JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

ROLÂNDIA: QUADRA DE AREIA NO SÃO FERNANDO

A Secretaria de Infraestrutura está montando uma quadra de areia no entorno do Lago San Fernando. 
O espaço oferece mais uma oportunidade de lazer, uma opção para a prática esportiva e a integração da comunidade. 
O local está sendo edificado ao lado da Arena Esportiva que está em obras.

ROLÂNDIA: TJ SUSPENDE PROCESSO CONTRA FRANCISCONI

FOLHA DE LONDRINA

TJ suspende processo contra prefeito de Rolândia no caso Somopar

 "Não tem como fazer a defesa de alguém sem conhecer as acusações imputadas a ela. Nem mesmo o desembargador teve acesso aos documentos, tanto que suspendeu os prazos e três colaborações premiadas não foram homologadas", diz o advogado. 

O desembargador do Tribunal de Justiça Luiz Carlos Xavier suspendeu a tramitação do processo movido pelo Ministério Público contra o prefeito afastado de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), Luiz Francisconi (PSDB). Ele é acusado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de supostamente receber propina em troca do favorecimento da empresa Somopar em um processo licitatório para o aluguel de um barracão que pertencia ao antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café). 

O esquema foi descrito na Operação Patrocínio, que investigou suposto recebimento de vantagens indevidas por servidores públicos municipais, pagas por empresários, para alterar contratos com a prefeitura. Além do processo, o prefeito enfrenta uma CP (Comissão Processante) por conta das mesmas supostas irregularidades. 

O MP ofereceu denúncia contra 19 pessoas, mas o processo precisou ser desmembrado porque Francisconi tem foro privilegiado e só pode ser julgado pelo TJ. "Fomos notificados para apresentarmos a defesa preliminar, mas, ao analisar a ação penal, em dezembro, nós constatamos que, ao juntar a documentação, o MP digitalizou os documentos sem descrever a que se refere cada peça. Foram juntados dois CD's, por exemplo, sem especificar o que tem em cada um", afirma o advogado Anderson Mariano. 

Foi com base nestas dificuldades que a defesa de Francisconi requisitou a suspensão do prazo para defesa preliminar, até que o MP organize os documentos no Projudi (sistema de processo eletrônico do TJ). De acordo com Mariano, apesar de ter "uma síntese" do que pesa contra o prefeito afastado, ainda não tiveram acesso sobre a totalidade do conteúdo investigatório. "Não tem como fazer a defesa de alguém sem conhecer as acusações imputadas a ela. Nem mesmo o desembargador teve acesso aos documentos, tanto que suspendeu os prazos e três colaborações premiadas não foram homologadas", diz o advogado. 

Depoimento na Câmara 

O advogado Anderson Mariano afirma que sugeriu aos membros da CP formada na Câmara Municipal de Rolândia contra Francisconi que tanto o prefeito quanto ele têm disponibilidade para prestar depoimento nos dias 26 e 27 de janeiro. "Se eles quiserem fazer nestas datas, eu já dispenso a intimação pessoal." 

Francisconi já faltou duas vezes à oitiva dos parlamentares – a segunda, na manhã de segunda-feira (14). Ele alega que estava viajando e não ficou sabendo da data. O depoimento foi remarcado para esta quarta-feira (16).


Luís Fernando Wiltemburg
Reportagem Local

TREM NO JARDIM 5 ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ By FARINA

PIONEIROS ITALIANOS EM ROLÂNDIA

Os pioneiros de origem italiana chegaram em Rolândia logo nos primeiros anos de colonização. A Companhia de Terras não privilegiou nenhuma colônia. A única exceção foi feita para um grupo de alemães e judeus, que conseguiram reservar uma parte da gleba Bandeirantes e Ribeirão Vermelho para as suas etnias. É que muitos alemães e judeus compraram terras aqui, quando ainda estavam residindo na Alemanha. Compraram trilhos de trens lá na Alemanha, que depois foram trocados por terras aqui em Rolândia. Com este dinheiro a Companhia de Terras conseguiu adiantar a construção da ferrovia, trazendo-a em um curto espaço de tempo de Jataizinho até Londrina (1935) e Rolândia em 1936. 

Os colonos italianos se fixaram em todas as glebas. Não houve um planejamento para que ficassem próximos aos seus conterrâneos. Da mesma forma aconteceu com os japoneses e portugueses. Os poloneses e húngaros (em número bem reduzido) se fixaram na gleba Ceboleiro. 

A grande maioria dos pioneiros italianos vieram da região de Ribeirão Preto e Jaú. A maioria pertencente a segunda geração no Brasil. Na década de 1880 a 1900, houve uma grande imigração de italianos do norte da Itália para a região de Ribeirão Preto. Trabalharam muito naquela região e às custas de muito trabalho e economia, muitos vieram tentar a sorte no norte do Paraná por causa da fama das terras roxas, da qualidade das águas e o bom clima. Outro detalhe importante que os motivou foi o fato de não termos aqui a terrível formiga saúva. 

A maioria dos pioneiros italianos (99%) queriam mesmo é “fazer a América” plantando e colhendo café Eles tinham experiência, pois a maioria já trabalhava com esta planta lá na região de origem (Ribeirão Preto e Jaú) 

Foi muito difícil os primeiros anos, não só para os italianos, mas para todas as etnias. O trabalho de derrubar a floresta e preparar a terra para o plantio de café e cereais era lento. Nem todos tinham dinheiro para contratar trabalhadores braçais. 

Outras dificuldades 

Os mosquitos vinham aos milhares perturbando a vida de todos durante o trabalho de dia e à noite. Muitos aprenderam a fumar cigarros de palha tentando espantá-los. Mas pouco adiantava. 

Nos primeiros anos as compras de gêneros alimentícios, querosene e roupas eram feitas em Londrina. Antes da chegada do trem demandava um dia inteiro a viagem de ida e volta (quando não chovia). 

Nos primeiros anos não havia médicos, farmácias e hospitais. Quaisquer emergências tinham que levar o paciente até Londrina onde a Companhia de Terras mantinha um hospital rústico. 

Nos primeiros anos (e por mais de uma década) os pioneiros consertavam as estradas rurais através de mutirão. Depois de cada chuva mais forte eles se reuniam na “venda” mais próxima e combinavam o dia e horário do mutirão. 

As primeiras escolas rurais, não só a colônia italiana, mas em conjunto com outras colônias, foram construídas também em forma de mutirão. 

Com doações de todas as colônias também foi construída a igreja matriz católica. Havia um grupo de pessoas designadas pelo padre Herions para visitar todos os sitiantes e fazendeiros. As doações eram feitas na maioria em forma de sacos de café. Depois de marcado em um livro, a paróquia mandava um caminhão passar em todas as propriedades para o transporte. O café ia direto para a máquina de café onde gerava um crédito em dinheiro. 

A maioria das festas eram feitas nos povoados, conhecidos por patrimônios. Ex. Bandeirantes, Jaú, Pitangueiras, Floresta, Jaborandi, Ribeirão Vermelho, Bartira, Cafezal, Pinheirão, Caramuru e km.5. Festas juninas e do padroeiro do lugar. 

Nas festas juninas havia fogueira, bolos, biscoitos, bebidas de chocolate, anisete, bebida com amendoim, pipoca e batata doce. Erguia-se o mastro do santo e em seguida o povo soltava fogos e rojões. À meia noite na festa de São João muitos passavam descalços em um tapete de brasas. Era o exercício da fé. Hoje não se vê mais isto em lugar nenhum.

Nas festas do padroeiro era servido: Leitoa e frango assado. Arroz, salada de batatas, macarrão e polenta com molho vermelho. A cerveja era apenas refrescada dentro de vasilhas com água. Havia também a guaraná antártica de 300 ml.

Outra diversão dos italianos e outras etnias eram  os bailes debaixo de barracas de lona. A música vinha sempre de um sanfoneiro, acompanhado de violão (às vezes). O duro era a poeira que subia e entravam pelas narinas e sujavas as roupas dos frequentadores.

Depois de algumas décadas, com o crescimento da cafeicultura, muitos pioneiros adquiriram mais áreas, diversificando as culturas, comprando caminhões, tratores e colheitadeiras.  Muitos viraram fazendeiros. 

Os italianos são um povo muito trabalhador, cristão, ordeiro e honrado. Contribuíram muito com o desenvolvimento de Rolândia e de todo o norte do Paraná. Trabalharam muito (e ainda trabalham) para que houvesse esta transformação maravilhosa. Se hoje temos uma região próspera, com uma agricultura moderna, comércio eficiente e uma indústria competitiva, devemos muito a eles. 

Não só os italianos, mas todas as etnias que fizeram aqui um trabalho lindíssimo que pode ser copiado em qualquer lugar do planeta. 

Rolândia deve muito ao trabalho dos italianos, alemães, japoneses, portugueses, espanhóis, húngaros, libaneses, suíços, judeus, etc. 

Deus abençoe Rolândia e seu povo. 

Feliz Aniversário. 

JOSÉ CARLOS FARINA

NOTA: Foto dos pioneiros José Farina e Luiz Chiaratti.

BREAK DANCE ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ By FARINA

ESTÁTUA DE ROLAND SERÁ LAVADA


NO SÁBADO

FOTO By BLOG DO FARINA

FLORES ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ 5 By FARINA

VÍDEO DE TREM E FERROVIA FAMOSO NO MUNDO TODO