JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

VENTOS DE 100 KM/P/HORA ATINGEM O PARANÁ

FOLHA DE LONDRINA

Temporal afeta mais de três mil pessoas no PR

Segundo balanço da Defesa Civil, 20 municípios foram atingidos pelas chuvas e por ventos de mais de 100 km/h registrados na madrugada

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de
Em Curitiba, casos de quedas de árvores em residências com risco de desabamento e destelhamentos foram priorizados pelo Corpo de Bombeiros e equipes da Prefeitura
Curitiba – O temporal e os fortes ventos, de mais de 100 quilômetros por hora, registrados na madrugada de ontem afetaram pelo menos 3.005 pessoas no Paraná, segundo balanço da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Ao todo, 20 municípios foram atingidos e 745 casas, danificadas. A cidade que registrou maior número de danos foi Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com 1,2 mil moradores prejudicados e 300 residências avariadas. Ponta Grossa (Campos Gerais), com 400 afetados, Medianeira (Oeste), com 283, Guarapuava (Centro-Sul), com 250, e Lindoeste (Oeste), com 215, também apresentaram estragos. Conforme o órgão, a chuva não deixou mortos ou feridos. 


Na capital, onde a tempestade chegou a acordar moradores, por volta das 3h30, a prefeitura precisou mobilizar mais de 500 profissionais, das áreas do Meio Ambiente, do Trânsito, do Transporte e da Defesa Social, para atender as ocorrências. A Central 156 recebeu 145 solicitações de retirada de árvores, que bloqueavam vias em 19 bairros da cidade, inclusive uma araucária na Avenida Anita Garibaldi, no Ahú, além de casos de galhos caídos. Três residências foram atingidas e 12 casas destelhadas. Cerca de 150 semáforos também foram desligados e mais de 200 mil pessoas ficaram sem luz, número reduzido ao longo do dia, de acordo com dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel). 

Às 18h40, 59 mil unidades consumidoras ainda se encontravam no escuro no Paraná, o que correspondia a 1,35% das 4,3 milhões atendidas pela Copel. No total, 700 eletricistas foram convocados para atender as 2,5 mil ocorrências, em mais de 50 cidades. Segundo a empresa, eles trabalhariam durante toda a noite, para normalizar o fornecimento de energia hoje. O maior número de desligamentos se concentrava no arco norte da RMC, até Castro e Piraí do Sul, e na região central do Estado, a noroeste de Guarapuava. Em Curitiba, ainda havia 8,5 mil unidades consumidoras sem luz. Um novo balanço deve ser divulgado às 9 horas de hoje. 

BOMBEIROS

Devido aos estragos causados pelo forte temporal, o Corpo de Bombeiros informou que não estava dando conta da quantidade de solicitações na RMC. Por isso, conforme o órgão, foram priorizados os atendimentos de casos mais graves, como quedas de árvores em residências com risco de desabamento e destelhamentos. "As equipes estão trabalhando para dar conta de todas as ocorrências em Curitiba e região, mas algumas terão que ficar para amanhã (hoje), por causa da quantidade de chamadas. Priorizamos os casos mais graves, que podem levar algum risco aos moradores", ressaltou a tenente Rafaela Diotalevi, oficial de comunicação social da corporação. 

TEMPO

O Instituto Simepar emitiu um alerta 15 horas antes da tempestade, orientando a população sobre o risco de vendaval e chuvas em todas as regiões do Paraná. De acordo com o órgão, as ocorrências mais graves foram registradas na Lapa, onde o vento chegou a 103 km/hora; em Ponta Grossa (92km/h), Guarapuava (90 km/h), Cascavel (83 km/h), Araucária (80km/h) e Curitiba (60 km/h). O Simepar informou, contudo, que não há mais risco de temporal no Paraná, uma vez que o sistema avançou rápido e já estaria atuando em São Paulo. A partir de hoje, o tempo deve ficar estável em todo o Estado, com ligeira queda na temperatura. (Colaborou Rubens Chueire Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário