JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Mudança na data do aniversário de Rolândia provoca descontentamento

FONTE: JORNAL DE ROLÂNDIA

Muitos rolandenses não aprovaram a mudança de data do aniversário de Rolândia – que passou do dia 29 de junho para o dia 28 de janeiro.

  Didiel Ferreira Campos, 65, aposentado, mora na cidade há 35 anos e soube dessa mudança através dos jornais. “Não precisava ter mudado. Eu até preferia que não tivesse feriado”. Segundo ele, o feriado acaba se tornando um atraso para o comércio, que precisa fechar suas portas. “O Brasil já tem muitos feriados, não precisa de um aqui”, afirma.

  A dona de casa Juliana da Silva (foto), 29, soube do feriado porque viu uma reportagem na televisão. “Foi uma péssima ideia. O aniversário tem que ser comemorado quando a cidade começou a existir”, disse, referindo-se ao fato de que a nova data leva em consideração a emancipação política do município.

  Luciane da Silva Marta, 24, dona de casa, já sabia que haveria o feriado. “Eu achei estranho essa mudança, mas para mim não influenciou em nada”, acredita.

  Residente em Rolândia há 79 anos, Massaru Egashira, 82, aposentado, afirma que assim como as pessoas comemoram seu aniversário no dia em que nasceram e não no dia em que foram registradas, “o certo é comemorar (o aniversário) no dia da fundação da cidade, não no dia de sua emancipação política.

  Vilma Emiliano Miranda, 42, empregada doméstica, mora em Rolândia há aproximadamente 6 anos e não sabia sobre o feriado. Ao saber da mudança, ela afirmou não concordar, pois, assim como Egashira, acredita que a comemoração deveria ser no dia da fundação da cidade. “Mas o feriado é importante para que os trabalhadores possam descansar.

Mudança

  A mudança foi decretada após a Câmara de Vereadores aprovar um projeto de lei do Executivo que solicitava que o aniversário de Rolândia fosse transferido do dia 29 de junho (data de sua fundação) para o dia 28 de janeiro (data de sua emancipação política), quando o município foi instalado em 1944, com a ata da posse do prefeito Ary Correia Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário