JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FOTOS DE ROLÂNDIA - PR - VERÃO COM NUVENS

FOTOS By  JOSÉ  CARLOS FARINA













































AMIGOS PRESTIGIAM COBRA REPORTER EM SUA POSSE EM CURITIBA

 
 
 
Posse em Curitiba do Dep Cobra

Londrinense de 16 anos passa em Medicina na UEL


Guilherme Batista - Redação Bonde

A londrinense Giovana Rosa Gameiro, de apenas 16 anos, vai iniciar o ano letivo de 2015 dentro de uma sala da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Então aluna do 2.º ano do Ensino Médio do Colégio Universitário, a adolescente driblou a concorrência de cem candidatos por vaga e passou em Medicina no último vestibular da instituição. "Quando vi meu nome (na lista de aprovados), não acreditei", contou a menina prodígio em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (2).

Giovana disse que fez as provas para apenas testar os seus conhecimentos e admitiu ter encontrado nos testes conteúdo que ainda não havia aprendido na sala de aula. "Tentei usar algumas coisas que já havia visto para resolver as questões, mas é claro que errei algumas delas", observou.

A rotina de estudos da adolescente teve início meses antes do vestibular. Eram cinco horas diárias de leituras, exercícios, aulas de redação (principal dificuldade da estudante) e até Kumon. A rotina de Giovana foi leve se comparada às verdadeiras maratonas de até 15 horas diárias de estudo de outros vestibulandos. A adolescente acredita que como não precisou lidar com a pressão do fim do Ensino Médio, aproveitou mais as horas investidas na preparação para as provas e, principalmente, encarou com tranquilidade a bateria de testes.
Marcos Zanutto/Equipe Folha
Marcos Zanutto/Equipe Folha


Como faz aniversário no fim de novembro, Giovana participou da primeira fase do vestibular com apenas 15 anos. "Já a segunda fase foi realizada um dia depois do meu aniversário", acrescentou. Questionada se está preparada para iniciar o Ensino Superior, a garota foi taxativa: "Claro que vai ser diferente do Ensino Médio, mas vou encarar (a entrada precoce na universidade) como mais um desafio. Como vou estar fazendo um curso que eu quero, não terei mais aquela pressão para estudar coisas que não me interessam", argumentou.

Família

O desempenho de Giovana surpreendeu a família toda. "Ela não acreditou. Tanto é que fomos para a praia no dia 14 e tivemos que voltar um dia depois, para conferir o resultado de perto", contou a mãe da adolescente, Vera Gameiro. Segundo ela, a garota sempre foi estudiosa - "a primeira da turma" - e estava se preparando para o vestibular desde o início do Ensino Médio. "No ano passado, ela fez as aulas de redação com o pessoal do 3.º ano. Acreditávamos no potencial dela, mas a surpresa foi muito grande mesmo assim", destacou.

Giovana teve como espelho o irmão mais velho, que passou em sete vestibulares em 2012 e, atualmente, cursa o terceiro ano de Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Os dois vão seguir a carreira do pai, que é cirurgião. "Antes, ela comemorava o desempenho do irmão. Hoje, tem a própria conquista para celebrar", explicou. Segundo Vera, Giovana conseguiu provar para ela própria o tamanho de sua capacidade. "Essa foi mesmo a vontade de Deus".

Enem

Apesar da aprovação, Giovana enfrentou dificuldades para se matricular na UEL. Por sorte, a adolescente também fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu comprovar, por meio do teste, que tinha condições de 'pular' o 3.º ano e ir direto para a universidade. "O Enem emite um certificado com a comprovação, mas só para pessoas com mais de 18 anos. Fomos atrás de um advogado, que conseguiu uma liminar na Justiça favorável para a emissão do documento", explicou a mãe da adolescente.

O certificado foi anexado à lista de documentos necessários para a matrícula na universidade. "A UEL garantiu que está tudo certo. Só dependemos da assinatura de um funcionário que está de férias", comemorou Vera.

VÍDEO JOGO DO NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA e CORITIBA NA RPC GLOBO REDE ESTADUAL

CALOPSITA PERDIDA EM ROLÂNDIA ( PROCURA-SE )

02/02/2015 - IGUAL NOS FILMES DE FAROESTE - FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA



















DEVANIL COBRA REPORTER TOMA POSSE

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PARANÁ TEM O PEDÁGIO MAIS CARO DO MUNDO BETO RICHA !.....


Desde a 0h desta segunda-feira (1º), o Paraná já está cobrando o pedágio mais caro do mundo nas rodovias paranaenses. A autorização foi dada pelo...
esmaelmorais.com.br

ROLÂNDIA: ENTRADA DA VILA OLIVEIRA NO MATO

02/02/2014 - 12:30 HORAS - MAIS PARECE UM PASTO MAL CUIDADO -  FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA