JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 15 de agosto de 2017

MOTOCICLISMO EM LONDRINA - PR.

FOLHA DE LONDRINA

Dia dos Pais sobre rodas

Ricardo Chicarelli
Segundo Passeio Motociclístico do 5º BPM reuniu apaixonados por motos e arrecadou alimentos para o Hospital do Câncer

Estradeiras, esportivas, para passeio ou trabalho. O aterro do Lago Igapó ficou lotado dos mais diferentes tipos de motos na manhã deste domingo, durante o 2º Passeio Motociclístico do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, em comemoração aos 163 anos da PMPR. Cerca de 1.500 pessoas, de Londrina e região, participaram do encontro, que também foi em prol do Hospital do Câncer de Londrina. A PM arrecadou 444 litros de leite, 310 pacotes de bolacha, cerca de 70 kg de outros alimentos, além de copos descartáveis. No total foram percorridos 32 quilômetros, entre Londrina e Cambé. 


Participaram oficiais da Polícia Estadual Rodoviária, Companhia de Trânsito, Bombeiros, Choque, Canil e Guarda Municipal. O helicóptero da Polícia Militar também sobrevoou o aterro. Além das motos, os participantes puderam conferir exposição de carros antigos, food trucks e lojas de equipamentos motociclísticos. Além de se encantarem com os veículos, as crianças aproveitaram os brinquedos, pintura corporal e o passeio de trenzinho. 

Muitos pais e filhos iniciaram as comemorações do Dia dos Pais com o passeio, como o empresário Fabiano de Souza e o filho Pedro, 11. Na companhia da esposa Gláucia e das filhas Isabela, 13, e Yasmin, 5, eles vieram de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), juntamente com um grupo de amigos motociclistas. "Viemos para ajudar o Hospital do Câncer, sempre que tem algum evento assim fazemos questão de participar. Também tenho vários amigos policiais militares, então é mais um motivo para vir para Londrina. É diferente comemorar o Dia dos Pais assim e além das motos também tem várias atrações para as crianças", disse o pai. 

Também para colaborar com o Hospital do Câncer veio de Jaguapitã (RML) o comerciante Sílvio José Sega de Almeida, com a esposa e um casal de amigos. "Sempre participamos de encontros de motociclistas e fizemos questão de vir prestigiar o Hospital do Câncer e a Polícia Militar. Precisamos abraçar a causa do HCL." 

Pequeno ainda para poder andar de moto, Guilherme, 5, se contentou de passear entre os veículos na companhia do pai, o mecânico Willian Rosa. Ambos caminhavam pelo lago e foram atraídos pelo movimento. "Gosto de verde e faço questão de levá-lo para passear, seja no lago, no Jardim Botânico ou no Parque Arthur Thomas. Estávamos caminhando e paramos por aqui", afirmou Rosa. Questionado sobre o que mais havia gostado entre tantas opções motorizadas, o menino foi categórico em afirmar que era um carro com cavalo, se referindo a um Ford Mustang. 
Entre tantas máquinas novas e modernas, quem também chamou a atenção de crianças e adultos foi a cadela Polenta, de 3,5 anos, do Centro de Operações com Cães. Da raça Bloodhound, o animal é responsável por busca e rastreio e não se importou em posar para fotos e receber o carinho dos admiradores.

Érika Gonçalves
Reportagem Local

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 15/08/17

AULAS GRATUITAS


Aulas gratuitas da Secretaria de Esportes - mais informações: 3906-1117

Segunda, quarta e sexta:

Das 9h às 10h - Fustal Feminino - Quadra 1 - Emílio Gomes

Das 14h às 20h - Volei Feminino - Quadra 2 - Emílio Gomes

Das 14h às 16h30 - Futsal Feminino - Tancredo Neves - Vila Oliveira

Das 14h às 16h30 - Futebol Masculino - Campo do Parigot

Das 16h30 às 20h30 - Atletismo - Estádio Erich Georg

Das 8h às 18h - Ciclismo - Ruas da cidade

Das 8h às 10h - Alongamento melhor idade - Espaço Viva-Viva

Das 15h às 17h - Alongamento melhor idade - Espaço Viva-Viva

Das 13h30 às 15h30 - Alongamento melhor idade - Novo Horizonte



EMPREGOS




A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Assistente de Logística de Transporte

Auxiliar de limpeza

Auxiliar de Linha de Produção (PCD – PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Mecânico de Automóveis e Caminhões

Técnico Eletrônico em Geral

Vendedor Interno



CICLISMO






A equipe de Ciclismo da Secretaria de Esporte de Rolândia participou dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Final que está sendo realizada em Cambé de 11 a 18 de agosto, representando os Colégios Souza Naves, Presidente Kennedy, Francisco Villanueva e José Herions.Os atletas de Rolândia tiveram ótimo desempenho nas provas. Num total de 18 medalhas em disputa os Rolandenses conquistaram 11 medalhas sendo 3 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze, com destaque para Gustavo Salin (Souza Naves) que conquistou uma de ouro e duas de prata e Ana Julia Alves (Villanueva) que conquistou uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, esses dois atletas se classificaram para a fase nacional dos Jogos Escolares que será realizada em Curitiba no de setembro. Também obtiveram ótimos resultados Luana Ferreira (Souza Naves) conquistando duas medalhas de prata e uma de bronze e Matheus Fernando (José Herions) que conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze, e que, na última prova de velocidade, sofreu uma queda tirando-lhe mais uma possível medalha e a classificação para a fase nacional. Na classificação por equipes (Colégios) o Colégio Souza Naves ficou com o título no masculino e feminino, o Colégio Villanueva ficou em 3º lugar no feminino e o Colégio José Herions em 3º lugar no masculino. Também participaram dos Jogos representando o Colégio Souza Naves Sérgio Armacollo, Gabriel de Sá, Gabriele Campos e Ana Clara e representando o Colégio Presidente Kennedy Kevin Lucas. Os atletas foram acompanhados pelo Técnico José Ricardo Moraes e pelo professor André Nogaroto que contam com o auxilio mecânico do Adalberto Borges (Polaco) da Casa das Bicicletas parceira da equipe. O próximo compromisso da equipe é o Campeonato Brasileiro de Estrada e Contra-relógio que será realizada em Maringá de 23 a 27 de agosto, principal competição do calendário Nacional. A equipe representa a Prefeitura Municipal de Rolândia através da Secretaria de Esportes, com apoio da Acadêmia Z Treinamento e patrocínio da FACCAR, ÓTICA KING e ARMARINHOS FRAZATTO.


COHAPAR




O Prefeito Doutor Francisconi se reuniu em Curitiba com o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, para conversar sobre diversos projetos de habitação para Rolândia. Uma das novidades é que em breve será anunciado um empreendimento habitacional para Servidores Públicos em geral.


SANEPAR





O Prefeito Doutor Francisconi recebeu em seu gabinete Gerentes da Sanepar que vieram fazer um convite público para a “Reunião Comunidade Sanepar”, que chega em Rolândia e será realizada nesta quinta-feira, dia 17, a partir das 18h30 no Centro Cultural Nanuk, na Rua Arthur Thomas, centro. Na oportunidade, as Gerências regional e local da Sanepar vão trazer informações acerca da companhia e ainda responder questionamentos dos presentes. Na pauta: Investimentos em água e em esgoto; Reestruturação Tarifária; Demandas gerais do Município; Esclarecimentos de ações judiciais por falta d´água, dentre outros temas. Após a reunião, haverá um coffee-break. Todos estão convidados para participar!


PARCERIA




--

Secretaria de Comunicação

ROLÂNDIA: VEREADOR REGINALDO SILVA FALA SOBRE PROCESSO QUE RESPONDE

TEXTO ELABORADO A PARTIR DA ENTREVISTA CONCEDIDA A DIEGO SILVA

DISSE QUE FOI INOCENTADO NA JUSTIÇA CRIMINAL

NÃO TEVE TESTEMUNHAS  DA SUPOSTA AGRESSÃO.

JÁ TEM UM RELATÓRIO FINAL PARA O  JULGAMENTO QUE OCORRERÁ AMANHÃ. 

O RELATÓRIO  APRESENTADO "PEDE A MINHA ABSOLVIÇÃO", - DISSE.

PENSO QUE HOUVE ALGUMA MOTIVAÇÃO POLÍTICA. EXPLICAREI ISSO APÓS O JULGAMENTO.

TIVE MEDO DE SER CASSADO. AGORA NÃO MAIS.

O JULGAMENTO OCORRERÁ AMANHÃ AS 18 HORAS.



NIKOLAUS SCHAUFF RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE ROLÂNDIA

Nasceu em 1937 na Alemanha.
Veio para Rolândia com os pais em 1938
Casado com a Sra Marie. 5 filhos.
Seu pai, Johannes Schauff, foi um dos líderes encarregados de organizar e dar apoio aos núcleos de agricultores alemães  e judeus  que se fixaram em Rolândia na década de 30.
Formou-se advogado em 1962 na Alemanha.
Administrou a Fazenda da Família ( Santa Cruz ) por vários anos.
Foi Avaliador do Banco do Brasil
Foi eleito presidente da Cooperativa Corol em 1973. Sua principal conquista foi a construção do grande silo na saída de Rolândia para Arapongas.
Exerceu cargos no Sindicato patronal, Hospital São Rafael ( Fundação ), e Escola Roland.
Foi presidente do Club Concórdia.
Formou e mantem uma grande reserva de mata virgem em sua fazenda Carambola.
Foi eleito  vereador em 1982, tendo sido presidente da casa por 2 anos.
Foi o presidente da primeira entidade ecológica do município, a Appema.
Sempre militou na causa ambiental tendo "comprado" várias "brigas"  contra algumas empresas da sua época que poluíram por demais o meio ambiente de Rolândia.
Participou ativamente dos primeiros anos do COMDEMA, onde inclusive foi presidente.

PESQUISA E LEMBRANÇAS DE JOSÉ CARLOS FARINA.

COMENTÁRIO:
Fui seu colega vereador e nas "brigas" ambientais. Posso testemunhar que lutamos muito por conquistas ambientais nas décadas de 80 a 2.000. Lutamos por décadas contra poluições gravíssimas praticadas por Curtumes, abatedouros de frangos, máquinas de cafés, Quimorgan, postos de gasolina, lixão a céu aberto, etc...
Éramos poucos ambientalistas. A maioria das "lideranças" se acovardaram. Mas fomos em frente, e, com apoio da promotoria e o IAP ( na época Suderhsa) vencemos. As novas gerações nem imaginam como era difícil  respirar em Rolândia neste período. Rolândia ficou conhecida como "Fedolandia". Chegaram a fazer um desenho de um gambá com um prendedor de roupa no nariz para simbolizar o grave problema ambiental. Naquela época eram comum a população acordar de madrugada sem poder respirar.  Era um cheiro de ovo choco, penas queimadas e de curtume muito forte. Nikolaus, eu, e mais um grupo pequeno de ambientalistas resistiram até que enfim foi dada uma solução aos problemas.
Tem pessoas que lutam um dia e são importantes, mas Nikolaus lutou a vida inteira. Ele foi imprescindível.  Ele foi um dos políticos e ambientalistas  que manteve um nome limpo e honrado. As futuras gerações se lembrarão do seu nome e estudarão como era difícil a vida dos primeiros ambientalistas.
Tenho 2 coisas em comum com o Nikolaus. As nossas lutas em favor do meio ambiente e a data do nosso nascimento ( 11 de julho). Separados por 18  anos.
Conheci o pai do Nikolaus.. O Sr. Johannes. Ele era um homem muito educado e gentil. Tinha um bom humor e dava atenção às pessoas. O mesmo digo do Nikolaus. Pessoas de alma boa. Incapazes de fazer o mal.
Todos os filhos (as) do Nikolaus são "gente boa", mas, o que mais "puxou" ao pai e avô foi o Nick.
Desejo  ele muita, saúde, paz e vida longa. Muitas felicidades meu amigo. Deus te abençoe.
JOSÉ CARLOS FARINA 

VÍDEO..
CLIQUE
ENTREVISTA COM NIKOLAUS:











1ª FOTO: NIKOLAUS COM A ESPOSA E FILHOS ( By BETINA SCHAUFF)
























2ª FOTO By ROLANDIA TOTAL WEB

ROLÂNDIA: POLÍCIA INVESTIGA HOMICÍDIO DO JARDIM ROSANGELO

TNONLINE.UOL.COM

REGIÃO

Polícia investiga homicídio em Rolândia

da Redação



IML de Londrina recolheu o corpo. Foto: Ted Perez

Um homicídio foi registrado neste fim de semana, no Jardim Rosângelo em Rolândia. Informações preliminares apontam que o corpo do jovem foi encontrado na manhã deste domingo (13) com marcas de tiros. A Polícia Civil também adiantou que o corpo tem fraturas nos braços, o que pode indicar que houve agressão.

Equipes estão no local para apurar mais detalhes. O Instituto Médico Legal de Londrina (IML) foi acionado para recolher o corpo. Em breve mais  informações.
Polícia Civil está no local levantando informações. Foto: Ted Perez

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 15/08/17

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Vendedor pracista

Vendedor interno

Técnico em manutenção de equipamentos de informática

Técnico eletrônico em geral

Auxiliar de linha de produção PCD (para Pessoa Com Deficiência)



SÃO MARTINHO




A equipe do CMEI Pedro Serpeloni, em São Martinho,promoveu uma gincana entre pais e filhos para celebrar o Dia dos Pais. Foram momentos de muita diversão e cumplicidade. Logo após os participantes saborearam um delicioso lanche.

Homem é baleado e socorrido em estado grave em Rolândia



MASSA NEWS

Da redação | Rolândia | Publicado em 12 de agosto de 2017 | 16h57

(Foto: Reprodução)

Um homem de 23 anos foi socorrido em estado grave na noite desta sexta-feira (11) na Chácara Bonanza, próximo ao Residencial Araucária, no Contorno Norte de Rolândia. A vítima foi atendida pelo Samu e encaminhada ao Hospital Universitário em Londrina.

O homem foi baleado no pescoço e no tórax. Não foi identificado o autor dos disparos.

Colaboração Jairo Nascimento / Rede Massa

O HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO VIVE NO NORTE DO PARANÁ

BONDE

114 ANOS DE HISTÓRIA

Um dos homens mais velhos do mundo vive na Região Metropolitana de Londrina
A reportagem do Portal Bonde encontrou no final de semana um homem que carrega uma longa história de vida. E o melhor de tudo: bem pertinho de Londrina. Armindo José de Souza tem 114 anos e mora em Alvorada do Sul (Região Metropolitana de Londrina). Seo Armindo pode ser considerado um dos homens mais velhos do mundo. 

Arquivo Pessoal

Na última sexta-feira (11), o homem considerado como mais velho do mundo morreu com 113 anos, em Israel. Yisrael Kristal, filho de judeus ortodoxos, nasceu na Polónia em 1903, faria 114 anos no próximo dia 15 de setembro. Yisrael Kristal nasceu em Zarnow, na Polônia, mas vivia em Haifa, a norte de Israel, há mais de 60 anos. Ele foi oficialmente reconhecido pelo Guinness Book (Livro dos Recordes) como o homem mais velho do mundo em 2016.


No site oficial do Guiness Book, eles informam que estão à procura do novo homem mais velho do mundo. E nesta segunda-feira (14), o Portal Bonde conta a história do Seo Armindo, que completa 115 anos em dezembro deste ano. 

Seo Armindo nasceu em Brumado, no interior da Bahia, em 8 de dezembro de 1902. Da Bahia, seguiu para Minas Gerais e, em seguida, para o Rio de Janeiro. No entanto, foi em São Paulo que ele passou boa parte de sua juventude. Chegou no Paraná em 1944 e foi morar na região de Astorga (região Norte Central do estado). E ao lembrar dessa época, afirmou que o mundo estava muito triste. "Tava uma guerra brava. Eu e dois irmãos fomos para a revolução no Rio Grande do Sul. Foi a coisa mais ignorante que eu vi na minha vida". 

Arquivo Pessoal


Arquivo Pessoal

Durante essas onze décadas de vida, a família de Armindo foi aumentando cada vez mais. Ele teve dez filhos com a dona Conceição, com quem ficou casado durante 69 anos. Ela faleceu em 2010. E desses dez filhos, sendo sete homens e três mulheres, vieram 36 netos, 55 bisnetos e 15 tataranetos. Um neto, inclusive, nasceu no domingo (13). 


Arquivo Pessoal
Seo Armindo com um de seus bisnetos

Longevidade 

Além de fazer parte de uma família bastante numerosa, Seo Armindo contou à reportagem que sua avó paterna viveu até os 130 anos. E com muito bom humor, afirmou que gostaria de viver mais uns cem anos. "Mais uns cem anos tá bom, né?", brincou. 

Ele ensina que para ter uma vida longa é preciso ter muita paciência e fé em Deus. "Tem gente que fica lamuriando. É preciso ter confiança e acreditar na gente", disse. 

Trajetória 

Armindo começou a ajudar seu pai na lavoura em 1917, com 15 anos de idade, ainda na Bahia. No Paraná, trabalhou como colono nas fazendas da região Norte do estado. "Eu trabalhava de mercado em mercado. Levava mercadoria de uma cidade para outra, de um estado para o outro. Quando a carga era grande, ia em carro de boi", recordou. 

Saudades 

Seo Armindo adorava trabalhar e sente muito por não conseguir com esta idade. Além disso, o futebol era uma de suas grandes paixões. Jogava bola todo dia até os 60 anos de idade. "Hoje não aguento mais, mas se aguentasse, ia jogar com certeza", brincou. 

Um 'forrózinho' também ia bem. Junto com a dona Conceição, não perdia um forró. "Se tivesse como dançar, também não ia perder". 

Família 

Atualmente, Armindo mora com seu filho caçula, Natálio José de Souza, 48 anos. Natálio trouxe o pai para Alvorada para poder cuidar dele mais de perto. "Ele está meio fraquinho depois desse episódio [suspeita de pneumonia e infarto] que ele passou, mas um guerreiro é difícil perder a batalha dele. A gente acreditou muito nele, assim como ele acredita muito nele mesmo. Ele é muito otimista, uma pessoa muito forte, confiante nas coisas que vem acontecendo com ele", valorizou. 


Arquivo Pessoal
Nesta foto está a filha mais velha de Seo Armindo, com 70 anos, e o filho caçula, com 48 anos

Nesses últimos dias, Seo Armindo teve uma suspeita de pneumonia e estava em tratamento no Hospital Municipal de Alvorada do Sul. No entanto, teve um infarto e foi encaminhado pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até a Santa Casa de Londrina. "Mas graças a Deus ele já está bem aqui em casa com a gente", agradeceu. 


Arquivo Pessoal

"A gente sente muita alegria de ter ele com a gente. Ele significa tudo na vida da gente. A razão da gente poder hoje também estar criando nossos filhos também é por causa dele. E se tem uma coisa que a gente adquiriu dele, admira muito e levamos para nossas vidas é ser digno e honesto. Durante o tempo que estamos ao lado dele, nunca ouvimos nada de desonestidade por parte dele", ressaltou com orgulho. 

Mulher mais velha do mundo 

Em junho do ano passado, a paranaense Jesuína dos Santos Cardoso havia completado 120 anos. No entanto, ela morreu um mês depois em sua residência, deitada em sua cama, na companhia de familiares. 

Jesuína nasceu em 30 de janeiro de 1896 em Reserva (região Centro Oriental do estado) e poderia ser a mulher mais velha do mundo. 

Na ocasião, a dona Jesuína que morava em Rio Branco do Ivaí (região Norte Central do estado) teve que viajar 200 km até Apucarana (região Norte do estado), na qual era cadastrada sua aposentadoria para reaver seu benefício do INSS, pois ela foi dada como morta pelo instituto e precisou se deslocar até a cidade para provar que estava viva. 

Atualmente, a mulher mais velha do mundo é a jamaicana Violet Brown, com 117 anos. Ela é a última súdita da Rainha Vitória viva. 

Fernanda Circhia - Redação Bonde