JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

PAULO AUGUSTO FARINA UM MONTANHISTA APAIXONADO DO PARANÁ

Meu sobrinho Paulo Augusto Farina alcançou projeção no montanhismo estadual. Eu sempre soube que ele iria ser famoso neste esporte, pois afinal ele tem mais tempo de escaladas do que eu em filmar trens e ferrovias.

Primeiramente ele ainda em meados de 2006, quando ainda bastante moço, escalou e ajudou a abrir as primeiras trilhas no Pico Agudo, a montanha mais famosa e conhecida do norte do Paraná. Me lembro na época ele se destacou ao lado de Zeleo e Romaniuk.

Nesta época acompanhei ele em duas escaladas, quando ninguém sabia como chegar ao cume.

Nestas oportunidades cheguei próximo ao cume, mas não tive forças para vencer o matagal e colonião que havia na época pelo caminho, sem contar as cobras cascavéis que faziam ninho em baixo das pedras. O Paulo Augusto por ser jovem e apaixonado pela aventura, chegou e marcou presença no livro de registro que o Romaniuk havia instalado semanas antes na parte mais alta do Agudo.

Farininha (como é chamado) foi um dos poucos montanhistas que completaram a lendária Travessia Alpha Ômega, na Serra do Marumbi, percorrendo 16 cumes em 2 dias. Por esta conquista recebeu um Diploma assinado pelo lendário Vitamina, um dos montanhistas mais icônicos do Paraná.

Por último, em vários finais de semana, ao lado do filho Thomas e amigos, liderou várias expedições para mapear todas as montanhas da Serra Grande, localizada no município de Ortigueira, e que pertence ao complexo Agudos, separados apenas pelo Rio Tibagi.

Por estas conquistas e trabalhos Farininha foi convidado a escrever um capitulo do livro "Puro Montanhismo" de Julio Cesar Fiori.

Graças ao trabalho e divulgação das belezas do complexo de montanhas dos Agudos do Tibagi por parte de Paulo Farina e companheiros, hoje os municípios de Sapopema e Ortigueira (norte do Paraná) recebem milhares de turistas de todo o Brasil em busca de aventuras em montanhas e serras. Estes turistas vem escalar e acampar. Acabam conhecendo outros recantos da região e deixam aqui muito dinheiro em hotéis, pousadas , campings e restaurantes. Com o novo trabalho feito na Serra Grande aumentou também as excursões e visitas individuais na Serra Grande em Ortigueira.

Para saber mais digitem no Youtube "Pico Agudo Farina" e "Serra Grande Farina".

Parabéns Paulo Augusto Farina. Você e seus amigos serão para sempre lembrados como os pioneiros do montanhismo no Norte do Paraná.

JOSÉ CARLOS FARINA

veja mais:

https://altamontanha.com/alpha-omega-uma-jornada-iniciatica/

https://altamontanha.com/a-sonhada-travessia-da-serra-grande/

https://altamontanha.com/a-conquista-da-serra-chata-nos-agudos/

https://altamontanha.com/a-conquista-do-pico-do-meio-na-serra-grande-de-ortigueira/

https://altamontanha.com/em-busca-do-marco-perdido-da-serra-grande/



TREM TRENS MELHORES MOMENTOS PARANÁ By FARINA

LIVE FARINA ( VIDA SIMPLES NOS SALVOU )