JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

ROLÂNDIA CHEGOU EM 5º LUGAR NO CHILE


SERVIDORA MUNICIPAL FEZ BONITO NO CHILE

Angelica Puschel Nogueira é Técnica de Gestão lotada na Secretaria de Saúde e, nas horas vagas, integra a equipe “Os Tucanos”, da Secretaria de Esporte, treinada por Ivar Benazi, de Atletismo.

Recentemente ela correu a Maratona Internacional do Deserto do Atacama, no Chile, um dos mais belos e desafiadores cenários de uma prova que o ser humano pode suportar.

Apesar das adversidades do deserto e de competidores de várias partes do planeta, Angélica concluiu a prova na quinta posição no geral e ficou em primeiro na sua categoria por faixa etária.

Da Assessoria.

FRANCISCONI NA REUNIÃO DOS PREFEITOS DA REGIÃO


· 
DR. FRANCISCONI PARTICIPA DE REUNIÃO COM PREFEITOS ATUAIS E ELEITOS DA REGIÃO

O Prefeito Dr. Francisconi participou na manhã desta sexta-feira, 18 de novembro, na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina, de um encontro com os Prefeitos atuais e eleitos da região promovido pelo Deputado Estadual Tiago Amaral.

Na ocasião, foi proferida uma palestra sobre Gestão Pública. O Deputado também colocou a disposição dos Prefeitos o seu Gabinete para atender as cidades do norte do estado.

Da Assessoria

NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA ( 18/11/2106 )

Noticiamos com pesar o  falecimento de minha mãe. MARIA PIRES MARTINS, AOS 97 ANOS.

O SEPULTAMENTO SERÁ AMANHÃ AS 8.30 , NO CEMITÉRIO CENTRAL. 

NÃO HAVERÁ  VELÓRIO. 

GRATO. 

TARCÍSIO MARTINS (FILHO)

COMENTÁRIO:

A Dona Maria, de saudosa memória, era viuva do Seu Martins, antigo dono da Livraria Martins, que funcionava onde hoje é a funerária  Bom Pastor.

Os nossos  sentimentos de pesar à família enlutada. FARINA


NATAL ROLÂNDIA 2016

FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA


O VERDADEIRO FUNDADOR DE ROLÂNDIA - NORTE DO PARANÁ

O Sr. Klaus Nixdorf acabou de "mexer" de novo na velha estória de quem foi o primeiro pioneiro ou fundador de Rolândia. Quando pensamos que o caso estava resolvido aparece mais esta. A fundadora de Rolândia foi a  empresa inglesa de nome Companhia de Terras Norte do Paraná que começou um trabalho aqui antes que todos os demais chegassem. Foi a companhia de terras que entrou em primeiro lugar por nossas terras cobertas de floresta virgem  com agrimensores e trabalhadores braçais para abrir as "picadas", ruas e estradas. Foi a companhia que antes de todos delimitou, lote por lote, e para isso tiveram que abir "picadas" , fazer as medições e fincar os marcos nas divisas. Foi um trabalho muito difícil, em meio a cobras e mosquitos, cipós, abelhas e arranha-gatos.. A primeira construção em Rolândia começou em 29 de junho de 1934 cuja propriedade era de Eugenio Victor Larionoff. O primeiro lote rural foi derrubado em 1932 pelo senhor Phillips. Os senhores Johannes Schauff, Erich Koch Weser e Osvaldo Nixdor foram contratados pela Companhia de terras para dar amparo e suporte nos primeiros anos aos pioneiros alemães e judeus. Todos os que chegaram nos primeiros anos são considerados pioneiros e têm muita importância pelo trabalho realizado. Aproveitamos para homenagear neste artigo todos os pioneiros anônimos que derrubaram com machados as árvores que  haviam aqui para que surgisse as primeiras ruas, casas, comércios e lavouras. A maioria dos verdadeiros pioneiros, eram homens muito fortes vindos do Estado de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Foram pessoas anônimas, que ninguém se preocupou em anotar os seus nomes. Foi citar aqui os nomes de José Lemos, Antonio Cardoso e Vergilio Rodrigues. Esses sim trabalharam de "sol a sol" derrubando árvores imensas usando apenas um bom machado. O trabalho da família Nixdorf sempre foi reconhecido. Agradecemos o que fizeram, mas  modificar a história ninguém pode. JOSÉ CARLOS FARINA