JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SOPA DA DONA SEBASTIANA FARINA

Ontem matei a vontade que eu estava de tomar a sopa de feijão da minha mãe. Ah!... é  irresistível... Ela bate o feijão... coa e depois cozinha junto com chuchu, batata, cenoura, carne e macarrão... Ela costuma servir também ao lado umas fatias de pão caseiro com torresmo... azeite de oliva.. arroz... um copo de vinho.. e a sua boa companhia... um beijo mãe. Me chama de novo que eu vou. Te amo. 

JORNAIS E BLOGS DE ROLÂNDIA - PR.

CLIQUE AQUI PARA VE-LOS

FOTO By  FARINA

NORTE DO PARANÁ - ANOS 60 - coleção de GIBIS

COLECIONAR GIBIS ERA A INTERNET DE HOJE

Nos anos 60 e 70 uma grande parte da molecada e adolescentes faziam coleção de gibis. Na época os mais famosos e desejados eram os gibis da Ebal. Os mais famosos eram os "reis do faroeste" , "Zorro", "Tarzan", "Fantasma", "Tio patinhas", "Pato Donald", etc.  Eu fazia coleção de Tarzan, Zorro, Cavaleiro Negro, Fantasma e Cheyenne, coleções que guardei até hoje.  Os colecionadores de gibis tinham o costume e hábito de trocarem os repetidos ou aqueles que haviam lido na frente do Cine Rolândia (onde hoje é a Romeira) nas matinês de domingos, às 14 horas. O interessado ia folhando rapidamente e dizendo: - já tenho...não tenho.... já tenho...O outro colecionador idem.  Depois de separados aqueles que havia interesse começava a negociação. Os mais antigos valiam o dobro. Quer dizer era necessário dois gibis novos por um antigo. Quando eu conseguia algum para a minha coleção ficava muito contente. Vinha feliz para casa. Havia um costume também da molecada de jogar "Bingo" com gibis. Para cada rodada era "casado" um gibi por jogador. A única regra era de que o gibi estivesse perfeito, com a capa intacta, sem rasgos. Lá em casa nos reunimos debaixo do meu pé da "Santa Bárbara" onde eu tinha uma casa  da árvore "do Tarzan". Lembro-me de alguns colecionadores: Maruishi, Formigão, Salgueiro, Ivo pintor, Toninho Lovato, Jair Qualio, Mauro Rodrigues, Paulo Ademir Farina, Nelson Sanches Galera, Panhan, Aylton Rodrigues, "Mimo", Paulo Vieira,  Estevo Hijo, "perereca", "cara manchada" e João Farina. JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR. - Foto de um gibi da minha coleção.
OBS.: VEJA AQUI NESTE LINK AS FOTOS DAS MINHAS COLEÇÕES: http://historiaderolandia.blogspot.com.br/2013/11/colecoes-colecao-de-gibis-anos-50-90.html

DICAS PARA PREPARAR UM BIFE SUCULENTO


BONDENEWS
Nada mais gostoso, na refeição do dia a dia, do que um bom bife. Tostadinho por fora, tenro por dentro e bem suculento, pode ser a atração principal do almoço ou do jantar. Mas, apesar de simples, é preciso seguir alguns passos para preservar seu sabor e maciez, confira: 

Reprodução


1 - Selecione um corte macio, que tenha um pouco de gordura entremeada; 

2 - Escolha uma frigideira ou chapa de inox com fundo grosso ou ferro fundido, pois, quando bem aquecida, mantém calor uniforme durante todo o preparo; 

3 - Aqueça bem a chapa, por cerca de 2 minutos, em fogo alto. Não é necessário acrescentar gordura. Mas, se quiser, use 1 colher de sopa rasa de margarina ou um fio de óleo, o suficiente para untar; 

4 - Coloque no máximo 1 ou 2 bifes de cada vez, para que não solte água e a carne endureça. Deixe fritar por cerca de 3 minutos, apenas para selar; 

5 - Com a ajuda de um pegador, vire os bifes. Não pressione nem mexa a carne, para preservar sua suculência; 

6 - Frite por mais 3 minutos. Tempere com pouco sal e pimenta-do-reino somente depois de selar a carne. Em seguida, retire-a da frigideira e reserve; 

7 - Repita a operação com os bifes restantes.




Reprodução



Dicas espertas 

 Se preferir o bife bem passado, frite por 4 a 5 minutos de cada lado. Se fritar por 3 minutos, como indicado acima, ficará ao ponto! Mas atenção: este tempo é aproximado, e pode variar de acordo com a espessura do bife e a chama do fogão... Na dúvida, corte um pedaço do bife para verificar se está no ponto desejado. 

 Não fure o bife durante o preparo, assim você evita que ele perca o suco e fique ressecado. 

 Se quiser, corte umas cebolas em rodelas, jogue-as na frigideira e passe-as no fundo até que dourem. Sirva-as sobre os bifes. 

 Nunca salgue a carne antes do preparo, pois o sal desidrata o bife, deixando-o ressecado. (Fonte: Sadia)

AS 10 MAIS LINDAS CACHOEIRAS DO BRASIL

BONDENEWS

Quem nunca se rendeu aos encantos de uma bela queda d’água? Mesmo as mais modestas cachoeiras são capazes de formar visuais incríveis. Além disso, algumas delas são um convite ao lazer, embora nem sempre seja possível mergulhar em suas águas revoltas e até mesmo perigosas. Agraciado por belezas naturais abundantes, o Brasil tem algumas das maiores e mais belas cachoeiras do mundo, muitas localizadas em paisagens preservadas e únicas. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente nenhuma destas maravilhas, confira nossa galeria. Nela estão listadas as dez quedas d'água mais impressionantes do País. 

Salto Yacumã (RS) - Com mais de 1.800 metros de comprimento, o Salto Yacumã é a maior cachoeira em extensão do planeta. Suas quedas chegam a 15 metros de altura. O visual desta cachoeira, situada no Parque Estadual do Turvo, no noroeste do Rio Grande do Sul, é único e fascina seus visitantes. 

Salto do Itiquira (GO) - A 115 km de Brasília, no norte do estado de Goiás, o Salto do Itiquira é uma das maiores quedas de água do Brasil, com 168 metros de altura. O Parque Municipal do Itiquira tem trilhas de acesso, que forma lindas paisagens, especialmente quando a combinação do sol e da água formam um arco-íris. 

Garganta do Diabo (PR) - Situadas no Paraná, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, as Cataratas do Iguaçu encontram-se entre as maiores belezas naturais do planeta. Com mais de 260 quedas, as Cataratas têm seu ponto mais impressionante na Garganta do Diabo, com quedas de mais de 70 metros e um grande fluxo de água. 

Cachoeira do Tabuleiro (MG) - Sobre um grande paredão da serra do Espinaço, em Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro tem uma queda de água de mais de 280 metros. Esta cachoeira, que é uma das maiores do País, faz parte do Parque Estadual Serra do Intendente, no centro do estado. 

Cascata do Caracol (RS) - A Serra Gaúcha encontra-se entre os destinos mais charmosos do Brasil, com numerosas atrações como a Cascata do Caracol, no município de Canela. Esta queda d'água despenca em queda livre por 131 metros, formando um visual impagável em meio a uma densa vegetação. 

Cachoeira da Fumaça (BA) - A Chapada Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, conhecido por suas trilhas e belas paisagens de montanhas e cachoeiras. A Cachoeira da Fumaça é a mais famosa da região e uma das maiores do país, com 340 metros de altura. A evaporação da água antes de chegar ao chão deu o nome a esta maravilha única. 

Saltos do Rio Preto (GO) - Depois de uma trilha de 6 km dentro da Chapada dos Veadeiros, o visual dos Saltos do Rio Preto impressiona qualquer visitante. São duas quedas que alcançam uma altura de 120 metros, formando uma grande piscina natural. 

Salto São Francisco (PR) - (FOTO ACIMA) Maior queda d'água do sul do Brasil, o Salto São Francisco atinge uma altura de 196 metros, criando um panorama incrível. Este salto não poderia estar em outro lugar, senão em Prudentópolis, cidade conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, com mais de 100 cachoeiras catalogadas. Para conseguir a melhor vista da cachoeira os turistas precisam chegar ao Parque Municipal São Francisco de Esperança e andar pelas trilhas que conduzem até o local. 

Cachoeira do Aracá (AM) - Situada dentro do Parque Estadual da Serra do Araçá, no norte do estado do Amazonas, a Cachoeira do Aracá é a mais alta do Brasil. Também conhecida como Cachoeira do Eldorado, tem 365 metros de queda livre em meio a belas paisagens da serra, que é na realidade um 'tepui', tipo de montanha plana característica do norte do País. 

Cachoeira da Água Branca (SP) - No litoral de São Paulo, Ubatuba é um destino com belas praias, trilhas e cachoeiras. Uma das maiores e mais bonitas da região, a Cachoeira da Água Branca é acessível após uma caminhada e tem mais de 120 metros de queda. 

BALEIA AMIGA DO HOMEM - VAMOS SALVÁ-LA?


MARIA DOLORES FARINA SOARES

Casada com José Osmar Soares de Sá. Dois filhos: Tatiane e Bruno. Professora da rede estadual. Iniciou  a sua carreira em Sengés-Pr. onde ficou apenas um período letivo. hoje leciona na Colégio José Herions. Gosta de viajar, academia, igreja e receber familiares. Uma mãe dedicada à família e seus alunos.

SANDRA MARA FARINA ROSOLEN

Casada com José Luiz Rosolem. Dois filhos: Ana Paula e Luis Guilherme. Professora municipal. Ex-professora do Colégio Alfa. Abnegada educadora iniciou a sua carreira como professora da zona rural no bairro Floresta. Hoje naquela localidade só restou a antiga venda ( em ruínas). Gosta de cinema, shopping e receber amigos. Eu conheço uma ex-aluna dela que a imita quando ela dá umas "piscadinhas"... fazendo biquinho... hehehehe... TEXTO de JOSÉ CARLOS FARINA

CP CONTRA BARBOSA NETO DE LONDRINA

FOLHAWEB

O relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, entregue ontem na Câmara de Vereadores de Londrina, indica a responsabilidade do prefeito Barbosa Neto (PDT), de ex-secretários municipais e de uma servidora nas irregularidades apontadas na compra de livros didáticos e uniformes escolares pela administração municipal. No entendimento dos vereadores Rony Alves (PTB), presidente da CEI, Joel Garcia (PP), relator, e Roque Neto (PR), membro, o prefeito foi diretamente responsável pela falta de fiscalização nos contratos. Eles sugerem que o pedetista seja alvo de uma Comissão Processante (CP). Atualmente, Barbosa já se defende na CP da Centronic. Além disso, a CEI conclui que todos os responsáveis devem devolver, solidariamente, R$ 621 mil aos cofres públicos - referente à compra da coleção Vivenciando a Cultura Afro-brasileira e Indígena. O relatório tem cerca de 20 mil páginas. O processo todo demorou mais de 140 dias e 17 pessoas foram ouvidas. 

O relatório ainda vai ser levado à votação assim que as sessões legislativas voltarem, no próximo dia 2. O vereador Joel Garcia (PP) já adiantou que, assim que o relatório for aprovado, ele deve entrar com o pedido de abertura de CP contra o prefeito. 

O vereador Rony Alves explicou que, em relação aos livros didáticos, o processo inteiro foi ''uma confusão''. Segundo uma das testemunhas, o livro que foi indicado e analisado para a compra era da coleção ''História da Cultura Afro-brasileira e Indígena'', mas a Secretaria de Educação adquiriu os livros da coleção ''Vivenciando a Cultura Afro-brasileira e Indígena''. ''Além disso, a Editora Ética ofereceu a compra das duas coleções, cerca de sete mil edições, com 20% de desconto, mas a prefeitura não aceitou'', disse Rony. ''A impressão é que alguém iria pela porta da cozinha buscar o desconto mais tarde.'' 

FOTO CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NO NORTE DO PARANÁ - DÉCADA DE 30


FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA COMEÇA AMANHÃ


LONDRIX

Arquivo
Maestro Maurizio Colasanti vai reger Orquestra Sinfônica da UEL na Catedral
O 32º Festival de Música de Londrina (FML) começa neste sábado, dia 14, e se estende até dia 28, levando música e cursos para todos os cantos da cidade e região. O concerto de abertura será na Catedral Metropolitana de Londrina, no sábado, às 21 horas, com a Orquestra Sinfônica da UEL, solistas e coros convidados, sob a regência do maestro Maurizio Colasanti. O concerto será reapresentado no domingo, dia 15, no mesmo horário e local.

Ainda no domingo os alunos do Festival fazem testes classificatórios no Colégio Mãe de Deus. As aulas do FML começam na segunda-feira, dia 16, às 8h30, no Colégio Mãe de Deus e outros espaços.

Para anunciar a programação oficial do Festival de Música, o diretor artístico Marco Antonio de Almeida, representantes das instituições promotoras do evento, da Associação dos Amigos do Festival, e patrocinadores do FML darão entrevista coletiva nesta quarta-feira, 11 de julho, às 8h30, na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, na avenida Madre Leonia Milito 1.700, na Gleba Palhano.

Antes mesmo do Festival de Música começar, na sexta-feira, dia 13, às 18 horas, na Concha Acústica, está prevista uma programação-pré-festival: a comemoração do Dia Mundial do Rock colocando no palco Luke de Held Trio, Mescalha e Hocus Pocus. A coordenação dessa apresentação é de Paulão Rock´n Roll.

Vale destacar na programação do FML, o Concerto Azul da Caixa, que prestará homenagem ao Teatro Ouro Verde. Será no dia 22, às 16 horas, no anfiteatro do Zerão. Na ocasião será apresentada a Sinfonia Phoenix para orquestra, coro e solista, de autoria do regente e compositor japonês Daisuke Soga, que foi escrita especialmente para o Teatro. Daisuke Soga, que há alguns anos é o maestro do Festival, decidiu compor a sinfonia ao saber pela internet do incêndio no Ouro Verde. Para isto ele solicitou uma cópia do Hino a Londrina, de autoria do maestro Andréa Nuzzi e do poeta Francisco Pereira de Almeida Júnior, ambos já falecidos, para incluir trechos na composição que fez.

O Festival de Música de Londrina é um evento oficial do calendário cultural do Paraná. A realização é do Governo do Estado, UEL, Prefeitura de Londrina e Associação dos Amigos do FML. A programação completa do 32º Festival de Música de Londrina está disponível no site www.fml.com.br.

DOZE CASOS DE GRIPE A EM LONDRINA - ALERTA

LONDRIX

 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde, informou na manhã desta quinta-feira (12), os novos casos da gripe H1N1 em Londrina. Nove casos da doença foram confirmados e duas suspeitas de óbito devido à gripe foram descartadas. O município ampliou a faixa etária de vacinação para 4 anos e segue com a imunização até 27 de julho.

Segundo a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, o resultado dos exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) foi entregue na tarde de quarta-feira (11) à Secretaria Municipal de Saúde. Das nove pessoas que receberam a confirmação da gripe A, oito já receberam alta e passam bem.

Na cidade, três mortes estavam sendo investigadas. Destas, duas foram descartadas devido ao resultado negativo de gripe. A Secretaria de Saúde, ainda, aguarda o prontuário médico do Hospital Universitário (HU) do terceiro caso de morte para esclarecer as causas da mesma. Outras 41 pessoas continuam internadas com suspeitas da doença.

Como forma de imunizar um número maior de crianças, a Secretaria de Saúde ampliou a faixa etária para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além das gestantes. A imunização para este grupo segue até sexta-feira, 27 de julho. Desde segunda-feira (9), a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) disponibilizou mais seis mil doses da vacina e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já contam com as doses.

Os hospitais, pronto-atendimentos e as UBS também têm o Oseltamivir, que é o medicamento necessário para o tratamento em casos de suspeitas da gripe H1N1 e está sendo distribuído gratuitamente.

A diretora de Epidemiologia lembra que é necessário continuar com ações simples, como lavar as mãos para prevenir a doença. “É preciso lavar as mãos e utensílios individuais com frequência, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, evitar aglomerações, ter cuidado ao expirar e tossir protegendo o rosto com lenço descartável e utilizar o álcool em gel, porque ninguém está imune a gripe A”, disse a Sandra Caldeira.

UM CAMINHÃO "ATÉ NAS TAMPAS" CHEIO DE GENTE - ÍNDIA