JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Promotoria ajuíza ação contra prefeito e servidores por improbidade

FONTE: JORNAL DE ROLÂNDIA

Segundo MP, cinco servidores foram mantidos irregularmente na prefeitura. Conforme lei, eles deveriam ser exonerados dos cargos, o que não ocorreu

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura de Rolândia, o prefeito do município, Johnny Lehmann (PTB), e outros três servidores, por improbidade administrativa. A informação foi divulgada na segunda-feira (25), pelo próprio MP.De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça de Rolândia, uma lei municipal de 2011 reduzia o número de cargos comissionados de nove para quatro. A prefeitura, portanto, deveria exonerar cinco pessoas, para cumprir a legislação — o que, de acordo com o MP, não foi feito.

Conforme a promotoria, a manutenção dos servidores de forma ilegal “viola os princípios do Estado Democrático de Direito, causando prejuízo ao erário”. Prefeito, prefeitura e servidores devem devolver o dinheiro pago aos comissionados ilegais aos cofres públicos, conforme a ação.Em nota, a Prefeitura de Rolândia afirma que ainda não foi notificada formalmente.

A reportagem do Jornal de Rolândia conversou com Jeferson Luiz Matias, procurador-geral do município, sobre a ação. “Existiam 4 cargos CC3 no município e, em 2009, foi publicada uma lei criando mais 5 cargos, ou seja, Rolândia passou a contar com 9 cargos. Em 2011, foi criada uma Comissão para acompanhar a criação do estatuto  e do novo Plano de Cargos e Salários. – essa lei foi publicada no mesmo ano”, explicou o procurador.

Ainda segundo Jeferson, a pessoa responsável por enviar a lei para a Câmara (de 2011) não observou que os 5 novos cargos tinham sido criados e enviou com a redação de 2009, ou seja, com apenas 4 cargos CC3. “Os cargos foram reduzidos para 4 por erro de digitação e erro de conferência e a lei foi aprovada assim. Só depois de um ano e meio é que a Administração percebeu o erro. Na cabeça de todos os 9 cargos haviam sido mantidos, o que não aconteceu”, ressaltou.  “A própria administração cancelou os pagamentos aos 5 cargos inexistentes assim que descobriu o equívoco”, concluiu o procurador.

Por não ter havido dolo, ou seja, intenção de se cometer esse erro, é que o procurador acredita que a ação do Ministério Público não terá sucesso. 

QUEREM MUDAR A DATA DO ANIVERSÁRIO DE ROLÂNDIA DE NOVO


Segundo acompanhei pelo jornal de Rolândia o  prefeito  deve enviar um projeto de lei para que o aniversário de Rolândia seja comemorado no dia 28 de janeiro, dia em que o município foi instalado em 1944 com a 1ª ata, a da posse do prefeito nomeado Ary Correia Lima. 


Na minha época de vereador nos idos de 1990, fizemos uma pesquisa entre historiadores, professores e povo em geral e mudamos a data da fundação para 29 de junho de 1934, quando começou a construção da primeira casa nos limites da cidade, o Hotel Rolândia.

Quanto a comemorar, é claro que também pode ser comemorado a instalação do município... é que tem muita gente  que acha que sendo mês de calor dá para fazer uma festa melhor e maior. Apesar que se alguém da administração pensasse grande poderíamos fazer uma grande festa junina no dia 29 de junho, com uma grande fogueira, que poderia  virar atração turística, igual acontece no nordeste. Mas cada cabeça uma sentença.
Talvez queiram mudar a data por causa da reconstrução do Hotel Rolândia que está muito difícil de acontecer. É que todo o dia 29 de junho o povo lembra que a prefeitura comprou as madeiras do hotel... empilharam lá num canto e nunca começam a obra de reconstrução, mesmo com ação correndo no Judiciário. TEXTO E FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - EX-MORADOR FALA SOBRE TURISMO

Charlles Arruda Eu morei durante 1 ano e meio na cidade de Rolândia e gostei das pessoas pois e uma cidade que recebe as pessoas muito bem porem, agora morando em londrina ha 1 mês alem de muitos lugares turísticos também temos o lago do igapó, A cidade de rolândia devia investir nesse lago do jardim do lago e no lago do san Fernando que passa despercebido pelos visitantes na cidade praticamente, Poderiam organizar melhor e muito fazendo mais investimentos e tornando o lago de Rolândia um verdadeiro cartão postal, que infelizmente posso dizer que esta abandonado, Pegue a cidade de londrina como exemplo que a cada dia é reconhecida pelos lugares históricos e também por belos projetos que estão sendo criados. Abraços ! TEXTO DE CHARLLES ARRUDA - FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA

5ª COPA ROLÂNDIA DE FUTEBOL SUÍÇO - LIVRE - SORTEIO

FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA
























COMERCIANTES DA VILA OLIVEIRA PEDEM MAIS SEGURANÇA

FOTO By MANCHETE DO POVO -  60 ocorrências em apenas três meses

FOTOS ANTIGAS DE ROLÂNDIA - DE 1932 ATÉ 2000 - HISTÓRIA - MUSEU

FOTOS PUBLICADAS NO  JORNAL NOTÍCIAS DA CIDADE - PESQUISA  By   JOSÉ CARLOS FARINA



























































































































































































NAC NACIONAL 1962















































PERAZOLO E VEREADORES - 1997



















SEU PEDRO DA FUNERÁRIA
























































NACIONAL DA DÉCADA DE 50

























































FARINA APONTA O SEU CANDIDATO À DEPUTADO EM ROLÂNDIA

29/08/14 - FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA