JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 16 de maio de 2020

BOB E MIA ( MEUS CÃES )

ACAMPAMENTO CIGANO

HERBERT BARTZ O HERÓI DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE


Por @agenciaredland
Em Rolândia, vive um homem que é exemplo vivo da palavra superação. Catarinense, seu Herbert Bartz passou sua infância na Alemanha e conheceu de perto os horrores da guerra. Depois de muitas batalhas, conseguiu se tornar referência na agricultura brasileira, sendo o precursor do Sistema Plantio Direto. Ele também deu sua contribuição à campanha Supera Covid-19:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Com a doença da minha mãe, que havia contraído o vírus da Influenza, meu pai nos mandou para a Alemanha para ela se tratar. Por um infortúnio, começou a 2ª Guerra Mundial e não podíamos voltar. Meu pai foi à Alemanha para pagar as contas e foi obrigado, já no final da guerra, a servir o exército”, relembra seu Bartz.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Eu tive a incrível aventura de ter sobrevivido ao ataque aéreo. Foram sucessivos bombardeios, todos de uma brutalidade incrível na noite de 13 de fevereiro de 1945, em Dresden. Eu, uma criança de 8 anos, vivi a brutalidade da guerra e, sem me dar conta disso, me tornei um pacifista”, relata. “Mais tarde, meu pai voltou para a casa vivo, conseguimos superar isso. Quem não passou por isso não sabe o que significa”, completa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Superou ainda problemas de doenças e perdas na família. “Essas coisas fazem a gente encarar de outra forma a vida. Por causa da família desisti de estudar na Alemanha. Essa decisão foi de uma importância muito grande, pelo privilegio incrível de poder interferir na atividade agrícola brasileira. Eu sinto orgulho e gratidão de ter recebido pelo destino essa oportunidade de ser participante desse processo de modernização da agricultura do Brasil, hoje considerada mundialmente um modelo de sustentabilidade e produtividade. Com 83 anos, acredito sempre que manter o equilíbrio mental, se manter sereno para grandes desafios na vida, talvez sejam uma pequena chave para garantir sua parte de felicidade. Você precisa ser uma pequena ancora dentro do universo para amigos e pessoas próximas”, encerra.  #febrapdp #PlantioDireto #17ENPDP #agro ⠀.
⠀⠀⠀