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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

MAPA FERROVIÁRIO SÃO PAULO / PARANÁ 1938

Neste mapa de 1938 da Inspetoria Federal das Estradas, a SPP - Cia Ferroviária São Paulo-Paraná aparece como a linha tronco TP-8 do Plano Nacional de Viação então vigente. Em negro, as linhas férreas existentes na época, e em vermelho, as projetadas.
Em relação à SPP, pode-se observar que os trilhos já tinham alcançado a estação de Rolândia, com projeção de extensão até o Porto Guaíra conforme o plano nacional, que visava atingir a divisa com o Paraguai, onde deveria se encontrar com uma ferrovia vinda desde Assunção. É sabido que isso nunca se concretizou, tendo os trilhos passado por Apucarana e Maringá, atingindo seu ponto terminal em Cianorte.
Erroneamente, o mapa indica como ponto inicial da SPP a estação de Salto Grande ao invés de Ourinhos. Talvez isso se dê por planos e estudos anteriores, realizados ainda no início do século XX, projetarem esta cidade como ponto de partida para uma ferrovia em direção ao norte do Paraná. Historicamente, Ourinhos, distante 10 km de Salto Grande, acabou por tornar-se o entroncamento natural entre os dois estados.
Também pode-se ver que o ramal do Paranapanema da E. F. São Paulo-Rio Grande (já neste ano Rede de Viação Paraná-Santa Catarina) havia aberto o tráfego em sua totalidade, com a inauguração da estação Marques dos Reis às margens do rio Paranapanema, ligando a SPP ao sul e à capital do estado do Paraná.
RAFAEL GUEDES


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