JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 2 de julho de 2016

NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA



"Eu quero fazer a viagem para Nova Jerusalém. Meu lugar não é aqui." (Tetsuya Tokano.)
*18/02/1937 +01/07/2016
Velório a partir das 7:00 na Igreja Presbiteriana de Rolandia (R. Monteiro Lobato, 1080)
Culto fúnebre: 10:00h e 15:00h
Sepultamento: Hojen( 02/07) às 17:00 horas;
Cemitério Central de Rolândia.


CARTAZES, CARROS ANTIGOS E ROCK EM ROLÂNDIA


20º VIDEO CONCURSO DE BANDAS E FANFARRAS 2016 ROLÂNDIA

ROLÂNDIA: RECAPE DA ESTRADA DOS PIONEIROS ( VANZELA )


foto de Cobra Reporter.




Cobra Reporter



Deputado Cobra garante revitalização da estrada do Vanzella

Mais uma vitória para Rolândia! Depois muito trabalho e dedicação do deputado Cobra Repórter, foi assinado na sexta-feira (1º), o último documento para o início das obras na Estrada dos Pioneiros, conhecida como Estrada do Vanzella. Serão cerca de 4 km de revitalização, incluindo a ponte sobre o Rio Bandeirantes. "É uma demanda de muitos anos e quando assumi meu mandato, também assumi o compromisso de trabalhar para que a obra se tornasse uma realidade. A verba de mais de R$ 3 milhões já está garantida a nosso pedido", enfatizou Cobra Repórter.

CARTAZES, SHOWS, BAILES E FESTAS EM ROLÂNDIA







































EM FRENTE A COROL ROLÂNDIA

























VÍDEO PASSEIO COM DRONE PELO CENTRO DE ROLÂNDIA - NORTE DO PARANÁ

JOÃO VRENNA FOI O PRIMEIRO A ACREDITAR NO RATINHO

Joao Vrenna - a foto de Ratinho.· 
Obrigado Ratinho pela amizade e companheirismo. 
Grande abraço a você meu amigo.

Ratinho. · 

Recebendo a visita do comunicador João Vrena, o homem que teve a loucura de me dar a primeira oportunidade no rádio.

ROLÂNDIA: ARTE NA RUA E PRAÇAS




EM ROLANDIA, HÁ SEMPRE UMA SURPRESA!
EM TUDO TEM ARTE, EM UMA CAIXA DÁGUA UM BELO GRAFITE SEM NOME DO ARTISTA, SERÁ DE UM GRANDE PALHAÇO SONHADOR... OUTRA DO Gian Magon EM UM PARQUE INFANTIL, SERÁ SUA TAMBÉM CARO AMIGO Gian Magon E um belo por do sol dando contraste a uma árvore seca Não pode faltar!! Boa Tarde Amigos!


BLOG DO FARINA: 3.000.000 ( TRÊS MILHÕES ) DE VISUALIZAÇÕES ACESSOS


3.000.000 de amigos (as)....



Obrigado amigos (as) de Rolândia e de todo o planeta.


Nestes anos em que mantive o Blog do Farina “no ar” foram muitos momentos marcantes e significativos para mim e para Rolândia. Defendemos várias bandeiras. Como diz o Roberto Carlos... foram várias emoções. Participamos desde o início da luta contra o chumbo... a favor do Parquinho... a favor do acervo do museu histórico (que hoje virou galeria de arte) ... a favor do Hotel Rolândia... da marcha contra a corrupção... da marcha “Fora Dilma”... das trincheiras do trem...
Mas nem tudo foi alegria. Como dizia o saudoso Perazolo, defender a classe trabalhadora é muito difícil. Enfrentamos pessoas poderosas da cidade e por isso respondemos quatro processos. Venci os quatro, graças a Deus e a sabedoria dos Juizes. Nunca extrapolamos a nossa função de informar e denunciar as mazelas que acontecem por aí. Medimos bem cada palavra utilizada. Se usamos alguma palavra mais forte é porque o fato é muito grave e prejudicou a minha cidade e região que amo do fundo do coração. Tenho muitos defeitos, mas aprendi com o meu saudoso pai a falar a verdade e defender o que é justo, bom e equitativo. Recebi um dia de uma leitora o apelido de “anjo da guarda” de Rolândia. Nunca esqueci esta linda homenagem da Sra. Jane Ross... Ela me fez criar ainda mais responsabilidade e amor pelo Blog.
O meu compromisso para os próximos 3 milhões de acessos é continuar me esforçando em publicar, comentar, fotografar e filmar tudo o que acontece de bom e de ruim em Rolândia e região. Sinto-me responsável pelos milhares de amigos que cativei em Rolândia e em todo o planeta. A garantia que dou é a fé que tenho em Deus e o exemplo que tive dos meus pais que sempre demonstraram amor e dedicação a esta região (sempre falo), é a melhor lugar do mundo para se viver.
A minha responsabilidade dobrou também. Por todo lugar que vou recebo palavras elogiosas do povo e de muitas autoridades. Sou reconhecido também fora de Rolândia, aumentando assim a minha relação de amigos e colaboradores. Tenho seguidores no Fórum, na Câmara, na Prefeitura.. até na delegacia.... trabalhadores.. comerciantes.. empresários.. estudantes... donas de casa e até crianças e idosos me cumprimentam na rua e pelo Facebook....Coloco-me, mais uma vez, a disposição das autoridades e de todas as pessoas de bem para publicarem aqui tudo o que for notícia. Esperamos que possamos publicar mais notícias boas que ruins. Um abraço e um beijo no coração de todos. 

O BLOG DO FARINA É DE ROLÂNDIA E DO NORTE DO PARANÁ

JOSÉ CARLOS FARINA

COUVE UM SANTO REMÉDIO NATURAL


BELEZAESAUDE.COM . Hoje vou falar sobre esse alimento excelente, a couve. 
Sei que nem todo mundo gosta, mas os benefícios dessa hortaliça são fantásticos: se você não come, acho que vale a pena reconsiderar. Incluí também formas de fazê-lo em sucos, que é sempre uma opção interessante couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste minera iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireóide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (Benefícios da Couve contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante. Ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A , que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.
Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)
O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
É também uma excelente fonte de vitamina E e proteína.
Suco de Couve
suco de couve é um tônico mineralizante excelente para o organismo, além de atuar como vermífugo e estimulador do apetite. Apesar de o suco possuir um teor de calorias muito baixo, ele satisfaz a sensação de apetite. Sendo assim, pode ser recomendado para tratamento em obesos.
Suco de Couve com Laranja e Gengibre


Ingredientes
2 folhas de couve rasgadas (bem lavadas e com talos)
1 laranja descascada
1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)
água

Modo de fazer

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, e sirva em seguida.
Polpa da couve congelada

Como a durabilidade da couve é pequena, o ideal é preparar cubos de couve concentrada para usar posteriormente.
Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (inclusive os talos) de couve bem lavada e, de preferência, orgânica.
Acrescente um pouco de água filtrada e bata até formar um caldo grosso.
Coe, distribua em formas de gelo e coloque no freezer.
Depois de congelar, proteja a fôrma com filme plástico.

Use um ou dois cubos de couve congelada por dia para preparar seu suco. Bata ou deixe dissolver no suco de sua preferência e acrescente limão ou laranja.

O MELHOR REGIME

FOLHA DE LONDRINA


Especialistas têm algumas recomendações que podem ser seguidas para driblar o inverno sem engordar e garantir a continuidade das dietas para os que querem emagrecer. 

1. Procure manter o intervalo médio de três horas entre as refeições. O hábito de se alimentar em intervalos regulares é benéfico, pois contribui para o bom ritmo do metabolismo, já que o organismo tem que ‘gastar’ energia para digerir os alimentos e absorver seus nutrientes. 

2. Mastigue os alimentos lentamente. A mastigação adequada ativa a liberação de hormônios que contribuem para a saciedade. 

3. Invista em um café da manhã balanceado, optando por uma fonte de proteína magra: ovo cozido, iogurte desnatado, patê de atum 

4. Não deixe de consumir frutas. Uma boa opção é esquentar banana, maçã ou pera no micro-ondas e depois polvilhar canela. Se a vontade por doces for muito grande, derreta junto um quadradinho de chocolate meio amargo. 

5. Se ficar difícil consumir saladas cruas, opte por legumes e verduras refogados, deixando de lado temperos prontos. 

6. Substitua o chocolate quente por chás sem açúcar: erva cidreira, camomila, hortelã, alecrim. 

7. Ao fim do dia, prepare uma sopa que contenha uma fonte proteica e um carboidrato. Não esqueça de caprichar nas verduras e legumes. Evite o uso de temperos industrializados e, principalmente, o uso de sopas prontas. 

Fonte: Clínica Caetano Marchesini (Curitiba)

PEDALADA EM IBIPORÃ - PR.

FOLHA DE LONDRINA


NESTE DOMINGO


Pedalada deve reunir 800 participantes em Ibiporã




Ibiporã - A 4ª Volta do Guarani - Passeio Eco Bike deve reunir cerca de 800 ciclistas amanhã, em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). A inscrição, um litro de leite, pode ser feita na hora do evento. As doações serão repassadas ao Hospital Cristo Rei, e ao Lar Padre Leoni (asilo). 
A novidade será o novo trajeto, dividido em três percursos - longo, com 50 km; médio, com 30 km; e o curto, com 20 km. A concentração será no Ginásio de Esportes Pedro Dias, às 6h30, com saída às 7h15, e contará com carro de apoio, pontos de hidratação e frutas. A atividade é indicada para quem já possui o hábito de pedalar, visto que há trechos com subidas e descidas íngremes. Para iniciantes é recomendado o trajeto curto. O evento é uma realização da Prefeitura. Informações pelo fone (43) 3178-0204.
Reportagem Local

BALÉ NO NANUK DE ROLÂNDIA

PROPORCIONANDO UM MOMENTO MÁGICO DE RARA BELEZA, ARTE E DRAMATIZAÇÃO. ESPETÁCULO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia. VOLTADO PARA AS ESCOLAS E NOSSAS CRIANÇAS. ELAS MERECE ESSE CARINHO PARABÉNS!!! UM DOS MAIORES ESPETÁCULOS QUE JÁ VI PELA FUNDAÇÃO CULTURAL DE IBIPORÃ. Julio Dutra PARABÉNS!! OBRIGADO! GENTE EU TIVE QUE IR VER...FOI LINDO E EMOCIONANTE!! LINDO TRABALHO DE TODA EQUIPE DE BAILARINOS TALENTOSOS!!!








ROLÂNDIA: NOVIDADES DO NOSSO ARTESANATO

ESTUPRADOR DE CRIANÇA É CONDENADO EM ROLÂNDIA

Justiça condena homem que estuprou a própria sobrinha em Rolândia


O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou Waldecir de Andrade, 45 anos, a 14 anos de prisão sob a acusação de ter estuprado a própria sobrinha de oito anos de idade na cidade de Rolândia, na região metropolitana de Londrina. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu entre dezembro de 2014 e junho de 2015. 

Conforme o processo criminal, remetido à Vara Criminal de Rolândia, teria praticado 'orgias' com a criança em pelo menos duas oportunidades. Ele foi detido no início desta semana após despacho de um mandado judicial. 

Por conta do trauma provocado pelo abuso sexual, a garota, hoje com nove anos, precisou de acompanhamento psicológico. A família não quis fornecer mais informações sobre o caso.
Redação Bonde

APAGAR A TOCHA OLÍMPICA ?





O vereador de Barra Mansa, Denilson Câmara, causou polêmica na sessão da Câmara na ultima terça-feira (28). Ao comentar a crise no Estado e a…
NOSSOJORNALBM.COM.BR



Governador enfrenta protestos em Londrina

FOLHA DE LONDRINA



Durante a solenidade para assinatura da formalização da doação do terreno pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) ao Estado para a construção do Hospital da Zona Oeste, o governador Beto Richa (PSDB) enfrentou protestos. Pouco antes do início da solenidade, um aluno e uma aluna da PUC começaram a gritar. Eles alegavam ter sofrido agressões por parte dos seguranças do governador e chamavam Richa de covarde. 
Assessores do governador se adiantaram na tentativa de dispersar os manifestantes. O rapaz foi algemado e levado por um homem sem farda até uma viatura da Polícia Militar. Na sequência, a jovem também foi conduzida para a viatura. Os dois foram levados. 
A reportagem tentou ouvir o homem que conduziu os estudantes até a viatura, mas ele não deu qualquer declaração. Não respondeu quem era nem se tinha poder de polícia para prender os dois jovens. Ao final da solenidade, ele deixou o campus da PUC dirigindo o veículo onde estava o governador. A PM e a Polícia Civil não souberam informar para onde os estudantes foram levados. 
Em nota, a PUC lamentou o ocorrido e disse que irá abrir um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos. A instituição ressaltou que "valoriza os direitos democráticos da liberdade de expressão e manifestação, sempre exercidos nos limites da ordem e da legalidade". A APP-Sindicato em Londrina também foi para a frente do campus protestar contra o governo, que estuda revogar o reajuste concedido aos professores no ano passado. 
À tarde, a assessoria de imprensa da PM também divulgou nota justificando a ação, em razão dos "excessos" dos jovens. "Mesmo após o pedido para que cessassem com as hostilidades, o estudante continuou bastante alterado. Diante disso, a equipe da Polícia Militar encaminhou os jovens à delegacia, onde foi lavrado termo circunstanciado, conforme previsto no artigo 40 da Lei de Contravenções Penais, e logo depois eles foram liberados", diz a nota. (Colaborou Edson Ferreira/Reportagem Local)
Simoni Saris- Reportagem Local- FOTO G1-GLOBO PR.

ROLÂNDIA: ISTO É PODA CORRETA ?

As heroicas árvores Sibipirunas (quase um monocultura) que ainda enfeitam grande parte de Rolândia são de uma outra época e com isso atrapalham o progresso atual. Infelizmente Elizabeth G. Tremaine nos ainda não temos para as cidades pequenas os tão necessários urbanistas... De 10 em 10 anos é feito um Plano Diretor que procura ordenar as coisas. Mas muitos serviços são terceirizados e feitos de maneira mecânica, nem sempre condizente com os Planos locais... Uma secretaria responsável se vê sobrecarregada e sem recursos e à população sobra olhar e reclamar... Uma saída é trabalhar mais regionalmente (questões ambientais não conhecem fronteiras) e assim ter orientações e controle maior. Quem sabe, sobre a poda, podemos ter a opinião de órgãos importantes como do LABRE (Laboratório de Biodiversidade e de Restauração de Ecossistemas) da UEL onde há pessoas competentes como a amiga bióloga e professora Alba Lúcia Cavalheiro que sempre atendem a comunidade.
SOU UM SER VIVO!





CURA DA PRESSÃO ALTA E COLESTEROL SEM REMÉDIOS

CURA DA DIABETES SEM REMÉDIOS

OVO NA CURA DE DIVERSAS DOENÇAS

FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA 2016 ( PROGRAMAÇÃO )

Começa temporada musical em Londrina; confira programação

Redação Bonde com assessoria de imprensa - 30/06/2016 -

Formação, vivência, performance. Este é o vértice de um dos eventos musicais mais longevos e respeitados do Brasil. Nesta 36ª edição, o festival ganha a chancela Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) - "Paixão pela Música" - será realizado de 07 a 21 de julho com muitas apresentações em teatros, ruas, igrejas, praças, bares e nas cidades circunvizinhas do norte do Paraná. 
  
Serão aproximadamente 74 eventos programados na Catedral Metropolitana de Londrina, igrejas, shoppings, Colégio Mãe de Deus, Teatro Zaqueu de Melo, Teatro Crystal Palace, Teatro Marista, Circo Funcart, SESC Cadeião, Centro Cultural SESI/ AML, Anfiteatro do Zerão, Calçadão, Concha Acústica, Bar Valentino, além do projeto de regionalização em dez cidades do Paraná. 
  
O FIML tem direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e vai novamente privilegiar "todas as músicas" principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados. Durante o festival estão previstas apresentações de grupos constituídos nas oficinas e cursos com formações diversas como big band, Orquestra Sinfônica do FIML, coro infantil e adulto, grupos de música de câmara, Ópera Studio, grupos de jazz, grupos de MPB e montagem de espetáculos. 
  
As intervenções urbanas com os projetos Música Sobre Rodas e Música e Saúde, que preveem apresentações musicais em ônibus e em hospitais da cidade estão confirmadas na grade. A maratona musical será aberta com o Quizomba Junino neste domingo, dia 03, na Vila Cultural Kinoarte, como pré-evento do Festival de Música. 

Divulgação
Divulgação

  
Performances para todos os gostos 

O Festival de todas as músicas promete farta opção de apresentações entre os dias 07 e 21 de julho, com artistas que realizam importantes trabalhos no Brasil e músicos estrangeiros especialmente convidados para os cursos e apresentações especiais na grade artística. 
  
A tradição dos Concertos de Abertura e Encerramento faz parte da programação artística do FIML. A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, coros londrinenses, Julija Botchkovskaia (piano), Gustav Frielinghaus (violino) Antonio Del Claro (violoncelo) e Mirna Rubim (voz) abrem oficialmente a 36ª edição no dia 11 de julho na Catedral Metropolitana. Sob a regência de Alessandro Sangiorgi, serão executadas obras de Camargo Guarnieri e Beethoven e a famosa Suíte do Fantasma da Ópera de Weber. 
  
Pelo segundo ano, o festival terá a grata presença da Orquestra Sinfônica Jovem, formada durante o festival por jovens músicos provenientes de projetos socioeducativos culturais Projeto Guri (SP), Ação Social pela Música do Brasil (RJ), Orquestra Villa Lobos - Instituto Cultural São Francisco de Assis (RS) e Orquestra Jovem Paquetá (RJ). A regência da orquestra Jovem será novamente do maestro espanhol Josep Caballe Domenech com apresentação marcada para o Concerto de Encerramento no dia 21 de julho, com as Danças Sinfônicas do musical West Side Story de Leonard Bernstein e participação especial do Coro Sinfônico do 36º FIML sob a regência de Mariana Farah. 
  
Após vários anos, retorna a Londrina a Camerata Antiqua de Curitiba (CAC), verdadeiro símbolo de resistência ao completar 42 anos de trabalho sob o comando do maestro emérito Roberto de Regina e a cravista Ingrid Seraphim. O grupo curitibano tinha como proposta inicial execução exclusiva de música barroca e renascentista, mas ao longo dos anos foi enriquecida com o repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais. Durante o festival, coro e orquestra apresentarão repertório dedicado a Mozart e Alberto Nepomuceno. 
  
O Neuma Ensemble também volta para a programação do Festival de Música com um concerto em que apresenta repertório de origem judaica, árabe e cristã dos séculos VI ao XV. Os integrantes fazem um recorrido dos ecos da tradição oral da sinagoga, da mesquita, da igreja católica, onde se realizava a música como encontro com a Divindade do Criador e das salas dos castelos como entretenimento. O grupo é formado pelas sopranos, Marjorie Báccaro e Thaís Cristine, o alaudista e barítono, Pedro Augusto Liro e o diretor do grupo, Plínio Machado, que toca a Vièlle Medieval. 
  
Dentre os destaques da música brasileira, a violonista, compositora, cantora de Jazz Badi Assad, que apresenta no dia 08 de julho, canções intimistas e pérolas da MPB de sua autoria e de compositores como Chico César e Chico Buarque. 

Choro, Jazz, Opereta, Circo e os sopros de um Quinteto 

O Trio Turuna também integra a programação do Festival de Música deste ano.  Formado por Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Paulo Aragão (violão), professores da Escola Portátil de Música (EPM), o grupo trabalha com repertório de choro em que figuram compositores como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth (autor de um tango brasileiro cujo título homônimo batiza o trio), outros ainda desconhecidos como Dionísio Bento da Silva, Candinho e Misael Domingues e ainda compositores em plena atividade no cenário musical atual além de composições próprias. A apresentação do trio e convidados tem a participação do percussionista londrinense André Vercelino, hoje radicado no Rio de Janeiro. 
  
O espetáculo All That Jazz, uma verdadeira Jam Session com as maiores feras da música popular do país também é destaque da programação. No palco os músicos Edu Ribeiro (bateria), André Siqueira (guitarra), Fabio Torres (piano), Josué dos Santos (saxofone) e Gabriel Zara (contrabaixo elétrico e acústico) prometem um passeio pela criatividade e performance de grandes músicos. 
  
Um dos grupos musicais com reconhecido trabalho no Brasil e no exterior, o Quinteto Villa-Lobos, também estará em Londrina. Fundado em 1962, atualmente é formado por Rubem Schuenck (flauta), Paulo Sergio Santos (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). Para o 36º FIML, o quinteto interpretará três das mais significativas obras do repertório brasileiro e internacional para quinteto de sopros. August Klughardt, autor alemão raramente apresentado no Brasil, se junta ao mais importante compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, e a Oscar Lorenzo Fernandez, que escreveu a primeira obra para quinteto de sopros no Brasil, aqui apresentada. Em Londrina o grupo contará com a colaboração de Rodrigo Herculano (oboé). 
  
Para quem aprecia música e performance cênica não pode perder "O Morcego", opereta cômica de Johan Strauss II, com direção geral e musical da premiada soprano Mirna Rubim. O espetáculo estreou este ano no Rio de Janeiro e vem repleto de romantismo, pitadas de comédia, com temas universais inerentes ao ser humano como o ódio, o amor, a vingança e a vaidade. 
  
Das apresentações com alunos do FIML, destaque para "O Grande Circo Místico" com direção cênica de Sílvio Ribeiro e direção geral de Celso Branco.  A trilha sonora é de Chico Buarque e Edu Lobo e conta a história do amor entre um aristocrata e uma acrobata e a saga da família proprietária do Grande Circo Knieps. Especialmente criado para o Balé Teatro Guaíra, com roteiro de Naum Alves de Souza, a partir do poema homônimo de Jorge de Lima, "O Grande Circo Místico" estreou em 1983 e ficou em turnê pelo país durante dois anos. Para a montagem londrinense, a obra teve as partituras especialmente arranjadas e privilegia o formato do canto coral acompanhado de piano ou mais instrumentos, com trechos voltados para solistas. 
  
Reprodução/Léo Aversa
Reprodução/Léo Aversa


Também será formada a Camerata do 36º FIML, que apresentará em noite de gala, As Quatro Estações de Antonio Vivaldi e as Estações Portenhas de Astor Piazzolla, com solo e regência do grande violinista alemão Gustav Frielinghaus. 
  
Atrações nacionais e internacionais 
  
Entre as atrações musicais, destaque para os músicos e artistas internacionais como os pianistas Piotr Oczkowski(Polônia) e Julija Botchkovskaia (Ucrânia), o violonista Santiago Garmêndia (Venezuela) e o violinista Gustav Frielinghaus (Alemanha), com recitais e concertos imperdíveis. 
  
Os talentos nacionais também estarão representados pelo DJ Nezzo, um dos arquitetos da Cultura Hip-Hop do Brasil que vai comandar a Festa de Encerramento do festival no Bar Valentino.  O Valentino aliás, também será palco de diversas apresentações como as homenagens a Elis Regina e à cantora Carmem Miranda, dentro da programação do Festival by Night. Faz parte deste cardápio, a apresentação do pianista, compositor, arranjador e cantor Adriano Grineberg, um dos principais nomes do Blues contemporâneo no Brasil. 
  
O FIML promove o evento "Moda de Viola/ Encontro de Violeiros" que contará com Orquestra de Viola Caipira, composta por 150 violeiros, e apresentação agendada no Concerto Azul Caixa, programado para o domingo, dia 10 de julho no Anfiteatro do Zerão. A apresentação terá a participação especial do gaúcho e versátil Samuca do Acordeon. A regência é de Rui Torneze.  
  
Um cardápio variado e eclético, onde a boa música se faz presente. Preparem-se, pois a temporada musical em Londrina vai começar. Acompanhe pelo site: www.fml.com.br 

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML. 

Patrocínio: BNDES; Vivo S/A; Kroton/Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização Ministério da Cultura – Lei de incentivo a cultura Rouanet. 

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SIMPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention & Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

ROLÂNDIA: ESTADUALIZAÇÃO DA ESTRADA DOS PIONEIROS



DEPUTADO FELIPE FRANCISCHINI SOLICITA ESTADUALIZAÇÃO DA ESTRADA DOS PIONEIROS

Em reunião essa semana o Prefeito Dr. Francisconi, Deputado Felipe Francischini, Secretário de Governo Antônio Souza, Secretário de Planejamento Dário Campiolo e Vereador Reginaldo com o Governador Beto Richa. O Deputado Francischini solicitou ao Governador a alteração da Estrada dos Pioneiros (Estrada para o Curtume Vanzella) a mudança de Municipal para Estadual.

Assim, a reforma, manutenção e melhorias de toda a extensão da estrada passariam para o Governo do Estado e não para o Município, pois a estrada liga Rolândia a cidades vizinhas e a grandes empresas instaladas naquele local.

Gerando uma grande economia para Rolândia e garantindo a manutenção adequada naquela estrada.

Da Assessoria

19º VÍDEO CONCURSO BANDAS E FANFARRAS ROLÂNDIA 2016 By FARINA