JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Acidente de trem no Canadá deixa 5 mortos e 40 desaparecidos


Trem com petróleo descarrilou e explodiu em cidade de Quebec.
Fogo foi controlado, mas causas são desconhecidas.

Da France Presse
Os incêndios provocados pela gigantesca explosão de um trem que transportava petróleo na madrugada de sexta-feira para sábado (6) em Quebec, no Canadá, foram controlados, anunciaram na noite de domingo (7) as autoridades, que mantêm o balanço de cinco mortos e 40 desaparecidos.
Uma explosão de intensidade média foi registradas pouco depois das 22h. A polícia não soube explicar a causa.
Três horas antes, os bombeiros anunciaram que não havia mais chamas na área de dois quilômetros arrasada pelo incêndio.
Bombeiros trabalham para apagar o fogo após o incêndio com um trem em Quebec, Canadá (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)Bombeiros trabalham para apagar o fogo após o incêndio com um trem em Quebec, Canadá (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)
"As chamas foram apagadas. Conseguimos", disse o comandante dos bombeiros, Denis Lauzon.
O número de mortos pelo descarrilamento e explosão de um trem que transportava petróleo em sua passagem por um povoado da província canadense de Quebec aumentou para cinco durante o domingo.
"Foram encontrados outros dois corpos, o que eleva a cinco o número de pessoas (mortas) encontradas entre os destroços", disse o porta-voz da polícia de Quebec, Michel Brunet, que acrescentou que ainda "há ao menos 40 pessoas sobre as quais não se tem notícia" em Lac-Mégantic, localidade 250 km a leste de Montreal, com 6.000 habitantes.
"Será uma catástrofe. Sabemos disso", disse à Rádio Canadá Maurice Bernier, prefeito da região de Lac-Mégantic.
O descarrilamento, explosão e incêndio do trem de vagões-tanque destruiu parte do centro do povoado.
"Havia pelo menos 50 pessoas no bar" de Lac-Mégantic, disse um bombeiro que retornava do local da catástrofe e que pediu o anonimato. "Não resta mais nada", acrescentou. Uma onda de petróleo em chamas arrasou o edifício, explicou.
Vagão é visto após explosão em Lac Megantic, Quebec (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)Vagão é visto após explosão em Lac Megantic, Quebec (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)
Mariette Savoie, uma moradora, disse ter visto "um muro de fogo" se erguer durante a noite e afirma que "em cima de todas as lojas da rua principal havia apartamentos. Todos os que estavam ali não puderam sair", afirmou, temendo que o número de vítimas fatais seja alto.
As operações de busca dos desaparecidos começaram na madrugada de domingo.
O acidente forçou a retirada de cerca de 2.000 pessoas, além de afetar 40 construções do povoado.
"Estou muito abalado, horrorizado pela notícia, fica claro que houve perda de vidas humanas, embora ainda sem conhecer o alcance" da catástrofe, disse na noite de sábado o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper de Calgary, no oeste do país.
"Meus pensamentos e orações estão com as pessoas de Lac-Mégantic. Gostaria de oferecer minhas condolências às famílias das vítimas", acrescentou Harper, que ofereceu toda a ajuda do governo nacional à província francófona.
A primeira-ministra de Quebec, Pauline Marois, expressou seu "sentimento de profunda desolação" depois de ter sobrevoado a cidade afetada e observado "todos os edifícios incendiados". "Senti tristeza por todas estas pessoas atingidas por esta catástrofe e por um centro urbano que ficou destruído", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário