JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 19 de maio de 2012

ROLÂNDIA - MERENDA ESCOLAR É INVESTIGADA ( MAIS 35 MUNICÍPIOS)

Primeiro foi Londrina. Agora saiu no jornal Manchete do Povo que o Ministério Público Federal começou uma investigação em 35 municípios do norte do Paraná para apurar possíveis irregularidades na compra, preparo e distribuição da merenda escolar. Esperamos que em Rolândia esteja tudo bem e que o sagrado alimento das criancinhas esteja sendo atendido 100%.

ROLÂNDIA - MAIS UMA ÁRVORE SADIA É ABATIDA

Li agora no jornal Manchete do Povo. O cidadão Antonio A. Rodrigues Ribeiro quer saber porque cortaram a árvore sadia que estava em frente a sua sua casa e quem ninguém pediu para cortar. Ora, no tempo do Valdiceu isto acontecia constantemente e agora que mudou de secretário a mesma estória.... Mas a árvore seca localizada na Rua das Rosas, nº 26 está esperando há mais de um ano o seu corte. Foi protocolado o pedido mas não deram atenção. Esperamos que quando a mesma cair não machuque ninguém e não cause danos a imóveis e carros. Que não seja necessário buscar o Poder Judiciário. Peço pelo amor de Deus às nossas autoridades que se abstenham destes crimes... Pedimos à Promotoria que analise mais este caso juntamente com os outros pedidos que se encontram até hoje sem solução.  Sra. Promotora enquanto alguém não for punido exemplarmente estes crimes vão continuar. Pedimos que os processos de apuração destes crimes sejam agilizados. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

USO MODERADO DO CAFÉ FAZ BEM E PROLONGA A VIDA

Adultos de 50 a 71 anos que bebem pelo menos três xícaras de café por dia podem reduzir o risco de morrer em 10% com relação àqueles que não consomem a bebida, revelou um estudo do Instituto Nacional do Câncer (NCI), dos Estados Unidos, publicado nesta quarta-feira (16).
A pesquisa foi feita com base em um questionário aplicado a um grupo de 400 pessoas que estavam nesta faixa etária entre 1995 e 1996. Os participantes foram acompanhados até 31 de dezembro de 2008.

Os resultados, divulgados na revista médica New England Journal of Medicine (NEJM), demonstraram que as pessoas que consumiram, em média, três xícaras de café por dia, normal ou descafeinado, tiveram menos risco de morrer de doenças cardiovasculares e respiratórias, AVC, ferimentos, acidentes, diabetes e infecção do que as pessoas que não ingeriram a bebida.

ROLÂNDIA - MOTOQUEIRO MORRE ENFORCADO COM ALÇA DO CAPACETE APÓS ACIDENTE

Uma carreta bi-trem de Maringá que vinha no sentido Cambé/Rolândia ao entrar à direita sentido Terminal de Calcário Nutri-Rico (próximo a rotatória) acabou arrastando uma moto de Rolândia que supõe-se vinha na mesmo sentido.  O professor de matemática Renato Cesar Pereira Rocha, de 24 anos, acabou parando embaixo do caminhão. Ao chegarem ao local, os socorristas constataram que a vítima já estava morta.  Suspeita-se que o caminhão transportando grãos tenha feito uma manobra arriscada ao tentar entrar em uma estrada de terra transversal à rodovia. Segundo relato de uma pessoa presente no local o motoqueiro não teve ferimentos graves, mas acabou morrendo asfixiado com a alça do capacete que ninguém conseguiu soltar ou cortar. O Motoqueiro chegou a pedir socorro a populares que se esforçaram em ajudá-lo, mas sem êxito, face a ausência de um simples canivete ou faca para cortar a citada alça. TEXTO e  FOTOS de JOSÉ CARLOS FARINA



















VÍDEO PALESTRA DO CHUMBO VIRA POLÊMICA EM ROLÂNDIA

CRUZE HATCH - O NOVO SPORT DA GM


Chevrolet Cruze Sport6 quer se destacar dentro do concorrido segmento de hatches médios. Foto: Divulgação
Chevrolet Cruze Sport6 quer se destacar dentro do concorrido segmento de hatches médios
Foto: Divulgação
Quando os executivos da Chevrolet anunciaram o lançamento do novo Cruze Sport6, disseram também que a intenção da marca era comercializar 13 mil unidades do hatch médio por ano, cerca de 1.083 unidades por mês. O número chega perto do dobro de vendas do recém-lançado Peugeot 308, que conseguiu acumular 658 modelos vendidos em março. Mas fica um pouco abaixo das vendas de Hyundai i30 e Ford Focus, que contabilizaram 1.789 e 1.526 unidades emplacadas em março passado. Se conseguisse alcançar o número esperado pela fabricante o Sport6 passaria a frente de Fiat Bravo, com 764 unidades vendidas em março e Citroën C4, com 608 unidades vendidas no mês passado.

IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O MEIO AMBIENTE



De maneira geral, todos nós, independente do grau de
instrução, temos consciência da importância das árvores na nossa vida. E não falo apenas das florestas, os grandes nichos de biodiversidade, como a Amazônia. Cada árvore tem a sua importância particular, devido à função que exerce para o microclima em que está inserida. 
A importância das árvores me foi reforçada por um texto que li no ''ecolnews'', um site especializado em notícias sobre sustentabilidade. O texto ressalta, em números, o tamanho da importância de contarmos - nas cidades, principalmente - com uma arborização plena, que nos traga conforto térmico e visual. 

Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro. 

As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne. Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, lançando vapor ao ser redor. 

As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas. 

Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro máquinas de ar condicionado. 

De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios. A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e, ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas. Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. 

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem! 

Respeitar a natureza é respeitar a vida! Uma boa semana a todos. 

Fernando de Barros é engenheiro civil, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento e responsável técnico da Master Ambiental. Sugestões de temas: fernando@masterambiental.com.br.

Fernando de Barros

*** O CARA PENSA QUE NÃO GOSTA DE ÁRVORES... MAS QUANDO QUER ESTACIONÁRIO O CARRÃO DÁ UM GRITO DE ALEGRIA QUANDO ACHA UMA ÁRVORE  FRONDOSA... VC NÃO É ASSIM NÉ CARA PÁLIDA?