JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

BRASIL COM TV 100% DIGITAL

BONDENEWS

MEIA NOITE DO DIA 28/11/18

VEJA COMO PEGAR O CONVERSOR

Sinal analógico de TV será desligado nesta quinta em 155 cidades do Paraná

Na véspera do desligamento dos sinais analógicos de tevê em 155 cidades do Paraná, que ocorre às 23h59 desta quarta-feira (28), 14 mil famílias de Londrina com direito a obter gratuitamente o kit conversor para manter a recepção dos canais ainda não haviam retirado os aparelhos. Até esta quarta, ainda será possível agendar a retirada da antena e do receptor, necessário para televisores antigos, em sete pontos de Londrina


O kit composto por uma antena UHF, o receptor digital e cabos para ligar à televisão é distribuído gratuitamente pelo Seja Digital, entidade criada pelo governo federal para distribuir os equipamentos para pessoas pobres inscritas em algum programa nacional. O controle da distribuição é feita por meio do NIS (Número de Identificação Social).

A partir de quinta-feira (29), os kits não serão mais entregues e quem ficou sem terá de adquiri-los. O receptor pode ser encontrado a partir de R$ 50 - modelos mais avançados permite até mesmo a gravação de programas televisivos - e a antena UHF externa pode ser comprada por R$ 35. É possível também comprar antenas internas, mas nem sempre a qualidade de recepção é satisfatória. 

Segundo a gerente regional do Seja Digital em Londrina, Sandra Frasson, em toda a RML (Região Metropolitana de Londrina) havia cerca de 70 mil famílias com direito a um kit cada, dos quais 47 mil apenas em Londrina. Em Londrina, 33 mil foram entregues. 

Ela avisa que quem ainda usa televisores antigos deixará de receber sinal a partir de quinta se não obtiver o kit conversor. "Até amanhã (quarta), ainda será possível agendar a retirada pelo telefone 147 ou pelo site sejadigital.com.br/kit", diz a gerente. Cada cidade tem seus pontos de entrega - em Londrina, são sete - que só atendem com agendamento prévio. 

Televisores antigos – aqueles de tubo, com tela de superfície arredondada, ou os de tela plana produzidos antes de 2002 – não estão aptos para receber o sinal digital. A digitalização dos canais permite a transmissão da programação em alta definição, o que só é percebido em televisores que tenham esta tecnologia. Isso significa que o conversor permitirá a recepção do sinal, mas a qualidade da imagem será a mesma do analógico pelas limitações da tevê.

Luís Fernando Wiltemburg 
Grupo Folha

ROLÂNDIA: PAPAI NOEL CHEGA DIA 06 / 12 / 18

O Papai Noel está chegando em Rolândia! 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo comunica as datas da chegada do bom velhinho no Centro e na Vila Oliveira! Venha e traga a família!

CENTRO:
06 de Dezembro (quinta)
Praça Castelo Branco - 20h
A partir das 18h: Venha curtir com a sua família a Feira de Natal e o parque de diversões para a criançada!

VILA OLIVEIRA:
07 de Dezembro (sexta)
Rua Saguaragi - 20h
A partir das 18h: Feira de Natal com muitas atrações!

VÍDEO ROLÂNDIA: RECAPE MICROPAVIMENTO JD. NOVO HORIZONTE

GOVERNADORA CONTRA CONTRA AUMENTO DO PEDÁGIO NO PARANÁ

BONDE

Luiz Claudio Romanelli (PSB) pedindo que não haja reajuste das tarifas nas 27 praças de pedágio do Paraná

A governadora Cida Borghetti anunciou que o Estado vai solicitar à Justiça Federal que não autorize o reajuste das tarifas de pedágio no Anel de Integração. 

"Por todas as situações que acompanhamos, com as ações envolvendo a operação Integração acredito que o reajuste das tarifas vai aumentar ainda mais o prejuízo para a economia do nosso Estado", afirmou a governadora. "Construí um histórico de defesa dos interesses dos paranaenses nesta relação com os pedágios, e é esta linha que continuarei adotando", acrescentou.

O reajuste anual é uma cláusula contratual e a aplicação está prevista para o dia 1º de dezembro. As empresas calculam os percentuais baseados em uma fórmula paramétrica composta por índices divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

De acordo com os contratos, a partir da data do protocolo do pedido de reajuste das concessionárias, há um prazo de cinco dias úteis para conferência dos cálculos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e homologação pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar). 

O contrato não prevê medida administrativa que impeça o reajuste. "Por isso, a estratégia de solicitar à Justiça Federal. A decisão tem que vir da Justiça, para que não fique nenhum passivo para o Estado ou para os usuários do Anel de Integração", explicou a governadora. 

As concessionárias começaram a apresentar os índices pretendidos ontem (terça). O DER-PR já recebeu os cálculos para o reajuste das tarifas da Ecocataratas, Ecovia, Viapar, Caminhos do Paraná e Rodonorte. 

POLO ATIVO 

A governadora lembrou também que atualmente o Estado do Paraná é parte do polo ativo nas ações judiciais que correm contra o programa de concessões. 

Ela destacou ainda que já oficiou as concessionárias do fim dos contratos, com tempo hábil para que todos os compromissos contratuais sejam cumpridos, e determinou uma intervenção nas operações das empresas para auxiliar nas investigações de irregularidades que foram apuradas no âmbito da Operação Lava Jato. 

ASSEMBLEIA 

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, requerimento do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) pedindo que não haja reajuste das tarifas nas 27 praças de pedágio do Paraná

AEN

PEDÁGIO PARANÁ: DEPUTADOS PEDEM SUSPENSÃO DE REAJUSTE

BONDE

Deputados aprovaram requerimento que pediu a suspensão do reajuste nos pedágios paranaenses nesta quarta-feira (28) na Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná). O reajuste passaria a vigorar a partir do próximo sábado (1º) em 27 praças de pedágio, que são administradas por seis concessionárias. 

O documento, que foi assinado por 41 dos 54 deputados da Alep, já foi encaminhado à governadora Cida Borghetti para que determine ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) a não realização do aumento das tarifas.


Fernanda Circhia - Reportagem Local

ROLÂNDIA: PRÉDIO HISTÓRICO DANIFICADO

Escritório da Emater.

em frente a igreja matriz

Gostaríamos que este prédio histórico fosse recuperado

da década de 40

fotos by Blog do Farina






































FOTOS NATAL ROLÂNDIA 2018 By FARINA

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA


























ROLÂNDIA : PARQUINHO DO CENTRO NOVO POINT By FARINA

MAIS DENUNCIAS EM ROLÂNDIA

FONTE:  BLOG DO TUPAN

Denúncia sobre a Câmara de Rolândia

26/11/2018 ÀS 19:00 Fernando Tupan

A Câmara de Rolândia vai ter dias tumultuados em breve. discussão sobre a cassação ou não do mandato do prefeito afastado Luiz Francisconi.

Pois bem. O Tribunal de Contas do Paraná, além do MP, recebeu uma denúncia de que estaria havendo uma farra com diárias e horas extras na Casa de Leis.

Se confirmado, o caldo pode entornar.

ROLÂNDIA: PREFEITO FRANCISCONI APRESENTOU DEFESA

BONDE

CP mantém investigações contra prefeito de Rolândia

leia mais

Depois de apresentada a defesa prévia do prefeito afastado de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), na CP (Comissão Processante) que investiga uma denúncia de quebra de decoro parlamentar contra ele, o presidente da CP, Irineu de Paula (PSDB) comunicou a plenária na sessão desta segunda-feira (26) que os trabalhos continuam. Nesta fase os vereadores já podem optar pelo arquivamento da denúncia, o que não ocorreu. Francisconi foi um dos 19 denunciados pelo Ministério Público numa ação que vai apurar se houve ou não uma organização criminosa, dentre outros fatos. 

Vitor Struck - Grupo Folha

NOTA: 
O prefeito Luiz  Francisconi está aguardado uma decisão em um mandado de segurança impetrado contra uma nulidade apontada por seu advogado