JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DOZE CASOS DE GRIPE A EM LONDRINA - ALERTA

LONDRIX

 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde, informou na manhã desta quinta-feira (12), os novos casos da gripe H1N1 em Londrina. Nove casos da doença foram confirmados e duas suspeitas de óbito devido à gripe foram descartadas. O município ampliou a faixa etária de vacinação para 4 anos e segue com a imunização até 27 de julho.

Segundo a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, o resultado dos exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) foi entregue na tarde de quarta-feira (11) à Secretaria Municipal de Saúde. Das nove pessoas que receberam a confirmação da gripe A, oito já receberam alta e passam bem.

Na cidade, três mortes estavam sendo investigadas. Destas, duas foram descartadas devido ao resultado negativo de gripe. A Secretaria de Saúde, ainda, aguarda o prontuário médico do Hospital Universitário (HU) do terceiro caso de morte para esclarecer as causas da mesma. Outras 41 pessoas continuam internadas com suspeitas da doença.

Como forma de imunizar um número maior de crianças, a Secretaria de Saúde ampliou a faixa etária para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além das gestantes. A imunização para este grupo segue até sexta-feira, 27 de julho. Desde segunda-feira (9), a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) disponibilizou mais seis mil doses da vacina e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já contam com as doses.

Os hospitais, pronto-atendimentos e as UBS também têm o Oseltamivir, que é o medicamento necessário para o tratamento em casos de suspeitas da gripe H1N1 e está sendo distribuído gratuitamente.

A diretora de Epidemiologia lembra que é necessário continuar com ações simples, como lavar as mãos para prevenir a doença. “É preciso lavar as mãos e utensílios individuais com frequência, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, evitar aglomerações, ter cuidado ao expirar e tossir protegendo o rosto com lenço descartável e utilizar o álcool em gel, porque ninguém está imune a gripe A”, disse a Sandra Caldeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário