JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FOTOS HISTÓRICAS DE ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ

José Carlos Farina


ROLÂNDIA: PRIMEIRA CAMINHADA OUTUBRO ROSA DA FARMAIS .

FARMAIS





NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 19/10/17

PONTE

A ponte de concreto armado sobre o Ribeirão Vermelho, na Estrada Pintassilgo que liga o Deizinho do Vermelho ao Distrito do Bartira está pronta. A nova ponte tem 12 m. de extensão por 8m de largura e confere mais segurança, comodidade e trafegabilidade aos usuários.

PLANO DIRETOR

O Prefeito Doutor Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Dário Campiolo e a Secretária de Planejamento Catarina Schauff receberam no Gabinete da Prefeitura o Deputado Estadual Cobra Repórter, os Vereadores Alex Santana (líder do Executivo na Câmara Municipal), Edileine Griggio, Andrezinho da Farmácia e João Ardigo e empresários da cidade, para discutir caminhos para melhorar a industrialização e a geração de empregos no município. 

PALESTRA
A Primeira Dama Doutora Nilza Francisconi, médica da rede municipal de Saúde, proferiu uma palestra sobre qualidade de vida aos usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI) dentro da programação do “Outubro Rosa”, da unidade. Na ocasião, estiveram presentes também no evento a Secretária de Assistência Social Sandra Teixeira, a Coordenadora do CCI Marlei de Oliveira, Servidores Municipais e os usuários.

ENSINO

A Secretaria Municipal de Educação de Rolândia vai aplicar a segunda edição da Prova de Avaliação da Educação de Rolândia (AERO), em que, os cerca de quatro mil alunos das escolas municipais, farão atividades de português e matemática que vão avaliar a qualidade do conteúdo ministrado e mensurar a compreensão dos estudantes sobre os temas lecionados. A AERO é inspirada no Prova Brasil, do Ministério da Educação. A prova é elaborada pela equipe da Secretaria de Educação e após os testes aplicados, cada escola passará por uma criteriosa avaliação explorando as potencialidades dos alunos e corrigindo eventuais dificuldades de aprendizado. 

DEFESA CIVIL

O Prefeito Doutor Francisconi recebeu os participantes do curso da Defesa Civil, que aconteceu em Rolândia, na Prefeitura. A capacitação ocorreu durante três dias no Colégio Estadual Souza Naves. A Defesa Civil Estadual, vinculada a Casa Militar do Paraná, promoveu uma capacitação aos Servidores Municipais membros da Defesa Civil local e demais integrantes do órgão. A atividade contemplou o Plano de Contingenciamento, cadastro de áreas de atuação, cadastro de abrigos provisórios, ferramentas de ação, uso e operação dos serviços de proteção social, dentre outros. O Secretário de Serviços Públicos, Paulo Gaffo, é o Coordenador da Defesa Civil no município. Promovem a capacitação: de Curitiba a 1º Tenente Cassandra Conick Costa; Soldado Gizele Aparecida da Silva e Misael Márcio Ferreira Borges da Defesa Civil Estadual; o Comandante da Defesa Civil Regional de Londrina Major Wilson Paulino de Oliveira e os Soldados Bruno Oliveira de Paula e Paulo Henrique Teixeira de Londrina.

EDUCAÇÃO


O novo Secretário de Educação, Cláudio Pinho, se reuniu com os Diretores das doze escolas municipais e dos nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI`s) e, na ocasião, apresentou as diretrizes do trabalho a ser desenvolvido. Segundo ele, a partir de agora, os Diretores vão ter ainda mais autonomia na gestão das unidades e, as grandes decisões da pasta serão tomadas de modo ainda mais compartilhado e democrático. Uma reunião mensal com os líderes das unidades vai acontecer para acompanhar os trabalhos. Foram apresentadas a nova Assessora de Gestão Pedagógica, Adriana Palmieri e a nova Chefe de Gabinete da Secretaria, Angélica Chiaratti. Cláudio Pinho destacou que a gestão da Educação em Rolândia será ainda mais democrática, com maior participação da equipe pedagógica.

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118.Vagas para:

Agrotécnico

Ajudante de Açougueiro

Auxiliar de Linha de Produção (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Açougueiro

Eletricista Industrial

Encarregado de Manutenção

Ferramenteiro

Funileiro de Automóveis

Preparador Físico

Supervisor de Atendimento

Supervisor de Vendas

Técnico de Enfermagem do Trabalho

Trabalhador Polivalente do Curtimento de Couros e Pele (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Técnico em Segurança do Trabalho

Vendedor Interno


PREFEITO E FUTEBOL

O Prefeito Doutor Francisconi recebeu em seu gabinete o Vereador Andrezinho da Farmácia e o jogador de futebol rolandense Victor Hugo, zagueiro, que joga no Real do Distrito Federal e que fez carreira no futebol de Santa Catarina. Victor Hugo reside no Jardim do Café II e tem a intenção de desenvolver um projeto social com a juventude ensinando o futebol.

FEIRA DA LUA

A partir de 8 de novembro, a quadra de esportes do San Fernando vai receber a Feira da Lua. O evento vai reunir cerca de 20 feirantes toda quarta-feira no local, que foi readequado e recebeu iluminação por parte dos Servidores da Secretaria de Infraestrutura. A Secretaria de Cultura e Turismo apoia o evento e vai promover uma edição do “Palco Cultural” na primeira edição da feira, que vai ter a apresentação da cantora rolandense Giovana Inácio, com um repertório eclético e selecionado.

MAIS UMA ONÇA APARECEU EM ROLÂNDIA

Onça-parda assusta moradores na zona rural de Rolândia

Por REDAÇÃO, TNOnline

Onça fica sentada tranquilamente no galho de um pé de castanha - Foto - Reprodução

Uma onça-parda está assustando os moradores da zona rural de Rolândia, no norte do Paraná. De acordo com informações de agricultores, o felino de grande porte já foi visto em diversos locais da Comunidade do Deizinho do Vermelho e muitos moradores fizeram vídeos e fotografias do animal.

Moradores da localidade acrescentaram que a onça-parda, nome comum da Puma concolor, sobe tranquilamente e fica sentada no galho de um pé de castanha.

A Polícia Ambiental foi informada sobre a presença da Puma e uma equipe da corporação foi até a localidade, mas não capturou o animal porque ali é o habitat dele.

Embora desperte medo nos moradores da Comunidade do Deizinho do Vermelho, a onça não atacou ninguém durante seus passeios.