JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 5 de abril de 2018

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 05/04/18

NOVA VIATURAS


Foi incorporada a frota da Polícia Militar, e que fará o trabalho na alçada do 15º Batalhão, uma viatura modelo Toyota Ethios, entregue pelo Governo do Estado do Paraná. As novas viaturas vêm equipadas com “celas humanizadas”. Os presos não serão mais colocados algemados nos porta-malas e passarão a ser transportados no banco de trás, nas mesmas condições de qualquer passageiro. Participaram da solenidade o Prefeito Doutor Francisconi, o Chefe de Gabinete Victor Garcia, o Deputado Cobra Repórter, o Comandante do 15º BPM Major J.Carlos, os Vereadores Eugenio Serpeloni (Presidente da Câmara), Andrezinho da Farmácia, Edileine Griggio e Professora Maria do Carmo, autoridades militares e civis e convidados.

MAQUINARIO

O Governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira, no IAPAR, em Londrina, o maquinário completo para o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Ribeirão Cafezal (CIDREBAC), entidade que agrega Rolândia, Cambé, Arapongas e Londrina: um conjunto composto por oito equipamentos de Patrulha Rural, que vão revitalizar as estradas rurais da região. O Consórcio recebeu dois caminhões basculantes para dez metros cúbicos, um caminhão comboio, uma pá carregadeira, uma motoniveladora (patrola), uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira e um rolo compactador. O maquinário foi adquirido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e repassado ao CIDREBAC, que tem como vice-presidente o Prefeito de Rolândia, Doutor Francisconi. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Antonio Soares e os Servidores da pasta Paulo Lovato e Paulo Roberto "Funasa" Oliveira representaram o Prefeito no ato, visto que Doutor Francisconi estava em Curitiba, com agenda oficial. Os Vereadores Edileine Griggio, Professora Maria do Carmo e João Gaúcho também participaram da solenidade, que contou com a presença ainda do Secretário Estadual de Infraestrutura José "Pepe" Richa Filho, o Chefe do Núcleo Regional da SEAB Antônio Carlos Barreto, o Deputado Estadual Tiago Amaral, o Prefeito de Londrina Marcelo Belinati, o Prefeito de Cambé José do Carmo Garcia, o Presidente do IAPAR Florindo Dalberto, autoridades regionais e convidados.

QUEBRA-MOLAS


As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promovem a construção de um quebra-molas na Av. Amélia Paganoto, no Jardim Roland Garden. A medida visa reduzir a velocidade dos automóveis que passam por ali, ação que foi ampliada devido ao desvio da PR-323 (Contorno Norte). 

SECR. SAUDE


A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia confirmao primeiro caso deChikungunya em 2018 em uma moradora da cidade. Segundo a Gerente de Vigilância Epidemiológica de Rolândia, TathyanaGerdulli, “o caso é importado, ou seja, a paciente contraiu a doença em viagem quefez a Belém do Pará. A paciente procurou atendimento na Rede Municipal deSaúde de Rolândia e os exames confirmaram a doença”,explicou. De acordo comTathyana, a paciente está sendo tratada desde a suspeita de Chikungunya epassa bem.

Ações e casos

Segundo o Gerente de Vigilância Ambiental, Alécio Quinhone Junior, a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um trabalho intensivo na cidade, visando eliminar qualquer eventual foco do mosquito Aedes aegytpi. Com ações de orientação, prevenção e combate, em parcerias com ramos da sociedade, a Secretaria de Saúde não vem medindo esforços para confrontar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Até esta data, segundo a Secretaria de Saúde, Rolândia registrou 11 casos de dengue desde agosto de 2017, nenhum caso de Zika e um de Chikungunya (importado).

Chikungunya

A doença é produzida pelo vírus chikungunya (CHIKV), transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que causa enfermidade febril aguda, subaguda ou crônica. A enfermidade aguda se caracteriza, principalmente, por início súbito de febre alta, cefaleia, mialgias e dor articular intensa, afetando todos os grupos etários e ambos os sexos. Em uma pequena porcentagem dos casos, a artralgia se torna crônica, podendo persistir por anos.

CULINÁRIA

Estão abertas as inscrições para Oficina de Culinária no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do San Fernando e também do Jardim Nobre. O CRAS San Fernando está situado na Rua Francisco Ramos Pereira s/n, San Fernando e o telefone é o 3906-1015. O CRAS do Nobre fica na Rua Ivaí s/n, telefone 3906-1097. 

ROLAND GARDEN

As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promovem a recuperação asfáltica da Rua Luiza Ferreira Alvarenga Massei, Jardim Roland Garden.

COM O COBRA

O Prefeito Doutor Francisconi teve uma audiência em Curitiba, no gabinete da Assembleia Legislativa, com o Deputado Estadual Cobra Repórter, alinhando projetos importantes para a cidade.

IPTU DIA 10

A Secretaria de Finanças comunica que os 28.580 carnês doImposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018, sendo 21.189 residenciais e 7.361 terrenos tem o vencimento em 10 de abril, terça-feira, tanto do pagamento da primeira parcela ou o pagamento em cota única. O pagamento à vista tem 15% de desconto. O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O valor de 2018 teve um reajuste de 1,73%, equivalente a correção da inflação. O boleto pode ser pago nas Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Correios e Internet Banking do Banco do Brasil. O contribuinte pode consultar o valor do IPTU e até, se preferir, pagar o boleto de modo antecipado. Para isto, basta acessar o link no site da Prefeitura (AQUI), clicar na aba “IPTU e TAXAS”, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero - constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê. Para diferenciação, o carnê do IPTU territorial é amarelo e o predial é azul. Para esclarecimentos, basta procurar os setor de Tributação, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no prédio da Prefeitura, ou ligar no telefone 3255-8600. 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

LULA TERÁ QUE SE APRESENTAR NESTA SEXTA-FEIRA NA POLÍCIA

FOLHA DE LONDRINA

O juiz federal Sérgio Moro deu prazo até esta sexta-feira (6) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para se apresentar "voluntariamente" à Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. Em despacho desta quinta-feira (5), Moro estipulou a Lula que se apresente até às 17h. 

"Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão", anotou. 

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região autorizou há pouco o juiz federal Sérgio Moro a determinar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida foi tomada após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que negou nesta quarta-feira (4) um habeas corpus protocolado pela defesa para mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. 

Lula foi condenado a 12 anos e um mês na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.

Agência Estado

IGREJA FAZENDO CARIDADE EM LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA
Uma bandeja repleta de lanches, um galão de suco e duas garrafas de café. Toda a noite de terça-feira, um grupo de jovens da igreja Nova Aliança se junta para distribuir esses alimentos. Durante a ação, alguns ingredientes são essenciais para serem compartilhados com pacientes, acompanhantes e funcionários de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Londrina. São eles o amor, alegria e carinho, sentimentos que não podem ser captados pelo paladar, mas pelo coração de quem dá e recebe o alimento. 


O projeto "Soupa" tem quase quatro anos e começou a partir da sensibilidade do atual coordenador e alguns outros membros ao verem uma carência em uma unidade de saúde. "Fazíamos parte de um outro projeto da igreja, que presta assistência a moradores de rua. Passamos em frente ao PAM (Pronto Atendimento Municipal) e vimos que estava lotado. Comentei de fazermos um trabalho de levar alimento para pessoas nesta condição. Na semana seguinte fomos distribuir sopa na UPA do Sabará (zona oeste) e no Hospital da Zona Norte", relembra o empresário Jonas Buitrago Bornholdt, que coordena o projeto. 

A partir daí a iniciativa foi se transformando e ganhando mais adeptos. Participantes de células (grupos religiosos que se reúnem em casas para estudar a Bíblia) começaram a colaborar e o projeto se dividiu: é realizado uma vez por semana nas UPA do Sabará e do jardim do Sol, ambas na zona oeste. Atualmente são cerca de 30 jovens. Por conta dos períodos de calor, no final de 2014 passaram a entregar lanches. 

A preparação dos sanduíches começa pouco antes das 20h

ORGANIZAÇÃO 

O pão é doado por uma panificadora e o restante dos materiais é custeado pela própria igreja. Segundo Bornholdt, a ação é realizada com autorização da direção das instituições e vários protocolos de segurança e cuidados são tomados. "Temos a equipe que leva música e oração, e os voluntários que abordam o pessoal para oferecer o alimento e uma conversa, que é para ouvir a pessoa e falar sobre assuntos em geral. O objetivo disto é mostrar que Deus se importa com elas. Encontramos pessoas estressadas e cansadas, tentamos mudar isto", ressalta. 

A preparação dos sanduíches começa pouco antes das 20h e é marcado por muita descontração e troca de ideias entre os voluntários. Na turma das mais animadas, a assistente contábil Renata Aparecida Silva é uma das responsáveis por cortar os alimentos, organizar a cozinha e "tudo mais que precisar", como ela mesma gosta de dizer. "Me sinto muito feliz em poder ajudar, pois sei que estou deixando o conforto da minha casa para fazer o bem", conta. A entrega costuma acontecer no final do noite. "Trabalho o dia todo, ajudo aqui, acabo indo dormir tarde e tenho que acordar cedo, mas este projeto é como um combustível extra na minha semana", acrescenta. 

INCENTIVO 
Para o coordenador do "Soupa", o fato de poder oferecer auxílio em um momento delicado, que é o problema de saúde, faz do ato um sinônimo de gratidão para todos os envolvidos. "Significa que tenho saúde para estar nestas UPAs. A Bíblia indica que é melhor dar do que receber. Vejo isso na prática. Também me faz reclamar menos da vida, porque existem pessoas precisando mais do que eu", elenca. "Têm aqueles que nos procuram depois e falam que querem ajudar no projeto. Incentivo a fazerem o mesmo em outros lugares", fomenta. 

Iniciando recentemente no grupo de voluntários, Davi Inglês saiu de ajudado para ajudante. "Uma vez estava recebendo atendimento e eles trouxeram o lanche, vieram conversar e pensei que um dia iria colaborar. Depois comecei a participar da igreja e foi quando tive conhecimento que o projeto era de lá. Deus tocou no meu coração para estar junto com eles", destaca o estudante. 

AMPLIAÇÃO 
Com o número cada vez maior de membros, o projeto quer expandir a ação. Está em estudo a viabilidade de fazer o mesmo no PAI (Pronto Atendimento Infantil), que atende uma média de 500 pacientes por dia. "Queremos fazer com calma, primeiro conversar com a enfermeira-chefe, ver as restrições, para deixar tudo alinhado e organizado para não invadirmos o espaço", projeta Bornholdt. 

Os jovens atendem cerca de 200 pessoas nas duas UPAs todas as terças-feiras. Nestes 44 meses de projeto eles contabilizam que já entregaram mais de 20 mil lanches, dez mil litros de sucos e 1.500 litros de café. 

'Nossa ação tem significado' 

Os voluntários do projeto Soupa se deparam com histórias que muitas vezes vão além da assistência oferecida às terças-feiras nas UPAs de Londrina. Um caso que marcou a estudante Sara Pietsiaki aconteceu em 2017, quando a mãe de uma jovem com problemas de saúde, que recebia atendimento na unidade do jardim Sabará, pediu uma ajuda para que ela e a filha pudessem voltar para casa, no jardim São Jorge, zona norte. 

"A mãe desta moça falou que ela estava grávida. Até estranhamos, pois ela encontrava-se muito magra. Depois que fizemos uma 'vaquinha' e pedimos uma condução para elas irem embora, comecei a conversar bastante com esta jovem por meio do celular. Ela contou que tinha muitos atritos com o ex-namorado, pois estava em um relacionamento abusivo. Eles separaram, mas era este rapaz que mantinha a casa", relembra. 

De acordo com ela, a situação foi dividida com membros da igreja, que resolveram fazer um mutirão para arrecadar alimentos para a família da jovem. "A mãe dela estava desempregada e ficou muito feliz, pois também a indicamos para alguns trabalhos pontuais. Fizemos um ensaio de fotos de gestante para a moça, a encaminhamos para um curso de capacitação e até o chá de bebê organizamos. Foram tantos presentes que até chegou a doar". 

Depois deste apoio, a jovem conseguiu se estabilizar, casou novamente e até hoje mantém contato com Pietsiaki, que a considera uma amiga. "Com tudo isso sou mais ajudada do que ajudo. O que as pessoas mais precisam é atenção. Muitas vezes chego e não falo nada, só ouço. Sinto que nossa ação tem significado, pois é uma oportunidade de colocar em prática o que Cristo nos ensina", acredita. 

PREENCHENDO VAZIO 
Integrando a equipe do projeto há um ano, o bancário Caio Semensato relata que a atividade o fez preencher um vazio que o incomodava. "Comecei a fazer parte de uma célula após o término do colégio e era um momento que estava 'perdido'. Fiquei sabendo do projeto e comecei a ir. Estava meio preocupado em razão do horário, mas quando vi já me sentia integrado com todos", diz ele, que também faz parte da equipe que leva música as unidades de saúde. 

Hoje, o jovem não se vê mais fora do "Soupa". "Fui fazendo amizades e vejo que isso faz parte da minha vida. Aqueles sentimentos de vazio acabaram. Ajudo porque gosto e não existe cobrança. É um forma de amar o próximo", elenca. Antes de poder distribuir os alimentos e fazer parte de outras ações do grupo, os interessados passam por um curso de capacitação na capelania da igreja Nova Aliança. 

Mesas montadas na entrada das unidades 

É com um sorriso e uma mão estendida com um lanche ou um copo de suco ou chá que o grupo tenta dar um pouco de alento ao ambiente hospitalar. Eles chegam, cumprimentam as pessoas e montam algumas mesas na entrada das unidades de saúde. Bastam poucos minutos para que todos os alimentos e bebidas sejam consumidos. "Às vezes tem gente que está aqui e não tem dinheiro para comer. Já é difícil esperar o atendimento por longas horas, com fome é ainda pior", constatou a dona de casa Marineide de Souza, que acompanhava a filha na UPA do jardim do Sol, na rua Abelio Benatti. 

Funcionária da unidade desde a inauguração, em 2015, a zeladora Teresa Fátima Marques descreve com entusiamo a visita dos jovens do "Soupa". "É maravilhoso isso que eles fazem. É um pessoal simpático e que se preocupa com quem está trabalhando também. Na terça-feira ficamos esperando a vinda deles. É um reforço para trabalhar", brincou ela, se referindo ao pão, que é recheado com frango. 

De acordo com o professor Eduardo Pereira Ferreira, o clima muda quando todos chegam e começam a conversar. "É um projeto bom devido ao período que passamos aqui para acompanhar alguém ou buscar consulta. Fica uma paz quando se depara com este tipo de ato, pois acaba cativando", opinou. "Foi a primeira vez que vejo e foi uma surpresa. Até o Uber eles chamaram para eu poder ir embora para minha casa", celebrou a cabeleireira Ivani Caetano.

Pedro Marconi
Reportagem Local

VÍDEO FARINA COMENTA JULGAMENTO DE LULA E OS PRÓXIMOS ATOS

VÍDEO

LULA PERDE O HABEAS CORPUS E PODERÁ SER PRESO

ACABOU DE SAIR A DECISÃO.  ÚLTIMO VOTO PROFERIDO ÀS  24:27 HORAS

MINISTRA CARMEM LUCIA VOTOU CONTRA LULA

VOTAÇÃO FINAL: 6  a  5

DUAS MULHERES FIZERAM A DIFERENÇA

VOTARAM CONTRA LULA: FACHIN, ALEXANDRE, BARROSO, FUX, ROSA WEBER e  CARMEN LUCIA.

VOTARAM A FAVOR DE LULA:  GILMAR MENDES, LEWANDOWISKI, MARCO AURÉLIO, CELSO MELLO.

ROSA WEBER E CARMEM LÚCIA FIZERAM A DIFERENÇA

CELSO MELLO REQUEREU LIMINAR PARA QUE LULA AGUARDE A PUBLICAÇÃO  DO  JULGADO, MAS A MESMA FOI NEGADA.

PEDIDO NEGADO PELO COLEGIADO.

LULA ESTAVA ACOMPANHANDO O JULGAMENTO NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS,  MAS SAIU ANTES DO TÉRMINO.