JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Rolândia: Inauguração do novo prédio da Escola Luiz Real


 Foi bastante trabalhoso, fiquei ansiosa, mas Graças a Deus deu tudo certo. Louvo a Deus pelas bênçãos em minha vida. Amo meu trabalho.

PREFEITO QUER CRIAR MAIS CARGOS E DESPESA EM ROLÂNDIA

FONTE: MANCHETE DO POVO


Prefeito quer mais 2 cargos comissionados e 30 funções gratificadas



Os projetos de LEIS Complementares 04 e 05 de 2015, de autoria do Poder Executivo, pedem o aumento de mais 2 cargos comissionados e 30 funções gratificadas gerando um impacto que ultrapassa os 322 mil reais na folha de pagamento

Consoante os Projetos, o Executivo visa criar 2 cargos comissionados para o departamento de projetos e 30 funções gratificadas para a secretaria de saúde, assim divididas (01 função de diretoria, 06 funções de gerência e mais 23 funções de coordenadoria). Em valores exatos, o aumento é de R$ 322.827,50 no ano de 2015.

Os projetos foram lidos em Plenário na Câmara de Vereadores nesta quarta (18), sendo distribuídos às Comissões permanentes pertinentes nesta quinta (19). Ao analisarem os projetos a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e a Comissão da Administração Pública levantaram alguns questionamentos sobre o cálculo do impacto no índice da folha. Seguindo a orientação do jurídico da câmara, foram realizados requerimentos ao Executivo para que os projetos sejam corrigidos.

Luz vermelha no índice da folha

Conforme apresentado nos projetos o custo médio da folha nos últimos 12 meses ultrapassou os 59,2 milhões e a previsão para 2015 é que a folha chegue aos 63 milhões.
A arrecadação do município (receita corrente líquida) em 2014 chegou aos 117,9 milhões e a previsão para 2015 é que passe a casa 128,7 milhões.Com o aumento dos cargos comissionados estes números manterão acesa a luz vermelha do índice de folha (valor gasto com funcionários) que em 2014 chegou a 49,32%. A previsão para 2015 (de acordo com o projeto) é que o índice chegue a 48,34%.
Segundo oTCE (Tribunal de Contas do Estado) a prefeitura pode gastar com funcionários no máximo 54% do que arrecada e o limite prudencial é de 51,30%, quando acende a luz vermelha.

Concursados ainda aguardam a chamada

Ao final de 2014 foi apresentado em audiência pública que o índice da folha estava em 52,40%, portanto, acima do limite prudencial, e a câmara de vereadores chegou a solicitar a redução de 20% dos cargos comissionados para possibilitar a contratação das pessoas que passaram no concursopúblico da saúde.
O secretário de Administração e Finanças, João Marcos Cremonezi Rocha, garantiu em setembro do ano passado em matéria publicada na imprensa que até fevereiro deste ano o índice estaria reduzido possibilitando a contratação dos concursados da saúde. Segundo ele seria finalizado os contratos com o São Rafael, assim cumprindo o compromisso que o prefeito Johnny Lehmannassumiucom o Ministério Público.
Porém o ano de 2014 fechou perto do limite, o mês de fevereiro de 2015 está no final e ainda não houve a contratação dos concursados da saúde.

Vereadores pedem a redução e não aumento

Já em agosto de 2014 os vereadores José de Paula Martins (PSD) e Maico Dida (PT) solicitavam a redução de pelo menos 20% das despesas com Cargos Comissionados e Função de Confiança com base no artigo 169, § 3°, I e II da Constituição Federal. Eles pediam a exoneração de servidores não estáveis como medida paliativa para normalizar as contas municipais e viabilizar a contratação dos concursados da saúde.

Demissõespodem gerar economia de 1,56 milhões

No início do ano o presidente da câmara de vereadores, José de Paula Martins (PSD), assumiu como prefeito interino e um de seus atos foi a exoneração de 84 dos 99 funcionários de confiança (15 pediram demissão).
Destes cargos, apenas 50 seriam ocupados e 49 vagas deixariam de ser preenchidas gerando uma economia para os cofres públicos de aproximadamente 130 mil reais por mês, um total de 1.560.000,00 (Um milhão, quinhentos e sessenta mil reais) milhões por ano.

Justificativa

Estes projetos visam alterar a Lei Nº 3151/2006que em seu artigo 5º estabelece limites máximos de contratação ao poder executivo, atualmente são;
35 diretorias, correspondentes à função de confiança de diretor;
22 gerências, correspondentes à função de confiança de gerente;
50 coordenadorias, correspondentes à função de confiança de coordenador;
43 serviços especiais, correspondentes à função de confiança de encarregado.
Se aprovado os projetos as contratações passam a ser;
36 diretorias, correspondentes à função de confiança de diretor;
28 gerências, correspondentes à função de confiança de gerente;
73 coordenadorias, correspondentes à função de confiança de coordenador;
43 serviços especiais, correspondentes à função de confiança de encarregado.

A justificativa do poder executivo para o projeto 04 é que o aumento é resultado de intensa reivindicação da Secretaria de Saúde no sentido de reorganizar toda a estrutura funcional da pasta. Para o projeto 05 a justificativa é que existe a finalidade de atender a crescente demanda da Administração Pública na estrutura organizacional para a elaboração de projetos visando captação de recursos.

VÍDEO ENTREVISTA DIRCEU MATOS TÉCNICO DO NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA By FARINA


SALGADINHOS POR COPO EM ROLÂNDIA KI DELÍCIA


ESPAÇO DO  BLOG DO FARINA.




CASCAVEL x NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA ( TUDO OU NADA )



Força, Nacional!!!
Agora, sob o comando do Dirceu Mattos, o Nacional vai tentar a recuperação nos próximos jogos. Com nenhum ponto ganho, o time terá dois jogos seguidos fora de casa: Cascavel e Paraná Clube. E ainda terá mais duas partidas longe de Rolândia: Rio Branco e Atlético. Em casa, receberá Operário, J. Malucelli e Prudentópolis. Lembrando que os quatro últimos disputarão o Torneio da Morte. E dois serão rebaixados. FIORI LUIZ

PIZZA EM METRO A NOVIDADE EM ROLÂNDIA

PIZZARIA DISK PIZZA

LIGUE NO BLOG DO FARINA PARA ANUNCIAR






FOTO DE EVALDO ULINSKI, VAL MARCHIORI E THAMMY

Os amigos que já viram gostaram', diz Thammy Miranda sobre peitoral
Lucas Pasin do EGO, em São Paulo





Thammy Miranda e Andressa Ferreira (Foto: Instagram / reprodução)

PIZZA EM METRO AMANHÃ EM ROLÂNDIA

AMANHÃ NA PIZZARIA BOBBY


SEÇÃO CARTAS DOS LEITORES DO BLOG DO FARINA

TILÁPIAS E ERNESTO GEISEL EM ROLÂNDIA (imin)

Sr. Farina grande trabalho profissional, mas preciso que vc publique mais.  tem com obtermos mais amplitude. fui de Rolândia , sou de Rolândia  e Rolândia precisa bradar mais. Vc sabia que no Brasil só temos dois criadores de alevinos de tilápia Gifti, um é de Rolândia.  tem todos os documentos de importação das matrizes.  a aquabel desenvolve parceria exclusiva com a UEM  das matrizes. vc sabia que Rolândia  é primeira fundação nipônica  e que Ernesto Geisel esteve ai no country. Na época foram fabricados chaveiros raros feitos para este evento e eu tenho um deles. vc sabia que Rolândia  tem uma parceria com o Japão e esta enviando toneladas de filé de peixes  produzidos aí, via aquabel e UEM, e que ainda esta em disputa a rainha do café. Grande Abraço Pirigo.
RESPOSTA:
Sabia... mas foi bom você lembrar. Agora pela sua carta todos vão ficar sabendo. Além de Ernesto Geisel tivemos também a visita do FHC e do príncipe do Japão por três vezes. Sobre o ultimo IMIN produzi dois vídeos.  Obrigado por escrever. Deus te abençoe. FARINA