JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Tornado causa destruição e pânico em São Carlos

emribeirao.com

Foto: Valdir Penteado


Um tornado ocorrido neste domingo (5), em São Carlos, destelhou casas, arrancou árvores, derrubou muros e deixou moradores do grande Santa Felícia em pânico.

Foram poucos minutos de chuva e forte ventania, mas o bastante para deixar vários bairros sem luz elétrica e moradores desabrigados. A Polícia militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e até o prefeito Paulo Altomani, estiveram no local e se depararam com um cenário de destruição.

Todas as medidas cabíveis aos órgãos competentes foram tomadas.

O prefeito Paulo Altomani relatou que as pessoas que estiveram desabrigadas, serão hospedas em um hotel.

VÍDEO DILMA É EXPULSA DE PIZZARIA EM SÃO PAULO

CACHORRO ABANDONADO NA CHUVA PELO DONO


MORADORA DA RUA HUGO MARIA DO VALE CONVOCOU A POLÍCIA PARA RECLAMAR DE VIZINHO. POR  APROXIMADAMENTE 3 (TRÊS) DIAS DEIXOU UM CACHORRO AO RELENTO TOMANDO CHUVA. O CACHORRO ESTÁ LATINDO ININTERRUPTAMENTE E ESTÁ ATRAPALHANDO A CIDADÃ QUE NÃO CONSEGUE DORMIR. DISSE QUE FOI NA CASA DO VIZINHO PARA RECLAMAR, PORÉM SEM ÊXITO. A EQUIPE POLCIAL TAMBÉM TENTOU CONTATO COM OS MORADORES DA REFERIDA RESIDENCIA, MAS TAMBÉM NÃO OBTIVERAM EXITO. ESTAVA TUDO FECHADO.

Jovem é preso com quase 200 kg de maconha dentro do carro

FOLHA DE LONDRINA
Um jovem de 22 anos foi preso na noite do último domingo (5) transportando quase 200 kg de maconha no carro que conduzia. O flagrante ocorreu por volta das 23h, no km 509 da PR-272, em Iporã (53 km a sudoeste de Umuarama). 


De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o rapaz conduzia um Fiat Siena com placas de Joinville (SC). Durante a revista, foram encontrados 252 tabletes do entorpecente no interior do veículo, totalizando 198 kg. 

Detido em flagrante, Pablo Castanheira confessou ter buscado o carro em um posto de combustíveis de Guaíra e que receberia R$ 2 mil para levá-lo até Joinville. 

O jovem, o automóvel e a droga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Iporã.

Redação Bonde

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 06/062016


SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 


A Secretaria de Infraestrutura promoveu o desentupimento das galerias de águas pluviais do Kartódromo Municipal José Nicola Caliento. Mesmo com muita chuva, a benfeitoria foi realizada nesta segunda-feira, seis de junho. Da Assessoria.

SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 




A Secretaria de Esporte confirma que três modalidades esportivas vão representar a cidade entre os dias 9 a 12 deste mês em Centenário do Sul (69km noroeste) durante a Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná. Os times de basquete masculino, futsal feminino e futebol masculino vão participar. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira, 19h30. Da Assessoria. 

SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 




Para prevenir e detectar de forma precoce casos de hepatite entre a população, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma Campanha de Combate às Hepatites Virais, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidade do Antigo Hospital São Judas. Na ocasião, foram oferecidos testes rápidos para detecção das hepatites B, além de preservativos masculinos e femininos. Na campanha que começou dia 30 de maio e se estendeu até o dia três de junho, foram realizados mais de 300 testes. Esse teste continua sendo realizado na rotina semanal nos serviços de saúde, caso o paciente deseje ou necessite realizá-lo. Conforme o Gerente de Vigilância Epidemiológica Marcelo Marques Ferreira, “a hepatite é uma inflamação do fígado, considerada como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, e que pode se manifestar nos tipos A, B, C, D e E. A doença pode ser causada por vírus, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os tipos B e C, considerados os mais graves, têm transmissão por meio de contato com o sangue contaminado, sexo desprotegido e de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação”. Marcelo Marques Ferreira informa que as ações serão realizadas também no dia 28 de julho, Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais. “A proposta é aproveitar a mobilização para ofertar testes rápidos não somente para hepatite B e C, mas também para HIV e sífilis, e realizar ações educativas como palestras e abordagem em rodas de conversa com a população, além da distribuição de insumos para a prevenção das doenças, como os preservativos”, explica, De acordo com ele, a rede municipal de Saúde oferece a vacina contra hepatite B e por isso é necessário chamar a atenção dos profissionais que trabalham em salões de beleza e estúdio de tatuagem sobre a importância da vacinação e os cuidados que podem ser tomados para evitar a transmissão do vírus nesses estabelecimentos.LEIA MAIS...

SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 



No último sábado, quatro de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com a ONG E-lixo promoveu uma coleta de lixo eletrônico no Supermercado Boa Compra, na Av. Castro Alves e outro ponto na outra unidade do estabelecimento, no Jardim Novo Horizonte. O trabalho arrecadou cerca de meia tonelada de materiais. Está prevista uma nova coleta no mês de agosto no pátio do Supermercado Juliana. Da Assessoria.


SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 



O Prefeito Dr. Francisconi, a Secretária de Assistência Social Rozimari Veronez e o Secretário de Governo Antonio Souza, visitaram o Conselho Tutelar da cidade. O Conselho Tutelar é um órgão permanente (uma vez criado não pode ser extinto), possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal. A quantidade de conselhos varia de acordo com a necessidade de cada município, mas é obrigatória a existência de pelo menos um Conselho Tutelar por cidade, constituído por cinco membros.São atribuições do Conselho Tutelar e, conseqüentemente, do conselheiro tutelar atender não só às crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis. O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Consta em Lei que o órgão gestor do conselho tutelar é a Secretaria de Assistência Social. Da Assessoria. 

SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 





Apesar da Campanha de Vacinação contra a gripe ter finalizado, e Rolândia cumpriu a meta e vacinou mais de 16 milpessoas (16.197), a Secretaria de Saúde informa que as crianças de de 6 meses a 4 anos,11 meses e 29 diasprecisam tomar a 2º dose da vacina. Para isso precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde. Grupos prioritários Vacinados até a presente data: 


Crianças de 6 meses a 4 anos,11 meses e 29 dias, já foram vacinadas 2808 crianças;
Gestantes, já foram vacinadas 482 gestantes;


Mulheres no pós parto até 45 dias, já foram vacinadas 105 mulheres; 


Pessoas com 60 anos ou mais, já foram vacinadas 6674 idosos; 
Funcionários do Sistema Prisional e população privados de liberdade/ Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, já foram vacinados 214 pessoas;
Portadores de doenças crônicas, já foram vacinados 4977 portadores de doenças crônicas;
Profissionais de saúde, já foram vacinadas 937 profissionais de saúde;



A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes doperíodo de inverno. A imunização é via injeção. Da Assessoria.

SEG, 06 DE JUNHO DE 2016 



O Prefeito Dr. Francisconi, a Secretária de Assistência Social Rozimari Veronez, o Secretário de Governo Antonio Souza e o Vereador Reginaldo Silva (Solidariedade), visitaram a Casa Abrigo da cidade. O local funciona como acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem (nuclear ou extensa) ou colocação em família substituta. Objetivo do serviço é acolher e garantir proteção integral; Preservar vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário. Capacidade de atendimento 10 crianças. Da Assessoria. 

SEG, 06 DE JUNHO DE 2016



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

* OPERADOR DE MÁQUINA PERFURATRIZ
* OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES
* MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA INDUSTRIAL
* MOTORISTA DE CAMINHÃO
* CARPINTEIRO

* OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA E RETROESCAVADEIRA
* COZINHEIRO INDUSTRIAL
* VENDEDOR INTERNO
* EMPACOTADOR A MÁQUINA (VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA)
* SOLDADOR MIG.

ENCONTRO PARA DISCUTIR TURISMO
A Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia informa que a próxima Oficina Participativa para a elaboração do Plano Municipal de Turismo foi agendada para:

Data: dia 08 de junho - quarta-feira
Horário: 18h30min
Local: Câmara Municipal, Rua Duque de Caxias, nº 288.

O Plano Municipal de Turismo é o documento que reunirá as propostas para o desenvolvimento da atividade turística de Rolândia, devendo ser construído com a contribuição da comunidade. É um dos documentos exigidos pelo Ministério do Turismo, para a participação do Programa de Regionalização do Turismo - PRT e para que o município possa pleitear recursos junto ao Ministério. 

Por isso, sua participação é fundamental!
Venha fazer a diferença!

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
43 3906-1085  /   3906-1086

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

tornado causou destruição em Jarinu - SP.

REGIÃO DE SOROCABA E JUNDIAÍ


VENTOS DE 130 KM/P/HORA.

Especialistas irão avaliar condições do vento e nível dos estragos.


Prefeitura afirma que deve demorar até três meses em reconstrução.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
  •  
Imagem aérea mostra área destruída em Jarinu, interior de SP. Um temporal e fortes rajadas de ventos na noite de domingo (5) causaram uma morte e vários desabamentos em cidades do interior do estado, na região de Sorocaba e Jundiaí (Foto: Carlos Nardi/WPP/Estadão Conteúdo)Imagem aérea mostra área destruída em Jarinu, interior de SP. Um temporal e fortes rajadas de ventos na noite de domingo (5) causaram uma morte e vários desabamentos em cidades do interior do estado, na região de Sorocaba e Jundiaí (Foto: Carlos Nardi/WPP/Estadão Conteúdo)
Meteorologistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas de Campinas (Cepagri) da Unicamp foram enviados a Jarinu (SP) na manhã desta segunda-feira (6) para avaliar se um tornado foi o responsável pelo temporal que arrasou a cidade, causou uma morte e deixou dezenas de feridos.Uma mulher morreu e vários desabamentos foram registrados em vários pontos do município no fim de semana. VEJA GALERIA DE FOTOS
O Cepagri informou que um tornado pode ter se formado e passado por Jarinu, mas o fenômeno que atingiu a cidade provocando muitos estragos ainda está sendo avaliado. Pelas características dos danos, é possível que seja um tornado de escala F1, com velocidade de até 130 km/h.
No entanto, de acordo com a meteorologista Ana Ávila, ainda é preciso fazer uma análise detalhada das imagens de satélite e do local da destruição para fazer o diagnóstico preciso.
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), o mau tempo é por conta de um canal de umidade sobre o estado de São Paulo. O tempo deve permanecer nublado e chuvoso no começo da semana, com quedas nas temperaturas. O sol só deve voltar a aparecer na quinta-feira (9), quando está prevista uma madrugada fria e temperaturas mais elevadas ao longo do dia.
Reconstrução

prefeitura de Jarinu acredita que pode levar até três meses para conseguir recuperar os diversos estragos causados por um temporal e fortes rajadas de ventos. Segundo o prefeito de Jarinu , apesar de ser cedo para calcular os prejuízos, para Vicente Zacan, será preciso tempo para que a cidade volte a ser reconstruída. “Acredito que a energia só deve ser normalizada em três dias e o Centro da cidade, infelizmente, deve ser reconstruído em três meses.”
A Secretária de Saúde da cidade, Soraia Garcia, afirma que a Defesa Civil ainda está finalizando um relatório sobre os estragos. "A gente vê muita destruição em vários pontos, por isso foi dado o prazo de três meses. No entanto, a equipe precisa passar o levantamento completo para fechar se será necessário todo esse tempo de reconstrução", explica a secretária.
Ainda de acordo com Soraia, 50 pessoas foram socorridas na unidade de saúde e uma mulher morreu. A região mais afetada foi o centro da cidade. "Além dessas vítimas, tivemos quatro feridos graves e um deles foi transferido ao Hospital São Vicente. A situação no pronto-socorro já está estabilizada e não estamos recebendo mais vítimas."
Força do vento
Entre os estragos, duas carretas de aproximadamente 10 toneladas tombaram com a força do vento e foi confirmada a morte de uma mulher de 48 anos, que esperava em um ponto de ônibus que caiu sobre ela. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma igreja localizada no Jardim Primavera desabou e cerca de 20 pessoas ficaram feridas - quatro em estado grave. 

Carreta tombou com a força do vento em um posto de combustíveis (Foto: Reprodução/TV TEM)
Carreta tombou com a força do vento em um posto
de combustíveis (Foto: Reprodução/TV TEM)
Segundo o caminhoneiro Itamar Escarante, uma das carretas tombou minutos depois em que ele e o ajudante saíram do veículo. “Tudo aconteceu muito rápido. Meu colega levou um choque por causa do raio e a gente resolveu entrar no posto de combustíveis. Ficamos protegidos no banheiro e vimos a carreta tombada quando saímos. Não teve o que fazer”, conta.
Outra carreta que estava estacionada em um pátio ao lado do posto de combustíveis, às margens da Rodovia Edgar Máximo Zambotto, também tombou. O telhado e toda a estrutura de ferro ficaram retorcidas. Próximo ao local, uma galeria de lojas também foi devastada pelo vento e diversos veículos foram arrastados, e ficaram com os vidros quebrados.
Série de estragos
As ruas do centro comercial foram as mais atingidas e a maior parte está sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (6). Algumas árvores chegaram a ser arrancadas pela raiz. “Não dá nem para acreditar em como tudo foi rápido. Foram dois minutos de ventos que causaram o estrago todo”, comenta o comerciante Alex Rodrigues.

Homens da Defesa Civil e outros funcionários da prefeitura passaram a madrugada cortando galhos que estavam caídos nas ruas e em cima de algumas casas.
Fiéis que estavam em uma igreja ficaram feridos. No local, várias cadeiras ficaram quebradas depois que a parte metálica caiu. Cerca de 50 pessoas atingidas pelo temporal foram encaminhadas ao pronto-socorro da cidade.
A dona de casa Eurides Batista da Silva, que mora perto do posto de combustíveis onde as carretas estavam estacionadas, foi atendida com cortes na cabeça. “Começou um vento fortíssimo e minha casa começou a cair. Desabou tudo e eu pensei que ia morrer, não sei como consegui sair de lá”, conta.
Galeria de lojas ficou destruída por causa do temporal (Foto: Reprodução/TV TEM)Galeria de lojas ficou destruída por causa do temporal (Foto: Reprodução/TV TEM)
Estruturas ficaram retorcidas (Foto: Reprodução/TV TEM)Estruturas ficaram retorcidas após chuva forte em Jarinu (Foto: Reprodução/TV TEM)
Telhados e estruturas de ferro desabaram em Jarinu (Foto: Rafael Fachim/TV TEM)Telhados e estruturas de ferro desabaram em Jarinu (Foto: Rafael Fachim/TV TEM)