JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

ROLÂNDIA : VETA PREFEITO LEI DOS 10 ASSESSORES

O  presidente da Câmara Municipal de Rolândia deu uma entrevista hoje no Programa Ted Peres da Rádio Cultura e disse em resumo o seguinte:

Que a Câmara  tem orçamento próprio por força da lei.

Que todo ano eles (vereadores) devolvem as sobras para a prefeitura;

Este final de ano devolveram para a prefeitura uma certa soma;

Que Rolândia não sofre crise com empregos. Que está sobrando empregos. Estamos vivendo um momento bom.

Os vereadores precisam de assessoria pois trabalham muito. Em algumas ocasiões os  vereadores podem precisar  que os assessores os represente em alguns atos. Ou mesmo para acompanhar licitações.

Que muitas Câmara da região possuem assessores um para cada vereador;

Existe  espaço para abrigar estes assessores no prédio da Câmara;

Que o salário destes 10 assessores (cerca de R$ 4.500,00 por mês) considera justo.

As contratações serão feitas com cada vereador com os critérios destes.

Que algum vereador poderá abrir mão desta contratação.

MEU COMENTÁRIO:

Se eu fosse vereador votaria contra;

Considero  que o  trabalho maior da vereador é fiscalizar e exigir que todas as denúncias sejam apuradas. Este trabalho tem que ser feito pelo próprio vereador. E lá na tribuna que o vereador tem que discursar dizendo e exigindo o que quer e o que pensa.

Só para exemplificar, tivemos no ano passado algumas denuncias que não foram investigadas. Não foram investigadas por falta de assessores, mas por falta de vontade ou de coragem de alguns  vereadores.

Hoje a Câmara tem funcionários, advogados e assessores que estão dando a correta orientação sobre o que pode ou não pode ser apresentado como matéria ou denuncias. As indicações, requerimentos e projetos de leis são elaborados e redigidos por estes funcionários e assessores. As indicações e requerimentos seguem um modelo pronto nos computadores. É só modificar o assunto e o pedido final.

Quanto a visitar os bairros, conversar com os eleitores, tirar fotos e rodar vídeos é atribuição exclusiva dos vereadores. Se a pessoa não sabe apertar um botão do celular ou da filmadora aí já é questão de fazer um curso. Existem centenas de escolas para ensinar. É muito barato. um mês de escola já sai com diploma. Os atuais assessores e funcionários também podem ensinar. Se não aprender é porque é muito xucro.  Milagres só Deus.

Com relação aos computadores e impressoras a Câmara possui dezenas. É só o  vereador pedir o que quer e na mesma hora será executado pelos atuais funcionários e assessores. No meu tempo não havia computadores e os funcionários Aurea, Salvador e o Guardinha batiam na máquina mecânica. E saia com perfeição, antes das sessões.

Se eu fosse vereador  gostaria que a Câmara continuasse a economizar para devolver sim à prefeitura a sobra.

Esta sobra, é claro, será utilizada na recuperação das nossas ruas que estão um desastre, na contratação de mais médicos e compra de remédios.

Alguém pode me contestar, mas eu já  fui  vereador por dois mandatos e nunca deixei de exercer a minha função colocando culpa na falta de assessores. E olha que no meu tempo tínhamos apenas dois funcionários, um advogado, um contador, um assessor de imprensa e um guardinha. Não tínhamos carros oficiais. Usávamos os nossos carros e nunca reclamamos. E a população da época era semelhante a atual.

Tínhamos o vereador Osvanir que mesmo tendo o antigo primário incompleto,  sempre recebia as orientações que precisava e fez um excelente trabalho, até hoje lembrado pela população.

O Saudoso vereador Fábio Nogaroto também nunca reclamou por falta de assessores ou carros oficiais. Ele fiscalizou e apresentou todas as denuncias que achou importante na sua época, ficando na história como um dos mais atuantes, competentes e corajosos.

Silas Neves, Horácio Negrão, Francisco de Paula, Dr. Osni e outros ex-vereadores marcaram também suas passagens com letras de ouro no legislativo e nunca reclamaram da estrutura de suas épocas. Muitos estão vivos aí para explicar o que viveram e como gostariam que funcionasse hoje.

Enfim, façam  o que  quiserem. Vocês são  livres. Não posso obrigar ninguém a agir e pensar igual a mim. Apenas desejo que todos tenham  competência, coragem, honestidade e amor por Rolândia.

Eu amo Rolândia e gostaria que todos amassem esta terra. Ela merece o nosso amor.

Sou nascido na década de 50. Devo ser um ex-vereador e advogado ultrapassado.

Pelo que vejo  hoje o importante é ter um monte de assessores. Um esbarrando no outro. É estar cercado de amigos que vão ser ainda contratados. Economizar pra quê? devolver dinheiro pra quê? Rolândia  é rica e não tem problemas. O dinheiro que o povo paga em impostos deve estar sobrando. Vejam  os três carros da Câmara que bonitos... modernos.. velozes.... 

Mas que ninguém se esqueça. Todo este dinheiro provem dos impostos que  troxas como eu pagam todo o ano, todo mês e todo dia. Seja do IPTU, IPVA, e ICMS junto com as compras de comida, roupas, sapatos, energia elétrica, gás, gasolina e  água.

Vocês  são nossos empregados sim. Nós pagamos estas contas e despesas da Câmara Municipal.

O povo de Rolândia se manifestou na redes sociais e pediu, (99,99999%) para que não contratem, economizem, ajudem o prefeito a recapear as ruas e cuidas dos postos de saúde.

Se eu fosse vereador obedeceria o patrão, o povo.

Mas cada um é cada um.

Façam  o que quiserem, mas se um dia forem hostilizados em público pelos patrões (o povo), não chorem, não reclamem. O povo está cansado de sofrer. Já não basta a pandemia??

O patrão está dando as ordens. O bom empregado deveria obedecer. (ou não?)

Se não quiserem acreditar  façam uma  live pelo Facebook ou Youtube e deixem o povo opinar. comecem as 20 horas e ouçam o povo até as 22 horas. Só duas horas.

Este texto tem apenas o propósito de ensinar, explicar como as coisas funcionam, como as coisas deveriam  funcionar. Mas se conselho fosse bom seria vendido né?

Se um dia se arrependerem de seus atos, lembrem-se também deste texto, escrito por um ex-vereador, nascido em Rolândia no século XX, filho e neto de pioneiros. Pessoas que deixaram o sangue e o suor nesta terra que amamos e onde queremos também ser sepultados um dia.

Deus abençoe Rolândia.

JOSÉ CARLOS FARINA



NACIONAL NAC ROLÂNDI A DE VOLTA AO FUTEBOL ?

VETA AILTON MAISTRO ASSESSORES ROLÂNDIA VEREADORES

ROLÂNDIA AO VIVO DE DENTRO DE UM ÔNIBUS COLETIVO