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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 19/02/18

INÍCIO DAS AULAS

O Prefeito Doutor Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão e o Secretário de Educação Cláudio Pinho, acompanharam, hoje, o início do ano letivo da Rede Municipal de Educação na Escola Dr. Vitório Franklin, área central. Para atender aos mais de cinco mil alunos da Rede, a Secretaria de Educação executou diversas melhorias para atender ainda melhor os alunos. Foram desenvolvidos serviços de organização estrutural, adequação de Servidores e formação pedagógica . Cerca de 600 profissionais (professores, coordenadores, secretários e gestores) das 21 unidades municipais, participaram do encontro pedagógico, no último dia 15, no Garfo Eventos. Dentre as novidades nos estabelecimentos municipais de ensino estão: na Escola Sebastião Feltrin, na Vila Oliveira, foi inaugurada na última sexta-feira (15) uma nova biblioteca, que possibilitou a abertura de mais duas salas de aula para atender a demanda da região. De acordo com o planejamento da Secretaria de Educação, o projeto de Bibliotecas em containers será replicado para outras unidades. Além Escola Sebastião Feltrin, outras unidades da educação passaram por reformas, com melhorias na pintura e instalações elétricas. Outra obra estrutural foi executada na Escola Municipal Dr. Vitório Franklin, com a revitalização da quadra de esportes. 

MEIO AMBIENTE


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a distribuição do larvicida que combate os borrachudos e, a partir de hoje, o produto Aedes Control Bacillus Thuringienses var. Israelensis, que é ecológico, não agride ao meio ambiente e age nos mosquitos, está sendo passado por 65 colaboradores que estão promovendo a aplicação em 286 pontos da cidade. O produto está sendo pulverizado entre as bacias do Rio Bandeirantes do Norte, Ribeirão Vermelho, Ribeirão Jaborandi, Ribeirão Ema, Ribeirão Jaú, Ribeirão Cafezal, Ribeirão Marabú e em seus cerca de 40 microbacias ou afluentes, como o Córrego Grande, Córrego Ciclone, Córrego Barra Grande, Córrego Caiubi, Córrego Amoreiras e Córrego Canarinho, dentre outros. Após o trabalho iniciado hoje, a cada quinze dias, uma nova aplicação será feita, até alcançar doze ciclos. 

CARNÊS DO IPTU


A população atendeu ao chamado e retirou cerca de 60% dos carnês do IPTU 2018, que estavam sendo distribuídos na Prefeitura. Pouco menos de treze mil documentos não foram entregues e podem ser baixados pelo link AQUI. Na nova página, o contribuinte deve clicar na aba “IPTU e TAXAS”, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero - constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê. O talão do IPTU retirado na Prefeitura proporcionou uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 30 mil com as taxas dos Correios. O pagamento da primeira parcela ou o pagamento em cota única tem o vencimento em 10 de abril. O pagamento à vista tem 15% de desconto. O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O valor de 2018 teve um reajuste de 1,73%, equivalente a correção da inflação. O boleto pode ser pago nas Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Correios e Internet Banking do Banco do Brasil. Para terrenos vazios, o contribuinte vai pagar a taxa de IPTU mais R$ 55 referente a Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU do imóvel mais a Taxa de coleta de lixo (calculada de acordo com a metragem da área). A Secretaria de Fazenda comunica que o período de pedido de isenção do IPTU 2018 já está em vigência e termina dia 31/03. A isenção é para o IPTU, porém, a taxa de coleta de lixo deve ser paga. O atendimento é feito no setor de Tributação, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Telefone 3255-8600. O atendimento será feito por ordem de chegada mediante a distribuição de senhas. Podem requerer o benefício aqueles que se enquadram nos seguintes itens, da Lei 69/2012 – artigo 203:


ALVARO DIAS


O Senador Álvaro Dias enviou correspondência oficial ao Prefeito Doutor Francisconi informando que, por meio de uma emenda de bancada com indicação dele, Rolândia vai receber um trator agrícola, no valor de R$ 130 mil, via Ministério da Integração Nacional, que ajudará nos serviços de revitalização das estradas rurais. O maquinário tem previsão de entrega para o próximo mês.

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Adesivador; Administrador Financeiro; Almoxarife; Assistente de Laboratório Industrial; Auxiliar de Enfermagem; Caldeireiro Montador; Cortador de Árvores;

Cozinheiro; Eletricista de Caminhões; Encanador Industrial; Encarregado de Padaria; Enfermeiro; Ergonomista (Fisioterapeuta do Trabalho);

Funileiro Industrial; Gerente de Produção; Mecânico de Caminhão à Diesel; Mecânico de Motor à Diesel; Mecânico Montador; Porteiro; Soldador;

Torneiro Mecânico; Trabalhador da Avicultura de Postura; Técnico de Enfermagem do Trabalho; Técnico em Eletrônica; Técnico Instalador de Alarmes e Câmeras; Vendedor Interno.

HAULY

O Deputado Federal Luiz Carlos Hauly encaminhou correspondência oficial ao Prefeito Doutor Francisconi confirmando a aprovação de duas emendas do parlamentar ao Orçamento da União 2018 que vão beneficiar Rolândia: uma, de um milhão de reais, visa a revitalização do Ginásio Emílio Gomes (Redondão) com verbas do Ministério do Esporte. A outra, no valor de trezentos mil reais, será destinada ao Hospital São Rafael, com recursos do Ministério da Saúde. Na foto, quando o Prefeito Doutor Francisconi recebeu em seu gabinete a visita do Deputado Federal Luiz Carlos Hauly, com as presenças do Chefe de Gabinete Victor Garcia, os Secretários de Compras, Patrimônio e Licitações Fábio Teixeira, Cultura e Turismo, Fernando Pina e o Vereador Irineu de Paula.

MEI


De 26 de fevereiro a 2 de março, o Sebrae/PR realizará a Semana da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor de Rolândia, que opera dentro da Agência do Trabalhador/SINE. Nesse período, além do atendimento gratuito e focado no preenchimento correto daDeclaração Anual do Simples Nacional(DASN), a sala oferecerá um Seminário de Crédito, oficinas e consultorias especializadas nas áreas de Marketing, Finanças e Planejamento.O objetivo é orientar os MEIs na entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI) referente a 2017. Para ficar em dia com as obrigações legais, todos os microempreendedores individuais devem informar o faturamento mensal da venda de mercadorias e serviços com ou sem nota fiscal. O MEI que atrasar ou não realizar a DASN estará sujeito a juros e multa e pode ter alguns benefícios cancelados. A declaração deve conter o faturamento bruto devido em cada mês e a soma total dos valores apurados. Nos casos de baixa do CNPJ também é necessário entregar a DASN-SIMEI. Para receber atendimento, basta comparecer à Sala do Empreendedor com o faturamento bruto anotado, documentos pessoais (RG e CPF) e o CNPJ da empresa.

Confira a programação gratuita na Sala do Empreendedor da cidade:

Sala do Empreendedor – Avenida dos Expedicionários, 604, centro. Telefone (43) 3255-1118.

27/2 - Terça- Consultoria em Finanças, das 8 às 14h.

28/2 - Quarta - Oficina SEI Controlar meu Dinheiro, às 19 horas.

28/2 - Quarta - Consultoria em Marketing, das 8h às 14h.

1/3 – Quinta - Seminário de Crédito, às 19 horas

1/3 – Quinta - Consultoria em Planejamento, das 8h às 14h.


EDUCAÇÃO


A Secretaria Municipal de Educação informa que o atendimento ao público a partir de 19/02/2018 será das 13h às 17h. No período da manhã o expediente será interno. Mais detalhes, 3906-1072.
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Secretaria de Comunicação 

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