JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ÚNICO BONSAI DE ARAUCÁRIA DO MUNDO

GAZETA DE POVO

Miniárvores frutíferas ou que remetem às paisagens orientais. Muito comuns, estas não são os únicos exemplares que caracterizam a arte milenar do cultivo de bonsais. Pelo menos não para o bonsaísta Renato Hoenig, que realizou o que parecia impossível para os amantes da técnica e mantém no jardim um bonsai de araucária, árvore típica de Curitiba e da região Sul do país.

LOTÉRICA DA VILA FECHOU ??

ATENÇÃO ATENÇÃO A POPULAÇÃO DA VILA OLIVEIRA E REGIÃO A PARTIR DESSA SEXTA FEIRA DIA 18 DE AGOSTO A LOTÉRICA DA VILA OLIVEIRA NÃO ESTARÁ FUNCIONANDO MAIS!!!! 
PROCUREM AS LOTÉRICAS DO CENTRO PARA FAZEREM PAGAMENTOS DO SEU DIA A DIA.

MAURICIO PROMOÇÕES

HOTEL ROLÂNDIA ( AGORA SAÍ ? )

A Secretária de Planejamento, Catarina Schauff, se reuniu em Londrina, com a direção da Caixa Econômica Federal regional, sobre o andamento da reconstrução da réplica do Hotel Rolândia. A Prefeitura vai apresentar como está o projeto de reconstrução hoje para a Caixa (mais o projeto executivo, que envolve os quesitos arquitetônicos, complementares e orçamentários) e a instituição vai vir conferir o que já foi feito. Mediante isso, a cidade vai receber os recursos para retomar a obra. O montante para a execução do empreendimento está empenhado e soma R$ 350 mil, divididos em Hotel Rolândia e o Barracão pequeno da Rede Ferroviária.

RESUMO DA LIVE DO PREFEITO FRANCISCONI DE ROLÂNDIA

- Tem alguém usando o meu nome para angariar dinheiro para  uma creche. Avise a polícia. Queremos por esta pessoa na cadeia.

- Está bem perto a recuperação da estrada até do Deizinho.



MAPA FERROVIÁRIO SÃO PAULO / PARANÁ 1938

Neste mapa de 1938 da Inspetoria Federal das Estradas, a SPP - Cia Ferroviária São Paulo-Paraná aparece como a linha tronco TP-8 do Plano Nacional de Viação então vigente. Em negro, as linhas férreas existentes na época, e em vermelho, as projetadas.
Em relação à SPP, pode-se observar que os trilhos já tinham alcançado a estação de Rolândia, com projeção de extensão até o Porto Guaíra conforme o plano nacional, que visava atingir a divisa com o Paraguai, onde deveria se encontrar com uma ferrovia vinda desde Assunção. É sabido que isso nunca se concretizou, tendo os trilhos passado por Apucarana e Maringá, atingindo seu ponto terminal em Cianorte.
Erroneamente, o mapa indica como ponto inicial da SPP a estação de Salto Grande ao invés de Ourinhos. Talvez isso se dê por planos e estudos anteriores, realizados ainda no início do século XX, projetarem esta cidade como ponto de partida para uma ferrovia em direção ao norte do Paraná. Historicamente, Ourinhos, distante 10 km de Salto Grande, acabou por tornar-se o entroncamento natural entre os dois estados.
Também pode-se ver que o ramal do Paranapanema da E. F. São Paulo-Rio Grande (já neste ano Rede de Viação Paraná-Santa Catarina) havia aberto o tráfego em sua totalidade, com a inauguração da estação Marques dos Reis às margens do rio Paranapanema, ligando a SPP ao sul e à capital do estado do Paraná.
RAFAEL GUEDES


TREM NA DIVISA PARANÁ / SÃO PAULO MARQUES DOS REIS

Locomotiva U20c em trem saindo de Ourinhos sentido Cornélio Procópio.

Foto tirada com trem encima da ponte na divisa SP/PR.

EDSON JUNIOR - SSP - CIA FERROVIÁRIA SÃO PAULO-PARANA