JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 27 de março de 2019

Vários materiais ilícito são apreendidos cadeia Rolândia

Nota de Falecimento Rolândia

A Administração de Cemitérios do Município de Rolândia informa o falecimento de Marcionilo Pereira Dos Santos, 68 anos.
O velório está sendo realizado no Salão do Jardim teresopolis e o sepultamento será no dia 28/03 ás 10:00 h no Cemitério Central.

ROLÂNDIA: PREFEITO EM BUSCA DE VERBAS

O Prefeito Doutor Francisconi e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernesto Nogueira se reuniram na manhã desta quarta-feira em Curitiba, no escritório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) com o Assessor da Presidência Alex Almeida e o Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Cobra Repórter, Ademar Ramos. Na ocasião, o Prefeito, com o apoio do Deputado Cobra Repórter, solicitou melhorias para a cidade junto ao Governo do Estado. A sinalização foi positiva e, em breve, o Município deve ser contemplado, sobretudo no setor de equipamentos rodoviários.

EMPREGOS ROLÂNDIA

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Analista Contábil; 
Auxiliar de Linha de Produção (PCD);
Auxiliar de Linha de Produção
Engenheiro de Produção; 
Frentista; 
Instalador (Alarmes, Cerca Elétrica, Portão Eletrônico); 
Mecânico de Máquinas Agrícolas; 
Operador de Dobradeira CNC; 
Operador de Estação de Tratamento de Efluentes; 
Operador de Máquina de Corte e Dobra; 
Operador de Máquina Laser CNC; 
Operador de Prensa; 
Sushiman; 
Trabalhador da Avicultura de Postura.
 

8 MUNICÍPIOS DO PARANÁ COM EPIDEMIA DE DENGUE

BONDE
O boletim epidemiológico da dengue da Secretaria de Estado da Saúde desta terça-feira (26) alerta para o número de municípios que estão em situação de epidemia. Além de Lupionópolis, Uraí, Itambé e Santa Mariana, também entraram na lista Rancho Alegre, Japurá, Cafeara e Santo Antônio do Paraíso. 

De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, o Paraná teve um aumento significativo de casos da doença de uma semana para a outra e isso vem acontecendo em vários estados. "Nós estamos acompanhando com atenção esses casos. Precisamos continuar atuando para acabar com os criadouros do Aedes aegypti. É missão nossa e também da população", enfatizou.

No Paraná, o boletim desta semana mostra 325 novos casos de dengue - eram 1.197 na semana anterior, número que subiu para 1.522. Mesmo com esses novos registros o Paraná não está em situação de epidemia. 

"A caracterização de epidemia se dá pela relação entre o número de casos e de habitantes. Quando o município atinge a incidência de 300 casos por 100 mil habitantes ele entra em epidemia. O mesmo vale para o Estado", explica a médica veterinária da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Ivana Belmonte. 

Outra preocupação é com relação ao clima, que ainda é propício para a proliferação do mosquito. "Calor e chuva preocupam. Até o meio do outono ainda vamos continuar com o número de casos em crescimento. Hoje estão em investigação no Estado 6.124 casos, o que corresponde a 33% das notificações ", disse o secretário.


O Brasil possui uma incidência de 109,9 casos de dengue por 100 mil habitantes, desde janeiro, segundo o Ministério da Saúde. Já a incidência da doença no Paraná é de 12,94 casos para cada 100 habitantes, no mesmo período. O Estado trabalha com 97% dos casos com confirmação laboratorial.


AEN-PR

CAPELA MORTUÁRIA PARA O BARTIRA / ROLÂNDIA

Cobra Repórter solicita construção de capela mortuária no distrito do Bartira

Por meio de ofício aprovado na Assembleia Legislativa no último dia 18/03, o deputado estadual Cobra Repórter solicitou a construção de uma capela mortuária no distrito do Bartira, no município de Rolândia.

O deputado direciona ao ofício ao prefeito municipal, Doutor Francisconi, ressaltando que há recursos disponíveis na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) para tal finalidade.

“Recebemos muitas reclamações de moradores do distrito por conta da distância até a cidade ou o local mais próximo para velarem seus entes queridos. Por isso, solicitamos ao prefeito que faça o projeto para obter os recursos para a construção da capela no próprio Bartira, criando assim condições para garantir dignidade.

TREM TRENS PERSEGUIÇÃO MOTO SD-40 , ES43BBI By FARINA

ROLÂNDIA PINTURA DE FAIXAS DE TRÂNSITO EM RUAS CENTRAIS

ROLÂNDIA: POLÍCIA IDENTIFICA ADOLESCENTE AUTOR DA AMEAÇA DE MORTE COLÉGIO

FONTE: JORNAL DE ROLÂNDIA.

A diretoria do colégio estadual Presidente Kennedy, de Rolândia, já tem uma aluna suspeita de ter feitos os desenhos na carteira da sala de aula e de ter provocado um verdadeiro alvoroço entre pais e alunos do estabelecimento escolar. Para se ter uma ideia, mais de 90% dos estudantes não foram à aula nesta quarta-feira (27). Tudo por causa da “carteira-ameaça”, que falava em ataques e mencionava o massacre de Suzano.

“Nós verificamos as câmeras e vimos o lugar da carteira, em que essa pessoa se senta. Vimos as imagens antes dessa repercussão toda. Voltamos a ver depois que a notícia começou a se espalhar pelas redes sociais”, relembra Angelica de Carvalho Vieira Damasceno. Vice-diretora do Kennedy. Segundo Angelica, essa é uma prática comum até para saber quem riscou carteiras ou as paredes.

O diretor da tarde do colégio viu a carteira e ligou para Angelica, já que a diretora do colégio está de férias. “Ele mesmo já tomou providência e avisou a polícia sobre o caso. Por causa do caso de Suzano. Tudo transcorreu normalmente no período da tarde e durante a noite também”, afirmou a vice-diretora. Mas foi à noite que Angelica começou a receber muitas mensagens no celular – a foto e as ameaças estavam se espalhando muito rapidamente. A diretoria ligou novamente para a Polícia.

A diretoria olhou novamente as imagens da câmera e identificaram uma aluna suspeita, que foi à aula nesta quarta. “O Conselho Tutelar foi chamado e conversou com ela. Nós também conversamos e ela negou que tenha sido ela a autora dos desenhos e das ameaças”, ressaltou. “Fizemos tudo isso sem alarde, em um lugar reservado, mas ela negou”, afirmou a vice-diretora.

A diretoria enviou a carteira, um material com a letra da suspeita e as imagens da câmera para a Polícia, que está investigando. O colégio estadual Presidente Kennedy não tem uma psicóloga, assim como outros colégios estaduais. Angelica revelou que há uma profissional que faz um serviço voluntário no colégio. Ainda não se sabe se a suspeita agiu sozinha ou teve ajuda de algum colega. Isso deve ser desvendado pelas investigações.

Filhos abandonados

Angelica não sabe se a aluna será encaminhada para algum tratamento. “Eu acho que ela está pedindo socorro, né? Infelizmente, tem muitos filhos abandonados dentro de casa. Infelizmente”, enfatizou a vice-diretora. Os pais não estão dando a devida atenção aos seus filhos e filhas e isso explode nos estabelecimentos escolares”, concluiu a vice-diretora. Os alunos são atendidos pelos professores quando esses notam algum comportamento anormal, mas essa aluna suspeita nunca havia demonstrado nada.

Cobra Repórter quer psicólogos

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve no Colégio Kennedy nesta quarta-feira (27) e falou sobre a necessidade da presença de psicólogos nos colégios estaduais. O deputado já entrou em contato com o secretário de Segurança Pública do Paraná, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, e com o secretário de Educação, Renato Feder, solicitando todo o suporte necessário para o colégio. 

"Verificamos diversos problemas, um deles é a necessidade da presença de psicólogos nos colégios da rede pública estadual. Nossos jovens precisam de atenção, pois passam pelo um período difícil em suas vidas, onde estão se preparando para vida adulta e para a escolha de uma profissão, assim como os professores e servidores, que deparam todos os dias com as mais diversas situações. São muitos os conflitos que precisam de atenção", enfatiza. O deputado garantiu que irá conversar imediatamente com o governador Ratinho Junior sobre a questão e que irá elaborar um projeto de lei para que seja instituída presença de um profissional de psicologia em cada unidade escolar.