JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 17 de março de 2020

HOSPITAL SÃO RAFAEL FALA DO CORONA VÍRUS EM ROLÂNDIA

Em entrevista ao Jornal de Rolândia, o diretor presidente do Hospital São Rafael, Paulo  Bolsois, e a gerente de enfermagem Claudineia Gonçalves, acalmaram a população de Rolândia afirmando que o hospital não atendeu até agora nenhum caso de corona vírus.
Foi atendido sim alguns casos suspeitos, que graças a Deus deram negativo para o corona vírus.
Só se algum rolandense com a doença foi atendido fora de Rolândia. Mas isso não sabemos. Não temos como afirmar.
Enquanto perdurar esta pandemia o hospital restringiu as visitas, procurando resguardar os pacientes.
Quando algum suspeito aguarda atendimento o hospital segue o protocolo do isolamento, uso de mascara e quartos separados.
Alertam, principalmente aos idosos e doentes crônicos que evitem sair de casa. Para estes o risco de óbitos é grande.
Todos devem  evitar lugares onde haja aglomeração de pessoas.
Higiene total. lavar sempre as mãos com sabão ou álcool  gel. 
Cumprimentar sem apertos de mãos e beijos.
Já com relação a dengue o quadro é gravíssimo e toda a população deve sim se preocupar.
Todo o foco de proliferação dos mosquitos devem ser eliminados, pois o risco de mortes poderão ocorrer, principalmente em idosos e doentes crônicos.
Denuncie o seu vizinho se souber que ali  é um foco de proliferação de mosquitos.
Se todos não colaborarem não venceremos nunca a dengue.

MORTE EM SÃO PAULO.
Primeira morte pelo corona vírus. o Paciente tinha 62 anos. Era diabético e tinha hipertensão.

ATENÇÃO: O PRINCIPAL SINTOMA DO VÍRUS  É DIFICULDADE EM RESPIRAR.

NOTA DA PREFEITURA

03 CASOS SUSPEITOS DE  CORONAVÍRUS EM ROLÂNDIA

A Secretaria Municipal de Saúde confirma que existem 03 casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) em Rolândia. Segundo o Diretor de Epidemiologia, Rafael Dias, 02 desses casos foram atendidos no Hospital São Rafael. O primeiro, de uma mulher de 45 anos, que inclusive fez o exame de coleta com SWAB (material de coleta tipo cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa) e que será enviado ao Laboratório Central do Paraná (LACEN) para análise clínica. A paciente possui vínculos epidemiológicos no estado de São Paulo com pessoas que estiveram recentemente na Europa e apresentou sintomas. Ela já está em quarentena hospitalar por sete dias.

Um outro caso, de um homem de meia idade, que também foi atendido no Hospital São Rafael, teve vínculos no estado de São Paulo com uma pessoa que trabalha em uma multinacional com sede em um país com muitos casos do coronavírus. O homem não fez exame de coleta porque apresentou divergências epidemiológicas. Mesmo assim, está em quarentena domiciliar por 07 dias. Os dois casos foram atendidos hoje de manhã.

Já o 3° caso suspeito veio por meio de denúncias da população, de uma mulher adulta que chegou de uma viagem internacional anteontem e estava circulando livremente pelo centro da cidade. Como ela esteve em Portugal, país muito afetado pela doença, o caso dela preocupa. Mesmo essa mulher não apresentando nenhum sintoma, o protocolo internacional determina a quarentena domiciliar por sete dias. Servidores da Secretaria de Saúde localizaram essa mulher e a notificaram. Ela foi localizada por volta do horário do almoço e já iniciou a quarentena domiciliar.

Qualquer dúvida ou informação, a população pode ligar para quatro linhas telefônicas (3906-1125, 3906-1121, 3906-1145 e 3906-1134).

VIGILANCIA SANITÁRIA NA CÂMARA

Rafael Dias fala na Tribuna Livre sobre o Coronavírus em Rolândia

Iniciativa da Câmara por meio de seu presidente Alex Santana, que leva para os demais vereadores e vereadoras, votação para liberação do uso da Tribuna Livre para esclarecimentos sobre o coronavírus.

Rafael Dias, Diretor da Vigilância Sanitária de Saúde, esteve na Tribuna Livre da 5ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira 16 de março, para apresentar os procedimentos da secretaria municipal de saúde com relação à pandemia do coronavírus na cidade. E deu um breve esclarecimento do que é e como prevenir da contaminação.

A secretaria criou um plano de risco, atendimento com canal de telefone exclusivo atuação no monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, orientações de profissionais de saúde a garantir uma rápida resposta, tudo isso, juntamente com Ministério da Saúde.

Além de outras medidas como: Fluxo de atendimento diferenciado nas UBS; vacinação contra gripe inicia dia 23-03-20. Local aberto; atividades do Centro de Convivência do Idoso – CCI suspenso; suspensos encontros/eventos do poder executivo por 60 dias; recomendação para que não ocorram aglomerações com número acima de 20 pessoas; atendimento odontológico somente de emergência; crianças com sintomas de gripe/resfriado não devem ser encaminhadas às escolas.

De acordo Rafael Dias, “no momento, as autoridades nacionais e internacionais analisam a dinâmica de transmissão do vírus, suas manifestações clínicas e fonte de infecção”. Ainda assim, a secretaria está atenta às recomendações iniciais de prevenção, baseados nos protocolos da Organização Municipal da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde e pede a população para seguir os mesmos cuidados com relação à gripe (influenza): cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Presente no Plenário da Câmara, a secretária municipal de saúde, Marisa Mendes Ferreira, disse que: “Já orientamos os profissionais de saúde que atuam em Rolândia para que estejam atentos e nos informem sobre quaisquer casos suspeitos para analisarmos e seguir de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde”.

Ao final, explicou os casos de dengue na cidade e a falta do veneno para combate ao mosquito, relatando que o produto é enviado pelo governo estadual e que o município não pode comprar, assim, tem que aguardar o governo.

Os telefones da Central de Monitoramento do COVID-19 são: 3906-1125, 3906-1121, 3906-1145 e 3906-1134

DENGUE / LIMPEZA DA CIDADE

AGENTES DE ENDEMIAS FINALIZAM MUTIRÃO E PERCORRERAM 100% DOS BAIRROS DA CIDADE; MAIS DE 50 TONELADAS DE POSSÍVEIS CRIADOUROS FORAM REMOVIDAS

A Secretaria de Saúde, por meio de setor de endemias, informa que finalizou nesta terça-feira, 17 de março, a varredura em 100% dos bairros, centro e distritos da cidade no combate a dengue. 
O mutirão de remoção começou em 19 de fevereiro e contou com o trabalho direto de 25 agentes de endemias e 61 agentes de saúde, além de Servidores municipais das Secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos, além das subprefeituras. 
Rolândia tem 31.036 imóveis. Ao todo, foram retirados cerca de 50 toneladas de possíveis criadouros e mais de 500 pneus de residências. O objetivo dessas ações é promover a conscientização junto à comunidade, para fortalecer a mobilização no combate a dengue.A população pode fazer denúncia sobre locais em que existem condições a proliferação do mosquito aedes aegypti por meio do telefone 3906-1126.

CORONA VÍRUS EM ROLÂNDIA ??

Está circulando um áudio de uma enfermeira do Posto de Saúde da Vila Oliveira informando que um estrangeiro de Bangladesh retornou de lá para o Brasil e sentiu sintomas do Corona vírus. Permaneceu por um bom tempo na sala de espera do posto de saúde junto a outros pacientes. Só mencionou o fato depois que foi atendido. Fica a preocupação de que ele possa  estar com a doença e ter contaminado outras pessoas.  Deus queira que não. Mas fica a dica: muito cuidado ao se aproximar das pessoas. Qualquer que seja o lugar. Dificilmente a pessoa vai ficar mencionando que está com suspeita de ter o corona vírus.

CAVALGADA EM ROLÂNDIA 6ª PARTE By FARINA

VÍDEO CASA ABANDONADA EM 4K By FARINA

PREFEITO DE ROLÂNDIA BAIXA DECRETO CONTRA CORONA VIRUS

DECRETO EM ROLÂNDIA.

ESCOLAS  ATÉ AMANHÃ,  DEPOIS SERÃO FECHADAS POR 60 DIAS.
CCI  E ALONGAMENTO JÁ ESTÃO FECHADOS.
SERVIDORES E SERVIDORAS GESTANTES COM MAIS DE 60 ANOS  TRABALHARÃO EM CASA.
NÚMERO MÍNIMO DENTRO DAS REPARTIÇÕES: 20
CANCELADO FESTAS E EVENTOS
20 PESSOAS NAS REPARTIÇÕES DE UMA ÚNICA VEZ.
NÃO EXISTE NENHUM CASO SUSPEITO DE CORONA VÍRUS EM ROLÂNDIA
RECOMENDAÇÃO. QUEM PUDER FICAR EM CASA. EVITE CUMPRIMENTAR APERTANDO AS MÃOS. LAVAR SEMPRE AS MÃOS, VÁRIAS VEZES POR DIA.
VAI SER DIVULGADO NÚMERO DE TELEFONE PARA TIRAREM DÚVIDAS.
QUEM TIVER SINTOMAS DE  GRIPE, FIQUE EM CASA. SÓ DEVEM IR PARA O HOSPITAL SE APARECER SINTOMAS MAIS FORTES, COMO DORES E FEBRE ALTA.
SE HOUVER NECESSIDADE O HOSPITAL E POSTOS DE SAÚDE DESTINARÃO  UM SETOR PARA ATENDIMENTO DOS CASOS SUSPEITOS.

EM ROLÂNDIA NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO. É SÓ TODO MUNDO CUIDAR PARA QUE NÃO COMECE UM SURTO.
E NÃO ESQUECER DE COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE QUE TAMBÉM É MT PERIGOSO.
TODOS DEVEM COLABORAR.

JOSÉ CARLOS FARINA

HOSPITAL FALA SE HÁ CASOS CONFIRMADOS:
LINK: https://blogdojosecarlosfarina.blogspot.com/2020/03/hospital-sao-rafael-fala-do-corona.html;

NOTA: ONDE LIGAR. ROLÂNDIA.
CORONA VÍRUS.

Segundo  a secretaria municipal, foi montado uma Central Telefônica de Monitoramento do Covid 19 em Rolândia. 
Os números são: 3906-1125/ 3906-1121/ 3906-1145/ 3906-1134.
Pessoas com gripe, resfriado etc. devem ligar e informar a situação de saúde através desses números. 

Guilherme spanguemberger

MAIS
Dentre as medidas estão: Servidores Municipais com mais de 60 anos, com doenças crônicas, gestantes e lactantes e ou com problemas respiratórios estão obrigados a trabalhar via teletrabalho, ou seja, remotamente de suas residências; os estagiários estão liberados do serviço (nos dois casos, sem prejuízo da remuneração);
as aulas na rede municipal de educação ficam suspensas a partir de sexta-feira, dia 20 de março; as Secretarias que lidam com eventos como Esportes, Assistência Social e Cultura e Turismo deverão suspender a visitação e as atividades que gerem aglomerações;
a Secretaria de Finanças deverá providenciar o contingenciamento financeiro para prover recursos no combate e prevenção ao coronavírus; além disso, foi elaborado um Plano Municipal de contingenciamento do coronavírus. Essas e outras medidas podem ser conferidas no Decreto – nas fotos desta postagem

No link abaixo você confere os detalhes do Plano de Contingenciamento do Coronavírus. (copie e cole no navegador)
http://www.rolandia.pr.gov.br/index.php…

VÍDEO ALERTA VERMELHO DENGUE E CORONA VÍRUS

VÍDEO CAVALGADA EM ROLÂNDIA 5ª PARTE By FARINA