JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

MUSEU DA FERROVIA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA

Exposição 'Trilhando Memórias' conta história da Estrada de Ferro Sorocabana
Mostra traz relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas, a partir desta terça-feira (31), no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS).
Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) recebe, a partir desta terça-feira (31), a exposição "Trilhando Memórias".

Com relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, a mostra levará ao público os diversos aspectos que constroem a memória da ferrovia, que foi de grande importância para o desenvolvimento do interior do Brasil. Ao longo dos trilhos, cidades foram fundadas e povoadas.


A exposição é o resultado final do projeto "Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana", de Larissa Rizzatti Gomes, realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, em comemoração aos 20 anos do museu, celebrados no último dia 29 de novembro.

O trabalho foi desenvolvido ao longo de nove meses, quando foram realizadas coletas de testemunhos de voluntários que desejaram compartilhar um pouco de suas histórias com a ferrovia.

"O maior potencial desse projeto é aproximar a história da Estrada de Ferro Sorocabana e as suas transformações na vida das pessoas, que muitas vezes possuem uma memória afetiva imensa em relação à ferrovia, mas que, ao longo dos anos, não puderam compartilhar por causa da história da ferrovia sempre ser contada por uma perspectiva econômica e desenvolvimentista", explica Larissa.

O público poderá conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, até o dia 30 de setembro. A entrada é gratuita.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana fica na Rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1026.

HAMBÚRGUER EM PROMOÇÃO EM ROLÂNDIA

TRAD COSTELA:  R$ 13,99 

Ta na promoção de hoje!! #Segueolíder

Rua: Duque de Caxias nº 371 - Rolândia-Pr.
Delivery: (43) 3051-9001 
Ou pelo Aplicativo: AIQFOME



PEDRO CARDOSO EM LONDRINA DIA 30

Agostinho Carrara em Londrina
O grande ator Pedro Cardoso vem para Londrina com sua COMÉDIA "O Autofalante" no Teatro Marista, dia 30 de Agosto.
A Comédia é sucesso de público em todo o Brasil e em Portugal.

VENDE-SE RELÍQUIA MAVERICK By FARINA

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 03/08/18

Sistema Pasf Funeraria Santa Terezinha.
Comunica com pesar o falecimento do SR. ANTONIO MARTINS ROSA, (66) ANOS
O Velório está sendo realizado na capela da Vila Oliveira o sepultamento será às 13:00hrs., desta sexta feira. 04/08. 
A família enlutada agradece a todos que fizerem presentes.

VAGAS EMPREGOS EM ROLÂNDIA 03/08/18

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Assistente de Vendas (Pessoa com Deficiência);
Eletrotécnico/Eletromecânico; 

Encarregado de Almoxarifado (Contratação Urgente);

Mecânico de Autos; 

Mecânico Diesel; 
Operador de Caldeira (Com Curso);

Operador de Extrusora de Plástico; 

Operador de Injetora de Plástico; 

Repositor de Mercadorias (Pessoa com Deficiência); 

Torneiro Mecânico (Temporário); 

Trabalhador da Avicultura de Postura; 

Vendedor Interno.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE ROLÂNDIA

Há uma confusão no entendimento sobre municipalização do trânsito da cidade e o sistema rotativo de estacionamento, conhecido como ZONA AZUL. A municipalização é o Município assumir o serviço de operação e fiscalização do trânsito da própria cidade, e o sistema rotativo de estacionamento é somente a operação do controle das vagas definidas em lei para sua rotatividade.

Estamos trabalhando de forma simultânea para concluir os dois serviços. O espaço destinado para o Departamento de Trânsito encontra-se em reformas, e, somente após o término das obras será providenciada a instalação da mobília e computadores necessários para homologação do Departamento junto ao CETRAN. Após a homologação será firmado convênio junto ao DETRAN, assumindo de fato a operação de trânsito na cidade.

Estamos com a Lei do estacionamento rotativo aprovada e homologada, e já em fase de Licitação. Pelo trâmite legal, no mínimo em 45 dias após a abertura do edital será conhecida a empresa vencedora, que iniciará os trabalhos de sinalização e operação do controle das vagas. O estacionamento rotativo poderia ser implantado após a municipalização, mas optamos por iniciar antes, por solicitação via abaixo assinado dos comerciantes da área central que, há alguns anos, vem pleiteando a execução desse serviço, e informalmente, por diversas pessoas que reclamam de não encontrar vagas no horário comercial”.

GERSON CARLOS DOS SANTOS

DIRETOR MUNICIPAL DE TRÂNSITO

CANAL JOSÉ CARLOS FARINA DO YOUTUBE RECEBE ELOGIO

O teu canal é .genial. Tem o diferencial de que para o Paraná tu és um repórter e tanto. Tu sempre informa em primeira mão tudo que acontece e nos envia as novidades... nós que estamos longe. Como disse teu canal tem mil e uma utilidades. Grande abraço.
MARLENE GRASOTTI

RESPOSTA:

fico feliz e honrado com o elogio.
abraço.
FARINA

AC / DC GUN N ROSES DEEP PURPLE COVER EM ROLÂNDIA DIA 18/08


NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 03/08/18

Nota de Falecimento:
A   Administração de Cemitérios do Município de Rolãndia informa o falecimento de Maria do Carmo Monteiro Emerich, 58 anos.
O velório está sendo realizado na Capela da Vila Oliveira e o sepultamento será no dia 03/08 ás 17:00H no Cemitério Central.

CÂMARA DE VEREADORES DE ROLÂNDIA REJEITO PEDIDOS DE CP

A assessoria jurídica da Câmara Municipal de Rolândia acabou de divulgar parecer recomendando a rejeição de dois pedidos de abertura de CP ( Comissão Processante) requeridos contra o prefeito Luiz Francisconi e o vereador Alex Santana. 
O procurador jurídico embasou o seu parecer pelo fato dos supostos fatos terem ocorrido em mandato anterior.
O parecer foi submetido ao presidente da Câmara que acatou o parecer.
Pelas palavras do assessor o parecer não precisa ser votado pelo plenário. 

Entrevista globo News com Jair Messias Bolsonaro 03/08/18

VÍDEO VENDO MAVERICK R$ 15 MIL

ESTRADA SÃO RAFAEL ROLÂNDIA COM CHUVA

ESTRADA SÃO RAFAEL

FOTO By GUSTAVO GAISER


5 RECEITAS PARA QUEM MORA SOZINHO

BONDE


Macarrão com carne moída 
tempo de preparo: 30 minutos

-500g de macarrão 
-Meio litro de água 
-1 molho de tomate pronto 
-1 creme de leite 
-Temperos. 

Em uma panela, coloque a água para ferver, depois coloque o macarrão com uma pitada de sal. Em outra panela, frite a cebola e junte a carne com o tempero a gosto. Coloque o molho de tomate e mexa. Em seguida, acrescente o creme de leite, mexa e sirva. 

Estrogonofe de frango 
Tempo de preparo: 20 minutos 
-500g de filé de frango em cubos 
-Cebola 
-Tempero a gosto 
-Creme de leite 
-3 colheres de ketchup. 

Frite os filés em cubos na cebola, tempere a gosto. Mexa. Coloque o ketchup e acrescente o creme de leite. Tempere com sal. Em seguida sirva com batata palha e arroz. 

Pão com salsicha 
Tempo de preparo: 15 minutos 
-400g de salsicha cortadas em rodelas 
-Cebola picada 
-6 colheres (sopa) de molho de tomate pronto 
-2 colheres (sopa) de água 
-Pães 
-Batata palha. 

Leve ao fogo em uma panela, a margarina e a cebola. Frite e coloque as salsichas. Frite e acrescente o extrato de tomate e a água. Deixe ferver por 3 a 4 minutos. Acrescente um pouco de sal (bem pouco, pois a salsicha já é salgada). Desligue. Coloque o molho no pão e acrescente a batata palha. 

Sopa de legumes 
Tempo de preparo: 30 minutos 
-Macarrão 
-1 colher (sopa) de óleo 
-1 cebola picada 
-2 cenouras cortadas em rodelas 
-1 abobrinha cortada em cubos 
-3 batatas médias picadas 
-2 litros de Água 
-Sal a gosto. 

Em uma panela de pressão, esquente bem o óleo em fogo alto. Junte a cebola, as cenouras e a abobrinha. Frite um pouco. Acrescente o macarrão e a água. Feche a panela, depois que pegar pressão, conte 15 minutos e desligue. 

Misto quente 
Tempo de preparo: 10 minutos 
-Pão 
-Queijo e presunto 
-Orégano 
-Tomate em rodela 
-Maionese. 

Abra o pão e passe maionese ou manteiga. Acrescente o presunto e o queijo. Coloque o tomate e o orégano. Em uma sandusanicheira, coloque o pão, espere o queijo derreter. Pronto! 

Dica: é bom reservar alguns alimentos em casa como creme de leite, batata palha, molho de tomate, macarrão e temperos. Esses mantimentos combinam em qualquer receita. Ah, cozinhe com carinho, isso faz toda a diferença, o Bonde garante!

Redação Bonde

COSTELA FOGO DE CHÃO EM ROLÂNDIA

19/08/18

foto by josé carlos farina
















TREMOR DE TERRA EM LONDRINA

BONDE

NA QUARTA-FEIRA

Tremor em Londrina foi causado por movimentação de rochas

O tremor sentido por moradores do Jardim Santa Rita no início da noite de quarta-feira (1), na zona oeste de Londrina, atingiu 0,8 graus na escala Richter e foi provavelmente causado por movimentação de rochas. A explicação foi dada pelo geólogo José Pinese, professor de geologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e que acompanha os registros das base sismográfica instalada na cidade após uma série de tremores e explosões registrados em 2015 no Jardim Califórnia (zona leste). 

Logo após o tremor, moradores procuraram a reportagem para relatar o ocorrido. Na ocasião, a reportagem entrou em contato com Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), que informou que estava investigando o abalo. Esse foi o segundo tremor registrado em 2018 na cidade. Em janeiro, a base registrou uma movimentação na zona sul, perto do Centro de Eventos. O fenômeno também foi de baixa intensidade e, na época, a explicação foi também relacionada à movimentação de rochas.

Carolina Avansini - Grupo Folha