JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

DEPUTADO TERCIRIO TURINI CONTRA O PEDÁGIO NO PARANÁ

Pronunciamento do deputado Tercilio
sobre o pedágio, na sessão de segunda-feira (26/02/19).
Vale a pena ouvir.
Ele é contra a renovação das concessões.


CANAL JOSÉ CARLOS FARINA DO YOUTUBE RECEBE ELOGIO ( Fernando )

Farina segue tranquilo a tendência do seu canal e crescer vc e muito simpático alegre e simples e nos o seu público gostamos de vc. 
Fernando Antônio


Gostei da sua biografia. parabéns por tudo q vc alcançou lutando com a verdade e dignidade. Deus abençoe abraço. Florência Corrêa

Gosto muito de seus vídeos. farina é muito bom viu meu amigo . abraços para você meu amigo . Paulo Sergio Dias

gosto muito de vc farina. vc passa ser um pessoa muito boa, parabéns.
Gloria Freitas


kkkkkkk... Quando o assunto é casa abandonada , casa antiga , dai a galera em peso vem pro canal do Sr Farina ! Ja assisti o video da minha namorada , a Miriam e daqui a pouco estarei assistindo o seu . Muito obrigado por citar meu nome ,estou devendo um vídeo para falar do Sr ,tbm .
SERGIO PERES

VC É UMA LENDA SERGIO.... FAMOSO EM TODO O BRASIL E NO MUNDO... ABRAÇO

Farina, acompanhei a pouco, aos goles de um bom chimarrão, sentado em minha poltrona com minha namorada, sua aventura na casa abandonada: -Tirem as crianças da sala..!kkk Parabéns, rumo a aventura sempre!Passe no canal, filmei uma casa muito antiga e sinistra kk Abraço tche!Vou citar seu canal em breve e lhe aviso. CANAL VIDA DE LUCAS


QUE HONRA O SEU ELOGIO....ABRAÇO

RESPOSTA:

Mt obgdo. Fico feliz e honrado com o vossos comentários e  elogios. Deus abençoe a todos (as)...
FARINA



DEPUTADO COBRA REPÓRTER, RATINHO JR., PSD e PSC CONTRA PEDÁGIO NO PR.

Pedágio  Econorte



A bancada do PSD na Assembleia, juntamente com a do PSC, pediu ontem a suspensão dos aumentos, a anulação do contrato de pedágio da Econorte, auditoria nos contratos e aditivos, e atualização das planilhas de obras e preços de tarifas da Econorte.


CONTRA A RENOVAÇÃO 

Leia tudo no site: CLIQUE PARA LER

COBRA REPÓRTER



COBRA GIGANTE PÍTON FOI ENCONTRADA DENTRO DE UM POÇO

tnonline

Uma píton gigantesca foi achada em Pasir Gudang, capital do estado malaio de Johor, localizado no sul da península da Malásia.


Foram necessários sete homens para remover a cobra de seis metros do poço de uma fazenda malaia


Mohd Noor Irfan Mohd Zainal, de 15 anos, trabalhava com seu pai na fazenda no município de Pasir Gudang, quando ouviu o barulho que saia do poço.

"Pensei que uma pedra havia caído, mas quando me aproximei para saber o que era, vi uma píton", relatou Zainal. A cobra pesa cerca de 80 quilos e foi levada para o Departamento de Vida Selvagem e Parque Nacional ou para o Zoológico de Johor.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

AZEITE DE OLIVA PARANAENSE

GAZETA DO POVO

Idálio Cruz Inácio caminha pelo olival, em Ventania

Ventania (PR) |

Marcos Tosi

Nas encostas da paisagem acidentada da região centro-oriental do Paraná, as oliveiras cultivadas em linha forçam desenhos geométricos num mosaico irregular de pomares, campos de soja e maciços de floresta plantada.

Nas encostas da paisagem acidentada da região centro-oriental do Paraná, as oliveiras cultivadas em linha forçam desenhos geométricos num mosaico irregular de pomares, campos de soja e maciços de floresta plantada.

Comuns na paisagem mediterrânea, as pequenas árvores com folículos verde-acinzentados se adaptaram muito bem ao clima, solo e topografia da região. “A noite aqui é fresca. E as oliveiras precisam de 200 a 300 horas de frio por ano, abaixo de 12 graus, para produzir bem”, revela Idálio Cruz Inácio, o fazendeiro português dono do primeiro e maior olival do Paraná, que já conta com 30 mil pés a caminho da produção plena.

“Em Portugal, escolhia-se o pior lugar possível para plantar as oliveiras. Aqui no Brasil, entendi que é preciso cuidar, que a árvore não gosta de muita água e que responde bem à aplicação de calcário e fertilizantes”, afirma o irrequieto lusitano, nascido há 84 anos no vilarejo de Poltena, conselho de Anadia, próximo de Coimbra.


Idálio Cruz Inácio faz história. Dificilmente alguém contesta que ele seja o primeiro a produzir azeite de oliva extra virgem 100% paranaense. “Um dia estava a pensar. Se a oliveira vai bem na divisa de Minas Gerais e São Paulo, se vai bem em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, por que não iria bem no Paraná, que fica no meio disso tudo?”. Dos 86 hectares cultivados com oliveiras hoje no Paraná, 53 estão na Fazenda Reunidas Luso, uma megapropriedade (para os padrões paranaenses) de 3.300 hectares no município de Ventania.

A primeira experiência, há 30 anos, foi um fracasso. Seu Idálio plantou 40 mudas, algumas “contrabandeadas” de Portugal, que não chegaram a produzir mais do que 200 gramas de azeitonas cada, quando o esperado seria uma safra de pelo menos 20 kg por árvore.

A segunda empreitada iniciou há 12 anos. “Deu cócegas de novo e comecei a plantar. Mas desta vez fiz um campo de experimentos, com 15 variedades de azeitonas, da Grécia, Portugal, Espanha, Estados Unidos e África”, conta. Funcionou. Idálio descobriu que as variedades Koroneiki (grega) e Arbequina (espanhola) são as que vão bem na região, com produções fartas e regulares de azeitonas, e sem morte súbita por problemas com clima ou solo. Curiosamente, os experimentos da Emater e da Embrapa com variedades de azeitona no estado - que começaram bem depois, em 2001 - vêm chegando à mesma conclusão, segundo Cirino Correia Júnior, coordenador de plantas potenciais da Emater. “Hoje dá para dizer que as variedades Koroneiki, Arbequina, Frontoio, Mansanilla e Arbosana foram as que melhor se adaptaram. Mas, para mim, a Arbequina e a Koroneiki ainda são as melhores”, diz Cirino.

Idálio e a esposa, Maria Cristina, inspecionam a qualidade das azeitonas

Na atual safra, que acaba de ser colhida, a Fazenda Luso vai produzir e envasar 3 mil litros de azeite de oliva. O negócio ainda não dá lucro. “É um problema de cultura do brasileiro. Se ele não entender o que é um azeite extra virgem, sempre vai comprar o mais barato”, lamenta-se o português.

No final do ano passado, o Ministério da Agricultura desnudou o grau de falsificação de azeite de oliva no Brasil, retirando do mercado 800 mil litros de azeite impróprio para o consumo, envolvendo 64 marcas e 84 empresas que apresentaram indícios de fraude. Segundo a fiscalização, praticamente 100% das marcas importadas e envasilhadas no Brasil apresentaram problemas, enquanto as marcas envasilhadas no país de origem apresentaram mínimos índices de inconformidade.
Melhor do mundo

“Ir atrás de marcas extravagantes, envasadas de qualquer jeito e por quem não é produtor, é correr um grande risco. Por isso que eu digo, sem dúvida nenhuma, que o azeite que produzimos no Paraná pode ser considerado o melhor do mundo, por que é puro e fresco, envasado em até 12 horas depois da colheita”, orgulha-se Idálio.

Qual seria então o preço justo por uma garrafa de meio litro de azeite de oliva extravirgem? O português faz as contas: “Num litro de azeite vai mais ou menos 10 kg de azeitona. O custo para colher a azeitona fica em mais de 1 real por quilo. Tem ainda o preço da garrafa vazia, do rótulo, da tampa, da caixa e dos impostos, que são um absurdo. O consumidor tem que perguntar por que uma empresa venderia azeite supostamente extra virgem por 20 reais e outro, da mesma marca, por 65 reais? Então, por menos de 40 reais não é possível vender azeite puro”. O valor calculado por seu Idálio não foge do mercado. É bem mais barato, por exemplo, do que uma garrafa de apenas 250 ml de azeite da Serra da Mantiqueira, que custa quase R$ 50,00.
Hugo Harada/Gazeta do Povo
Na colheita, redes são colocadas no chão para evitar a perda das azeitonas,entre a vegetação rasteira

O azeite 100% paranaense da marca “Duidálio” ainda não estreou nas grandes redes de supermercados. Por enquanto, a venda é feita diretamente para amigos e gente que busca qualidade. O lusitano investiu mais de um milhão de reais no lagar da propriedade. Em quatro anos, o olival estará produzindo o suficiente para render 40 mil litros de azeite extravirgem a cada safra. Será quase 70% de toda a produção brasileira em 2017 (estimada em 60 mil litros).

Rodolfo Inácio, neto escolhido por seu Idálio para tocar adiante o negócio, antevê o tamanho do desafio, na medida em que a maioria do olival vai entrando em produção. “Produzir é até fácil, perto da dificuldade de entrar no mercado. Mas temos um diferencial, que eu sempre digo: aqui é Paraná!”, brinca Rodolfo, referindo-se à tradição agrícola do estado.

A produção brasileira de azeite de oliva ainda engatinha. A Associação Nacional dos Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliva calcula que menos de 1% dos 80 milhões de litros que os brasileiros consomem anualmente é produzido aqui. “É difícil encontrar azeites nacionais. Em São Paulo é dificílimo”, diz Rita Bassi, presidente da associação.

Por enquanto, o escoamento da produção nacional acontece por empórios e lojas de fábrica e apenas ‘belisca’ um mercado que movimenta quase R$ 1 bilhão por ano no País. De olho numa pequena fração desse negócio, outro produtor paranaense, Jonathan Harder, de 27 anos, da colônia Witmarsum, também investe nas oliveiras.

O olival de apenas 3,5 hectares no município de Palmeira ainda é novo, começou em 2013, mas já produz as primeiras azeitonas, prensadas artesanalmente para retirar o produto extra-virgem. “Fiz uma pesquisa para aumentar a renda através da diversificação. Estudei a opção de uva, laranja e maçã, mas decidi pela azeitona após fazer contato com produtores no Rio Grande do Sul”, diz Harder.
Hugo Harada/Gazeta do Povo

Ponto ideal da azeitona para produzir azeite é ‘meio madura, meio verde’

“O que falta é os produtores se conversarem mais. Cada um faz um trabalho diferente, em relação à poda das árvores, tipo de solo, clima e variedades. No Rio Grande do Sul e em Minas Gerais os produtores são melhor organizados”, avalia o jovem agricultor.

Não seja por isso. A reportagem passou para o ‘alemão’ Harder os contatos do ‘português’ Idálio, que, por sua vez, já havia afirmado que serão bem-vindos todos os que tenham interesse nas oliveiras. Quem sabe essas conversas podem render frutos e acelerar a produção de azeite de oliva extra-virgem no Paraná. “Não entrei nesse negócio por vaidade”, diz Idálio. “Para mim é um prazer mexer com as azeitonas, por que eu volto à minha infância, quando ajudava meu avô. Eu olho para as oliveiras e me lembro de Portugal”.

Quem disse que a saudade de águas passadas não move moinhos?

P.S: para adquirir uma garrafa do primeiro azeite de oliva extra-virgem 100% paranaense, o contato é pelo telefone 43-3531-2200.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 27/02/18

GINÁSIO ESPORTES


Estão em andamento as obras de reforma das duas quadras do Complexo Esportivo Emílio Gomes, área central. O empreendimento está na fase de ampliação dos banheiros e melhoria dos vestiários. Também já foram construídas rampas para cadeirantes com acesso as quadras. O benefício contempla ainda a reforma do piso da quadra, pintura, colocação de corrimão, adequações no espaço, nova instalação elétrica e de iluminação e reforma estrutural. Rolândia vai sediar em 2018 dois grandes eventos esportivos: os Jogos Abertos “Regional B’ e os “Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP`s) Regional B”. Em cada um dos eventos são esperados cerca de mil pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros, organização, torcedores, visitantes, dentre outros de 29 cidades da região norte do Paraná.

PR-170


Doutor Francisconi, o Chefe de Gabinete Victor Garcia, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Dário Campiolo, o Deputado Estadual Cobra Reporter e os Vereadores Alex Santana e João Ardigo se reuniram hoje em Curitiba com a Direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística para discutir a municipalização do trecho urbano da PR-170 (Avenida Presidente Vargas). No encontro também foi abordada a questão do pedágio e outras demandas sob o domínio do DER. 


PLANO DIRETOR


A Secretaria de Planejamento convida toda a população para participar da Terceira Audiência Pública do Plano Diretor, que está marcada para quarta-feira, 14 de março, a partir das 19h, no Centro Cultural Nanuk. O Plano Diretor é uma lei municipal elaborada pelo poder Executivo (Prefeitura) aprovada pelo poder Legislativo (Câmara de Vereadores), que estabelece regras, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. A Audiência Pública é o momento em que o cidadão que tem alguma sugestão ou ideia para contribuir com a cidade tem a chance de ser ouvido pelas autoridades! Venha e participe da construção de uma cidade ainda melhor! 

SERVIDORES

Servidores Municipais de diversas Secretarias participaram de um curso de pregoeiros para aperfeiçoar e capacitar os responsáveis pelos processos de licitações no auditório da ACIR, ofertado pela Secretaria de Administração. A ação visa otimizar ainda mais os trabalhos. 

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:
Adesivador; Administrador Financeiro; Almoxarife; Analista de Folha de Pagamento; Assistente de Laboratório Industrial; Auxiliar de Linha de Produção - JOVEM APRENDIZ ; Desenhista Projetista (Silos); Eletricista de Caminhões; Eletricista de Manutenção Industrial; Encarregado de Padaria; Enfermeiro; Ergonomista (Fisioterapeuta do Trabalho); Mecânico de Caminhão à Diesel; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Mecânico de Motor à Diesel; Mecânico Eletricista de Automóveis; Montador Soldador; Operador de Empilhadeira; Operador de Máquinas Fixas (Puncionadeira); Torneiro Mecânico; Técnico de Enfermagem; Técnico de Enfermagem do Trabalho; Técnico em Eletrônica; Técnico Instalador de Alarmes e Câmeras; Vendedor Interno. 

PARQUINHO

As obras de revitalização do Parquinho Central estão a todo vapor. Foi finalizada a parte de instalação das bases para a nova estrutura, que já está sendo implantada. Além das melhorias no Parquinho, vão ser construídas duas Mini Arenas Multiuso de Esportes, compostas por alambrados, arquibancadas, gramado sintético e iluminação. Ainda haverá pista de caminhada e outras facilidades para que as famílias possam aproveitar. Durante alguns serviços executados pelos Servidores das Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos, trechos das ruas do entorno ficam parcialmente interditados.

PROCON


O PROCON Rolândia comunica que já está atendendo no novo endereço: Avenida dos Expedicionários 291, centro - prédio do Banco do Brasil - 3º andar (junto com a Secretaria de Assistência Social). O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 13h às 16h de segunda a quinta, sendo que as sextas-feiras somente atendimento agendado previamente e audiências. São três guichês para atendimento ao público e as senhas são distribuídas até às 16h. Até 21 de fevereiro o PROCON fez 535 atendimentos neste ano. Mais informações: 3906-1028.

EMPREENDEDOR


De 26 de fevereiro a 2 de março, o Sebrae/PR realizará a Semana da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor de Rolândia, que opera dentro da Agência do Trabalhador/SINE. Nesse período, além do atendimento gratuito e focado no preenchimento correto daDeclaração Anual do Simples Nacional(DASN), a sala oferecerá um Seminário de Crédito, oficinas e consultorias especializadas nas áreas de Marketing, Finanças e Planejamento.O objetivo é orientar os MEIs na entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI) referente a 2017. Para ficar em dia com as obrigações legais, todos os microempreendedores individuais devem informar o faturamento mensal da venda de mercadorias e serviços com ou sem nota fiscal. O MEI que atrasar ou não realizar a DASN estará sujeito a juros e multa e pode ter alguns benefícios cancelados. A declaração deve conter o faturamento bruto devido em cada mês e a soma total dos valores apurados. Nos casos de baixa do CNPJ também é necessário entregar a DASN-SIMEI. Para receber atendimento, basta comparecer à Sala do Empreendedor com o faturamento bruto anotado, documentos pessoais (RG e CPF) e o CNPJ da empresa.

Confira a programação gratuita na Sala do Empreendedor da cidade:

Sala do Empreendedor – Avenida dos Expedicionários, 604, centro. Telefone (43) 3255-1118.

27/2 - Terça- Consultoria em Finanças, das 8 às 14h.

28/2 - Quarta - Oficina SEI Controlar meu Dinheiro, às 19 horas.

28/2 - Quarta - Consultoria em Marketing, das 8h às 14h.

1/3 – Quinta - Seminário de Crédito, às 19 horas

1/3 – Quinta - Consultoria em Planejamento, das 8h às 14h.LEIA MAIS...

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

domingo, 25 de fevereiro de 2018

REC ROLÂNDIA EMPATA COM O BATEL

ZERO A ZERO
FOTO By CABO NETO


LANCHES ARNALDO´S LONDRINA - PR.

FOTO By FARINA


CONSELHOS PARA QUEM PASSOU DOS 60 ANOS DE IDADE

tudoporemail.com

1. É hora de usar o dinheiro (pouco ou muito) que você conseguiu economizar. Use-o para você, não para guardá-lo. Não desfrute-o com aqueles que não têm a menor noção do sacrifício que você fez para consegui-lo. Geralmente alguns parentes, mesmo que distantes, têm ótimas ideias sobre como aplicar o seu suado dinheiro. Lembre-se que não há nada mais perigoso do que um parente com ideias. Atenção: não é época de fazer investimentos grandiosos. Eles acabam trazendo problemas e agora é hora de ter muita paz e tranquilidade. 

2. Pare de se preocupar com a situação financeira dos seus filhos e netos. Não se sinta culpado por gastar o dinheiro consigo mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude, como uma boa educação. Agora a responsabilidade é deles.

3. Não é mais época de sustentar pessoas de sua família. Estamos nos referindo aos "folgados", evidentemente. Seja um pouco egoísta, mas não avarento. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (como andar regularmente) e coma bem e corretamente.

4. Compre sempre o melhor e mais bonito. Lembre-se que, neste momento, um objetivo fundamental é o de gastar dinheiro com você mesmo, com seus gostos e caprichos, bem como os do seu parceiro. Após a morte, o dinheiro só gera ódio e ressentimento.

5. Nada de angustiar-se com pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos. 


6. Independente da idade, sempre mantenha vivo o amor. Ame o seu parceiro, ame a vida, ame o seu próximo... E LEMBRE-SE: "Um homem nunca é velho enquanto lhe resta a inteligência e o afeto". 

7. Cuide da sua aparência. Frequente o cabeleireiro ou o barbeiro, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista, e use bons perfumes e cremes com moderação. Porque se agora você não é bonito, é, pelo menos, bem conservado. 

8. Acompanhe as tendências da moda, adaptando-as ao seu físico e à sua idade. Há pouca coisa mais patética do que uma pessoa de meia-idade com penteados e roupas feitas para gente jovem e sarada. 

9. SEMPRE mantenha-se atualizado. Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na TV, visite a internet com alguma frequência, envie e responda os seus e-mails e use as redes sociais, mas sem estresse ou como vício. Visite os amigos e receba-os também. 

10. Respeite a opinião dos JOVENS. Muitos deles estão melhor preparados para a vida do que você imagina. Como nós quando tínhamos a idade deles.

 11. Nunca use o termo "no meu tempo". Seu tempo é agora, não se confunda. Pode lembrar do passado, mas com saudade moderada e feliz por ter vivido. 

12. NÃO caia na tentação de viver com seus filhos ou netos. Apesar de, ocasionalmente visitá-los por alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas especialmente a sua. Se você perdeu o seu parceiro, consiga uma pessoa para ir morar com você e ajudar com as tarefas domésticas. Tome esta decisão somente quando não mais puder cuidar de si mesmo sozinho.

13. Pode ser muito divertido conviver com pessoas de sua idade. E o mais importante, não vai funcionar com qualquer um, mas sim se você se reunir com pessoas positivas e alegres, nunca com "velhos amargos". 

14. Mantenha um hobby. Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar de um gato, de um cachorro, cuidar de plantas, jogar cartas, damas, xadrez, dominó, golfe, navegar na internet, pintar, fazer trabalho voluntário em uma ONG ou colecionar alguma coisa. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.

15. ACEITE convites. Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências... Visite museus, vá para o campo... o importante é sair de casa por um tempo. Mas não fique chateado quando não for convidado. Certamente, quando você era jovem também não convidava seus pais para tudo. 

16. Fale pouco e ouça mais. Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre coisas boas e agradáveis. Jamais se lamente de nada. Fale em um tom baixo, cortês. Não critique ou se queixe de tudo, aceite situações como elas são. Tudo está passando. 


17. Dores e desconfortos sempre surgirão. Não os torne mais problemático do que são. Tente minimizá-los e não transformá-los no principal assunto da sua conversa. Afinal, eles só afetam você e são problemas seus e do seu médico. Lamentações não servem para nada. 

18. Se você foi ofendido por alguém, perdoe. Se você ofendeu alguém, peça perdão. Não arraste ressentimentos pela vida. Eles só servem para deixar você amargurado e triste. Alguém disse que "guardar ressentimentos é como tomar veneno esperando que faça efeito em outra pessoa." Não se deixe envenenar.

VÍDEO INAUGURAÇÃO DO POSTO VIA SUL DE ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO

sábado, 24 de fevereiro de 2018

VÍDEO ACIDENTE CARROS ROLÂNDIA

VÍDEO.

DEPOIS DO ESCÂNDALO DOS PEDÁGIOS NO PARANÁ BETO RICHA AUTORIZA

BONDE


Governador autoriza início da duplicação da BR-369

O governador Beto Richa assinou a ordem de serviços para início das obras de duplicação da BR-369, no trecho entre Jataizinho e Cornélio Procópio, no Norte do Estado. A obra será executada pela concessionária Econorte e fiscalizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). Serão investidos cerca de R$ 226,7 milhões em 34,3 quilômetros da rodovia. O contrato foi assinado na sexta-feira (23).

COMENTÁRIO:
Não veio tarde demais ???

EXPO LONDRINA 2018 EM ABRIL


BONDE 

Ingressos para ExpoLondrina 2018 começam a ser vendidos em 1º de março

As vendas de ingressos para os shows, rodeio e parque da ExpoLondrina 2018 começam no dia 1º de março, nas bilheterias do Parque Ney Braga, no Boulevard Londrina Shopping e pelo site da ExpoLondrina. A exposição será realizada entre os dias 5 e 15 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. 

Os ingressos do primeiro lote de shows começam a ser vendidos a R$ 25 na compra antecipada. Os preços serão alterados de acordo com o fim dos ingressos de cada lote. No dia do show, o valor será integral, sendo a meia-entrada válida apenas para os casos especificados em lei. O show de Larissa Manoela será o único a ter os ingressos do primeiro lote vendidos a R$ 20. 

Reprodução//Facebook


Para os rodeios: dia 13 de abril – sexta-feira: R$ 18 para compras antecipadas, no dia a meia-entrada será R$ 23 e o valor cheio será R$ 46; dia 14 de abril – sábado: R$ 20 antecipado, no dia a meia-entrada será R$ 24 e o valor cheio R$ 48; e a grande final, no dia 15 de abril – domingo: R$ 22 compras antecipadas, no dia a meia-entrada será R$ 25 e o valor cheio R$ 50. 

Os ingressos para entrar no Parque de Exposição serão vendidos a R$ 10 e R$ 5 em compras antecipadas durante a semana (segunda a sexta). Nos finais de semana, os valores sobem para R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia entrada. Esses preços valem até 4 de abril. Durante a ExpoLondrina, os valores serão R$ 14 a inteira e R$ 7 a meia nos dias de semana e, aos finais de semana, R$ 15 a inteira e R$ 7,50 a meia. Crianças de até seis anos não pagam para entrar no parque, mas todos pagam para os shows e rodeios. 

Confira a grade completa de shows: 
05 de abril: Henrique & Juliano – 22h 
06 de abril: Luan Santana – 22h 
07 de abril: Bruno & Barreto e Cleber & Kauan - 22h 
08 de abril: Larissa Manoela – 18h 
09 de abril: Simone & Simaria – 22h 
10 de abril: Zé Neto & Cristiano e DJ Samhara - 22h 
11 de abril: Marília Mendonça – 22h 
12 de abril: Maiara & Maraisa – 22h 
13 e 14 de abril: Rodeio ExpoLondrina 2018 – 20h 
15 de abril: Rodeio ExpoLondrina 2018 – 19h

Redação Bonde com Assessoria de imprensa

BLOG DO FARINA E OS JORNAIS DE ROLÂNDIA

JORNAL DE ROLÂNDIA 23/02/2018








































JORNAL DE ROLÂNDIA 23/02/2018













































































JORNAL DE ROLÂNDIA 23/02/2018






































































JORNAL DE ROLÂNDIA 23/02/2018








































































JORNAL DE ROLÂNDIA 23/02/2018

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

VÍDEO OBRA EM RITMO ACELERADO EM ROLÂNDIA - PR.

VIDEO.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 23/02/18

COPEL promoveu uma reunião para detalhar os serviços da companhia na cidade. Na ocasião, a Secretária de Planejamento Catarina Schauff, o Secretário de Infraestrutura Wanderley Massucci e o Servidor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Roberto “Funasa” Oliveira, solicitaram a COPEL uma poda mais adequada das árvores, quando estas tocam ou estão próximas a rede de alta tensão. Os representantes da COPEL se comprometeram a intensificar a fiscalização no trabalho da empresa terceirizada que executa o serviço. Participaram do encontro o Gerente Regional de Serviços e Manutenção Aparecido Alberto Tomazeli, o Gerente de Projetos e Obras Mateus Migoto e o Gerente da unidade da COPEL de Rolândia, que atende outras 10 cidades, Marcelo Elvis da Silva. 

MUSEU


Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, funcionários do Museu Municipal de Rolândia receberam a Profª da UEL e também Diretora do Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” Regina Alegro e Amauri Ramos da Silva responsável técnico pela catalogação, registro e acervo do museu londrinense. O encontro teve como objetivo conhecer o atual local de funcionamento do Museu em Rolândia bem como as dependências do prédio próprio construído na antiga Estação Ferroviária. Durante o encontro estiveram presentes a Diretora do Museu de Rolândia Nilce Jacinto Martins, a Professora Silvia Unbehaun Puschel e a Turismóloga Flavia Galbero. Pensando em um layout para acomodar o grande e riquíssimo acervo existente, Amauri Ramos e Regina Alegro, a partir da planta baixa, emitirão um parecer com sugestões para que o novo espaço seja ocupado, garantindo questões como o cuidado com o acervo que será exposto, a sala e acondicionamento adequado do acervo reserva, iluminação, temperatura, incidência de luz e claridade, circulação de visitantes, cuidados com segurança, umidade, proteção de insetos e animais. Atualmente o Museu Municipal de Rolândia possui um amplo acervo composto de várias peças entre objetos, mobiliários, documentos, bem como, material de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico. Durante o Encontro foi discutido sobre a possibilidade de assessoria do Museu de Londrina para realização de uma oficina de orientação para limpeza, manutenção e cuidado de peças históricas. No encontro discutiu-se também sobre o retorno dos trabalhos iniciados em 2017 com o Projeto “Contação de Histórias” uma parceria entre UEL/Secretaria de Cultura/Secretaria de Educação e os Museus de Rolândia e Londrina. O Projeto será retomado em março e os próximos encontros contemplarão uma Oficina de Fotografia e Entrevistas para os professores participantes do Projeto. Outro ponto positivo do encontro foi a comunicação de que está previsto em breve a participação de Rolândia e demais cidades vizinhas de um encontro com Renato Carneiro, Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de que o mesmo possa conhecer o potencial dos museus e espaços de memória do Norte do Paraná, para que além conhecer nossa região, possa contribuir e articular ações para que investimentos e valorização desses espaços sejam também prioridade do governo e administração em todas as esferas governamentais. As coordenadoras do Projeto Contação de Histórias em Rolândia e funcionárias da Prefeitura Municipal, que atuam hoje na Educação e Cultura: Nilce, Flavia e Silvia avaliaram como muito produtiva essa parceria e aproximação dos espaços históricos e culturais, pois articulando esses espaços na região metropolitana de Londrina os Museus ganham força e visibilidade, lutando assim coletivamente para a preservação e cuidado com a “história da nossa gente”.LEIA MAIS...

SEX, 23 DE FEVEREIRO DE 2018 12:43


JOVEM APRENDIZ

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Estão abertas 15 vagas de JOVEM APRENDIZ: 
Perfil Profissional:
• Área de Atuação – Indústria;
• Segmento Tecnológico – Produção Industrial;
• Qualificação Profissional – Auxiliar de Linha de Produção;
• Nível de Educação Profissional – Básico.
• Carga horária: 3x por semana na empresa (4h diárias) e 2x por semana no SENAI Rolândia (aulas teóricas de 4h diárias).
Atividades a serem desenvolvidas: 
• Realizar o monitoramento de processos;
• Realizar a manipulação e classificação dos produtos;
• Realizar o 5S juntamente com os demais colaboradores;
• Contribuir com a segurança e saúde no local de trabalho;
• Contribuir com as boas práticas de fabricações.
Pré-requisitos: 
• Ter idade entre 18 anos a 22 anos conforme legislação;
• Estar regularmente matriculado no ensino fundamental ou médio, ou ter concluído ensino médio;
• Ter disponibilidade para trabalhar das 08h às 12h nas segundas, terças e quintas feiras;
• Ter disponibilidade de realizar o curso no SENAI de Rolândia todas as Quartas e sextas feiras das 8h às 12h (Nos dias das aulas teóricas os Jovens não trabalharão na empresa).
O interessado deve entrar em contato com o SINE de Rolândia até o dia 28/02/2018 com seus documentos pessoais e Carteira de Trabalho e o mesmo irá realizar o devido encaminhamento para a empresa. 

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:
Adesivador;
Administrador Financeiro;
Almoxarife; 
Analista de Folha de Pagamento;
Assistente de Laboratório Industrial;
Cortador de Árvores;
Desenhista Projetista (Silos);
Eletricista de Caminhões;
Encarregado de Padaria;
Enfermeiro;
Ergonomista (Fisioterapeuta do Trabalho); 
Mecânico de Caminhão à Diesel;
Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; 
Mecânico de Motor à Diesel;
Mecânico Eletricista de Automóveis;
Torneiro Mecânico;
Técnico de Enfermagem;
Técnico de Enfermagem do Trabalho;
Técnico em Eletrônica;
Técnico Instalador de Alarmes e Câmeras;
Vendedor Interno. 

ATLETISMO

A Secretaria de Esportes iniciou o trabalho de atletismo para crianças a partir de quatro anos. O projeto, que tem como técnico Ivar "Tucano" Benazi, desenvolve atividades de salto e corrida com crianças duas vezes na semana: quarta e sexta a partir das 18h, na pista de atletismo do Estádio Erich Georg. Atualmente, 38 crianças participam das aulas, que são gratuitas. A atividade, em caso de ocupação do Estádio, é transferida para a Praça da Igreja Matriz. Inscrições podem ser feitas na hora.

BAQUETE

A Secretaria de Esportes abre inscrições para novas turmas de basquete e handebol. As aulas gratuitas são voltadas aos adolescentes de 12 a 16 anos. As aulas, masculino e feminino, serão no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, na Vila Oliveira. Mais informações e inscrições: 3906-1117.
Aulas:
SEGUNDA-QUARTA-SEXTA - das 16h às 18h - Basquete
TERÇA-QUINTA - das 9h às 11h e das 16h às 18h - Handebol 

NA PRAÇA

A Secretaria de Saúde de Rolândia, por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que no dia 24 de fevereiro, próximo sábado na Praça Castelo Branco, centro, vai ofertar serviços gratuitos de saúde, como o “Teste Rápido de Sífilis e Hepatite C”. Este exame é realizado na hora, é sigiloso, não precisa estar em jejum e o resultado sai em 15 minutos, sendo necessário apenas levar um documento com foto. Os Agentes de Endemias estarão no evento orientando sobre dengue, entregando panfletos e ainda vão fazer uma exposição do aquário de larvas do mosquito. 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

CONVITE: INAUGURAÇÃO AUTO POSTO VIA SUL ROLÂNDIA

EU VOU

ROLÂNDIA: MARIDO ATROPELA E ESFAQUEIA EX-ESPOSA E NAMORADO

Diario24h


Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

ROLÂNDIA, PR – Uma tragédia aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), em Rolândia, Região Metropolitana de Londrina, no norte do estado. Um homem inconformado com o fim do casamento, atropelou e esfaqueou a ex-companheira e o atual namorado.

Segundo informações, o suspeito faltou no serviço e aguardou o casal dentro do carro estacionado na Rua Tupi, na Vila Oliveira. Ao avistar o casal, o homem desceu do veículo munido de um facão e começou a atacar a ex-mulher e o namorado.

Segundo depois, dois policiais aparecem no local, conforme pode ser observado nas imagens gravadas por uma câmera de segurança. Neste momento, o rapaz corre armado para cima dos profissionais. No vídeo não é possível ver, mas os policiais resolvem atirar contra as pernas do suspeito para contê-lo.

O homem, alucinado de ódio, não percebeu a existência de uma viatura da Polícia Militar atrás de seu carro; por conta disso, os policiais aparecem de imediato nas imagens. Um pintor que estava próximo ao local da confusão não foi atingido pelos disparos.

Jaqueline Aparecida Dantas, de 23 anos, e Herbert José Sanches Pereira, de 28 anos, foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital São Rafael com ferimentos moderados. Na delegacia, o ex-marido inconformado preferiu permanecer em silêncio durante o depoimento. Ele foi autuado por duplo homicídio tentado e se condenado, pode pegar de 12 a 28 anos de prisão.

VÍDEO CAMINHÃO COM GÁS PEGA FOGO EM ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO

CAMINHÃO CARREGADO COM GÁS PEGA FOGO NO CONTORNO SUL DE ROLÂNDIA

DAQUI A POUCO O VÍDEO
1ª FOTO By DIÓGENES COTTING
2ª e 3ª FOTOS  by DEFESA CIVIL DE ROLÂNDIA
























PERGUNTAS PARA O PEDÁGIO RESPONDER NO PARANÁ

Espero que agora, com as investigações da Policia Federal e do MPF em andamento, e com as prisões de diretores de uma concessionária, sejam respondidas as seguintes perguntas?


1)- Quem fiscaliza estas concessionárias?

2)- Em 20 anos quanto arrecadaram?

3)- Quais os serviços que ficaram de fazer?
4)- Foram feitos?
5)- Quanto gastaram efetivamente em obras em favor do povo /usuários?
6)- Para onde foi o lucro de todo este período?
7)- Por que o pedágio em Santa Catarina é tão pequeno?
8)- As tarifas agora vão ser fixada em valores reais?
9)- O povo vai receber de volta o que pagou a mais para sustentar as propinas e os corruptos??
9)- Se não fizeram serviços contratados irão indenizar o povo?
10)- Como fica a isonomia de Rolândia e Marialva, com relação as isenções dadas para Arapongas e Mandaguari??
11)- Tem algum governador envolvido?
12)-Algum governador ou deputado fiscalizou de fato os direitos do usuários / povo??
13)- O dinheiro da propina vai ser devolvido aos usuários que pagaram por ela??
14)- Qual o papel dos deputados na fiscalização destas concessionárias?
15)- Quem são o principais acionistas e diretores destas concessionárias?
16)- O DER e DNIT fiscalizam as obras que as concessionárias assumiram em executar?
17) - Existe algum representante dos usuários na fiscalização destas concessionárias?
18)- Qual o direito do povo em transitar por vias alternativas que existiam antes do pedágio e que foram fechadas após, apenas com a liberação de prefeito, sem ouvir o povo interessado?
19)- É verdade que nos países desenvolvidos, de 1º mundo, o usuário, sempre tem direito em uma via alternativa? por que não no Brasil??


PEDÁGIO NO PARANÁ VIRA MANCHETE POLICIAL COM CADEIA E TUDO

FOLHA DE LONDRINA

diretor-presidente da Triunfo Econorte, Hélio Ogama, foi detido

Batizada de Operação Integração, a 48ª fase da Lava Jato chegou com tudo em Londrina. Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (22) com o cumprimento de 55 mandados de buscas e apreensões e seis de prisão temporária. Dois investigados foram detidos na cidade e permanecem na sede da PF (Polícia Federal) até o término da prisão temporária de cinco dias. 

Os policiais também apreenderam documentos em um escritório de advocacia localizado em edifício na Galeria Vila Rica, no centro, em um condomínio de luxo na Gleba Palhano e na sede da Triunfo Econorte, dona da concessionária Econorte, que administra algumas praças de pedágio no Norte do Estado. A investigação apura crimes de corrupção, lavagem de ativos e fraude a licitações ligados às concessões do chamado Anel de Integração, que faz ligação as rodovias pedagiadas do Estado. 

O diretor-presidente da Triunfo Econorte, Hélio Ogama, e o engenheiro Leonardo Guerra, administrador da Rio Tibagi Engenharia, ambas empresas do grupo Triunfo, foram detidos em Londrina. O diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) no Paraná, Nelson Leal Júnior, também foi preso em Curitiba. Além deles, o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, autorizou a prisão temporária de Oscar Alberto da Silva Gayer, Sandro Antonio de Lima e Wellington de Melo Volpato, que é de Paranavaí (noroeste). 



O caso 
O MPF (Ministério Público Federal) detectou o uso das estruturas da lavagem de dinheiro reveladas na Lava Jato para operacionalizar os recursos ilícitos pagos a agentes públicos por operadores financeiros Adir Assad e Tacla Duran, ambos já investigados pela operação. Segundo a Receita Federal, são R$ 56 milhões desviados em três anos. 

Segundo a denúncia, Duran teria utilizado seu escritório de advocacia para firmar contratos fictícios e produzir dinheiro em espécie. As investigações também apontam que a Triunfo teria se utilizado dos serviços de Assad e Duran para operacionalizar, ocultar e dissimular valores oriundos de atos de corrupção. Por meio de perícias técnicas, o MPF identificou um superfaturamento de até 89% no valor da tarifa. 

De acordo com a PF, os operadores viabilizaram o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e DER e Casa Civil do Governo do Estado do Paraná. 

Em coletiva de imprensa em Curitiba, o procurador Diogo Mattos exemplificou uma das situações em que as empresas teriam sido indevidamente beneficiadas. Segundo ele, uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) identificou em 2012 desequilíbrios nos contratos e determinou que o problema fosse resolvido em um ano. Então, o DER contratou uma fundação para realizar um estudo, que indicou a necessidade de reduzir a tarifa do pedágio em cerca de 19%. Mattos afirmou que o DER desconsiderou este estudo, que teria custado R$ 3 milhões, e elaborou internamente um novo, que concluiu que a tarifa deveria ser aumentada em 24%. 

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima destacou, durante a entrevista, que cada usuário das rodovias do Paraná foi impactado pelo esquema, que contribuiu para as altas tarifas do pedágio. "Privatizações não necessariamente levam ao fim da corrupção", disse. 

CASA CIVIL 
A operação também atingiu a Casa Civil. O assessor da pasta, Carlos Nasser, teve a prisão solicitada pela força-tarefa, o que foi indeferido pelo juiz Sérgio Moro por conta da elevada idade do investigado (78 anos). "Recomendando a prudência que se evite a temporária e sem prejuízo de eventual preventiva após a realização das buscas", escreveu o magistrado no despacho. O pedido do MPF era de 19 pedidos de prisão. Entretanto o juiz federal só expediu seis mandados e determinou o bloqueio de até R$ 20 milhões dos investigados. "Indefiro a temporária por entender que a medida, excepcional, não deve ser prodigalizada e deve ser reservada àqueles com aparente maior participação no esquema criminoso". 

O Palácio Iguaçu também foi alvo dos mandados expedidos pela Justiça Federal. O procurador do MPF, Carlos Fernando Lima, disse que agentes públicos foram alvos da investigação e que, por enquanto, não há agentes políticos sendo investigados. 

Os procuradores acreditam que os pagamentos indevidos feitos com esse dinheiro fazem parte de "um gigantesco esquema de fraudes realizadas pelos administradores da concessionária em conluio com agentes públicos". (Com agências) 

Defesas dos citados aguardam acesso à denúncia 

O advogado Rodrigo Antunes, que atua na defesa do administrador da empresa Rio Tibagi, Leonardo Guerra, disse que ainda não teve acesso ao teor da denúncia. O advogado Gabriel Bertin, que defende o diretor-presidente da Triunfo Econorte, Hélio Ogama, afirmou que ainda vai analisar o teor da investigação. A defesa de Wellington Volpato informou que não vai se pronunciar neste momento porque não teve acesso ao processo. O empresário da Eco Sul Construtora, de Paranavaí, foi preso em São Paulo e encaminhado à sede da PF em Curitiba. 
A Triunfo Participações e Investimentos, responsável pelas empresas Rio Tibagi, Triunfo e Econorte, também não se pronunciou sobre a operação. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que os fatos apurados são anteriores à criação da autarquia federal. O órgão esclareceu ainda que não participa de qualquer processo de concessão de rodovias. A assessoria de imprensa do DER informou que a resposta foi encaminhada via Palácio Iguaçu. 
A reportagem fez contato com a defesa do diretor do DER-PR, Nelson Leal Júnior, e com ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), mas não obteve resposta. Os outros citados não foram localizados. 

Em 10 anos, R$ 2,3 bi em tarifas 

De acordo com o Ministério Público Federal, a investigação da Operação Integração identificou uma rede de empresas de fachada com a participação de agentes públicos e outros operadores financeiros em irregularidades praticadas em favor da concessionária Econorte. Por meio de dados obtidos pela quebra do sigilo bancário, os procuradores identificaram que, de 2005 a 2015, as concessionárias receberam cerca de R$ 2,3 bilhões provenientes de tarifas pagas pelos usuários. Deste valor, R$ 343 milhões foram repassados para uma subsidiária integral em contratos de conservação de rodovias. Da subsidiária integral, R$ 110 milhões foram repassados à holding do grupo. Segundo a acusação, de 2005 a 2015 pelo menos R$ 63 milhões foram para empresas de fachada ou sociedades cuja prestação de serviços ou entrega de produtos não foi comprovada. O órgão destacou que, como a fase ainda é investigativa, as conclusões são provisórias. (Folhapress)

Guilherme Marconi e Rafael Machado
Reportagem Local
NOTÍCIAS RELACIONADAS

PEDÁGIO NO PARANÁ COMEÇA A SER INVESTIGADO PELO MPF

G1.GLOBO.COM/PR

A Econorte recebeu cerca de R$ 2,3 bilhões de tarifas pagas pelos usuários entre 2005 e 2015.

TARIFA ALTA

propina pode ter trazido prejuízo para motoristas que passam pelo Paraná.

sobrepreço de itens da planilha chegou a 89% 

mostrava que a tarifa de pedágio poderia ser reduzia em 18%

o valor desviado "pode passar de R$ 100 milhões", 

R$ 63 milhões foram repassados, conforme o MPF, para empresas de fachada 

O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou, na manhã desta quinta-feira (22), que a 48ª fase da Operação Lava Jato tenta mostrar as "reais causas" do usuário pagar preços tão elevados nos pedágios do Paraná.

A 48ª fase da operação, conforme a Polícia Federal (PF), apura corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na gestão das concessões de rodovias federais no Paraná.

"A operação de hoje simplesmente é a tentativa de investigar uma ferida aberta no estado do Paraná, que são as altas tarifas do pedágio e suas justificativas", disse.

Na coletiva de imprensa sobre a nova fase, Carlos disse, ainda, que a privatização não leva, necessariamente, ao fim da corrupção.

A nova etapa Lava Jato, batizada de Integração, foi deflagrada nesta quinta-feira. Seis pessoas foram presas temporariamente - duas em Londrina, no norte do Paraná; duas em Curitiba; e duas em São Paulo - e 55 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Um dos presos é o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER-PR), Nelson Leal. Ele nega as acusações.

"O usuário final acabou sendo prejudicado por uma tarifa alta, que era desviada para outro propósito que não o interesse público", afirmou outro procurador do MPF, Diogo Castor de Mattos.

Ainda segundo Diogo, não há nenhum indicativo de participação do governador Beto Richa (PSDB) nos fatos relacionados.

Pedágio

As perícias técnicas realizadas pelo MPF apontaram superfaturamento nos valores das obras das concessionárias.

Um laudo técnico, que usou como parâmetro a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), da Caixa Econômica Federal, mostrou que o sobrepreço de itens da planilha chegou a 89% em relação ao valor de mercado.

O desvio de dinheiro para pagamento de propina pode ter trazido prejuízo para motoristas que passam pelo Paraná.

De acordo com o MPF, um estudo apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2012, mostrava que a tarifa de pedágio poderia ser reduzia em 18%, mas o que houve foi um aumento de 25%. O valor ficou mais caro por causa de aditivos ao contrato, justificados pelo DER-PR.

Os procuradores dizem que, à mesma época, Nelson, que era diretor do DER-PR, comprou um apartamento de luxo em Balneário Camboriú e que pagou parte em espécie, com malas de dinheiro.

No pedido de prisão, o MPF afirma que Nelson vem usando o cargo para editar atos em favor das concessionárias. Ele participa do grupo de trabalho nomeado pelo governador para estudar a renovação dos atuais contratos de concessão.

O G1 tenta contato com a Econorte para comentar o caso.

Valor desviado

O procurador Diogo Castor de Mattos afirmou que o valor desviado "pode passar de R$ 100 milhões", mas isso demandaria estudos técnicos mais aprofundados.

De acordo com o MPF, a Econorte recebeu cerca de R$ 2,3 bilhões de tarifas pagas pelos usuários entre 2005 e 2015. Deste total, pelo menos R$ 63 milhões foram repassados, conforme o MPF, para empresas de fachada ou sociedades cuja prestação de serviço ou entrega de produtos não foi confirmada.

Uma subsidiária integral em contratos de conservação de rodovias recebeu R$ 343 milhões e R$ 110 milhões, da subsidiária integral, foram repassados a holding do grupo, segundo o MPF.

Operadores da Lava Jato

A Lava Jato chegou até as empresas de pedágio porque os envolvidos usavam o mesmo esquema revelado na operação, com a participação de dois operadores já investigados pela PF: Adir Assad e Rodrigo Tacla Duran.

Por meio das investigações relacionadas a eles em outras fases da operação, foram encontrados elementos que levaram à deflagração da 48ª etapa.

Segundo o MPF, Tacla Duran recebeu, entre 2012 e 2014, mais de R$ 1 milhão da Econorte. Ainda conforme o MPF, empresas do Grupo Triunfo, da Econorte, depositaram R$ 5 milhões para Tacla Duran e R$ 26 milhões para Assad.

Conforme Diogo Castor de Mattos, Tacla Duran usava o escritório de advocacia dele e empresas prestadoras de serviço para fins ilícitos.

Já Adir Assad tinha uma "estrutura gigantesca" de produção de dinheiro em espécie. Dentro da colaboração premiada, ele ajudou a identificar pessoas envolvidas na concessionária.

Busca e apreensão na Casa Civil

Casa Civil, que fica no Palácio do Iguaçu, sede do Governo do Paraná, foi alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira (22) (Foto: Gil Bermudes/RPC)

No início da manhã, a Casa Civil – que fica no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná –, foi alvo de mandado de busca e apreesão. O delegado Igor Romário de Paula afirmou que essa busca foi "limitada à mesa de trabalho" de um dos investigados: Carlos Nasser.

Carlos Nasser é funcionário com cargo em comissão da Casa Civil, além de ser considerado homem de confiança de Beto Richa.

O MPF chegou a pedir a prisão de dele, mas o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, determinou apenas a busca e apreensão na sala dele.

Ainda conforme o MPF, Nasser recebeu quase R$ 3 milhões de duas empresas ligadas do Grupo Triunfo, do qual faz parte a Econorte.

O governo estadual informou vai se manifestar assim que tomar ciência de todas as informações relacionadas à 48ª fase da Lava Jato.

Quem foi preso

Nelson Leal Júnior - diretor-geral do DER-PR

Oscar Alberto Gayer da Silva - ex-funcionário do DER-PR

Wellington de Melo Volpato - sócio da Eco Sul Brasil Construtora

Helio Ogama - diretor-presidente da Triunfo Econorte

Leonardo Guerra - administrador da empresa Rio Tibagi

Sandro Antônio de Lima - funcionário da Econorte

O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância – decretou o bloqueio de até R$ 20 milhões das contas dos investigados.

"Considerando os indícios do envolvimento dos investigados em vários episódios de intermediação de propina e de lavagem de dinheiro", explicou.

O que dizem os citados

Nelson Leal Júnior

A defesa de Nelson Leal Júnior afirmou que está avaliando os documentos da investigação e só depois vai se manifestar.

Helio Ogama

A defesa está tendo acesso às informações do inquérito e entende que a prisão temporária decretada é desnecessária.

Leonardo Guerra

O advogado Rodrigo Antunes, que defende Leonardo Guerra, informou que está analisando os documentos do processo e que, por enquanto, não vai se manifestar.

Construtora Triunfo

A defesa da Construtora Triunfo disse que não vai prestar declarações.

Wellington Volpato

O advogado que defende o empresário Wellington de Melo Volpato, disse que por enquanto não vai se pronunciar sobre o caso, pois ainda não teve acesso ao processo.

O G1 tenta contado com a defesa dos outros envolvidos.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.