JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 30/08/17

FISCALIZAÇÃO

O setor de Fiscalização da Prefeitura intensificou a fiscalização ao comércio de vendedores ambulantes na área central. Em uma primeira ação, os vendedores foram abordados e advertidos acerca da venda irregular, tanto de produtos sem nota quanto do trabalho sem alvará. Agora os ambulantes estão sendo notificados formalmente e, em seguida, os produtos podem ser apreendidos e o vendedor pode ser multado. Dúvidas, informações e denúncias, basta procurar o setor de Fiscalização, 3255-8600, das 12h às 18h. 



SEMANA DA PÁTRIA




















Nesta sexta-feira, primeiro de setembro, às 8h na Praça Castelo Branco, Rolândia dará início as celebrações da Semana da Pátria. Haverá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Paraná e de Rolândia. Em seguida o Hino Nacional. Após, o Prefeito Doutor Francisconi vai fazer o uso da palavra e iniciar oficialmente a Semana da Pátria. Toda a cidade está convidada a participar! O Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Secretária de Educação Rosilene Moloni, o Secretário de Administração Fábio Pinto, o Secretário de Cultura e Turismo Fernando Pina e as Servidoras da Secretaria da Educação acompanharam o fechamento das ações para a Semana da Pátria e a finalização dos enfeites que vão adornar a cidade para o desfile cívico. As apresentações na Praça Castelo Branco estão confirmadas de 1º a 6 de setembro, sempre a partir das 8h:


1º DE SETEMBRO:ESCOLA SEBASTIÃO FELTRIN E ESCOLA MARIA DO CARMO


4 DE SETEMBRO: ESCOLA GARRASTAZU E ESCOLA MONTEIRO LOBATO


5 DE SETEMBRO: ESCOLA PARIGOT E ESCOLA SÃO FERNANDO


6 DE SETEMBRO: ESCOLA VITÓRIO E ESCOLA MARIA TEIXEIRA 

ESCORPIÕES


INFORMAÇÕES SOBRE ESCORPIÕES -

O que fazer para controlar a ocorrência de escorpiões?

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.

Na área externa do domicílio
• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
• Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; • Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;
• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;
• Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);
• Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
• Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;
• Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
• Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

PONTE JAÚ

Após a instalação das bases, a Ponte sobre o Rio Jaú, na Estrada dos Pioneiros vai ganhando forma. A empresa que está executando a obra implantou as vigas protendidas para estruturar o local de acesso dos veículos e o “pranchão” já está instalado. Agora é esperar a secagem do concreto para dar continuidade a execução da obra. Enquanto a nova ponte de concreto armado está sendo construída, os usuários tem uma passagem provisória somente para veículos leves (carros e motos) sobre o Rio Jaú. A sugestão de rota alternativa para veículos pesados como caminhões, ônibus e afins é buscar o acesso via São Martinho ou Campinho/Arapongas. O Secretário de Infraestrutura Wanderley Massucci e o Diretor da Secretaria Luiz Antonio Soares foram conferir os trabalhos. 
BIBLIOTECA


A Subprefeitura do Bartira ampliou o espaço da Biblioteca Pública Comunitária do Distrito, que atende em sala dentro da Subprefeitura, na Avenida Guaraní, 90. O espaço ficou mais moderno, aconchegante e convidativo para que adultos, idosos e crianças possam desfrutar de momentos de leitura. Ainda, a unidade conta com sala de oficina de arte, que vai ter aulas ministradas pela Professora Adelite Pereira Beraldo. O Subprefeito José Luiz Polvani acompanhou os trabalhos.

PSS


A Secretaria de Educação abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) visando formar cadastro de reserva para diversas áreas e, até aqui, a procura tem sido grande. Cerca de 400 pessoas já fizeram inscrição. O período para se candidatar a uma vaga termina nesta sexta-feira. Para mais informações, clique 

PARIGOT

A equipe de saúde do posto do Parigot de Souza, com apoio da Escola Parigot de Souza, promoveu uma orientação sobre o combate ao aedes e a entrega de sacos de lixo para ajudar no enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os alunos tiveram a atividade com as Agentes de Endemias Aline Fernanda Souza Almeida, Bianca Roberta da Silva, Sidinéia Aparecida dos Reis e as Agentes Comunitárias de Saúde Darlene da Silva e Maria Sirley Antunes. O trabalho contou com o apoio das Servidoras da escola, da Diretora da unidade Ivani Borges, das Enfermerias Gracielli Brogiato e Susana Adomaitis, a Coordenadora de Endemias Bruna Suelen de Moraes e a Secretária de Saúde Rosana Alves. O lema da ação foi: “Depende de nós! Se cada um fizer a sua parte, a dengue pode acabar”. 


CULINARIA

Estão abertas as inscrições para Oficina de Culinária no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do San Fernando. Turmas às quartas-feiras das 8h30 às 11h30 e às sextas-feiras das 13h30 às 16h30. Vagas limitadas. O CRAS está situado na Rua Francisco Ramos Pereira s/n, San Fernando.Telefone 3906-1015. 

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

Auxiliar de faturamento

Analista de Recursos Humanos

Auxiliar de Linha de Produção (PCD - PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Costureira de Máquinas Industriais

Mecânico de Automóveis e Caminhões

Médico do Trabalho

Operador de Empilhadeira Elétrica

Técnico de Enfermagem

Técnico Eletrônico em Geral

Torneiro Mecânico

Trabalhador da avicultura de postura

Trabalhador polivalente do curtimento de couros (PCD - PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Vendedor Pracista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário