JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 30/08/17

FISCALIZAÇÃO

O setor de Fiscalização da Prefeitura intensificou a fiscalização ao comércio de vendedores ambulantes na área central. Em uma primeira ação, os vendedores foram abordados e advertidos acerca da venda irregular, tanto de produtos sem nota quanto do trabalho sem alvará. Agora os ambulantes estão sendo notificados formalmente e, em seguida, os produtos podem ser apreendidos e o vendedor pode ser multado. Dúvidas, informações e denúncias, basta procurar o setor de Fiscalização, 3255-8600, das 12h às 18h. 



SEMANA DA PÁTRIA




















Nesta sexta-feira, primeiro de setembro, às 8h na Praça Castelo Branco, Rolândia dará início as celebrações da Semana da Pátria. Haverá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Paraná e de Rolândia. Em seguida o Hino Nacional. Após, o Prefeito Doutor Francisconi vai fazer o uso da palavra e iniciar oficialmente a Semana da Pátria. Toda a cidade está convidada a participar! O Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Secretária de Educação Rosilene Moloni, o Secretário de Administração Fábio Pinto, o Secretário de Cultura e Turismo Fernando Pina e as Servidoras da Secretaria da Educação acompanharam o fechamento das ações para a Semana da Pátria e a finalização dos enfeites que vão adornar a cidade para o desfile cívico. As apresentações na Praça Castelo Branco estão confirmadas de 1º a 6 de setembro, sempre a partir das 8h:


1º DE SETEMBRO:ESCOLA SEBASTIÃO FELTRIN E ESCOLA MARIA DO CARMO


4 DE SETEMBRO: ESCOLA GARRASTAZU E ESCOLA MONTEIRO LOBATO


5 DE SETEMBRO: ESCOLA PARIGOT E ESCOLA SÃO FERNANDO


6 DE SETEMBRO: ESCOLA VITÓRIO E ESCOLA MARIA TEIXEIRA 

ESCORPIÕES


INFORMAÇÕES SOBRE ESCORPIÕES -

O que fazer para controlar a ocorrência de escorpiões?

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.

Na área externa do domicílio
• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
• Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; • Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;
• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;
• Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);
• Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
• Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;
• Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
• Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

PONTE JAÚ

Após a instalação das bases, a Ponte sobre o Rio Jaú, na Estrada dos Pioneiros vai ganhando forma. A empresa que está executando a obra implantou as vigas protendidas para estruturar o local de acesso dos veículos e o “pranchão” já está instalado. Agora é esperar a secagem do concreto para dar continuidade a execução da obra. Enquanto a nova ponte de concreto armado está sendo construída, os usuários tem uma passagem provisória somente para veículos leves (carros e motos) sobre o Rio Jaú. A sugestão de rota alternativa para veículos pesados como caminhões, ônibus e afins é buscar o acesso via São Martinho ou Campinho/Arapongas. O Secretário de Infraestrutura Wanderley Massucci e o Diretor da Secretaria Luiz Antonio Soares foram conferir os trabalhos. 
BIBLIOTECA


A Subprefeitura do Bartira ampliou o espaço da Biblioteca Pública Comunitária do Distrito, que atende em sala dentro da Subprefeitura, na Avenida Guaraní, 90. O espaço ficou mais moderno, aconchegante e convidativo para que adultos, idosos e crianças possam desfrutar de momentos de leitura. Ainda, a unidade conta com sala de oficina de arte, que vai ter aulas ministradas pela Professora Adelite Pereira Beraldo. O Subprefeito José Luiz Polvani acompanhou os trabalhos.

PSS


A Secretaria de Educação abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) visando formar cadastro de reserva para diversas áreas e, até aqui, a procura tem sido grande. Cerca de 400 pessoas já fizeram inscrição. O período para se candidatar a uma vaga termina nesta sexta-feira. Para mais informações, clique 

PARIGOT

A equipe de saúde do posto do Parigot de Souza, com apoio da Escola Parigot de Souza, promoveu uma orientação sobre o combate ao aedes e a entrega de sacos de lixo para ajudar no enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os alunos tiveram a atividade com as Agentes de Endemias Aline Fernanda Souza Almeida, Bianca Roberta da Silva, Sidinéia Aparecida dos Reis e as Agentes Comunitárias de Saúde Darlene da Silva e Maria Sirley Antunes. O trabalho contou com o apoio das Servidoras da escola, da Diretora da unidade Ivani Borges, das Enfermerias Gracielli Brogiato e Susana Adomaitis, a Coordenadora de Endemias Bruna Suelen de Moraes e a Secretária de Saúde Rosana Alves. O lema da ação foi: “Depende de nós! Se cada um fizer a sua parte, a dengue pode acabar”. 


CULINARIA

Estão abertas as inscrições para Oficina de Culinária no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do San Fernando. Turmas às quartas-feiras das 8h30 às 11h30 e às sextas-feiras das 13h30 às 16h30. Vagas limitadas. O CRAS está situado na Rua Francisco Ramos Pereira s/n, San Fernando.Telefone 3906-1015. 

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

Auxiliar de faturamento

Analista de Recursos Humanos

Auxiliar de Linha de Produção (PCD - PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Costureira de Máquinas Industriais

Mecânico de Automóveis e Caminhões

Médico do Trabalho

Operador de Empilhadeira Elétrica

Técnico de Enfermagem

Técnico Eletrônico em Geral

Torneiro Mecânico

Trabalhador da avicultura de postura

Trabalhador polivalente do curtimento de couros (PCD - PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Vendedor Pracista.

4 mulheres fogem Cadeia de Rolândia

TAROBA NEWS



Por Allan Ferreira

30 de agosto de 2017 

Quatro detentas fugiram da cadeia pública de Rolândia, que fica na região central do município, na madrugada desta quarta-feira (30). Elas teriam usado uma corda feita de lençóis para pular o muro no fundo da cadeia, de acordo com a Polícia Militar (PM).

As fugitivas são: Ledice Gomes Lourenço, Luana Mara de Oliveira, Tatiane Matoso da Silva e Valquíria Rodrigues de Araújo. 

Quem tiver qualquer informação sobre as mulheres, entre em contato com o 190 da Polícia Militar.

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 30/08/17

Nota de Falecimento:


A  Administração de Cemitérios do Município de Rolândia informa o falecimento de: 

Oswaldo De Marques, 82 anos.
O velório está sendo realizado na Capela de Cambè e o sepultamento será no dia 30/08 ás 16:00 h no Cemitério Central.

- Celio Luiz de Souza, 58 anos.
O velório foi realizado na Capela da Vila Oliveira e o sepultamento ocorreu no dia 29/08 ás 16:00H no Cemitério Central.

ESCORPIÕES EM ROLÂNDIA ??

Ouvi falar que em alguns bairros de Rolândia foi encontrado escorpiões. Alguém confirma? Sempre morei na região do campo do Nacional e nunca vi um escorpião em toda a minha vida. Minha esposa foi criada na região da Vila Operária e parquinho do centro e tbm nunca viu. Ouvi falar que estes escorpiões vieram do estado do Espirito Santo junto com placas de granito e mármore. Se alguém tiver algum aí preso, por favor manda a foto.  JOSÉ CARLOS FARINA


ROLÂNDIA: TRAVESSIA ROSANGELO HENRIQUE BERGER

ALEX SANTANA

Nesta manha estive com o Secretario Paulo Gaffo e com o Secretario do Conselho Municipal de Transito Arnaldo Camilo para reivindicar uma abertura para pedestres na travessia entre o Jardim Rosangelo e Conjunto Henrique Berger.