JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tarifa de energia elétrica terá aumento médio de 36,4% no Paraná


Redação Bonde.

A Copel aprovou na tarde desta sexta-feira (27) uma revisão tarifária extraordinária que resultará em aumento médio de 36,4% na tarifa de energia elétrica a partir da próxima segunda-feira, 2 de março. 

O reajuste na Copel é o quarto maior do País entre as 58 concessionárias que tiveram o aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Também começa a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras também passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão. 

Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu - por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste - que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre - e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica. 

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde de hoje, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia. 

Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e a maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara. 

(com informações da repórter Andréa Bertoldi, da Folha de Londrina)

Capotamento deixa jovem em estado grave, em Rolândia

PORTAL ROLÂNDIA 190

Um capotamento registrado por volta das 00h30 desta sexta-feira (27), deixou um jovem de 26 anos gravemente ferido, no km 10, da PR-170, em Rolândia. 

De acordo com os socorristas do Corpo de Bombeiros, a vítima, identificada como Mairos Freitas estava inconsciente no momento da chegada da equipe do SIATE. Ele sofreu uma fratura de costela, trauma de tórax, traumatismo Craniano (TCE) grave e teve que ser entubado pelo médico do SAMU e encaminhado até ao HU de Londrina.

Segundo um motorista que presenciou o acidente, o veículo Vectra, com placas de Rolândia, teria perdido o controle do veículo e capotado por mais de 100 metros. A vítima chegou a ser ejetada do veículo, pois possivelmente não estaria utilizando o cinto de segurança. 










Publicado por Equipe Rolândia 190