JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 8 de julho de 2011

DIRETOR DE CINEMA RODRIGO GROTA EM ROLÂNDIA

RODRIGO GROTA  e  MARCO HISATOMI NO NANUK
      (CLIQUE NAS FOTOS)
O jovem diretor de cinema londrinense Rodrigo Grota esteve nesta sexta-feira no Nanuk em Rolândia onde recebeu uma justa homenagem do setor de cultura do município de Rolândia. Representando o prefeito municipal que não pode comparecer em face a outro compromisso anteriormente agendado, José Dias Lima, após a exibição de três curtas do diretor entregou ao homenageado a estatueta Roland. Após a exibição dos filmes o consagrado diretor esplanou a todos os seus projetos desenvolvidos e os próximos que virão. O público pode ainda perguntar sobre detalhes dos filmes. O ator principal Marco Hisatomi do curta Haruo Ohara  também estava presente nos blindando com a foto acima ao lado do diretor. O curta Haruo Hirata recebeu até o momento 20 premiações. Agora com a de Rolândia, 21.  Nosso sinceros parabéns ao diretor, atores  e toda a sua produção. O filme é maravilhoso. TEXTO e FOTOS by JOSÉ CARLOS FARINA
BIOGRAFIA
RODRIGO GROTA é cineasta, jornalista, um dos fundadores da KINOARTE (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina), um dos coordenadores da Mostra Londrina de Cinema e da Mostra Marília de Cinema, e editor da Revista Taturana. Nasceu em Marília [SP] a 17 de setembro de 1979. Entre 1997 e 2007 viveu em Londrina [PR]. Desde janeiro de 2008 se divide entre São Paulo [SP] e Londrina [PR].
 Cinema
 Diretor, co-roteirista, montador e co-produtor executivo do curta Satori Uso [2007, fic, cor e p&b, 17 min, HDV>35mm]. Orçado em R$ 100 mil, o filme mostra a relação entre um poeta das sombras, um cineasta sem filmes e uma musa enigmática. Trata-se de um falso documentário sobre um poeta que nunca existiu, apresentado por um cineasta imaginário. Produzido com patrocínio da Prefeitura de Londrina via Promic, “Satori Uso” é uma realização da Kinoarte, em co-produção com a Kinopus Audiovisual. O filme recebeu os prêmios de Melhor Filme (Crítica), Melhor Fotografia (Júri Oficial) e de Aquisição do Canal Brasil no 35º Festival de Cinema de Gramado, Melhor Filme e Melhor Fotografia no FAM 2008; Melhor Filme no 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Melhor Curta de Ficção no 3º Arraial Cine Fest (BA), Melhor Fotografia (Júri Popular) no 5º Festival de Cinema de Maringá, Melhor Fotografia (júri oficial) no Festival Primeiro Plano 2008, Melhor Direção de Arte (para José de Aguiar) no 7º Santa Maria Vídeo e Cinema, Prêmio ABC de Melhor Fotografia para Curta-Metragem, Melhor Roteiro no 6º Curta Santos, além de Menção Honrosa no 14th International Short Film Festival in Drama, na Grécia, no Curta Cinema 2007 – Festival Internacional de Curtas Metragens do Rio de Janeiro e na IV Mostra Curta Pará Cine Brasil. Comercializado com o Canal Brasl (com exibições entre agosto de 2008 e julho de 2010), “Satori Uso” integrou o projeto Petrobras Curta às Seis, foi exibido pelo programa Zoom da TV Cultura (SP), e está disponível em DVD pelo projeto Programadora Brasil, do Minc.
 Diretor, co-roteirista e montador de Booker Pittman [2008, fic, p&b, 15 min, HDV>35mm], filme inspirado na passagem do jazzman americano Booker Pittman (1909-1969) pela Londrina dos anos 50. O filme recebeu cinco prêmios no 36º Festival de Cinema de Gramado: Melhor Filme (Prêmio da Crítica), Prêmio Especial do Júri, Prêmio Aquisição do Canal Brasil, Melhor Direção de Arte (para José de Aguiar) e Melhor Música (para Booker Pittman), o Troféu ABD no 19º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo; o Troféu Curta-Light de Melhor Trilha Musical no 2º Festival Cine Música, em Conservatória, no Rio de Janeiro (RJ), prêmio de Melhor Filme (Júri Popular) no 5º Festival Cinema de Arte de Salvador (BA), além do Prêmio ABC de Melhor Fotografia para Curta-Metragem. Comercializado com o Canal Brasl (com exibições entre setembro de 2009 e agosto de 2012), “Booker Pittman” irá integrar o DVD da Trilogia do Esquecimento, a ser lançado no 1o semestre de 2011.
 Diretor, roteirista e montador de Haruo Ohara [2010, fic, cor e p&b, HD>35mm], filme que mostra a vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999). Vencedor de 5 prêmios no 38o Festival de Cinema de Gramado: Melhor Filme (Júri Oficial e Júri Estudantil), Melhor Direção, Melhor Fotografia e Prêmio Aquisição do Canal Brasil; Prêmio Onda Curta no Curta Cinema 2010 – Festival Internacional de Curtas Metragens do Rio de Janeiro, Melhor Produção e Menção Honrosa para a Fotografia de Carlos Ebert no 17o Vitória Cine Vídeo, além do Prêmio Especial do Júri no Goiamum Audiovisual (Natal, RN). Comercializado com o Canal Brasl (com estreia prevista para abril de 2011), “Haruo Ohara” irá integrar o DVD da Trilogia do Esquecimento, a ser lançado no 1o semestre de 2011.
 Montador de Maria Angélica [2009, fic, 19 min, cor, HDV>35mm], de Francelino França, curta que integrou a programação do 20º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas Metragens de Sâo Paulo. Montador de Galeria [2010, doc, 15 min, cor, HD], de Evelyssa Sanches, curta que conquistou o Prêmio de Melhor Montagem no 1o Festival de Cinema de Petrópolis (RJ) e Melhor Documentário da Mostra Alternativa do 9o Festival de Guaíba (RS). Vencedor do Prêmio Anníbal Requião por ser o “destaque paranaense no cinema nacional” em 2008. O prêmio foi entregue durante o 3º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino.
 Diretor, roteirista, co-diretor de fotografia e produtor executivo do filme Londrina em Três Movimentos [2004, doc, cor e p&b, 15 min, mini-dv], documentário que realiza uma investigação visual sobre uma cidade vazia. O filme, que conta com trilha sonora original composta por Arrigo Barnabé, recebeu o Troféu Icuman na categoria Melhor Direção na 5ª Goiânia Mostra Curtas (2005).
 Diretor, roteirista e diretor de fotografia do documentário Inimigo Público n.1 [2005, doc, cor e p&b, 46 min, mini-dv], um ensaio visual sobre o show Clara Crocodilo, com Arrigo Barnabé e a Banda Sabor de Veneno. O filme estreou em 10 de dezembro de 2005, no Museu de Arte de Londrina, dentro da reedição do Festival na Boca do Bode.
 Diretor do curta O Quinto Postulado [2006, fic, cor, 15 min, mini-dv]. O filme se baseia na possibilidade de duas retas paralelas se cruzarem no infinito. Com Gustavo Torres e Suzana Proença. O curta estreou no dia 2 de julho de 2006 dentro do projeto Kinoarte Mostra Curtas e recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no II Curta Canoa – Festival Latino Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada.
 Coordenador Artístico da Mostra Londrina de Cinema desde 2003: o festival foi criado em 1999. Presidente da Kinoarte entre 2003 e 2010, uma associação cultural sem fins lucrativos criada em julho de 2003, que atua em quatro áreas na cidade: produção, exibição e preservação de filmes, além de realizar projetos de formação audiovisual. Editor da Revista Taturana, publicada trimestral da Kinoarte criada em 2007 e unicamente voltada a cinema. Fundador e Coordenador Artístico da Mostra Marília de Cinema, que terá sua quarta edição em maio de 2011. Integrou a Comissão de Seleção de Curtas em 35mm do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e foi júri da Competitiva Gaúcha do 37º Festival de Cinema de Gramado , da Competitiva Nacional em Super-8 do 35o Festival de Cinema de Gramado, e do Festival 5 Minutos 2009.
 Montador do making of do longa Os Famosos e os Duendes da Morte (2010), de Esmir Filho. Assistente de direção do curta Pé de Veludo (1996), de Edu Reginato, e assistente de produção dos curtas em 35mm Cine Paixão (2001) e Saudade (2003), ambos de Sérgio Concílio e Vera Senise. Assessor de Imprensa (etapa de produção) do longa em 35mm O Sal da Terra (2008), de Elói Pires Ferreira. Diretor dos clipes Alô, do grupo Surface (2005); Futebol, da banda Trilöbit (2006); Corpo Fechado, do grupo Espíritos Zombeteiros (2007); Para Fazer Boa Música, de Itamar Assumpção (2008); e A Vontade Superstar (em co-direção com Pedro Molinos), de Bruno Morais (2009).
 Professor de Direção na Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV do Paraná – CINETVPR (desde agosto de 2010). Professor de História do Cinema nas três edições do Curso de Iniciação à Linguagem Cinematográfica (agosto e setembro de 2003; e junho e julho de 2007 – Londrina; setembro de 2009 – Cuiabá). Professor convidado das disciplinas Teoria Audiovisual e Produção Audiovisual na IESB Metropolitana, entre maio e junho de 2006. Professor de direção, roteiro e montagem nas oito edições da Oficina de Realização em Cinema ministradas pela Kinoarte: maio de 2007 em Cornélio Procópio (PR); novembro de 2007 e 2008 e abril de 2010 em Londrina (PR); novembro de 2008 na Lapa (PR); maio de 2010 em Marília; junho e julho de 2010 em Jaú; e outubro de 2010 (Aracaju).
 Idealizador e um dos coordenadores das Oficinas Kinoarte [2005-2011], projeto que leva a Londrina profissionais renomados nacionalmente para a realização de cursos variados: Ruy Guerra (direção), Walter Lima Jr. (direção de atores), Andrea Tonacci (direção), Marçal Aquino (roteiro), Joel Pizzini (cinema de poesia), Carlos Ebert (direção de fotografia + cinema, pintura e fotografia + cinematografia digital), Hilton Lacerda (roteiro) e Kiko Goifman (documentário). Idealizador e um dos curadores do projeto Kinoarte Mostra Curtas, que desde outubro de 2004 exibe filmes com entrada franca no Bar Valentino [2004-2011]. Idealizador e um dos curadores do projeto Kinoclube, que mensalmente exibia filmes no Bar Valentino e que desde 2009 exibe filmes na Sala Orlando Vicentini na Vila Cultural Kinoarte [2006-2011]. Idealizador e curador do projeto Cinema Falado para a Biblioteca Pública de Londrina [2001].
 Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea – Aspectos Éticos e Políticos pela Universidade Estadual de Londrina [UEL | 2002-2003], apresentando o trabalho “Touch of Evil ou o Toque de Nietzsche”, em que propõe aproximações entre as idéias de Orson Welles e Friedrich Nietzsche. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina [UEL | 2006-2009], apresentando o trabalho “A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir criação dos duplos em Satori Uso”. Este trabalho relaciona a poética do escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes a princípios deleuzianos como “a potência do falso” para investigar a criação dos duplos no filme Satori Uso. A análise destaca o diálogo proposto pela poética de Garcia Lopes com outras linguagens como as artes visuais e a música, ressaltando as relações entre poesia e “cinema de poesia”. Princípios centrais à lírica moderna como “alteridade” e “despersonalização do eu” reforçam a análise da criação dos duplos Satori Uso e Jim Kleist, discutindo também conceitos relacionados à estrutura do haicai e ao diálogo entre palavra e imagem.
 Plataforma Lattes
http://lattes.cnpq.br/4743387677432812
Contatos
11 3854 5630 | 11 8216 6644
43 3026 6932 | 43 9954 8308
rodrigogrota@gmail.com
www.kinoarte.com.br

Deputado gay Jean Wyllys ofende cristãos e declara guerra

Deputado gay Jean Wyllys ofende cristãos e declara guerra aos inimigos'!
                                 
               Deputado Gay ex-bbb ofende Cristãos e declara Guerra

O recém-eleito deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), homossexual militante que conseguiu alguma notoriedade participando do programa Big Brother Brasil da Rede Globo, (e ainda tem cristãos que vêem este programa, achando não ser anormal), lançou na semana passada, uma campanha de combate contra o cristianismo.
Em sua página do Twitter, Jean Wyllys publicou várias mensagens dizendo que cristãos são doentes, homofóbicos, preconceituosos, violentos, ignorantes e fanáticos; e que ele se dedicará ainda mais a eliminar a influência do cristianismo na sociedade. O deputado enfatizou que seu mandato tem como foco a defesa dos interesses da militância gay e o combate a seus “inimigos”.

O deputado, que é membro da Frente Parlamentar LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis) no Congresso Nacional, aproveitou para convocar seus seguidores para se juntar a ele em sua guerra particular. Jean Wyllys obteve respostas diversas: angariou o apoio previsível de seus seguidores militantes da causa gay, e provocou a reação de inúmeros outros usuários da rede social, indignados com as ofensas do parlamentar aos cristãos e com seus ataques à liberdade de expressão, religião e comunicação.

Jean Wyllys promove uma campanha de censura a usuários do Twitter que são contrários às idéias que ele defende, como o “casamento” homossexual, as cartilhas de suposto combate à “homofobia” do MEC (mais conhecidas como Kit Gay) e o PLC 122/2006 (lei da mordaça gay), projeto de lei que pretende transformar em crime qualquer crítica ou oposição ao comportamento homossexual ou às pretensões do lobby gay.

Uma das primeiras vítimas da campanha censória de combate ao cristianismo deflagrada por Jean Wyllys foi o usuário Carlos Vendramini. Valendo-se do direito que qualquer cidadão possui em uma democracia, Carlos Vendramini fez no Twitter críticas ao Kit Gay, ao PLC 122/06 e a outros projetos dos militantes gays e aos parlamentares que os apóiam, como Jean Wyllis, Marta Suplicy e Cristovam Buarque, dentre outros.

Incomodado com as críticas, o deputado Jean Wyllys disse em seu blog, que estava acionando advogados da Frente LGBT para censurar o perfil de Carlos Vendramini; que Jean Wyllys imagina ser “membro fundamentalista de uma parcela conservadora da direita católica em São Paulo” e estar praticando “perseguição” a ele.


Fonte: Jornal do Brasil

ROLÂNDIA - POR QUE O HOSPITAL SÃO RAFAEL PERDEU OS CONVÊNIOS?

ISSO É UM CRIME!...


O atual diretor presidente do Hospital São Rafael, Marisbel Mungo, afimou  à Tv Coroados que o Hospital São Rafael está sem 34 convênios (inclusive com o SUS) há mais de 40 dias. 

ROLÂNDIA - HOSPITAL SÃO RAFAEL - REDE GLOBO

ASSISTAM O VÍDEO DA REDE GLOBO


(foto by José Carlos Farina

MACONHA VINHA DE ROLÂNDIA (BONDENEWS)

46 QUILOS DE MACONHA NA REGIÃO
Em deflagração à operação Vera Cruz, concluída na manhã desta sexta-feira 08), em Londrina, policiais da Divisão Estadual de Narcóticos – DENARC, realizaram a prisão de três pessoas envolvidas em tráfico de drogas, como resultado de uma investigação que em dois meses somou a apreensão de 46 quilos de  maconha.  Os trabalhos de investigação tiveram início em abril após a prisão em flagrante, pela Denarc, de três pessoas envolvidas no comércio de 35 quilos de  maconha que eram trazidos de ROLÂNDIA  para Londrina. Com diligências feitas em torno deste grupo, foi descoberto que ainda havia pelo menos 100 quilos da droga disponíveis para a venda, ocultados em local desconhecido. Aprofundadas as investigações chegou-se às três pessoas responsáveis pelo esconderijo e venda da droga restante para usuários e traficantes de Londrina e região: Edson Amaral Fernandes, de 40 anos, vulgo "Edinho", Haliston Cleiton de Souza, de 41 anos, vulgo "Macalé", presos hoje em função de mandado de prisão, e um terceiro não-identificado. (BONDENEWS)

ROLÂNDIA - FESTA jUNINA / JULINA

Festa Julina em Rolândia  (CCI)

Crédito: Divulgação Ass. de Impr. da Pref.
Credito:  Divulgação
CCI comemora Festa Julina em Rolândia
Bolo, quentão, canjica e muita pipoca. Estes foram os atrativos para a terceira festa consecutiva realizada nesta quinta (7) pelo Centro de Convivência dos Idosos (CCI). Com a presença do Prefeito Johnny Lehmann, a primeira dama Cristina e os Secretários de Assistência Social Fernanda Buranello e de Administração Adauto Kamimura, os presentes assistiram ao casamento caipira e a quadrilha realizada pelas crianças da Oficina de Expressão do Distrito Nossa Senhora Aparecida (Bartira), coordenada pela Professora Maria Claudia.

Os idosos participaram também com a dança caipira em comemoração a Tradicional Festa Julina do CCI.
A coordenadora do Centro Convivência Idosos (CCI), Terezinha de Jesus Figueredo agradeceu ao prefeito pelo apoio que realiza no CCI. “Agradeço de coração pela ajuda que o Prefeito Johnny realiza no CCI. As confraternizações são realizadas para mostrar o amor e o carinho que sentimos a todos que nos auxiliam”, afirmou Terezinha.

ROLÂNDIA - HOSPITAL SÃO RAFAEL PRECISA DE SUA AJUDA

DOAÇÕES e AJUDA - SOS - SÃO RAFAEL

Se você puder ajudar em dinheiro veja ao lado o número da conta (Banco do Brasil, agência 349-2 - c.c. 55.555-X. Se preferir pode fazer a sua doação em material de limpeza e alimentos. JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - JOHNNY E SABINE EM BRASÍLIA

AGORA TEM QUE ESPERAR O RESULTADO


 
Acompanhado do Deputado Federal Alex Canziani e de sua vice-prefeita Sabine Giesen, o prefeito de Rolândia Johnny Lehmann esteve em Brasília nesta semana. Ele cumpriu uma extensa agenda de compromissos em defesa dos interesses da cidade. O objetivo da visita foi a liberação de recursos conveniados com Rolândia e que estão emperrados desde 2010.
Na capital federal, além de reuniões com técnicos dos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, das Cidades e na Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), ele foi recebido pela Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e pelo secretário geral da presidência, Gilberto Carvalho.
Com relação à liberação de recursos nas áreas da saúde, de infraestrutura e agricultura, o prefeito se mostrou bem entusiasmado. “Nós só temos que providenciar as documentações necessárias para obter os recursos por meio das emendas e convênios que tanto vão beneficiar os rolandenses”, declarou o prefeito.
Na comitiva de Rolândia à Brasília também estavam a procuradora da Prefeitura Miryan Siqueira Gonçalves e o secretário de Planejamento Israel Biason Filho. ASS. DE IMPRENSA DA PREF. DE ROL.