 a, caixa 70. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 572 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 rádio e fotografias com motivos nazistas, na propriedade rural do monsenhor Scherer.25 Na redação dos documentos evidencia-se a ideologia incutida na ótica do relator do DOPS, que vê o “perigo alemão” como uma ameaça à segurança pública e aos cidadãos brasileiros. Aponta-o como indivíduo sem valor, por estar compartilhando de uma ideologia – o nazismo – considerada “degradante”. Essa forma de visão faz parte da ideologia elaborada pelo governo autoritário de Vargas, o qual não admitia qualquer “ameaça” ao seu poder, ou mesmo a existência de adeptos de outra ideologia (Oliveira, 1982, p.53). 
Os documentos pesquisados possibilitam também uma visão de como era realizado o trabalho do Serviço de Registro de Estrangeiros (SRE). 
A centralização destes serviços no Departamento de Imigração, ligado às polícias do Distrito Federal e dos estados, já ocorria desde maio de 1938, período em que passa a agir sistematicamente. Com o início da participação do Brasil na guerra, este serviço sofreu uma reformulação, sendo incumbido de desempenhar as funções de registro, controle e fiscalização de estrangeiros. O SRE era responsável pelo envio da carteira Modelo 19, um importante meio de controle dos estrangeiros, tornando-se indispensável para viverem no país, pois era obrigatório retirá-la e atualizá-la regularmente (Schwartzman, 1983, p.115). Esta carteira era de fundamental importância para os estrangeiros, visto que: Era praticamente impossível viver no Brasil sem esta, podendo ser preso a qualquer momento. Nela contém foto da pessoa, impressão digital, assinatura, idade, nacionalidade, nome dos pais, cor da pele, dois números de registro, dez páginas de regulamentos da polícia de estrangeiros escritas em letras minúsculas, nome do navio no qual a pessoa chegou, número do visto de entrada, cor dos olhos e outras coisas igualmente indispensáveis (Carneiro, 1996, p.20). 25 DEAP, Arquivo DOPS. Relatório n. 173, de 22/08/1942. Pasta 544 e, caixa 61. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 573 A revalidação constante da carteira fazia com que o SRE estivesse sempre com informações atualizadas sobre os estrangeiros. 
O atraso implicava em cobrança de multas para o indivíduo, sendo de praxe o SRE solicitar informações às delegacias sobre determinadas pessoas, para regularização da presença no país, como é o caso de Margarethe Popper26 e Otto Glueck,27 alemães residentes em Rolândia. Cabia ao SRE cuidar da legalização da presença de estrangeiros no Brasil, o que poderia ser negado – como ocorreu muitas vezes, de modo especial com os judeus – caso a DOPS julgasse a pessoa como “perigosa” à segurança nacional. O controle social exercido pela DOPS, na época da guerra, ainda que privilegiasse os eixistas, se estendia a toda a sociedade. 
O delegado regional de Londrina determinou, em 1942, que, em todos os municípios e distritos da região, os bares e as casas de diversão fechassem à meia noite, proibindo, ainda, qualquer tipo de reunião em casas de família. Fez parte deste controle a utilização de “fichas” especiais para hotéis e pensões, as quais permitiam controlar a circulação de estrangeiros que passavam pelas cidades. 
A delegacia regional de Londrina comunicou a DOPS, em outubro de 1942, sobre a confecção dessas fichas, que seriam enviadas a toda regional,28 da qual Rolândia fazia parte. 
Nos anos de 1942 a 1945, restringiu-se a liberdade de locomoção, para a qual era necessária a retirada de “salvo-condutos”. Este tipo de autorização permitia saber detalhes sobre os motivos de viagens ou de mudanças de endereços residências ou comerciais, e, se a DOPS julgasse necessário, não concedia esta autorização. 
Alemães que precisavam viajar constantemente a negócios tiveram sérias dificuldades, pois isso era motivo de suspeita por parte da DOPS, principalmente para aqueles que já haviam sofrido inquérito policial. 
O caso do padre Herions, em Rolândia, é um bom exemplo: em 1938, o pároco foi investigado pela DOPS por suspeita de colaboração nazista, 26 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 1859, de 28/12/1944. Pasta n. 0618 a, caixa 70. 27 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 176, de 31/01/1945. Pasta n. 0618 a, caixa 70. 28 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n.765, de 31/10/1942. Pasta n. 544 e, caixa 61. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 574 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 tornando-se um suspeito em potencial, mesmo que, após aquele episódio, não tenha causado nenhum outro tipo de problema na cidade, lhe foi negada permissão para viajar a Jacarezinho, em 1943.29 As prisões, muitas vezes, se baseavam em denúncias. 
O papel da população, naquilo que se refere à sua colaboração com a polícia, foi incentivado e considerado de fundamental importância. Para a polícia, não interessava a veracidade das denúncias, mas a participação popular nas atividades de vigilância. Muitas vezes, as delações eram falsas e infundadas, levando à prisão de inocentes, visto que a simples suspeita levava o sujeito a ser detido antes mesmo de ser comprovada sua culpa. Era comum ocorrerem denúncias com o objetivo de vinganças pessoais ou por razões financeiras (Cancelli, 1993, p.140). 
A denúncia feita em dezembro de 1943 por Estebão de Figueiredo,30 residente em Rolândia, mostra, por um lado, o protecionismo das empresas alemãs aos funcionários de origem germânica, os quais ocupavam os melhores cargos e recebiam os melhores salários. 
Por outro lado, a acusação revela as intenções vingativas por parte do denunciante, o qual, levado por questões financeiras, principalmente depois que deixou de trabalhar na empresa, recorreu às autoridades policiais para que investigassem tal empresa. As denúncias serviam também como forma de “autorizar” as atitudes abusivas da polícia, que não media esforços no combate ao chamado quinta-colunismo. 
Tais atitudes alimentavam ideias conspiratórias em relação aos imigrantes de origem alemã, seja dos populares ou do próprio órgão policial. As diligências realizadas nas casas de estrangeiros suspeitos eram muito comuns. 
O delegado regional de Londrina, no ano de 1942, entrou em várias casas de alemães, baseando-se em “suspeitas” de atividades em favor do Reich. Nessas diligências, era apreendido todo tipo de material localizado com os estrangeiros, como rádios, armas, fotos, documentos, bandeiras do Reich etc. Dependendo do tipo de objeto encontrado, o sujeito era 29 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 1645, de 24/06/1943. Pasta n. 0618 a, caixa 70. 30 DEAP, Arquivo DOPS. Documento de 31/12/1943. Pasta 0618 a, caixa 70. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 575 imediatamente detido. Em agosto de 1942, o delegado da Regional de Londrina deteve o suíço Gaspar Ernest, por possuir uma “moderníssima arma de guerra”, sendo esta utilizada como justificativa para a prisão. Esta arma era idêntica àquela que consta no livro Hitler guerreia o Brasil há dez anos, editado pelo chefe do DOPS, o qual era utilizado como uma espécie de “guia” para identificar adeptos do nazismo.31 Uma pena que os documentos não dão maiores informações sobre esta “moderníssima arma”, citando-a, de forma genérica. 
O mito da conspiração alemã foi alimentado pela matriz nacionalista. O viés patriótico que motivou o antissemitismo e mesmo manifestações de repúdio aos imigrantes alemães no Brasil se inspirou no romantismo alemão do século XIX e na concepção corporativista. A soma dessas vertentes resultou em um ideário defensor da nação como uma unidade orgânica, superior, e que não admitia qualquer conflito social. 
De tonalidades conservadoras, tal nacionalismo destacava a manutenção da tranquilidade, a defesa das tradições e a necessidade de centralização, combatendo as forças centrífugas que visavam a minar a unidade e corromper a ordem. A atuação dos imigrantes alemães era condenada por cultivarem os seus hábitos e manterem vivos os costumes germânicos, a ponto de praticarem sua língua em solo brasileiro. Tais práticas, no entanto, eram interpretadas pela polícia política como tentativas de romper a noção de “corpo” nacional. As suspeitas de que os alemães estariam corrompendo a ordem social, e mesmo colaborando para fundar uma “quinta-coluna” ou uma “Alemanha Antártica” no sul do país, ofereceram subsídios para que o setor policial e parte da sociedade que colaborava, geralmente de forma deturpada, com as investigações, formulassem ideias conspiratórias em relação a estes imigrantes. 
Pode-se afirmar que tais construções mitológicas foram significativas para a manutenção de círculos conservadores e conformistas, os quais elegiam inimigos como forma de adquirir maior controle sobre a sociedade. 31 DEAP, Arquivo DOPS. Ofício n. 264, de 25/09/1942. Pasta n. 544 e, caixa 61. Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 576 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 Considerações finais A análise das fontes permite concluir, que, conforme determinação nacional, também a DOPS paranaense agiu com a devida rigidez, ou seja, sua ação sobre os estrangeiros seguiu as normas nacionais. As atividades da DOPS em Rolândia também não se diferenciaram em relação à generalização, pois todo estrangeiro foi considerado “suspeito”, não havendo exceções, mesmo para os alemães de origem judaica, os quais vieram buscar um refúgio na região. 
O regime de colaboração com os alemães, incentivado durante o governo Vargas, sofreu mudanças consideráveis a partir de 1937, momento de mudanças políticas substanciais que inauguraram o Estado Novo. 
O recrudescimento com a segurança nacional e o rompimento de relações diplomáticas com os países do eixo, sobretudo com a Alemanha, em 1942, contribuíram para a disseminação, em larga escala, de “mitos políticos” como padrões de comportamento. Dentre esses, destacamos o “mito da conspiração alemã” e o “mito da Alemanha Antártica”. Constituindo-se como um “sistema de crença coerente e completo”, os papéis atribuídos a determinados mitos podem variar de acordo com o tempo e o espaço, segundo debates ideológicos e embates partidários (Girardet, 1987, p.12). Alguns dados da realidade ajudam a compreender por que tais mitos se viabilizaram. O discurso estadonovista defendia a construção de uma nação forte, cordial e patriota, justificando a necessidade de um governo capaz de eliminar os estrangeirismos e valorizar a cultura nacional. No bojo dessa narrativa mítica, surge a necessidade de controle social, a ponto de atribuir poderes a instâncias incumbidas de fiscalizar a ordem, tais como o DOPS e suas instâncias regionais. Na ânsia de estabelecer um projeto nacional e combater os elementos estrangeiros, sobretudo os eixistas, implantou-se um conjunto de regras que restringiram, cada vez mais, a entrada de alemães no Brasil, bem como a tentativa de eliminar traços culturais e linguísticos das colônias teutas no país. A vinculação dos alemães com o nazismo, intensamente combatido no contexto da Segunda Guerra Mundial, permitiu a alguns setores de segurança nacional – como a polícia política – a cooptação DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 577 dos alemães, muitas vezes foragidos de guerra, a representantes do Terceiro Reich, que tinham planos de construir, em terras tupiniquins, uma espécie de quinta-colunismo ou “Alemanha Antártica”. 
A associação, sem exceções, do elemento teuto aos projetos nazistas possibilitou a criação do “mito da conspiração alemã”, legitimando a ideia da “lógica da desconfiança”, na qual qualquer indivíduo (nesse caso, alemães) poderia ser um suspeito em potencial. O volume de pastas arquivadas no Departamento de Arquivo Público do Paraná (DEAP) referentes à cidade de Rolândia é bastante significativo. O que mais chama atenção, no entanto, é o conteúdo desse material, por meio do qual se constata o cuidado da Delegacia em registrar todo tipo de acontecimento que envolvia estrangeiros. 
Percebemos que o DOPS utilizava intensa campanha na propagação da ideia do “perigo alemão”, visto que tudo que faziam podia ser interpretado como um tipo de colaboração para com a Alemanha e o Reich. Os alemães residentes na cidade de Rolândia foram forçados a mudar certos hábitos corriqueiros, como ouvir rádio, frequentar bares, ou mesmo manter vínculos de amizade com outros alemães ou brasileiros. 
Foram muitas as dificuldades para conseguir notícias sobre parentes que ficaram na Alemanha, visto que suas correspondências eram censuradas pelo governo brasileiro, e, dependendo do conteúdo, podiam resultar até mesmo na abertura de inquérito policial. Participar de associações de ajuda aos refugiados do nazismo também era motivo de suspeita, podendo ser considerado como agravante no processo de investigação, pois demonstrava que a pessoa mantinha ainda uma forte ligação com a Alemanha. 
No entanto, não restam dúvidas de que o partido nazista agiu também em Rolândia, e, muitas vezes, suas atividades eram disfarçadas por meio de associações e entidades assistenciais. Conforme consta nos arquivos do próprio partido apreendidos pela DOPS, a Sociedade Agrícola, por exemplo, demonstrava claramente sua posição favorável ao nazismo, fazendo inclusive propaganda do regime. Isto fez com que as pessoas que não concordavam com esta posição, pedissem o cancelamento como sócias. Ao que tudo indica, o partido não estabeleceu redes de Angelo Priori & Verônica Karina Ipólito 578 Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 31, n. 56 espionagem naquela cidade – como ocorreu em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo –, mas procurou, de todas as formas possíveis, manter a identidade com a Alemanha, por meio da preservação da cultura e da propaganda do regime. Podemos afirmar que a DOPS, tendo o respaldo legal para agir, não precisava “justificar” ou “medir” suas ações sobre os alemães. 
Assim, era comum o abuso de poder que se efetivou em invasões de domicílio e prisões baseadas somente em denúncias populares, muitas vezes infundadas. 
Era comum a polícia política atribuir certas características aos alemães como sendo próprias de espiões ou colaboradores do nazismo, como, por exemplo, reunir-se com outras pessoas “a pretexto” de ouvir rádio. Porém, os alemães geralmente conservam muito sua cultura em qualquer local que venham a residir, e isto não foi diferente em Rolândia. 
Até 1938, não havia nenhuma lei que os proibisse falar em alemão ou manter seus costumes de origem. Como já foi dito, o governo brasileiro tinha admiração pelo povo alemão, visto como uma “raça forte”, opinião que se modifica um pouco após 1938 com as leis de nacionalização. Desse modo, as atividades desenvolvidas pela DOPS na cidade de Rolândia indicam, por um lado, que o Estado Novo, preocupado em legitimar-se no poder, obteve sucesso ao elaborar a “lógica” de um “perigo alemão” ou “mito da conspiração alemã”, daí a mobilização dos agentes e da sociedade civil para combater este “mal”. 
Por outro lado, o autoritarismo deste governo, refletido nas práticas de sua polícia política, levou-a a agir, muitas vezes, de forma abusiva. Atribuir, porém, aos alemães a intenção de estabelecer uma extensão da Alemanha nazista em algumas regiões do Brasil, acreditando terem eles conspirado secretamente a favor destes objetivos, é partilhar do terreno do mito, no sentido de pura fabulação, o que não é conveniente à pesquisa histórica. 
Agradecimentos Pesquisa financiada pelo CNPq e pela Fundação Araucária. Verônica Karina Ipólito é doutoranda com bolsa CAPES. DOPS, a cidade de Rolândia (PR) p. 547-580, mai/ago 2015 579 Referências bibliográficas ANSART, Pierre. Ideologias, conflitos e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. ATHAIDES, Rafael. A Historiografia e as relações nazi-integralistas. In: Anais do XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética. Anpuh, CD-ROM, 2009. ATHAIDES, Rafael. O Partido Nazista no Paraná (1933-1942). Maringá: Eduem, 2012. CANCELLI, Elizabeth. O Mundo da Violência: a polícia da era Vargas. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Brasil, um refúgio nos trópicos. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Livros Proibidos, Ideias Malditas. O DEOPS e as minorias silenciadas. São Paulo: Estação Liberdade, 1997. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972. FELTON, Steve. Etnicidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. GERTZ, René. O fascismo no sul do Brasil: germanismo, nazismo, integralismo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. HILTON, Stanley. A Guerra Secreta de Hitler no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. JUSTINO, Adriano. Moser + Israel + Max ou o antídoto ao veneno nazista. Gazeta do Povo (Curitiba), n. 26.227, p.7, ago. 2001. LEFEBVRE, Georges. O grande medo de 1789. Rio de Janeiro: Campus, 1979. MAGALHÃES, Marionilde Brepohl de. Pangermanismo e nazismo: a trajetória alemã rumo ao Brasil. Campinas: Edunicamp/Fapesp, 1998. MORAES, Luís Edmundo de Souza. Ein Volk, Ein Reich, Ein Führer. A Seção Brasileira do Partido Nazista e a Questão Nacional. Rio de Janeiro, 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1996. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. unista. Revista de História, n. 138, p.93-105, 1998

terça-feira, 12 de novembro de 2024

DUAS PESSOS ASSASSINADAS EM ROLÂNDIA HOJE

TNONLINE

USOU O FILHO COMO ESCUDO. CRIANÇA MORRE NO HOSPITAL. PAI NO LOCAL.

Morreu na tarde desta terça-feira (12) o menino de sete anos que foi baleado dentro da casa onde morava, em Rolândia (PR). 

O pai da criança estaria com ela no colo, quando os dois receberam os tiros. O homem morreu no local.

Segundo testemunhas, um suspeito encapuzado invadiu a casa da família e se identificou como policial. Na sequência, ele atirou contra a vítima, que estava com o filho do colo.

O menino foi socorrido com vida e levado, inicialmente, para o Hospital San Rafael, em Rolândia. Porém, devido a gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Universitário, em Londrina, onde não resistiu e acabou morrendo.

O pai da criança tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, pelo crime de homicídio. A ordem judicial havia sido emitida pelo estado de Alagoas.

O suspeito fugiu logo após o ataque e até o fechamento dessa matéria não havia sido localizado.

Com informações da Tarobá



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sexta-feira, 1 de novembro de 2024

JUDEUS FORAM BEM RECEBIDOS EM ROLÂNDIA PR. NA ÉPOCA DA GUERRA

O genocídio de judeus, ciganos Roma e Sinti, população negra, homossexuais, pessoas com deficiências, opositores políticos e outras populações perseguidas pelos nazistas foi um marco na autoimagem que a humanidade, ou ao menos parte dela, cultiva. Tratam-se de acontecimentos ocorridos no continente europeu nos anos 1930 e 1940, ou seja, entre 75 e 90 anos atrás. É legítimo, portanto, se perguntar: o que esse passado tem a ver com nossa realidade temporal e geograficamente tão afastada?
A memória do Holocausto provocou reflexões sobre temas como genocídios, racismo, desigualdade, progresso e formas de governo. Ela também criou paradigmas e deixou legados éticos para as próximas gerações. Nesse sentido, colaboradores do Museu do Holocausto de Curitiba têm, nessa coluna, utilizado o evento histórico do Holocausto como ponto de partida para discutir diversos temas contemporâneos, dentre eles o ressentimento na política, os genocídios sofridos por negros e indígenas no Brasil ou a relação não-direta entre conhecimento e emancipação.
Dessa vez, o que pretendemos apontar, no entanto, é como essas relações entre o distante e o próximo podem, muitas vezes, ser também bastante diretas. Tal como fazemos nas visitas mediadas na exposição permanente do Museu, comecemos contando algumas histórias individuais.
Max e Mathilde Maier
Max e Mathilde eram um casal de judeus alemães de Frankfurt. Tal como a maioria dos judeus da Alemanha do primeiro terço do século XX, viviam bastante integrados na sociedade alemã. Ambos provinham de meios intelectualizados e se conheceram em um círculo filosófico que discutia a obra de Platão. Max havia combatido pelo exército alemão na Primeira Guerra Mundial e, no período entreguerras, construiu uma bem sucedida carreira como advogado.
Nos primeiros anos de regime nazista, os Maier ajudaram vários judeus a deixar a Alemanha rumo à América. Ao mesmo tempo, também faziam arranjos para a própria fuga caso se demonstrasse necessária. Foi assim que descobriram a possibilidade de vir para o Brasil.
Uma das formas de facilitar o visto era comprar um lote agrícola. No entanto, o governo alemão limitava a quantidade de dinheiro que podia ser enviada para fora do país. Diante disso, surgiu uma oportunidade para alguns judeus e opositores políticos do nazismo. Uma companhia britânica havia comprado terras no Norte do Paraná e as loteado para produção de café e propôs uma triangulação, por meio do qual os refugiados compravam ferro para a construção de uma ferrovia no Sul do Brasil por essa companhia em troca de uma espécie de “vale-terras”. As propriedades eram a então Gleba Roland, hoje município de Rolândia. Cerca de 400 famílias alemãs lá se estabeleceram, das quais aproximadamente 80 compostas por judeus ou classificados pelas leis nazistas como “racialmente judeus”.
Em 1938, pouco após o pogrom conhecido como “Noite dos Cristais”, Max e Mathilde chegaram ao Brasil. Em Rolândia, os Maier se dedicaram à principal atividade econômica da região à época: o café. Passaram o resto de suas vidas em Rolândia – Max faleceu em 1976 e Mathilde em 1997, com mais de 100 anos de idade. Assim, a trajetória de um casal de judeus alemães altamente urbanizado, refugiados do nazismo, acaba se inserindo na história da economia cafeeira do Norte do Paraná.
Virgil Trifan
Virgil nasceu em uma família judia em Radauti, na Romênia, e era ainda um adolescente no início da Segunda Guerra Mundial. Aos 17 anos, foi enviado para um campo de concentração no qual trabalhava o dia inteiro na construção de estradas em troca de uma parca alimentação. Permaneceu lá por dois anos. Apesar de tudo, Virgil sobreviveu ao Holocausto e, em 1948 chegou ao Brasil, estabelecendo-se primeiro em Recife e finalmente em Curitiba.
Na capital paranaense, passou a vender roupas autonomamente até que, em 1959, surgiu uma oportunidade de negócios. A família de outro imigrante, o libanês Kalil Karam – falecido dez anos antes -, estava vendendo a então já tradicional loja de roupas masculinas “Casa Edith”. O comércio, cujo nome é uma homenagem à filha de Kalil, havia sido aberto por ele em 1917 e, desde 1925, funcionava em um casarão na praça Generoso Marques, no centro de Curitiba.
No mesmo ano em que Trifan se tornava proprietário da “Casa Edith”, o centro da cidade, sobretudo a praça Tiradentes, a poucos passos de distância da loja, foi cenário de um episódio conhecido como “Guerra do Pente”. Em 8 de dezembro daquele ano, um policial comprou um pente na loja do imigrante libanês Ahmed Najar. Uma discussão entre cliente e comerciante sobre um cupom fiscal desencadeou uma série de conflitos que duraram três dias. Juntando insatisfação popular, truculência policial e altas doses de xenofobia, foram depredados mais de cem estabelecimentos comerciais pertencentes a “turcos”, como muitos chamavam os imigrantes árabes, alvejando também lojas de italianos, judeus e portugueses. Embora não tenhamos informações se a “Casa Edith” foi atingida, é impossível, dada sua localização, que não tenha sido impactada ou no mínimo obrigada a fechar temporariamente. Após poucos dias, a “Guerra do Pente” foi encerrada – porém, é mais uma demonstração de como a noção de uma cidade acolhedora e harmoniosa, muitas vezes, não passava de um mito.
Virgil Trifan permaneceu com a “Casa Edith” até seu falecimento, em 2019. A loja segue funcionando no histórico casarão azul, uma construção do terço final do século XIX, tombada pelo Patrimônio Histórico.
O local e o global
Não é necessário conhecer as trajetórias de Max, Mathilde e Virgil para compreender a expansão cafeeira de meados do século XX no Norte do Paraná ou o crescimento urbano de Curitiba na década de 1950. Porém, conhecê-las oferece a oportunidade de alargar nossa compreensão sobre o local e o global.
Primeiramente, permite individualizar e dar rostos a esses processos históricos, o que por sua vez possibilita gerar vínculos empáticos. Em segundo lugar, podemos analisar como um mesmo processo histórico – que pode ser o Holocausto, a cafeicultura, os conflitos urbanos de Curitiba ou outros quaisquer – impacta de formas distintas os diversos personagens envolvidos, justamente pelo fato de entrecruzarem processos históricos particulares.
Finalmente, essas duas breves histórias – e tantas outras – apontam para uma desconstrução da oposição entre global e local. Não há, efetivamente, grandes ou pequenas histórias: o que é definido como local ou global geralmente tem mais a ver com relações de poder do que com delimitações geográficas, pois eventos aparentemente independentes entre si se relacionam e se influenciam mutuamente no cruzamento das trajetórias das pessoas envolvidas. O Holocausto pode ser global, pode ser universal, mas é, de fato, um conjunto de milhões de histórias locais, cada uma com suas especificidades individuais.
Sobre o/a autor/a



mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do departamento de História do Museu do Holocausto de Curitiba.

link: https://www.plural.jor.br/colunas/holocausto-e-atualidade/refugiados-do-nazismo-dos-cafezais-de-rolandia-a-historica-casa-edith/