JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 6 de março de 2015

ROLÂNDIA GANHARÁ MAIS UM GRANDE SUPERMERCADO

A assessoria da prefeitura acaba de informar que um grupo de Ivaiporã vai construir um supermercado, um depósito de material de construção e um mini Shopping naquele terreno de 15.000m2 adquirido em leilão da antiga COROL na saída para Cambé, próximo a futura trincheira do trem. Serão 10.000m2 de construção. Só espero que não demore tanto como a obra da trincheira que já tem mais de 5 anos de  espera. Mas, de qualquer forma, digo que fico muito feliz e espero que seja de fato um grande supermercado, do tipo do Mufatto, para que a população possa obter alguma economia na hora das compras. A concorrência é sempre bom para o consumidor e para o   comerciante. Só assim para o empresário não se acomodar. E Rolândia se livrará daquele prédio em ruínas que era o barracão da arrozeira da antiga COROL. JOSÉ CARLOS FARINA

POLÊMICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA SOBRE COMISSÕES PERMANENTES

Cheguei de viagem de férias ontem e já me inteirei da polêmica da semana. Zé de Paula foi eleito presidente da  Câmara em uma votação tranquila e serena, sem oposição e sem "bate-boca" (tenho o filme). Logo em seguida foi feito a composição das Comissões Permanentes por onde passam todos os projetos de leis. Neste item também a votação foi tranquila conforme pode ser lido na ata que foi elaborada na época e assinada por todos os vereadores. Todo mundo votou livremente e ninguém foi coagido a votar "assim ou assado". Agora recentemente por motivos que até agora eu não entendi alguns vereadores renunciaram os cargos recebidos na votação para a mesa diretora. Direito que todos têm. Passados cerca de dois meses,  alguns estão querendo revogar a votação para estas Comissões alegando o não atendimento do princípio da proporcionalidade entre os partidos políticos dos vereadores. É claro que sempre que possível é importante obedecer este princípio, mas no momento certo. "Data vênia" penso que os vereadores arrependidos não podem alegar nulidade em algo que validaram com os seus votos e suas assinaturas em uma votação que inclusive foi aberta e pública. A não ser que alguém prove que houve uma coação ilegal ou ameaça real (o que não creio), penso que a Câmara hoje não pode votar de novo a questão. A questão foi alcançada pela preclusão. Assim, o único  caminho para os que se consideram "dissidentes" da "chapa" eleita em consenso será a busca de uma decisão judicial. Com relação ao pedido de afastamento não podem os vereadores fazer tal solicitação apenas pelo fato de desavenças pessoais, rompimentos e pelo fato de inverterem a maioria favorável agora a outro grupo. Afastamento somente em caso de comprovado abuso de poder ou ato de corrupção, o que penso não ter havido. Ou houve? Salvo melhor juízo é este o meu parecer. JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO e BLOGUEIRO
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO 

COMENTÁRIO:

Maico Dida COMENTANDO MATÉRIA DE DANIEL STEIDLE SOBRE ESTE ASSUNTO:
 Belas palavras Daniel, tudo isso pelo ganância de estar no poder difícil ver políticos lutarem pelo bem da população... Difícil encontrar políticos honesto de palavra, com ética e respeito. A população poderia se informar mais sobre os acontecimentos da nossa cidade e prestar atenção em seus vereadores, deixo aqui meus parabéns a VC e sua família que não deixa de assistir todas as sessões nas segundas feiras. E acompanhar o poder legislativo. MAICO DIDA

SAIU OS NOMES DOS POLÍTICOS ENVOLVIDOS NO PETROLÃO

Os nomes divulgados são:  
PARTIDO PP
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Renato Balestra (GO)
- Deputado Lázaro Britto (BA)
- Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e ex-vice governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)

PMDB
- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (R
O)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)

PT
- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)

- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)

PSDB
- Senador Antonio Anastasia (MG)

PTB

VÍDEO PEDÁGIO CARO NO PARANÁ - SANTA CATARINA SÓ R$ 1,90


VÍDEO PESCANDO NA BEIRA DO ASFALTO EM GUARATUBA - PR. BR


ODIR GIORDANI ( POLACO ) e REGINA GORLA

Começando o dia com alongamento e ginástica aeróbica com o grupo da melhor idade, dividindo a aula com a professora Regina. Tudo de bom
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ANTONIO CARLOS LOVATO, ADVOGADO, ESCLARECE

"Antes que o mal entendimento cause confusão, esclareço que eu nunca trabalhei na Receita Estadual, sempre estive do outro lado em defesa do contribuinte e da cidadania e a única "fazenda" que possuímos está localizada na Av. Santos Dumont e tem um único pé de café e um pequeno parreiral adquirida depois de muitos anos de árduo trabalho no exercício da advocacia. A pessoa homônima citada no jornal, não sei dizer se é culpada ou não, cabe à Justiça decidir, e se comprovadas as acusações, deve ser responsabilizada na forma da lei, e devolver o dinheiro apropriado indevidamente. Só sei dizer que o infeliz nem mesmo é meu parente" . ANTONIO CARLOS LOVATO - ADVOGADO

Avança articulação pelo Hospital Regional em Rolândia



A viagem do prefeito Johnny Lehmann (PTB) a Curitiba nesta primeira semana de março trouxe outros resultados além de veículos e equipamentos para a área de saúde do município. O encontro do prefeito com o secretário estadual da pasta, Michele Caputo Neto, fez avançar a articulação em torno de um projeto para o qual Lehmann luta há vários anos: a implantação, em Rolândia, de um Hospital Regional, para que os moradores da cidade e da microrregião possam ter um atendimento mais próximo em várias especialidades médicas, sem terem de recorrer a Londrina.

“É um sonho que está cada vez mais próximo de se tornar realidade”, avalia o prefeito, que na visita ao secretário esteve acompanhado do deputado estadual Cobra Repórter (PSC) e do vereador Rodrigo Leocárdio (PPS). “O secretário Michele Caputo reafirmou o apoio dele a este projeto, importantíssimo para Rolândia e para uma série de municípios vizinhos”, acrescenta Lehmann. “O secretário, inclusive, pediu para que a gente defina as especialidades médicas que seriam mais adequadas para o Hospital Regional.”

A partir do apoio do secretário estadual de Saúde, Johnny Lehmann já entrou em contato com profissionais capazes de elaborar projetos técnicos e de construção para, então, poder procurar órgãos diretamente envolvidos e interessados na construção de um Hospital Regional em Rolândia – como a 17ª Regional de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) – para a necessária definição da área de atuação do futuro empreendimento.

“Para desafogar o atendimento em Londrina e proporcionar atendimento mais próximo e eficiente para os moradores de Rolândia, é importante que a gente ouça a Regional de Saúde e o Cismepar”, afirma o prefeito, que, a princípio, vê duas possibilidades de locais em que o hospital pode ser instalado: ao lado do Hospital São Rafael, no centro da cidade, ou em terreno próprio do município na região da PR-170. “A articulação está bem encaminhada, mas precisamos que todos abracem essa bandeira para que o Hospital Regional saia o quanto antes.” Assessoria.

COMENTÁRIO DO FARINA: Só espero que não seja mais uma promessa como a das trincheiras do trem que foram usadas em duas campanhas políticas. Será que podemos contar com este hospital regional ainda para este ano??

VÍDEO GAECO INVESTIGA PESSOAS EM ROLÂNDIA E REGIÃO

DANIEL STEIDLE E ADRIAN DA POUSADA VISITAM JOHNNY LEHMANN


Dentro do projeto de sempre procurar resgatar as raízes da formação do município de Rolândia, a Secretaria de Cultura
COMENTÁRIO:
E chumbo... indústrias poluentes... nunca mais.... né?... José Carlos Farina

inaugurado mais um viveiro de mudas em Rolândia




Na manhã da quarta-feira 4 de março, o vice-prefeito de Rolândia, José Danilson, participou, no Centro Sócio Ocupacional Apaelândia “Celita Fugante Villanueva”, da solenidade de implantação do Projeto Cultivar, uma parceria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)  com a Cocamar Cooperativa Agroindustrial.
A APAE de Rolândia atende atualmente 200 alunos, dos quais 12 foram selecionados e treinados para participar da atividade, sendo contratados como colaboradores da cooperativa. Eles são orientados por um coordenador, seguindo o mesmo modelo do viveiro de Maringá, onde a parceria de lá conta com 30 alunos e um coordenador.
O projeto tem como foco o meio ambiente, e sobressai também ao promover a inclusão social, tudo gerido pelo Instituto Constâncio Pereira Dias (ICPD), da Cocamar.
A Apaelândia trabalha desde julho de 2014, com o projeto de colocação de alunos com deficiência em emprego competitivo, apoiado através de convênio escola-empresa, a exemplo do Projeto Cultivar.
O Cultivar APAE/COCAMAR de Rolândia consiste em uma oficina de trabalho, através da qual serão cultivadas espécies arbóreas nativas, no intuito de reflorestamento, com ipês amarelo, branco, rosa e roxo; araçá; cedro; jangadeiro; paineira; e gurucaia.
Para a equipe de trabalho, esse é um sonho que se concretizou, pois já está em pleno funcionamento. “Esta parceria entre a APAE, Cocamar, Bayer e demais parceiros vem enriquecer o trabalho de cada um de nós. É um orgulho ver todo esse trabalho sendo realizado, que assegura, acima de tudo, direitos e cidadania aos alunos”, diz a presidente da APAE de Rolândia, Neiva  Moser.
O presidente-executivo da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, afirma que o projeto em Rolândia pode repetir o êxito alcançado pelo viveiro de Maringá. “Esse trabalho é motivo de orgulho para a Cocamar”, acrescenta.
O vice-prefeito José Danilson agradeceu à Cocamar por ter escolhido Rolândia para sediar o projeto. “Em Maringá é um sucesso e aqui também será. Nesse momento único, parabenizamos o empenho e a dedicação da Cocamar e empresas parceiras, pelo gesto magnífico. É de se louvar o trabalho de todos da APAE, direção, funcionários e alunos, superando limitações e dificuldades. Parabéns a todos.”
Também participaram do evento, o gerente regional da empresa Bayer para o norte do Paraná, Marco Andrey Salle; o Monsenhor José Agius, que realizou uma bênção; e, a instrutora do projeto em Rolândia, Ingrid Queiroz.
Sob atenção e emoção, o evento foi acompanhado pelos alunos envolvidos no projeto e seus pais, professores, funcionários da APAE, da Cocamar e da Bayer.