SE NÃO MUDAR PELO MENOS 80% DO SECRETARIADO... ESTOU FORA... (a) JOSÉ CARLOS FARINA
JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Rolândia: Fundo Previdenciário do Municipio
Ted Perez perguntou hoje em seu programa na Rádio: Algum vereador sabe a quantas anda este Fundo? Depois que criaram a lei.. depois que mudou o regime de celetista para previdenciário quanto foi arrecadado? quanto foi gasto? Quanto há em caixa? Se a conta está sendo fiscalizada pelos vereadores? Parabéns Ted....
História do trem e da estação ferroviária de Londrina
www.estacoesferroviarias.com.br
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Londrina foi aberta em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Tibagy foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação em 1929, no antigo e diante do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados. O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público". O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950. Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981 acabou o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em museu. Uma nova estação foi construída na variante. (ver também LONDRINA-NOVA) | ||
FARINA APRESENTA PROJETO TURÍSTICO PARA ROLÂNDIA
Sou estudante de arquitetura da UEL e estou no último ano. Vou
fazer meu TCC no ano que vem e gostaria de fazer algo para Rolândia. Andei pesquisando várias coisas na internet e vi que você tem
muitas publicações relacionadas à cidade e que tem um
conhecimento muito grande sobre ela. A partir dos seus blogs conheci a
fazenda Bimini e me apaixonei pela história e arquitetura dela. Primeiramente
tinha pensado em fazer algo lá na Bimini que pudesse chamar mais a atenção e
atrair mais turistas para a fazenda. Acabei desistindo porque a
arquitetura da fazenda é muito rica e não teria nada pra fazer lá que
pudesse competir com ela ou acrescentar. Continuando minhas pesquisas, vi bastantes
coisas sobre incentivar o turismo rural na cidade, revitalizar a estrada
do São Rafael , entre outras coisas. Me interessou
bastante a história alemã, as construções que temos aqui... a história da
Oktoberfest que hoje está quase morrendo. Bom, gostaria de saber se
você teria alguma sugestão pra me dar sobre tudo isso, se tem algum
projeto em mente sobre a cidade. Pensei em fazer um novo projeto onde
acontece hoje a Oktoberfest para que se tornasse um lugar turístico e
uma verdadeira vila germânica, mais não sei até que ponto isso seria
viável. Enfim, se você tiver alguma ideia sobre algum projeto que eu
possa fazer para Rolândia, me ajudaria muito. Obrigada. (a estudante pediu para não ser identificada por enquanto)
RESPOSTA: sim... tenho... entendo que Rolândia poderia atrair muitos turistas se a Oktoberfest voltasse a ser como era no principio: Uma festa para as famílias. Executando apenas músicas tradicional alemã, onde muitos usariam os trajes típicos. Os próprios turistas reclamaram muito das últimas festas que perderam a identidade que a tornaram especial. Para atrair o publico falaríamos isso em um comercial para a TV regional ou estadual... mostraríamos imagens do Igreja Luterana... o Roland... os sinos da igreja luterana... os sinos da igreja católica... o cemitério e igreja São Rafael e algumas casas típicas. No filme sairia também mulheres casadas com crianças loiras... todos com trajes típicos... danças em volta do Roland... danças em frente a Igreja Luterana... cenas de uma senhora alemã preparando bolachas típicas da colônia enfeitadas com bolinhas de cor.... homens assando churrasco... cenas de uma bandinha típica... cenas dos
desfiles antigos... Bom, o potencial é muito grande só falta um prefeito
com uma visão mais ampla para abraçar esta ideia. Eu tenho publicado no YouTube um filme antigo da Oktoberfest e a Igreja Luterana e comunidade do Barreiro tem a fotos do tempo do Pastor Ravache. Uma outra ideia é construir um restaurante ao lado da igreja São Rafael com comidas típicas e música alemã para servir almoços aos sábados e domingos. A Proposta é para que os clientes e turistas estacionem seus carros ali nas proximidades da chácara Rolândia e façam uma caminhada até o restaurante. Além de ser bom para a saúde poderiam contemplar uma das paisagens mais lindas do norte do Paraná. Seria uma miniatura do Caminho de Santiago de Compostela da Espanha. Uma terceira proposta proponho que o Museu Municipal volte a ter aparência de museu. Que volte a expor os objetos e fotos antigas. Pena que uma parte do acervo foi destruído. Virou entulho junto com o antigo prédio do Posto de Saúde central, conforme denúncia publicada no Jornal Manchete do Povo e que virou denuncia no Ministério Público. JOSÉ CARLOS FARINA
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