JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 8 de agosto de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 08/08/17

PARQUINHOS



O Prefeito Doutor Francisconi foi conferir o início do trabalho de revitalização dos Parquinhos Públicos da cidade. O programa vai contemplar todos os parquinhos existentes no município. A ação começou no Residencial Arnaldo Busatto e promoveu a troca da areia, instalação de grades, pintura, dentre outras melhorias. A cada quinze dias, um parquinho vai receber a revitalização.

SABOR E ARTE



PONTE DA ARCOL PRONTA



O Prefeito Doutor Francisconi foi conferir a conclusão da obra de construção da ponte de concreto armado sobre o Ribeirão Cafezal (Ponte da Arcol). Agora, falta apenas o aterramento e o nivelamento do solo, além da secagem do concreto para que a ponte possa ser liberada para tráfego, o que deve acontecer em breve. A nova ponte tem 12m de extensão por 8m de largura e vai conferir mais segurança, comodidade e trafegabilidade aos usuários.

OUTUBRO ROSA



Em reunião realizada na Prefeitura, Rolândia iniciou os preparativos para as atividades alusivas ao “Outubro Rosa”. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. No encontro, o Prefeito Doutor Francisconi recebeu a Secretária Secretária de Assistência Social, Mulher e Família Sandra Martins Teixeira, as Secretárias de Educação Rosilene Moloni, Saúde Rosana Alves, Planejamento Catarina Schauff, as Diretora da Secretaria Secretária de Assistência Social, Mulher e Família Angélica Chiaratti, Fernanda Buranello, a Psicóloga da Secretaria Viviane dos Santos, a Diretora da Secretaria de Cultura e Turismo Carolina Erdei, as Vereadoras Edileine Griggio e Professora Maria do Carmo e a Coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Norte do Paraná, Célia Hauly. Na ocasião, Célia Hauly foi convidada para contar no evento sua experiência de ter vencido o câncer. Agora, as atividades e ações do Outubro Rosa em Rolândia serão discutidas e planejadas e em breve divulgadas.

LEITE DAS CRIANÇAS




Foi realizada uma reunião na sede da Secretaria de Assistência Social, onde a Secretária de Assistência Social, Mulher e Família Sandra Martins Teixeira, a Psicóloga da Secretaria Viviane dos Santos, o Representante do Núcleo Regional de Educação Marco Antonio dos Santos e os Vereadores Alex Santana, João Ardigo e Rodrigão discutiram melhorias no programa estadual “Leite das crianças”. O leite é distribuído somente em Colégios Estaduais e os moradores dos Residenciais Ernesto Franscischini, Tomie Nagatani e José Perazolo buscam o alimento no Colégio Padre José Herions, na Vila Oliveira. Visando facilitar o benefício dos bairros dos conjuntos citados, a Secretaria de Assistência Social solicitou ao Governo do Estado a possibilidade de capacitar e preparar os membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, do Perazolo, para que a instituição possa ser um ponto de distribuição do leite. O Governo do estado vai estudar o caso e deve se manifestar em breve acerca do pedido. 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

Analista de Recursos Humanos

Engenheiro Civil

Mecânico de Automóveis e Caminhão

Técnico em manutenção de equipamentos de informática

Vendedor Pracista

JUSTIÇA FEDERAL MANDA RESTABELECER BENEFÍCIOS CANCELADOS DO INSS



Decisão da 20ª Vara Federal de Porto Alegre tem abrangência nacional. Juiz Carlos Felipe Komorowsi acolheu pedido de liminar da Defensoria Pública da União, e…
G1.GLOBO.COM

ROLÂNDIA: JOVEM PRATIQUE ESPORTES !....

Novas modalidades esportivas que serão ofertadas gratuitamente:
Ginástica Rítmica (GR) 5 a 12 anos - feminino - no Espaço Viva Viva - Avenida Castro Alves - segunda - quarta - sexta das 10h às 11h
Handebol e Basquete 7 a 17 anos - feminino e masculino 
Basquete masc/fem- Terça e Quinta - 8h às 9h30 - Quadra 2 - Ginásio Emílio Gomes - Avenida Castro Alves
Handebol masc/fem - Terça e Quinta - 9h30 às 11h - Quadra 2 - Ginásio Emílio Gomes - Avenida Castro Alves
Basquete masc/fem- Segunda - Quarta - Sexta - 13h30 às 15h - Quadra 2 - Ginásio Emílio Gomes - Avenida Castro Alves
Handebol masc/fem- Segunda - Quarta - Sexta - 15h às 16h 30- Quadra 2 - Ginásio Emílio Gomes - Avenida Castro Alves
Mais informações e inscrições: 3906-1117.

Perto de 1,5 mil cabeças de gado morrem no Mato Grosso do Sul

GAZETA DO POVO

Caso foi confirmado nesta segunda-feira (8) no Mato Grosso do Sul e está sendo investigado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (Iagro)Divulgação

Animais estão sendo enterrados na própria propriedade onde aconteceram as mortes

08/08/2017 | 

Da redação

A Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal (Iagro), do Mato Grosso do Sul, confirmou a morte de mais de 1,1 mil cabeças de gado nesta segunda feira (7), no município de Água Clara, a 40 km da capital Campo Grande. Outra fonte informou à Gazeta do Povo que 1,6 mil animais teriam morrido.

A principal suspeita é de os animais tenham contraído botulismo. O diretor do Iagro, Luciano Chiocheta, explica que o caso aconteceu em uma única fazenda, quando os animais estavam confinados. “Recebemos uma notificação de alta mortalidade e confirmamos as mortes, que vêm acontecendo desde quinta-feira (3)”, conta. O rebanho estimado é de 1,7 mil animais e o prejuízo estimado é de R$ 2 milhões, segundo o diretor.

Os bovinos estão sendo enterrados na fazenda Marca 7, onde as mortes aconteceram, e, até o momento, não há registro da doença em outras propriedades.

O caso está sendo avaliado pela Iagro com o apoio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que deve realizar análises clínicas. A reportagem entrou em contato com o Laboratório de Anatomia Patológica da universidade, que se recusou a dar qualquer informação.Divulgação
Milho com mofo pode ter causado o problema
Botulismo bovino

O botulismo bovino é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, liberada por uma toxina neurológica. A causa provável é a contaminação por meio de bolor ou mofo na ração animal, mais especificamente na silagem de milho em grãos, segundo Chiocheta.

“É importante esclarecer que é uma suspeita de doença infecto contagiosa e que não é transmissível de animal para animal, nem para o ser humano”, revela o diretor.

A outra fonte entrevistada pela Gazeta do Povo confirma que não há risco de transmissão de animal para animal, nem para humanos. “É como uma intoxicação alimentar comum”, explica. Neste caso, contudo, a intoxicação é severa, levando rapidamente o animal à morte

Em seres humanos, a intoxicação por botulismo também ocorre por meio de alimentos e pode levar a óbito.